A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Nathalia.Vargas 26/10/2022

Ótima continuação
Envolvente, ainda acho que o fundo é bem fantasioso onde crianças de 10 anos fazem e acontece
Mas a apresentação de personagens novos foi muito bacana estou gostando

Erika 25/04/2020

Boa continuação
No segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, Lyra Belacqua agora parte para outros mundos. Aqui conhecemos outros personagens, entre eles Will Parry, um rapazinho com uma história muito triste. Ele e a protagonista se unem para viver altas aventuras.

Alguns esclarecimentos relacionados ao que foi apresentado no primeiro livro são mencionados, e outros surgem também, o que te leva a não querer largar a leitura. As questões religiosas são abordadas com mais clareza e a carnificina rola solta com mais intensidade. Acontecem coisas que machucaram meu coração, de verdade.

Uma coisa que esqueci de mencionar na resenha de A Bússola de Ouro foi exatamente sobre a tal bússola do título. Conhecido como aletiômetro (do grego aletheia, que significa verdade), é um instrumento que responde a qualquer pergunta. Neste segundo volume, o instrumento em questão é a Faca Sutil, cuja função é abrir janelas para outros mundos. Ambos necessitam de usuários competentes para o seu manuseio, o que é bem difícil. É como se o negócio escolhesse o seu portador, tipo o Um Anel de O Senhor dos Anéis. O portador da bússola é Lyra, e o da faca, Will.

Estou gostando muito da saga, além de atiçar a curiosidade com uma trama bem original, é uma história que te leva a outros livros. Além do fato de ser inspirada em Paraíso Perdido, existem muitas menções a William Blake, o Alcorão... me passa a impressão de que o autor está dizendo: você está lendo um contemporâneo, mas precisa parar de ser doida e ler os clássicos também, viu mocinha?
Lucas 25/04/2020minha estante
Queria ler tanto como você, Erika! Haha

Erika 25/04/2020minha estante
Hahaha Lucas, eu gostaria muito de dizer que essa é a minha rotina normal de leitura. Mas estou de férias, e como não dá para bater perna com essa pandemia, estou me jogando nos livros!

Jessica1248 24/10/2021

"E, se o encontrassem antes, ele não se importaria em matar quantos fosse necessário."

"Ela é aquela que veio antes, e desde então vocês a odiaram e temeram! Bem, agora ela voltou, e vocês não perceberam que era ela..."

"Não, senhora, não tenho filhos, embora fosse gostar de ser pai. Mas entendo a sua pergunta, e a senhora tem razão: aquela garotinha teve azar com os pais verdadeiros, e talvez eu possa compensar. Alguém tem que fazer isso, e estou disposto a fazê-lo."

Mais uma leitura fascinante, foi até melhor do que o anterior. Aqui fomos apresentado a mais um personagem, o Will, e que garoto formidável, Philip sabe como desenvolver um personagem infantil e fazer a gente se apegar.

Ah sim, também teve a Dr. Mary Malone, uma boa personagem, e a qual estou curiosa com o desenrolar dela.

Fiquei triste com algo que aconteceu à um personagem e com raiva do que houve com outro e o que o mesmo fez também. Chateada.

Senti falta do Iorek, mas onde a Lyra está faz sentido ele não ter aparecido. Teve mais figuras religiosas e agora está caminhando para uma guerra, a maior guerra já vista.

Tiveram momentos em que fiquei confusa, mas acredito que deva ter explicação no último livro. E lá vou eu finalizar essa trilogia, desse universo incrível criado pelo Pullman ??
Gus 24/10/2021minha estante
Gosto muito do primeiro e desse segundo livros! O ritmo deles é muito bom. O terceiro pra mim está um nível abaixo. Não que seja ruim, mas pra mim o autor "enrola" muito.

Jessica1248 24/10/2021minha estante
Pelo tamanho da criança, tô até com receio disso tbm

Clarana 24/02/2022

Um pouco mais fraco que o primeiro livro
É bom? É. Mas não superou o primeiro livro. Fiquei um pouco entediada em algumas partes, mas no geral amei os novos personagens e o desenvolvimento maior de personagens que já estavam no outro livro.

