A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

gracireis 12/04/2021

Uma boa continuação.
O começo do livro foi bem confuso em algumas partes e acabei terminando o livro da mesma forma que estava no começo. Muitos elementos novos foram inseridos na história e não foram tão bem explicados ou aprofundados.

Eu achei que foi uma continuação bem razoável, tirou muitas dúvidas e inseriu muitas outras. Gostei mais do primeiro livro, porém não deixou de ser uma aventura muito divertida e encantadora ao lado de Lyra e Pantalaimon. Senti muito a falta do Iorek, espero encontrar ele no próximo livro.

Recomendo a leitura de A Faca Sutil, mas confesso que só vou continuar a trilogia por causa do meu apego a Lyra e ao Pan, personagens que roubaram meu coração. E também pela curiosidade de saber o que vai acontecer com o Will, Sra. Coulter e o doido do Asriel.
Cleber 12/04/2021minha estante
Também achei algumas partes bem confusas, mas acabei gostando do livro. Espero que a continuação seja melhor.

gracireis 12/04/2021minha estante
Eu também espero gostar da continuação, não vou nem demorar pra pegar.

Bela 04/12/2022minha estante
Na esperança de que o Will reencontre a mãe também.

Estevao 16/08/2023minha estante
Acho que sou o único , ou um dos únicos que não se apegou a personagem nenhum. A aventura / história está "ok", mas ainda não me conquistou . Acho os capítulos extensos , o que pra mim torna cansativo por não serem tão dinâmicos quanto o de calhamaços que já li . Tenho os 3 livros , espero me empolgar mais . No final volto para uma resenha .

Werner 08/01/2023minha estante
Eu fiquei puto com luta no decorrer desse livro. Lyra no primeiro livro é independente, forte e assuem a liderança sempre que possível, já nesse as coisas ficam diferentes, ela começa a ficar muito dependente do Will é isso me deixava puto.

hellensbruzzi 08/01/2023minha estante
Não acho que seja isso. Ela tá num mundo onde não conhece ninguém e acabou de perder um amigo e se culpa por isso. Acho que ela tem medo de fazer algo e acabar perdendo novamente uma pessoa próxima e das poucas que ela pode confiar.

Werner 08/01/2023minha estante
Quero tua opinião dos de terminar de ler todos

Ique 04/04/2021

Livro lindo
Grupo de leitura pelo whatsapp!

Ana 05/04/2021minha estante
Não consigo acessar o link!

Ique 05/04/2021minha estante
21 99485 8204

Ique 05/04/2021minha estante
Qualquer coisa chama nesse número

Dori.JR 31/07/2020

Melhor que o primeiro!
A adição de novos personagens e a expansão do universo deram um novo "gás" a história. A introdução de Will na trama agregou bastante, ele é um personagem carismático e intrigante. Esse livro sem dúvida é melhor que o primeiro.
EduII 01/08/2020minha estante
Eu não li o livro mas queria entender, como a Faca Sútil cria portais?

Dori.JR 01/08/2020minha estante
Então, o portal meio que já existe. Pois a faca é usada para expandir esse portal. O portador vai procurando um buraco bem pequeno, tateando a faca no ar, assim que ele encontra, ele expande com os dedos e abre a janela. Pra fechar é a mesma coisa.

EduII 02/08/2020minha estante
Certo, entendi. Obrigado.

Dori.JR 02/08/2020minha estante
Por nada.

Jessica1248 24/10/2021

"E, se o encontrassem antes, ele não se importaria em matar quantos fosse necessário."

"Ela é aquela que veio antes, e desde então vocês a odiaram e temeram! Bem, agora ela voltou, e vocês não perceberam que era ela..."

"Não, senhora, não tenho filhos, embora fosse gostar de ser pai. Mas entendo a sua pergunta, e a senhora tem razão: aquela garotinha teve azar com os pais verdadeiros, e talvez eu possa compensar. Alguém tem que fazer isso, e estou disposto a fazê-lo."

Mais uma leitura fascinante, foi até melhor do que o anterior. Aqui fomos apresentado a mais um personagem, o Will, e que garoto formidável, Philip sabe como desenvolver um personagem infantil e fazer a gente se apegar.

Ah sim, também teve a Dr. Mary Malone, uma boa personagem, e a qual estou curiosa com o desenrolar dela.

Fiquei triste com algo que aconteceu à um personagem e com raiva do que houve com outro e o que o mesmo fez também. Chateada.

Senti falta do Iorek, mas onde a Lyra está faz sentido ele não ter aparecido. Teve mais figuras religiosas e agora está caminhando para uma guerra, a maior guerra já vista.

