Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Rafael 16/06/2020

O último feito de Hans Rosling é um tratado enfático contra a ignorância, a desinformação e a manutenção de ideias passadas que já estão em muito superadas. É uma defesa do pensamento científico.

De leitura fluída, com uma linguagem simples e clara o livro se divide em dez regras gerais para o factfulness. Diferente do que pode se dar a entender, este não é um livro que trata das fake news, mas de instrumentos para apurar o pensamento crítico, tendo opiniões com base somente em fatos, partindo de histórias pessoais do autor, e suas percepções ao longo dos anos.

nalewbs 14/06/2020

Leitura obrigatória pro século XXI
Em tempos de notícias falsas e sensacionalismo, fica muito difícil não se deixar abater pelo fatalismo e pela ansiedade. Ainda mais agora, em plena quarentena, confesso que essas duas coisas têm me afetado com maior frequência. Por isso, fiz questão de ler Factfulness durante esse período.

Os objetivo principal do livro é que a gente adquirira o hábito de pautar nossas opiniões em fatos. Na capa, está escrito "informações como uma forma de terapia" e não tenho como discordar. Hans inicia o livro com um questionário disponível no site da Gapminder, que ele criou com Ola e Anna, sobre economia, saúde, escolaridade de meninas e etc. A ideia é que você teste seus conhecimentos sobre esse assunto. Pasmem: na maioria das questões, os chimpanzés, escolhendo uma das três alternativas aleatoriamente, se saem melhor que nós.

Nossa visão de mundo ainda é pautada em dados muito desatualizados e, com o fluxo de informações que chega até nós diariamente, como fazemos para processar tudo isso? Hans reúne alguns instintos com os quais devemos ter cuidado ao formarmos nossa opinião sobre saúde, cultura, economia, igualdade de gênero, dentre vários outros temas. Tais instintos correspondem aos capítulos de 1 a 10 (foto X), totalizando mais de 200 páginas.

A linguagem é acessível e, no meio de tantos dados e pesquisar, Hans compartilha várias de suas histórias como médico, professor e palestrante. Cada uma dá um tom de pessoalidade ao livro, o que torna a leitura mais leve do que se fossem dados, gráficos e pesquisas somente. Muitas de suas escolhas e vivências foram guiadas por esses instintos então, ao compartilhá-las, fica ainda mais fácil de refletirmos sobre o impacto desses instintos na nossa vida.

O fim do livro conta com uma parte dedicada ao factfulness na prática, suas regras e muitas referências e notas. Muitas mesmo! E com um epílogo emocionante.

Leitura obrigatória em tempos de pandemia, sensacionalismo, notícias falsas, fatalismo e sensacionalismo. Ah, também vale a pena acessarmos os sites da Gapminder e da DollarStreet.

site: https://www.gapminder.org/, https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix

Gildo 11/06/2020

Um bom filme, uma fotografia ruim
Factfulness é uma arte e uma terapia. A prática de ter um distanciamento da realidade nos aproxima dela, tornando-a mais palpável, sem cores artificiais. É uma pintura com tons mais difíceis, pastéis, menos dramáticos. Por isso, arte. E, como a inscrição de capa diz, factfulness é um hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. Por isso, terapia.

O prestigiado pesquisador sueco Hans Rosling, falecido em 2017, nos liberta das versões dramáticas que nos cercam, sem florear ou demonizar a realidade. Aquecimento global é real, mas é preciso lidar com números estatísticos e não apenas com os cenários catastróficos, usados para tornar a questão urgente. Mulheres ganham menos e têm menos acesso à educação, mas a realidade é que a diferença para os homens é quase mínima, um ano a menos de estudo, em média. Um cidadão do Burundi em extrema pobreza tem as mesmas dificuldades que um brasileiro, mesmo com as chamadas diferenças culturais, porque em qualquer parte do mundo, as restrições são parecidas. Então, Hans nos convida a ver as semelhanças com base no rendimento, dividindo nações em níveis econômicos. E aí, o mundo fica menor e mais parecido.

As relações e cruzamento de dados mostrados em Factfulness concluem que o mundo tem um filme muito bom, em que a evolução de indicadores sociais, de saúde, de educação andaram muito bem. Mas a fotografia em muitos países ainda é ruim. Avançou-se muito em todos os sentidos, mas 800 milhões de pessoas no planeta ainda vivem no nível um, de extrema pobreza.

Com críticas sensatas à narrativa dramática promovida por muitos órgãos de comunicação, ativistas e políticos, o livro é otimista ao mostrar que a tendência para os países é, quase sempre, a de melhorar. Bom para ler em tempos de pandemia. (Apesar de um dos 'medos' do autor ser, exatamente, uma gripe global como a covid-19, que assola o mundo em 2020. Foi estranhamente premonitório.)

André Belo 26/03/2020

A factualidade é necessária para compreender e melhorar o mundo
A leitura desde livro é uma experiência fascinante e intelectualmente enriquecedora. Acaba por ser uma ótima ferramenta contra a ignorância e um excelente manual para combater preconceitos. Partindo de uma provocação envolvendo chimpanzés, explica porque devemos apurar a verdade por trás dos factos, duvidando dos noticiários convencionais, por exemplo, e ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do nosso espírito crítico em relação ao mundo generalizado, desconsiderando o conhecimento específico. Em suma, FACTFULNESS é uma obra atual e imprescindível, e vai direto para a prateleira dos meus favoritos.

site: https://www.gapminder.org/
Luca 02/04/2020minha estante
Tudo bem? Como é a leitura do livro, densa ou mais leve? Penso nele como um ótimo presente, pelo conteúdo acredito que seria ótimo para expandir a mente de muitas pessoas, mas fico na dúvida se para quem não tem costume de ler poderia ser visto como algo mais maçante.

André Belo 07/04/2020minha estante
Oi Luca. Tem uma linguagem bem acessível, esclarecedora e é um livro muito bem estruturado. Agora, penso que não seria o presente mais indicado para quem não tem o hábito de ler...