Vilão

Vilão V. E. Schwab

Resenhas -

Roberta 27/11/2021

friends do enemies
uma mistura de elementos de recursão e um episódio de black mirror que logo nas primeiras páginas me prendeu e esse ritmo seguiu até o fim

mas a pessoa que escreveu a vida invisível de addie larue e vilão já zerou a vida, portanto, schwab já entrou pra minha lista de autoras favoritas da vida!

a relação entre o victor e o eli emanando uma tensão sexual, mas ao mesmo tempo inveja, mágoa e motivação é o ponto forte do livro.

no começo fiquei me perguntando quem era o menos pior, quem era o vilão, mas a autora quis mostrar que nem todo mundo é 100% bom ou ruim. a genialidade dela de conectar o começo e o final do livro, uma verdadeira genia!

tchac

VICTOR VALE. apenas ele. confesso que queria mais aprofundamento dos outros personagens. QUE SABOR DE LIVRO ??

Lady Bridgerton 24/07/2021

ataque cardiaco é pouco comparado a isso aqui
ainda não estou em condições de processar tudo que rolou, as nuances que a victoria criou porque assim daria um debate enorme, zero defeitos, pra mim é o melhor livro dela junto com addie larue, aqui temos a escrita mais viciante que ela ja fez, eu não conseguia parar um segundo de ler, foi como se tivessem grudado meu kindle na minha mão e só iam desgrudar quando eu acabasse, a narrativa é muitooo boa, os personagens tem tantas camadas que até mesmo as criaturas que eu devia odiar, eu amei por conta que eles foram muito bem construidos pra você entender que por mais que eles estejam errados, tem uma boa motivação por trás. serena e eli ao primeiro momento você sente raiva mas a medida que a vic vai te mostrando tudo, você sente até um pouco de empatia pela confusão mental que não apenas eles, mas todos iguais a eles estão tendo, aqui a victoria reinventa meio que o genero de super heroi ao seu modo, mostrando que nem tudo são flores, nem todos vão ser bonzinhos, e nada escapa sem consequencias e muito menos facilidades, pra mim o mais perfeito exemplo disso é a serena, o poder dela qualquer um gostaria de ter porem depois de um tempo vermos que é quase uma maldição também, victor vale o que falar deste homem ne amem victor, eu amo a forma dele pensar que é puramente logica e ao primeiro ver pode se frio mas no fundo ele ainda tem humanidade ali nele, e acho que o mitch e a sydney são o que faz ele lembrar de que ele ainda é uma pessoa, esse trio tem todo o meu coração, é simplesmente maravilhoso as cenas deles interagindo, muito family found. o eli eu tenho amor e odio kkkkkk no inicio eu so queria matar ele mesmo mas ai eu vejo que ele também ta confuso com os poderes e meu deus é uma corda bamba muito tenue, a relação dele com a serena foi uma das coisas que eu mais amei também por que é puramente sobre sobrevivencia e controle e um pouco de poder. eu não sei o que esperar do 2 livro, somente outro tombo porque essa autora não tem pena de mim, virou talvez um dos favoritos da vida e eu ja quero muito reler pra poder estudar mais esses personagens que pra mim me serviram horrores em categoria de desenvolvimento e narrativa, recomendo muito

Alessandratss 25/04/2020

ExtraOrdinário!
Bem, começamos o livro já de uma maneira inusitada. Descobrindo logo de início que os protagonistas Eli e Victor eram amigos e depois viraram arqui-inimigos, após se submeterem a forças maiores e que agora um quer se vingar do outro.

Isso é basicamente a sinopse, ela entrega tudo e nada ao mesmo tempo da narrativa do livro e isso foi a grande surpresa da história.

Até certa parte do livro sabemos o que aconteceu no passado com os personagens e que isso gerou o que eles querem fazer nos dias atuais, só que mesmo sabendo o que se espera é impossível saber como a autora vai descrever até o momento clímax.
E isso é fascinante, não fazer ideia por qual caminho se vai seguir!

A forma que a autora nos faz refletir sobre bem e mal, é muito interessante de ser lido. Pois, de certa forma nenhum dos personagens citados no livro são bonzinhos ou completamente maus. Tudo que eles fazem podem ser certo pra eles e errados pra nós e vice-versa, e que após uma manipulação maior tudo pode mudar.

A narrativa não linear do livro também é um grande atrativo. V.E. Schwab, sem dúvidas é uma grande escritora. A forma que ela volta e avança no tempo durante todos os capítulos, sem deixar a história confusa e entediante é incrível!

