Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Leonardo 03/01/2021

Como ter pensamento crítica baseado em fatos e dados estatísticos
“Caso queira ter mais conhecimento que um Chimpanzé escolhendo respostas de forma aleatória, leia este livro”.

Para iniciar, apesar de não ter influência no conteúdo, mas é um livro muito bonito, com vários gráficos de todos os tipos para ilustrar as pesquisas, eles são claros e muito eficazes para complementar as explicações.
Nos apresenta vários dados estatísticos relevantes provando que ao contrário da crença comum, o mundo está em constante evolução e se tornando cada vez melhor.
“Factfulness” nos abre a mente e incentiva a ter uma opinião crítica, baseada em fatos e não apenas em opinião popular e demais “achismos”, nos ensina a buscar a informação correta antes de compartilhar notícias manipuladas pela mídia, que passa as notícias de uma forma que vá impactar as pessoas para obter lucro.
Este livro foi escrito com o intuito de nos ensinar a analisar as notícias de uma forma mais fria, mais racional, deixando de lado as emoções e utilizando a razão e a lógica.
Apesar de ter vários números, dados estatísticos, gráficos, pesquisas, estudos, ao meu ver, foi uma leitura muito fluída e interessante, um livro muito bem escrito e fácil de ser lido.
Serve muito também para termos uma noção de que temos uma vida muito boa, como somos privilegiados, afinal, como é dito em uma parte, “se estamos lendo este livro significa que não estamos na miséria total”, nos ajuda a ter mais consciência de que apesar de tudo, vivemos em um país livre de guerras, com saneamento básico, hospitais, remédios, emprego, é muito útil para refletirmos sobre a vida que temos.
Tem várias perguntas durante o livro, as quais geralmente respondemos com enorme pessimismo, imaginando o pior da situação e quando o autor informa a resposta acaba nos surpreendendo (Inclusive, como o autor diz, “cuidado para não ter um aproveitamento inferior a um Chimpanzé” nas perguntas feitas por ele).
Informa o perigo de analisar as médias sem pesquisar de forma mais profunda com quem foram feitas as pesquisas, por quem foram feitas e em quais locais.
Para quem se encanta com números, estatísticas, gráficos e pesquisas bem fundamentadas será uma leitura muito eficaz.
O livro conta com aproximadamente umas 50 páginas só de fontes bibliográficas, comprovando que é um livro que tem embasamento nas informações que passa.

* Add: Livro fortemente recomendado por Bill Gates.

SPOILER ABAIXO:

Em resumo, “Factfulness” significa ter consciência de que recebemos muito mais informações pessimistas que otimistas, pois estas são as que vendem, por isso devemos ter um pensamento crítica e buscar mais informações em locais confiáveis antes de tirarmos conclusões precipitadas que nos causem desconforto emocional futuramente.

Início: 29-12-2020.
Conclusão: 03-01-2021.

Igor Almeida 26/12/2020

Visão de mundo
Creio que o objetivo da leitura de qualquer livro (exceto os técnicos), no fundo, possa ser resumido em uma frase: mudar a visão de mundo. Seja do ponto de vista (inter)pessoal, social, econômico, etc, sempre buscamos ver as coisas de um ângulo diferente. Não importa se o livro é de ficção ou de política, lemos um livro em busca da visão de mundo do autor; visão esta que talvez nunca seríamos capazes de desenvolver por conta própria, tendo em vista as diferentes experiências que cada um é capaz de vivenciar a depender da cidade em que vive, renda, temporalidade, etc. Pouco importa quem são os personagens de tal livro que foi lido há 10 anos, pouco importa lembrar a trama principal, o que realmente fica é o aprendizado geral; aprendizado esse na forma de paciência ou visão crítica, por exemplo, que já utilizamos no dia a dia sem perceber e, mesmo se quiséssemos, não seríamos capazes de resumir a história do livro que nos ensinou. O aprendizado simplesmente foi internalizado. Esse é o grande objetivo.