Tiveram momentos em que fiquei confusa, mas acredito que deva ter explicação no último livro. E lá vou eu finalizar essa trilogia, desse universo incrível criado pelo Pullman ??
Gus 24/10/2021minha estante
Gosto muito do primeiro e desse segundo livros! O ritmo deles é muito bom. O terceiro pra mim está um nível abaixo. Não que seja ruim, mas pra mim o autor "enrola" muito.

Jessica1248 24/10/2021minha estante
Pelo tamanho da criança, tô até com receio disso tbm

Will 01/01/2021

história se eleva muito nesse segundo livro, gostei do que fizeram na série com relação ao livro, apesar do arco das feiticeiras ter ficado ruim mm
Duarda13 07/01/2021minha estante
As feiticeiras na série é uma tristeza

Will 07/01/2021minha estante
sim! depois que se lê os livros isso fica realmente claro

@solitude_e_books 28/04/2018

Nunca Spoiler
Achei que a história demorou um pouco pra enganar, mas quando isso acontece fica excelente.
Mireille 28/04/2018minha estante
É muito triste "aquela" cena...

@solitude_e_books 28/04/2018minha estante
Sem dúvidas...só acho que o autor deveria ter colocado um pouco mais de melancolia.... nessas horas e o que eu sempre espero. Mas foi de cortar o coração mesmo.

VitAria.Caroline 13/06/2021

Uma guerra inevitável
Todo o prenúncio dessa guerra e o motivo por trás dela são tão maravilhosos! Eu adorei ler uma obra que aborde essa temática nessa perspectiva!
Cosmonauta 13/06/2021minha estante
Tenho curiosidade por essa série, mas aquele filme desanimou.

VitAria.Caroline 15/06/2021minha estante
Ah, não! O filme não pega a essência dos livros!

mpettrus 20/06/2021

A Poética Metafórica de Pullman
O terceiro livro da trilogia ?Fronteiras do Universo? nos conta a jornada de Will para reencontrar Lyra da Língua Mágica com a ajuda de dois anjos: Balthamos e Baruch, que por sua vez, querem entregar Will para Lorde Asriel.

Em uma cadeia de sucessivos eventos que nos revelam reviravoltas atrás de reviravoltas, Phillip Pullman consegue nos prender do início ao fim para nos revelar qual será o fim dessa jornada.

É angustiante, triste e melancólico até o momento em que as crianças fazem aquilo que estão predestinadas para o livro inteiro, e que foi na verdade a grande missão de Lyra e Will. Momentos em que eu roía a unha de apreensão, pois minha torcida era que as crianças conseguissem atingir o objetivo final de suas trajetórias.

No mais: a crítica ferrenha do autor as religiões veio forte e contundente, nos fazendo até refletir que de fato, as religiões são o mal da humanidade, tendo como solução a extinção das Igrejas.

Leitura mais que recomendada, pois acredito que será uma experiência incrível se arriscar nas aventuras de Lyra e seus amigos, porque vale muito a pena fazer parte dessa jornada.
Hayra.Oliveira 23/06/2021minha estante
Fronteiras do universo é melhor que Harry Potter

mpettrus 23/06/2021minha estante
Mazoquê?!!! Claro que sim, Poder!!! Poder, eu super concordo ?? com sua sentença!!! ????

Erika 25/04/2020

Boa continuação
No segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, Lyra Belacqua agora parte para outros mundos. Aqui conhecemos outros personagens, entre eles Will Parry, um rapazinho com uma história muito triste. Ele e a protagonista se unem para viver altas aventuras.

Alguns esclarecimentos relacionados ao que foi apresentado no primeiro livro são mencionados, e outros surgem também, o que te leva a não querer largar a leitura. As questões religiosas são abordadas com mais clareza e a carnificina rola solta com mais intensidade. Acontecem coisas que machucaram meu coração, de verdade.

Uma coisa que esqueci de mencionar na resenha de A Bússola de Ouro foi exatamente sobre a tal bússola do título. Conhecido como aletiômetro (do grego aletheia, que significa verdade), é um instrumento que responde a qualquer pergunta. Neste segundo volume, o instrumento em questão é a Faca Sutil, cuja função é abrir janelas para outros mundos. Ambos necessitam de usuários competentes para o seu manuseio, o que é bem difícil. É como se o negócio escolhesse o seu portador, tipo o Um Anel de O Senhor dos Anéis. O portador da bússola é Lyra, e o da faca, Will.

Estou gostando muito da saga, além de atiçar a curiosidade com uma trama bem original, é uma história que te leva a outros livros. Além do fato de ser inspirada em Paraíso Perdido, existem muitas menções a William Blake, o Alcorão... me passa a impressão de que o autor está dizendo: você está lendo um contemporâneo, mas precisa parar de ser doida e ler os clássicos também, viu mocinha?
Lucas 25/04/2020minha estante
Queria ler tanto como você, Erika! Haha

Erika 25/04/2020minha estante
Hahaha Lucas, eu gostaria muito de dizer que essa é a minha rotina normal de leitura. Mas estou de férias, e como não dá para bater perna com essa pandemia, estou me jogando nos livros!

