Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Tiago Fachiano 24/06/2021

O mundo está melhor? Com base no que?
Vejo muitas pessoas dando declarações da decadência mundial referente a várias questões, como mais pessoas vivendo na extrema pobreza, mais violência, maior impacto ambiental e etc. Esses indivíduos geralmente tem como base gráficos que contam uma história única e não todo o contexto histórico. Isso faz ter percepções equivocadas e ter opiniões um tanto quanto dúbias.

Esse livro traz uma perspectiva de como analisar fatores além dos números informados por especialistas ou jornalistas. Como buscar informações e ter uma opinião embasada em números e ciência. Isso muito importante. No começo do livro tem um questionário com 12 perguntas e a grande maioria (inclusive eu) acertam apenas 2 questões. Porque? Por que somos bombardeados de mas notícias e temos uma percepção equivocada do mundo...

Cássio 18/06/2021

PERFEITO
Outro livro que entrou pra minha lista dos favoritos. Esse livro deveria ser obrigatório pra todos. Quem tem a mentalidade que o mundo está piorando, esse livro mudará sua vida. É incrível.

Matheus.Salvador 08/06/2021

Incrível!
Um livro que te mostra os fatos, uma visão do mundo realista, mais positiva do que estamos acostumados a ver do dia a dia, nos noticiários. Podemos perceber, através de fatos, a evolução global, as melhorias do mundo que apesar de lentas, estão acontecendo.
Gostaria muito de poder ler algo assim sobre o momento atual que estamos vivendo (Pandemia).

Mss Violeta 30/05/2021

Necessário
Já sabia que o livro era bom porque ouvi críticas muito positivas, mas mesmo assim o livro surpreendeu.
Um livro sobre dados, sobre como não devemos nos informar apenas com a mídia, sobre como o mundo está sim progredindo e sobre esperança.
A leitura é rápida porque não só o assunto é interessante como a escrita é super cativante.
Fiquei arrasada em saber que o autor faleceu antes da publicação do livro, certamente suas analises sobre a pandemia seriam muito embasadas.
Recomendo a todos!!

anoca 25/05/2021

muito bacana. o único defeito do livro é não ter sido escrito por católicos, oq compromete a correta análise dos fatos.
Carlos Patricio 22/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caio 08/01/2022minha estante
Kkkkkkk

Caio 08/01/2022minha estante
Acho que vc pulou a parte que ele fala no livro sobre dados concretos (o livro todo)

ay222222 23/05/2021

A importância dos dados
Factfulness nos mostra como somos péssimos em nossas percepções e, por isso, a importância de nos basearmos em dados. Livro mais do que necessário em uma época na qual as pessoas emitem opiniões como se equivalessem a estudos científicos.

Bruno 23/05/2021

Factfulness
Livro interessante que nos traz dados pra mostrar porquê estamos errados ao supor que tudo está piorando

Danielle.Duca 14/05/2021

Excelente!
Como ter uma visão de mundo realista e otimista com base em dados nos faz perceber como o mundo evoluiu e está melhor . Sim está melhor! Tem muita coisa ruim acontecendo mas já teve pior. Precisamos abrir a mente para os dados e deixar a emoção e a leviandade de ter opniões baseadas no que a mídia apresenta pra trás. A leitura desse livro é leve e se consolida como um instrumento de combate à ignorância.

Rafael.Gomes 09/05/2021

Humildade e Curiosidade
Um livro que nos mostra como somos tolos e como não sabemos nada sobre o mundo!

Trechos:

Para controlar o instinto de destino, mantenha-se em aberto a novos dados esteja preparado para continuar revigorando seu conhecimento.

A roupa suja se foi e os livros vieram. Obrigado, industrialização; obrigado, siderurgia; obrigado, central elétrica; obrigado, indústria de processamento químico; obrigado por nos dar tempo de ler livros.??

Coelho 08/04/2021

Como não ser enganado
Um manual pra não se deixar levar por estatísticas dramáticas e dados mal apresentados. Também é um livro profundamente otimista, acho que qualquer pessoa pode tirar proveito dele.

Siliane.Ferrari 07/04/2021

Nota 10/10
Todo ser humano tem o dever de ler esse livro e a companhar as pesquisas.
De uma forma sincera e divertida, Hans e seus colaboradores (filho e nora), aprentam os seis principais motivos que nos fazem enxergar o mundo um lugar tão perigoso e cada vez pior... Também nos alerta para olharmos os verdadeiros problemas e como solucioná-los.

Marcela.Sanchez 04/03/2021

Factfulness
"Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece - e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor"

Wellington Tejo 17/01/2021

Um convite para ter opiniões baseadas apenas em fatos
O autor expõe onze instintos / comportamentos automáticos que nós temos e que nos impedem de fazer uma leitura correta das situações, onde acabamos agindo pelo "eu acho que..." Ou "meu instinto diz que..." Ao invés de ponderar a situação e analisar de uma maneira serena. Algumas das opiniões do autor eu não concordo, mas quando ele se atém a expor os fatos, é certeiro. Uma leitura que enriquece bastante e nos faz pensar o quanto esses instintos são danosos quando envolvem grandes números.

Gregori Pavan 05/01/2021

É um livro bastante interessante, mas como o livro mesmo aborda deve-se ter cuidado ao relativizar as coisas.
Não é porque a extrema pobreza está diminuindo, que devemos achar que é aceitável alguém passar fome nos dias atuais, com tanto progresso.