P.S. de Paris

P.S. de Paris Marc Levy

Resenhas - P.S. de Paris

Aione 27/08/2019

O romance de estreia de Marc Levy, E Se Fosse Verdade, foi responsável por torná-lo best-seller. Nele e em sua continuação não publicada no Brasil, Vous Revoir no original e Finding You em inglês, o leitor conhece o romance entre Lauren e Arthur, cujo enlace recebe a ajuda de Paul, melhor amigo do protagonista. Agora, em P.S. de Paris, é a vez do personagem secundário ganhar sua própria história.

Mia é uma famosa atriz que precisa de um tempo de seu casamento arruinado. Assim, ela se refugia em Paris, buscando passar algumas semanas como uma mulher comum, longe dos holofotes. Em uma tentativa de experimentar um site de relacionamentos, ela acaba conhecendo Paul em uma situação totalmente inusitada, já que ele, um escritor americano que mora há sete anos em Paris, foi forçado por seu amigo, Arthur, a comparecer ao encontro sem saber que aquela seria uma situação romântica. A partir de então, ambos passam a explorar a cidade e a buscar apoio na amizade do outro, sem jamais assumirem que podem estar se envolvendo mais do que gostariam.

A narrativa de Marc Levy é ágil e divertida, de maneira que li P.S. de Paris em poucas horas, sem sentir vontade de interromper a leitura. O livro traz muitos diálogos e não se demora em muitas descrições ou reflexões, o que, aliado à alternância de perspectiva da narrativa — sempre em terceira pessoa, mas ora mais próxima de Paul, ora mais próxima de Mia — confere agilidade à leitura.

Talvez por já existir no universo criativo de Marc Levy há muitos anos — considerando-se que E Se Fosse Verdade foi publicado no final dos anos 1990 — Paul me pareceu um personagem mais sólido do que Mia, com conflitos e nuances mais palpáveis. Ainda, o fato do protagonista exercer a profissão de seu criador nos faz pensar no quanto de um há no outro, além de ser possível observar características metalinguísticas em P.S. de Paris: muito do que Paul defende em sua arte de escrever pode ser observado na própria narrativa da obra.

A leitura acabou me surpreendendo bastante pelos rumos que tomou: se sua primeira metade me cativou pela atmosfera de divertimento e pelo gostoso romance que pouco a pouco se desenvolve entre as personagens, a segunda metade trouxe uma reviravolta que eu não só não esperava como também ampliou os temas discutidos no livro. Sem se aprofundar e mantendo sua característica de leveza, P.S. de Paris acabou por enveredar uma perspectiva histórico-política, que me fez pensar em Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito, no qual algo similar também ocorre.

No resumo, a leitura de P.S. de Paris me proporcionou gostosos momentos de entretenimento e me fez relembrar os motivos por ter gostado dos outros dois trabalhos do autor com que tive contato. Vale dizer que só fui perceber que o casal de amigos de Paul, Arthur e Lauren, eram os protagonistas de E Se Fosse Verdade depois de finalizar a leitura, o que me ajudou a compreender o porquê de haver tantas referências a uma ajuda de Paul sobre o passado do casal que não são elucidadas ao longo da narrativa. Não é necessário de modo algum ler o romance de estreia do autor para ler esse outro livro; contudo, os que conheceram a obra que originou o filme estrelado por Reese Whiterspoon e Mark Ruffalo certamente terão um gostinho extra de satisfação ao reencontrar o casal nessa leitura.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/08/27/resenha-p-s-de-paris-marc-levy/
Nedja 27/08/2019minha estante
Chorei tanto lendo Tudo aquilo q nunca foi dito, amo tanto E se fosse verdade e Encontrar você. Bom ler essa resenha e lembrar do qto preciso voltar a ler esse autor ??

Renata 21/11/2019

não era exatamente o que eu esperava
não sei se estou dando essa nota porque o livro é mesmo mediano ou se é porque ele não é o que eu esperava.

bom, eu comecei esse livro certa de que era uma boa comédia romântica. na ocasião, eu tinha acabado de ler um livro sangrento, cheio de torturas, e tava com uma ressaca literária daquelas. sei lá, né, esse livro aqui sendo do mesmo autor de 'e se fosse verdade' (só vi o filme, não li o livro rs), era pra ser aquele tipo de romance gostosinho que enche o coração de quentinho. e ainda li nas outras resenhas daqui que o casal de amigos do paul (personagem principal), arthur e lauren, eram os mesmos personagens interpretados pelo mark ruffalo e pela reese witherspoon! daí eu fiquei logo animada pra saber como eles apareciam na história.

