A rede de Alice Kate Quinn

Resenhas - A rede de Alice

Nayara Magalhães 19/01/2022

A rede de Alice
Um livro inspirado em histórias reais, com mulheres inspiradoras e fortes!
Recomendo esse livro, para que todos conheçam a Rede de Alice.

Clarissa 20/04/2020

Mulheres na luta
Está é a historia que intercala entre Eve e Charlie. Eve uma senhora ex espiã da primeira guerra mundial e Charlie uma jovem solteira grávida, que tem como meta encontrar sua sua prima e melhor amiga Rose, que desapareceu durante a segunda guerra mundial.
Durante a leitura vamos conhecendo o protagonismo das mulheres na luta contra a guerra. Na primeira guerra mundial a rede de Alice foi um esquema de espionagem na França, embora seja uma ficção, o romance possui muitos fragmentos de histórias reais, especialmente no que diz respeito às redes de espiãs que deram a vida contra a guerra.
No decorrer do enredo, ambas buscam respostas... Só o que não sabem é que o elemento central para suas perguntas é o mesmo para as duas.

Andy.Sena 19/09/2021

Não fui uma grande fã da história, mas não é porque seja chata ou algo do tipo, é porque não conseguir me conectar com as personagens, ou melhor, com a Charlie. Amei as partes da Eva e por mim teria pulado todas da Charlie se isso não fosse atrapalhar o entendimento da história. Foi algo maravilhoso vê como as mulheres brilharam como espiãs durante as Guerras, como fizeram de machos escrotos meros palhaços. Amei o final do Renê e foi bem pouco. É um livro rico com fatos ligados as 2 Grandes Guerras.

Danielle 19/03/2020

Gostei
Daria um ótimo filme! Leitura fluida e interessante.

Gleiciane.Aline 09/03/2020

Esse livro é simplesmente maravilhoso. Ele é contado por duas pessoas, o que eu amei foi o fato de uma contar em 1915, durante a Primeira guerra mundial e a segunda contar em 1947, logo após a segunda guerra mundial e no final as histórias de cada personagem terem um mesmo objetivo. Achei muito interessante a história e adorei a escrita. Foi bem tranquila de ler e me prendeu do início ao fim. Eu amei o fato de mostrar que mesmo em uma época onde as mulheres eram consideradas inferiores e julgadas por suas diversas ações, elas lutavam pela pátria, lutavam por sua vida e faziam suas escolhas sem se importar com o que os homens iriam pensar. Mostra mulheres fortes, corajosas e simplesmente encantadoras.

a.bookaholic 21/09/2020

Em 1947, pós Segunda Guerra, Charlotte vai para a Europa para resolver seu Pequeno Problema. Mas no lugar disso ela resolve seguir as poucas pistas que conseguiu juntar sobre o desaparecimento da prima na guerra. Isso a leva até uma mulher excêntrica, com mãos deformadas e uma perigosa e constante combinação de arma engatilhada nas mãos com bebida alcoólica na cabeça. Trata-se de Eve, que foi espiã durante a Primeira Guerra. Mas... o que liga a prima de Charlie, que desapareceu na Segunda Guerra, com Eve, na Primeira?

Com capítulos intercalados entre a busca de Charlie em 1947 e a vida dupla de Eve durante a Primeira Guerra, vamos aos poucos descobrindo o que aconteceu nesses passados traumáticos em dois momentos terríveis da História. Trabalhar com espionagem, especialmente para uma mulher, significava ir bem além do que gostaria de fazer. Elas precisavam se submeter a diversos tipos de coisa para conseguir informações e, ainda por cima, corriam o risco de serem tratadas como traidoras ou espiãs duplas por isso.

A referência no título do livro de fato existiu. Alice era o codinome de Louise de Bettignies, que comandava essa rede de espiões. A autora foi fiel aos acontecimentos da vida dela para escrever esse livro. Ao longo da trama, temos muitos outros nomes de espiãs, tornando o livro um tributo a essas mulheres. Outros muitos dados históricos também são verdadeiros.