No entanto, Factufulness é o único livro que conheço cujo autor se propõe, desde o início, a escrever com o único objetivo de mudar a visão de mundo do leitor; já deixa isso claro na sinopse. E isso é feito sem ficção, sem história ou discurso moral, mas simplesmente mostrando dados estatísticos, mostrando que o resto do mundo não é a bolha em que vivemos, seja ela qual for. Utilizando exemplos (dados) simples e ao mesmo tempo abrangentes, traça um mundo (literalmente) muito mais real do que se supõe o senso comum adquirido da escola, televisão ou dos jornais. Fica a enorme recomendação.

Marion 17/11/2020

Se atente aos fatos não à mídia
Eu queria muito saber a opinião do autor sobre os lockdowns dessa pandemia. Infelizmente não será possível. Excelente livro
Caio 08/01/2022minha estante
Qual lockdown? No brasil, nunca teve

Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
ele disse que um dos 5 grandes riscos é alguma pandemia. Olhei a data do livro, 2019. Certeiro hein.

WJAY 05/11/2020

Vacina para o excesso de informação
Manual de como ler o mundo com os dados mais atualizados, levando de brinde uma vacina para filtrar o que é relevante em um universo com excesso de informação relativamente irrelevante. Leitura obrigatória para quem quer adestrar os próprios instintos humanos e evitar distorções na percepção da realidade.

Andre.Dorigueto 18/10/2020

Excelente!!
Perfeito para quem quer entender o mundo, ou para quem se sente pessimista em relação a ele. Em uma leitura fluida e fácil de engajar, o suéco Hans abre os nossos olhos, através de gráficos de bolhas deliciosos (!!!), para os fatos do mundo (que praticamente ninguém conhece). O mundo já mudou (para melhor) e nós o vemos com as concepções de décadas passadas.

Para quem está na dúvida, sugiro ler o teste da introdução, e se surpreender com a própria ignorância (rs). Na amazon tem a opção de visualizar as primeiras páginas, e o teste está lá.

P.S.: 1) Os autores são os criadores da Gapminder Foundation. 2) O livro tem cerca de 20 páginas só de referências acadêmicas. Agora estou fadado a buscar esse rigor científico nos próximos livros informativos, o sarrafo subiu bastante.

site: https://www.gapminder.org/

Karin 16/10/2020

Leitura fascinante para analisarmos o mundo com perspectivas mais reais.

LeandroCastro88 14/10/2020

Gostei
Livro com uma linguagem bem simples, apesar dos inúmeros dados apresentados (em áudio isso cansa), o livro é muito legal. Abre a mente e te faz perceber e confirmar que o mundo não é pior do que era antes. Estamos realmente em constante evolução. O melhor momento é agora!

Carol T.S. 26/09/2020

Interessante
Leitura interessante nos tempos atuais, em que somos bombardeados com informações. Nós alerta sobre como devemos nos manter críticos, e aí mesmo tempo valorizando os avanços da modernidade.

Beatriz.Cruz 21/09/2020

A cura para pessimistas crônicos
Factfulness é um livro que ensina a pensar e a refletir sobre a realidade de uma maneira diferente. Hans Rosling é questionador e cético, um pensador crítico nato, contudo, não deixa de ser um grande otimista (e, como ele tenta provar, realista). Assim é seu modo de convencer o leitor: ser otimista, diante dos dados, é inevitável.

Acredito que algumas coisas tenham mudado no mundo pós-pandemia e após a influência que as mídias sociais tiveram nas eleições. Seria interessante uma atualização 2021 da maior parte dos gráficos que, ainda assim, provavelmente mostrarão uma tendência de progresso em todo mundo.

Galvis 20/09/2020

Macacos acertam mais sobre fatos do que humanos
Pessoas unidas e bem informadas mudam o mundo e ficam menos ansiosas. Essa parece ser a mensagem final do livro de Hans Rosling, Factfulness. E a primeira meta no caminho de um mundo melhor é a extrema pobreza.