porém... o livro não me empolgou. não tem muito romance, não tem muita emoção, não tem muito de nada. é tudo muito meio morno, meio insípido, meio sem graça. assim, fazendo jus ao que é bom, o arthur e a lauren são maravilhosos! as cenas em que eles apareciam eu podia claramente visualizar como se eles estivesse interagindo iguaizinhos como no filme. a daisy (amiga da mia) também teve seu destaque positivo. e aquela reviravolta que tem no final do livro?? ok, essa parte me pegou totalmente de surpresa! e trouxe uma camada bem mais interessante pra história. mas o paul e a mia... ai, gente, que personagens mais sem graça.

achei os diálogos entre os dois meio forçados, sem aquele tcham especial que faz torcer por eles. assim, não é que a escrita seja ruim... ela até que é legal; o ritmo flui. e as descrições dos cenários de paris foram encantadoras. acho que o problema maior pra mim foi o livro parecer ser uma coisa e não entregar tudo aquilo que promete. no caso, o que ele parecia ser pra mim (quando li a sinopse) é que era um livro de comédia romântica. mas não é. e também não é um livro de suspense, ou de aventura... no final, ele meio que acaba misturando vários desses elementos, mas fica um mexidão tão grande que não me convenceu em nenhuma das categorias separadamente.

talvez se você já começar o livro tendo isso em mente, a sua experiência seja melhor do que a a minha. sem grandes expectativas, sem esperar muito dele. pra mim foi só mediano mesmo.

Milacrfx 22/01/2023

Me surpreendeu
Comprei ano passado quando fui ao shopping com minha mãe paguei apenas 15 reais, nunca tinha ouvido falar desse autor e menos do livro.
Fui muito surpreendida foi meu primeiro romance lido em 2022 na minha retomada a vida literaria. Super indico pra quem estar de ressaca e quer um livro leve
Paul é um cara que todas queremos amoroso, saber medir as palavras, engraçado
Mia é uma mulher forte que precisou atravessar o canal da mancha pra realmente se encontrar

Olgashion 04/03/2020

Amei a história pq me fez lembrar um pouco do meu próprio romance haha e a volta de personagens tão queridos também ajudou ??

Neyme 01/08/2020

Bem fofo, é um livro de encontro e reconhecimento do eu, demorei para engatar a leitura, porém depois dos 40% ele flui maravilhosamente.

Ana Caturelli 07/10/2020

Sobre Paris
Um romance passado em Paris, onde tudo pode acontecer, várias reviravoltas e muitos desencontros

Gabriela 22/12/2022

Isso conta?
Foi meio broxante. Acho que o livro tava melhor quando eles estavam no papo de "amigos", pq as cenas que eles admitiam que não queriam ser só amgs eram aleatórias e rápidas d+, no final ela fala do nada que tá apaixonada por ele. Mas em questão ao plotzinho eu achei bem legal, se não fosse por isso o livro receberia uma estrela.
Ent se você um romance bem rápido e levemente aleatório, leia esse livro.

rafaelacsgrd 23/01/2023

p.s. de paris
eu nao entendi mto desse livro, tiveram varias partes em que eu fiquei confusa, principalmente nesse final quando a mia some. Mas sem contar isso o livro é mto bom, o que eu nao gostei foi que os personagens demoram muito para ficar juntos, nao tem aqueles momentos em que eles fazem coisas de casais como um casal! Mas tudo bem, o livro continua sendo ótimo!

duds books 04/05/2021

bom para quem quer começar a ler agora
Achei um pouco cansativo de ler pelo motivo de demorar muito para acontecer alguma coisa, nas últimas páginas foi quando aconteceu finalmente algo, o que eu achava que nunca aconteceria, e o final não foi tão bom para 200 páginas paradas. Fora isso o livro é bom, tem um romance bem leve, e é uma leitura muito fácil.

É bom para quem quer começar a ler agora

Thata 09/06/2021

Maravilhoso
É isso não tem muito o que falar. Romance contemporâneo, gostosinho de ler, com um plot surpreendente, com personagens maravilhosos em nada mais nada menos q Paris né minha gnt?

Danielle 12/07/2021

É..
Livro bom, mas me deu uma preguiça absurda de terminar a leitura, tanto que foi 1 mês para concluir.
Romance fofinho, mas clichê