Algumas coisas me incomodaram durante a história. Queria mais dos pensamentos dos protagonistas, queria entender mais o porquê deles serem daquela maneira, apesar da autora nos contextualizar um pouco das mentes deles, eu queria ir mais a fundo, algo mais pessoal.
Queria mais respostas do porque Victor ser tão obsecado por Eli desde momento que o conheceu (apesar da autora nos dar um motivo aparente, eu queria mais) e compreender melhor as nuances de Eli, sua bipolaridade(?) e religiosidade.
Também achei muito simples e rápido a forma que os personagens se tornam ExtraOrdinários, até porque seria algo muito "fácil" de ser conseguido, sendo assim, teriam milhares de EOs por aí a fora.

ericateodorop 27/08/2020

Amei, mas nem tudo é perfeito
Assim que comecei esse livro já comecei a gostar dele. Amei a escrita da V. E. Schwab, não é muito simples a ponto de ser pobre, mas também não tem um excesso de detalhes a ponto de ser cansativa. Os capítulos são bem pequenos, o que eu particularmente gosto. Tive uma relação de amor e ódio com o fato de que ela intercala a narrativa entre o presente e o passado. Algumas vezes me deixava mais instigada e curiosa, já em outras me irritava um pouco ou acabava ficando chatinho pra mim, mas nada que tenha atrapalhado seriamente minha experiência de leitura.

Gostei muito da construção dos personagens, mesmo que você não goste de algum, dá pra entender o porquê de suas ações. Também gostei de como ela abordou o conceito de "vilão" e "mocinho", de "certo" e "errado" e que nenhum dos personagens se encaixa totalmente em uma dessas definições. O Victor me cativou muito, já o Eli (mas a intenção da autora foi que você ficasse de um lado só mesmo)... E mesmo que os personagens principais tenham sido bem construídos e tido a atenção necessária, os personagens secundários não foram esquecidos e, na verdade, também são bem marcantes. Quando o Victor e o Eli se separaram, não me deu o impacto que era pra ter causado porque não me apeguei muito à relação deles, talvez porque a amizade não me convenceu tanto ou talvez porque eu já sabia que eles seriam inimigos, já que isso é deixado claro desde o início.

Em geral, a história me prendeu bastante, só parei uma vez (quando o início da amizade deles estava sendo mostrada e, como eu disse, não me cativou. Então deixei de lado por um tempinho pela quantidade de flashbacks). Depois disso, a leitura fluiu bem mais pra mim, e o final... MEU DEUS. Algumas coisas eu já sabia que iam acontecer, mas isso não me impediu de ficar totalmente tensa e imersa na história. Achei certos acontecimentos meio convenientes, como se a autora tivesse pego o caminho mais fácil, mas não me incomodou muito.

Enfim, acho que é isso, recomendo muito. E leiam Vilão, eu imploro!!

Deysiane 02/06/2023

Fascinante, viciante, perfeito!
Durante os poucos dias em que eu li este livro, eu só tinha ele na cabeça, sentindo uma vontade quase incontrolável de saber o que ia acontecer nas páginas seguintes.

Todos os personagens são interessantes, no entanto me identifiquei com muitas características e pensamentos do Victor (não todos, vale ressaltar), e estava até com medo (de mim mesma) por ter encontrado tantas semelhanças em um vilão, afinal, além de protagonista, Victor também é, de certa forma, o/um antagonista.

Essa não é a única questão que torna o livro incomum: uma narrativa que alterna presente e passado não é coisa de outro mundo, mas tampouco é algo que se vê todo dia, e em "Vilão" isso é trabalhado brilhantemente.

Nunca havia lido nada dessa autora, mas ela me conquistou demais. Adorei a escrita dela; é muito viciante. Pretendo ler a sequência deste, e outros muito em breve. Abaixo, alguns dos trechos que mais me impressionaram:

"Ele não podia se dar ao luxo de pensar em ?próximo? ou ?depois?. Havia passado tempo demais pensando no ?agora?, esperando pelo ?agora?. Os únicos ?próximos? no mundo de Victor seriam curtos, rápidos"

"Victor refletia sobre muitas coisas. Sobre si mesmo (se era imperfeito, especial, melhor, pior) e sobre as outras pessoas (se eram todas tão estúpidas quanto pareciam)."

"Era um solitário por opção [...] geralmente preferia se manter distante e apenas observar"

King Nikolai wife 18/08/2021

um livro pra gente bem dodói, amei
gente psicopata, poderosa e homens e mulheres gostosos, tudo que existe de bom na literatura, além de ter homem lindo adotando crianças

lia 14/06/2021

Um novo favorito
Não sei dizer o que eu esperava desse livro, mas ele me surpreendeu de todas as formas e conseguiu ser diferente de tudo que eu já tinha lido. A única coisa que não me deixou dar 5 estrelas foi que em uma certa parte da história a leitura fica um pouco arrastada, mas nada que me incomodasse muito.
O grupo mais improvável fez eu me apegar de um jeito absurdo e eu tô louca para ler a sequência, esse livro te deixa curioso, revezando entre presente e passado e fazendo com que você sinta cada vez mais vontade de ler.
Adorei o jeito que ele retrata o bem e o mal, o vilão e o herói e como isso depende de quem está contando a história, assim como o fato de alguém poder decidir se uma pessoa merece uma segunda chance ou não, brincando de ?Deus?.
Tenho várias reflexões sobre esse livro e acho que vale muito a pena todo mundo ler.