Cassiano 08/11/2020

Esse livro é pra mim o que o Em Chamas é pra muita gente. Por ser o livro do meio da trilogia Fronteiras do Universo, são muitas reviravoltas, e uma melhor que a outra! De longe um dos meus livros favoritos.
O que resta agora é esperar o retorno da série hoje à noite, já que consegui reler a tempo.
Renan Lisboa 08/11/2020minha estante
Ansioso pela série de tv também.

Cassiano 08/11/2020minha estante
Sim!!!

Luizacastrods 26/08/2021

Superior ao primeiro
A leitura de A faca Sútil foi 1000x mais fluida que A bússola de ouro. Estou bastante ansiosa para o último da trilogia
LaryShelf 16/09/2021minha estante
ASHAUSHAUSHASHUASHUASHUAHSUA O SURTO!

Luizacastrods 16/09/2021minha estante
O fim de um sonho

Mih 15/11/2010

Will Parry, o sonho
A Faca Sutil é o segundo volume da série Fronteiras do Universo. Nele, além de Lyra, temos um novo personagem principal: Willian Parry, provindo do nosso mundo.

A narrativa de Philip Pullman com crianças é realmente fasciante; A Faca Sutil é um livro completamente interessante do início ao fim. E de fato, o que mais me encantou nesse livro foi o personagem criado meticulosamente por Pullman: Will Parry.

Will é tão perfeito em tantas categorias que você pensa que aquele é o menino futuro homem ideal. É apaixonante ler o modo como ele é honesto, legal com Lyra e com as outras crianças, e com tantos problemas na família. Era de se esperar que uma criança com a mãe louca e abandonado pelo pai fosse fazer milhares de traquinagens e culpar o passado, mas a bondade de Will é genuína.
Acho que Will Parry é realmente um exemplo de honra, dignidade, compromisso, e tudo o que há de melhor. Realmente, um personagem marcante nesse livro maravilhoso.
Silvia Fitti 09/09/2012minha estante
Essa trilogia é fascinante. História e personagens inesquecíveis... É importante ressaltar que de infantil não tem nada. Essa história apresenta uma concepção materialista-científica da vida. Acho super positivo em contraposição a todos os pensamentos ocidentais e orientais que tratam o corpo físico como castigo e degradação do ser humano. Essa concepção caiu como uma bomba na minha cabeça, no terceiro volume "A luneta âmbar".

Merk1 12/12/2020minha estante
Melhor que primeiro muito bom, o final não foi quase doq eu esperava.

Márcia 25/10/2009

Perigoso.
O livro oscila entre momentos de adrenalina e dinâmica, e momentos paradões, onde o autor fica fazendo descrições e mais descrições prolongadas que dá vontade não de fechar o livro - porque a aventura é maravilhosa - mas de pular essas partes.
De mais a mais, "A Faca Sutil" é bem mais esclarecedora do que "A Bússola de Ouro", num dado momento, de repente eu entendi tudo. Toda vez que um personagem explicava - ou tentava-, o que era o Pó e tal... eu virava a página mais confusa que antes; mas em A Faca Sutil as coisas começam a se encaixar.
Achei o livro muito curtinho, mas acredito que seja mais um apresentação de Will.
Ao contrário de muitos leitores, não acho que A Faca Sutil é melhor que A Bussola de Ouro porque Will aparece. Eu gosto de Lyra. Certamente, não é uma criança que se possa sentir pena, mas é uma criança.

A faca sutil - assim como toda a trilogia - é uma aventura alucinante que nos apresenta novos mundos imaginários - ou não - diferentes do nosso e que nos faz viajar por eles. Mundos em que a amizade é verdadeira, onde crianças são capazes de matar e a mentira é uma questão de ponto de vista; apenas uma barreira tênue que bloqueia a sobrevivência.
Lela Tiemi 30/10/2009minha estante
De toda a trilogia, este livro foi o que mais gostei. Mas, gosto mto dos livros! Inesquecíveis!

Andressa 09/08/2013minha estante
Eu acabei de ler A bússula de ouro agora.. e eu estou um pouco triste por saber que a Lyra vai para outro mundo e se desprende de todos os outros personagens que me cativaram rsrs Mesmo assim, não desistirei da triologia, pois é a melhor que li. A bússula de ouro realmente me impressionou, e como adoro detalhes, eu amaei cada página que li, e principalmente amei o mistério do Pó no decorrer do livro.