BArbara 21/11/2022

Assim como o primeiro é bem demorado pra engatar na história e tem muitos detalhes. Tem capítulos que eu fiquei surtada e e tem capítulos que eu quase dormi, mas como sequência da história tá ótimo, tudo bem explicado e sem perder o fio da meada

Iva 26/03/2021

A faca sútil
Voltamos ao mundo das fronteiras do universo, onde Lyra saiu do seu mundo e agora precisa se aventurar em um lugar totalmente desconhecido. Felizmente ela tem a ajuda de Will no qual também tem uma missão.

Nesse segundo livro alguns mistérios são revelados, mas muitas coisas ficam ocultas.

Iagne 23/09/2022

A faca sútil - Fronteiras do Universo II (Philip Pullman).
No segundo livro, da trilogia Fronteiras do Universo, Philip Pullman introduz os universos paralelos, inicialmente por meio do novo protagonista Will Parry que mora em um universo igual ao nosso, é através dele que conhecemos as 'janelas' entre os universos e também através dele que reencontramos Lyra, no novo mundo.
Nesse novo livro descobrimos vários novos mistérios os Espectros, os Anjos, a Faca Sútil, a origem do Pó e sua contraparte no mundo igual ao nosso, as intenções de Lorde Asriel, a Autoridade e a antiga batalha, a verdadeira identidade do pai de Will, a importância de Lyra e Will, entre muitos outros. Tudo isso se passa em quatro universos diferentes, a partir do ponto de vista de vários personagens como Lyra, Will, Lee, Serafina, dra. Mary Malone, o que enriquece e amadurece bastante a obra.
Com o fim do segundo livro, a espectativa pela conclusão da trilogia fica ainda maior, Pullman terá trabalho para concluir perfeitamente todas as histórias em apenas um único volume.
Daniel 24/09/2022minha estante
? e não será fácil para o autor. ??

Márcia 25/10/2009

Perigoso.
O livro oscila entre momentos de adrenalina e dinâmica, e momentos paradões, onde o autor fica fazendo descrições e mais descrições prolongadas que dá vontade não de fechar o livro - porque a aventura é maravilhosa - mas de pular essas partes.
De mais a mais, "A Faca Sutil" é bem mais esclarecedora do que "A Bússola de Ouro", num dado momento, de repente eu entendi tudo. Toda vez que um personagem explicava - ou tentava-, o que era o Pó e tal... eu virava a página mais confusa que antes; mas em A Faca Sutil as coisas começam a se encaixar.
Achei o livro muito curtinho, mas acredito que seja mais um apresentação de Will.
Ao contrário de muitos leitores, não acho que A Faca Sutil é melhor que A Bussola de Ouro porque Will aparece. Eu gosto de Lyra. Certamente, não é uma criança que se possa sentir pena, mas é uma criança.

A faca sutil - assim como toda a trilogia - é uma aventura alucinante que nos apresenta novos mundos imaginários - ou não - diferentes do nosso e que nos faz viajar por eles. Mundos em que a amizade é verdadeira, onde crianças são capazes de matar e a mentira é uma questão de ponto de vista; apenas uma barreira tênue que bloqueia a sobrevivência.
Lela Tiemi 30/10/2009minha estante
De toda a trilogia, este livro foi o que mais gostei. Mas, gosto mto dos livros! Inesquecíveis!

Andressa 09/08/2013minha estante
Eu acabei de ler A bússula de ouro agora.. e eu estou um pouco triste por saber que a Lyra vai para outro mundo e se desprende de todos os outros personagens que me cativaram rsrs Mesmo assim, não desistirei da triologia, pois é a melhor que li. A bússula de ouro realmente me impressionou, e como adoro detalhes, eu amaei cada página que li, e principalmente amei o mistério do Pó no decorrer do livro.