Marie 07/02/2022

DE CAIR O CÚ DA BUNDA
Eu AMEI que a história é contada entre o presente e o passado, e você vai descobrindo o que aconteceu ao mesmo tempo que tenta encaixar com o que está acontecendo. Fora que você consegue ver de perto como as pessoas mudam, distorcendo muito bem os conceitos de "bem e mal", "herói e vilão".

E sim eu me apaixonei pelo Victor, e não me arrependo de nada!

Amanda.Jakovacz 30/12/2022

Que livro bom!! Me prendeu muito, parecia um filme (inclusive seria tudo).
Eu amei quase todos os personagens, Sidney, Victor, Mitch, Dominic (Eli o que que eu tenho a ver)...
O final foi muito bom, fiquei vidrada! Queria um pouquinho mais pra ver como iria ficar a relação dos três depois de tudo ? ou uma interação Victor-Sidney ali no final. Preciosos!

may may 27/01/2023

Realmente, a Schwab não decepciona nunca. Já é o sexto livro que leio dela e o quarto a entrar pros favoritos. Muito bom!
O livro não tem nada de romance, nem migalhas. Mas não fez falta nenhuma na história, então se você é do tipo que só lê caso tenha romance eu aconselho dar uma chance pra esse livro, porque com certeza vale a pena.
Pra quem é fã de x-man ou DC esse é o livro perfeito.
aninha415 27/01/2023minha estante
É +14 ?

may may 27/01/2023minha estante
se eu não me engano é +16, mas é mais por conta da violência eu acho

aninha415 27/01/2023minha estante
Ah sim

Nadye 11/05/2020

Esperava mais
?Victor e Eli são ambos considerados mentes brilhantes na faculdade onde estudam, logo acabam se aproximando e criando uma amizade com uma perceptível rivalidade. Quando durante a escolha de Tema de seus trabalhos de graduação Eli decide escolher como assunto os EOs, pessoas extraordinários que apresentam superpoderes, Victor acaba sendo envolvido na pesquisa. O que antes parecia apenas uma lenda urbana, se mostra possível de ser realizado e a partir daí as coisas começam a ficar desastrosas. Tudo isso culmina com Victor na cadeia e com uma enorme sede de vingança contra Eli. Anos depois Victor escapa da cadeia e a vingança é seu único desejo.

? Vilão foi um livro muito comentado no mundo literário, sendo assim eu iniciei essa leitura com as expectativas lá em cima e mesmo que o livro não seja ruim eu acabei decepcionada.

? A narrativa se alterna entre passado e presente, eu pessoalmente adoro livros que mantém essa narrativa. A leitura flui de maneira rápida e os flashs backs nos deixam como uma grande curiosidade que torna impossível largar o livro. O conflito entre Eli e Victor é incrível e nos envolve desde os primeiros capítulos.

? A história em si me agradou até certo ponto. A autora criou um mundo sensacional que poderia ter sido explorado de maneira mais aprofundada de diversas formas, mas em algum momento esse aprofundamento acontece, o que para mim já tirou alguns pontos do livro.

? Além disso outro ponto que não me agradou foi como a história se desenvolveu. Desde o início o ponto forte para mim foi o embate entre Eli x Victor e a partir da metade do livro os personagens secundários entram em destaque tirando o foco desse embate. Vale ressaltar que esse personagens secundários não são nada bem construídos o que pesou ainda mais para eu não ter gostado dessa escolha da autora.

? No geral vilão é um ótimo entretenimento. Eli e Victor nos deixam presos em sua história, e mesmo ambos não sendo heróis acabamos escolhendo nosso lado.

Belo.Costa 19/04/2022

Que livro meus amigos, que livro....
Livro perfeito, sério, esse é viciante, No começo é meio enrolado, demora pra gente engatar a leitura, mas depois que vai... Olha sem palavras. eu amei os personagens, amei que tudo ficou explicado, amei a história, os pontos de vista, os poderes e personagens, leitura rápida e fluída..

lauraa 07/01/2023

devorei o livro basicamente, qnd eu vi n conseguia parar de ler
achei uma vibe bem megamente e flatliners
no caso o livro fala sobre ex besties, um ateu frio e um crente popular que acabam por descobrir algo bizarro, mas n acaba dando mt certo e logo acabam virando inimigos????
achei bem bacana q nesse livro n tem mocinho, e sim só gnt q faz merda