O livro tem uma narrativa ótima. Ele tem alguns momentos tensos (como por exemplo quando chega a descrição de como os dedos de Eve ficaram daquela maneira), mas também tem muitas passagens mais leves para nos dar fôlego. Sempre que eu leio livros passados em guerras eu preciso achar um livro leve para ler depois, mas justamente pela narrativa já ter esses fôlegos sinto que não vou precisar dessa vez. O livro nos deixa vidrados e, por mais que tenha suas 500 páginas (fator que me intimida, confesso uahuha), foi muito rápido de ler. Pensei que levaria duas semanas, mas o li em uma, que é meu ritmo normal para livros de 300 páginas.

Esse livro consegue ser informativo, intenso, doce, triste e lindo, tudo ao mesmo tempo. Eu recomendo muito, muito mesmo!

site: instagram.com/a_bookaholic

Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 22/07/2019

Uma roadtrip fantástica pela França
Sabe aquele livro que você fica com sensação abstinência quando ele não está por perto pra você ler? É esse!
Baseado no meu gosto pessoal de leitura encontrei 2 defeitos nele, mas nem isso impediu que se tornasse meu favorito.
A história começa com Charlie St. Clair chegando à Inglaterra para um Compromisso (sim, com letra maiúscula). Mas então ela muda de ideia, e parte para encontrar Evelyn Gardiner, a única pessoa que poderia saber sobre o paradeiro de sua primeira, Rose, que desapareceu durante a 2ª guerra mundial. Esse encontro as leva para viagem de carro, passando por várias cidades da França em busca da garota perdida. Mas essa é só uma linha temporal, por que Kate Quinn alterna a narrativa entre os anos de 1947 e de 1914, onde vamos descortinando também a triste história de bravura de Gardiner. Aos poucos, percebemos que a busca de Charlie tem muito em comum com a de Eve.
Os pontos negativos: achei que alguns fatos da narrativa de 1947 não se encaixaram muito bem, faltou um pouco de realismo em algumas partes. E segundo, achei um pouco decepcionante que a autora tenha incluído uma história de amor mais pro final do livro, mas reforço: é um gosto (ou não-gosto haha) particular meu de leitura.
Cheia de fatos históricos reais, inclusive alguns que eu não tinha conhecimento, A rede de Alice é uma deliciosa roadtrip. Vale a pena ir pesquisando sobre cada cidade citada no livro para aumentar a experiência de imersão.
Pedro Neto 06/10/2019minha estante
Excelente comentário!!! Parabéns!!!

Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 07/10/2019minha estante
Obrigada Pedro!! :D

Vanessa 27/01/2020minha estante
Olá Gabs! Eu estou com esta mesma sensação! Estou aqui ansiosa para chegar em casa e poder continuar a minha leitura! Já sinto que vou entrar em crise de abstinência quando o livro acabar rsrs. Uma história muito bem escrita, com toques cômicos (dentro do possível, dada a circunstância caótica). De fato, nem acabei e já sinto que é um dos meus livros favoritos.

Juliagiordani 18/05/2020

Delícia de leitura
Um dos melhores livros que li recentemente. Curioso, surpreendente e com um enredo delicioso. Como não querer ser amiga de Charlie e Eve?!

06/08/2020

Fazia tempo que não lia um livro tão bom
Eitaaaaa que bela surpresa. A rede de Alice é o tipo de livro que te lembra pq você ama ler. O tempo passa e a gente nem nota. O livro é envolvente do começo ao final. Tem romance, drama, suspense. Livro completo!!! Não deixe de ler ???

Amanda 13/08/2022

Encantada com todo o trabalho de pesquisas e aprofundamento que a autora teve ao construir esse livro e também com sua delicadeza ao alterar algumas histórias e personagens e justificar isso em suas notas. Percebe-se o respeito dela para com os leitores e demonstra a grandeza dessa obra.
Um livro muito bem escrito, com personagens incríveis e realistas, que te prende do início ao fim. É uma pena que muitos dos fatos relatados aconteceram, mas que bom que temos trabalhos como deste livro pra registrar e não deixar que caia no esquecimento, utilizando da literatura para atingir as novas gerações.