Temos cerca de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza. Sem acesso a eletricidade, subnutridas, sem possibilidade de estudar. Melhoramos muito se comparamos a taxa de pobreza atual (20%) com a de 1800 (80%), embora o número absoluto de pessoas em extrema pobreza ainda continue o mesmo.

Confesso que li com bastante desconfiança. A visão extremamente positiva que ele tem do mundo e de como ele tem melhorado me incomodou. Porém, a partir do meio percebi o porquê dessa abordagem. Acredito que pra tentar prender a atenção de gente que o julgaria de comunista.

O argumento central de Hans é o de que precisamos atentar para os dados para focar os esforços nos lugares certos. E ainda não estamos bem antenados aos dados. Chimpanzés acertariam mais (33% respostas certas) sobre fatos do mundo em um quiz do que os próprios humanos (cerca de 17% respostas certas). Isso faz parte de um questionário aplicado pelo Gapmind, instituto fundado por Hans com o intuitos acabar com a ignorância no mundo. Um site que vale a pena visitar.

A ideia do livro é mostrar que as pessoas têm certos instintos que as fazem reafirmar suas crenças em vez de analisarem friamente os fatos, e o quanto isso é perigoso pra o progresso da humanidade e, principalmente, para os países em níveis mais pobres.

A mídia, a publicidade e a internet, além de outras instituições usam esses instintos humanos pra atrair a atenção e, claro, fazem isso muito bem. O problema é que a partir daí as decisões podem ser drasticamente equivocadas e ainda assim defendidas por grandes grupos com ?boas intenções?.

Como falei, o livro repete bastante uma visão positiva do mundo (?as coisas melhoraram?) e isso me incomodou de certa forma. Mas ele apresenta dados que mostram o quanto os países evoluíram em nível de recursos básicos e deixa evidente que ainda há uma parcela do mundo sofrendo com a pobreza e que tirá-los de lá é uma missão que todos deveriam cooperar.

O que eu gostei do livro foi a forma como ele pede pra que prestemos atenção e não generalizemos as observações que fazemos. Ele mostra fotos de países pelo mundo e compara 4 níveis de renda. Em diversos deles, que eu imaginava serem pobres e sem acesso a certos recursos, são bem parecidos. As visões românticas de mexicanos com chapelões e baianas rodando saia criam estereótipos e distorcem a realidade.

Ele alerta, por exemplo, sobre a visão generalizada que temos dos países africanos como paupérrimos. Há problemas e extrema pobreza na África, mas essa visão impede que países se desenvolvam porque as pessoas parecem perder a esperança, o que espanta investimentos. Não se deve falar em ?países africanos? como se todos fossem iguais.

Hans Rosling, o autor, foi médico e atuou em epidemias por diversos países, inclusive foi chamado por Fidel Castro pra resolver problemas de saúde pública em Cuba. Ele viu de perto que soluções inteligentes precisam de análises frias e de dados bem relacionados pra serem resolvidas.

Mais uma vez, um livro pra se ler com bastante cuidado, aplicando os próprios ensinos de Hans. O livro foi publicado pela editora Record, que publica vários livros conservadores, o que já é um alerta a se considerar, mas recomendo.

fabiele :) 08/09/2020

Fatos
Livro ensina como devemos levar em consideração informações para não nos deixar levar pelo achismo. Muito interessante!

Re Vitorino 31/08/2020

Leitura obrigatória
Ricamente ilustrado, com linguagem moderna e cativante o livro cumpre o que se propõe: fornecer ferramentas para questionar de forma inteligente qualquer informação recebida, com coerência e criticidade.

Holmes 31/07/2020

Indispensável
Certamente um livro indispensável para 2020. Em conjunto com Sapiens e 21 Lições para o Século XXI de Yuval Harari, Factfulness escrito pela família Rosling seria um livro preparatório para esses outros dois livros fantásticos, moldando a atitude mental do leitor para absorver a essência dos fatos e dados que compõem o nosso mundo. Sem dúvida é uma luz para espantar a escuridão da ignorância humana. Leitura indispensável para os dias atuais!