Laura 18/07/2022

o primeiro podia ter sido livro único acho
Demorei muito pra ler e acabei perdendo o hype. O primeiro livro foi ótimo e esse daqui achei meio médio. É bom, mas acho que ficar muito tempo lendo personagens crianças me cansa? Lendo e aprendendo ?

pantwlaimons 09/07/2021

Viciante !
Nao vou estender muito isso aqui, mas vamos começar!
A leitura fluiu rápido para mim. Por mais que haja algumas críticas polêmicas do autor aqui e ali, esse livro é um bom livro de fantasia, com um plot que envolve sim!
Achei do Will Parry um personagem maravilhoso, não demorou muito para se tornar o meu fav!
A cada página a história se torna mais sombria, e mais envolvente! E o que falar desse final??? simplesmente de tirar o fôlego, Phillip sabe como criar um bom gancho pra o proximo livro!
(Gente eu não sei avaliar nada, tá? A única coisa que eu posso garantir é que é um livro bom!)

Beatriz Kath 10/06/2021

A Faca Sutil
O livro começa com a introdução do personagem do Will, que logo passa a atuar como co-protagonista junto de Lyra (protagonista do volume anterior).

Gostei bastante da forma como o primeiro capítulo do livro já consegue apresentar o personagem muito bem, deixando claro seus objetivos e com o que ele se importa.

No decorrer da história, depois de se encontrarem, Will e Lyra decidem seguir juntos enquanto buscam por seus próprios objetivos.

Acabei gostando mais desse livro que do anterior (A Bússola de Ouro), e imagino que principalmente por ter achado a dupla Lyra + Will mais interessante de se acompanhar do que a Lyra sozinha.

Gosto bastante do Will como personagem. Eu o acho legal de se acompanhar e em certos aspectos mais maduro que a Lyra, embora continue sendo uma criança como ela. Porém, uma criança que por conta de certas situações e necessidades precisou aprender a ser bem mais responsável do que crianças da sua idade costumam ser.

Ele está sempre tentando proteger a mãe e a si mesmo, e para isso costuma "atacar" como forma de defesa, o que o torna alguém bem solitário e um tanto ríspido com os outros.

Gostei da dinâmica criada entre ele e a Lyra, uma vez que eles são bem diferentes - além de literalmente virem de mundos diferentes.

Ao longo da história eles passam por novos lugares, onde enfrentam algumas complicações enquanto tentam avançar em suas respectivas "missões".

Em certo momento, também é introduzida uma nova personagem, que achei bem divertida. E o final conta com uma cena que conseguiu me emocionar bastante, mesmo envolvendo personagens aos quais eu não tinha conseguido me apegar durante o primeiro livro.

tais_silvas 02/07/2022

ruim
-deus pai o que o autor usou pra escrever esses livros, o que já não era muito bom, piorou.
-apesar de ser o segundo volume parece que é mais uma introdução pra deus sabe lá o quê.
-os personagens são irrelevantes, o único que tem um melhor trabalho é o will pq de resto parece decoração na história, a lyra que é pra ser protagonista não passa em nenhum dos livros isso, ela nem parece que é uma criança.
-o autor enrola enrola em coisas inúteis, muito prolixo.
-odiei, jogaria em uma fogueira sim

Diana Garcia 09/08/2021

Meu Deus que livro perfeito. Se você quer um livro que tenha, animais que falam, bruxas, fantasmas, anjos, e vários coisas assim, leia esse livro. A reviravolta do final, é o mais impressionante. Eu tô amando essa trilogia.

João Vitor 07/03/2023minha estante
Oi Guilherme, tudo bem? Poderia me dizer sua idade? é para minha pesquisa de doutorado. Meu corpus são resenhas do scoob. Vc não será mencionado, nem nada. Só sua idade e seu comentário.

Lori 05/05/2023

Que livro maravilhoso! Quase não pude parar de ler. Tão envolvente e gostoso quanto o primeiro, a história da Lyra e do Will se torna mais entrelaçada agora. Tem algumas coisas que eu não curti muito, mas vamos ver como vai se desenrolar no último livro.