Duda @pagesofduda 14/04/2020

A rede de Alice
Que leitura incrível, devorei este livro muito rápido. Mergulhei na história de cabeça, não conseguia parar de ler. Vale muito a pena.

Drika 23/06/2021

Interessante
Não é o tipo de livro que mais gosto, leitura desgaste e um pouco entediante.
Mas é um relato precioso da importância e força das mulheres em tempos de guerra.

Juliana 18/03/2021

Romance histórico maravilhoso! Com duas linhas narrativas - uma durante a 1ª Guerra Mundial e outra no pós 2ª Guerra Mundial - mergulhamos na história das mulheres espiãs e seus feitos durante a 1ªGM.

Não conhecia nada sobre a vida das personagens do romance e achei muito interessante saber que boa parte da história se baseia em fatos reais.

Ca Melo 27/08/2020

Mais uma indicação da Reese Whiterspoon que eu adoro
A rede de Alice foi uma leitura que me surpreendeu e de forma muito positiva. Eu não tenho o hábito de ler livros de ficção histórica, porque apesar de gostar muito de conhecer sobre contextos passados, tenho a errônea impressão que o livro adotará o estilo de um livro didático de História. Muito pelo contrário, Kate Quinn desenvolve uma narrativa tão envolvente que é difícil interromper a leitura.

A partir de duas diferentes perspectivas e tempos cronológicos, a Primeira e a Segunda Guerras, somos envolvidos na trama de duas protagonistas mulheres e os desafios que elas vivem por pensarem diferente do que uma sociedade patriarcal espera. Mais do que isso, estamos diante de mulheres que além de não seguirem determinados padrões, também acreditam que têm condições de lutar na guerra, o que nos leva ao serviço de espionagem em que a força feminina conseguiu atuar de maneira muito perspicaz.

Quando se pensa em guerra, a maioria dos livros ficcionais se dedica em retratar algum episódio do Nazismo e as atrocidades cometidas contra os judeus, o que não é um problema. A rede de Alice se diferencia não por colocar em foco a Primeira em detrimento da Segunda, mas de apresentar ao leitor as suas consequências em diferentes países, tratando principalmente dos traumas daqueles que sobreviveram (tema este recorrente nas obras do autor italiano Primo Levi). Com uma narrativa que não gira em torno apenas das protagonistas Charlie St. Clair e Eve Gardiner, somos imersos nos mistérios acerca de outras mulheres que fizeram parte de suas vidas. No decorrer das páginas o leitor é conduzido a montar o difícil quebra-cabeça que as une, mesmo com uma lacuna de mais de 30 anos.

Alternando o foco narrativo ora sob a perspectiva em primeira pessoa de Charlie no presente (1947), ora com a perspectiva em terceira pessoa de Eve no passado (1915), os capítulos são construídos de maneira a deixar cliffhangers, finais abertos que dão ganchos a novos desdobramentos na história. E fica aqui o alerta de gatilho para aqueles que são sensíveis às cenas de violência, tortura e abusos sexual e psicológico. É importante deixar claro, mesmo que o contexto seja o de guerra e cenas como essas são comuns, infelizmente.

A rede de Alice foi um dos melhores livros que li nesse ano e o considero de extrema relevância ao retratar o papel de mulheres reais que não tiveram o devido reconhecimento. A nota da autora ao final do livro chama atenção para esse aspecto. Kate Quinn compartilha o resultado de sua pesquisa sobre o assunto e detalha quais fatos reais lhe inspiraram a construir suas personagens e acontecimentos ao longo do livro. Essa leitura também me despertou a vontade de conhecer outras histórias que abordam as mulheres em contextos de guerra, como A guerra não tem rosto de mulher, da autora Svetlana Aleksiévitch.

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/08/27/resenha-a-rede-de-alice-de-kate-quinn/

Karinabparaujo 29/02/2020

Neste romance histórico hipnotizante, duas mulheres - uma espiã recrutada para a Rede de Alice, esquema real que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, e uma universitária americana que busca sua prima ao final da Segunda Guerra - são unidas em uma história de coragem e redenção