A rede de Alice

A rede de Alice Kate Quinn

Resenhas - A rede de Alice

Gabi 24/02/2020

Maravilhoso!!!
Ficção inspirada em história real, A rede de Alice, intercala histórias da primeira e segunda guerra mundial.

Charlie e Eve são nossas protagonistas, duas mulheres fortes que encontram apoio uma na outra em prol de um objetivo que se torna comum entre elas no decorrer do livro.

"A rede de Alice foi um esquema de espionagem montado em 1915, no auge da primeira Guerra Mundial. Formado por oito pessoas, o grupo colaborava com a Inglaterra, por meio da coleta de informações sobre as tropas e ocupações alemãs na Bélgica, França e Holanda. Os espiões se dividiam entre as fronteiras dos países e cidades estratégicas, como Lille, reproduzindo mapas, planos e fotografias em folhas finas de papel que eram transportadas, principalmente, por Alice".

É uma história de mulheres inspiradoras, que lutavam de diversas maneiras pra conseguirem o fim da guerra.

Recomendo demais esse livro, principalmente pra quem curte romances históricos.
Ieda.Marques 24/02/2020minha estante
Com certeza já vai para minha lista de desejados!!! Grata!

Gabi 24/02/2020minha estante
Ieda, vale a pena mesmo!!!

Ana Paula Avila 25/02/2020minha estante
Uma das minhas melhores leituras de 2019 ? Entrou pra minha lista dos favoritos da vida

Marcos.André 15/07/2020minha estante
Desse ano, foi a melhor leitura que fiz, e ainda com Simplesmente Blue e Jardim de Inverno, foram meses imergidos nessas histórias

Gabi 15/07/2020minha estante
Marcos, Simplesmente Blue eu tenho, mas ainda não li.

Marcos.André 16/07/2020minha estante
Pois o que está esperando, vai ser imergido nela, assim como a A Rede de Alice, mas não tem nada com a Guerra, se vc quer ler algo no mesmo ritmo, Jardim de Inverno e As Damas do Dia D, são uma boa leitura

Ieda.Marques 16/07/2020minha estante
Jardim de Inverno eu já li 3 vezes. Apátrida também é um livro incrível sobre a guerra, o qual também já li 3 vezes. Simplesmente Blue já vai para a minha lista de desejados. Grata ao Marcos.

Marcos.André 16/07/2020minha estante
Fico Grato por ter Ajudado, são grandes livros, merecem ser lidos, uma experiência maravilhosa.

Mirella Cabrera 29/08/2021minha estante
Há muito tempo não lia um livro que me tocasse tanto. Ao final quando a escritora relata que muitos eventos foram reais fiquei ainda mais admirada da coragem das mulheres que fizerem parte da Rede de Alice e muito triste pela falta de reconhecimento das mesmas.

Marcos.André 16/01/2022minha estante
Tem mais livros, como As Damas do Dia D, do Dam Brown e pode haver mais livros sobre o tema, realmente precisam de um reconhecimento muito importante, mas se formos ver, estão aí, em algum lugar, estátuas, museus e até mesmo outras obras tanto na literatura como no cinema que fazem alusão as mulheres durante a guerra e em outras calamidades da história.

Marcos.André 16/01/2022minha estante

Claudia Cordeiro 28/11/2019

Cansaço de tudo que remete ao politicamente correto. Não precisava dizer coisa do tipo "eram mulheres que não podiam ser derrotadas", "por incrível que pareça a líder era uma mulher", etc
Sem falar de coisas bobas como dizer ao vilão (estereotipado) que ele era "trouxa".
Gostei mesmo de livros marcantes como O Rouxinol e A Escolha de Sofia, nos quais pessoas são pessoas apenas. Não rótulos.
E que apego à prima. Ainda se fosse uma irmã... Bom, não consegui ter empatia com isso.
Chello 07/12/2019minha estante
Obrigado! Vou pular fora kkk

Claudia Cordeiro 07/12/2019minha estante
Bom, eu achei kkkk ngm hj em dia leu A Escolha de Sofia...

Hester1 16/01/2020minha estante
Eu li A escolha de Sofia e achei maravilhoso. Estava muito afim de ler, mas após sua resenha mudei de ideia. É ruim pagar tão caro por livros vendidos como maravilhosos, e descobrir que não é bem assim. E este especificamente não é barato.

@day_eng 29/01/2020minha estante
Quero muito ler esse livro, caso tuver interessem em trocar pelo plus ou livro X livro aceito rsrs

Laiza 15/10/2020

A Rede de Alice - Kate Quinn
Quando comecei A Rede de Alice, já senti que seria um livro que iria me marcar profundamente, e que com certeza iria entrar na lista de favoritos. E eu não poderia estar mais certa. Aqui acompanhamos a história de duas mulheres diferentes em contextos históricos distintos, mas que se complementa. Inicialmente, estamos em 1947, e somos apresentados a Charlie St.Clair. Charlie está grávida e solteira, para o desapontamento de seus pais. Como uma forma de resolver o seu "problema", seus pais a levam para a Europa para um "Compromisso". Ao fazer uma pequena parada na Inglaterra, e decide procurar pistas acerca do desaparecimento de sua prima, Rose, de quem não houve falar desde o final da segunda guerra mundial. As únicas pistas que Charlie têm, à levam a Evelyn Gardiner; uma senhora com problemas de gagueira e alcoólatra, que não parece muito disposta a ajudá-la. O segundo tempo da história, apresenta a própria Evelyn em 1915. Evelyn é recrutada como espiã para o exército inglês, e atuará na França ocupada em Lille, em conjunto a outras mulheres, na famosa rede de espionagem chamada de Rede de Alice.

Temos aqui uma história que mistura elementos fictícios com fatos reais. A rede de Alice de fato existiu, atuando fortemente nos territórios franceses ocupados, com o objetivo de coletar informações estratégicas que pudessem dar aos aliados pistas sobre eventuais movimento de tropas, recursos ou ataques. No livro, a autora traz personagens que de fato existiram dentro do esquema, mas de forma fictícia explora em conjunto com seus personagens, possíveis narrativas e acontecimentos. Isso com certeza da um outro gosto para a leitura, porque vamos conhecendo esse episódio da história que muitas vezes acaba ofuscado. No final do livro ela explica o que em sua história condiz com o real ou não, o que apenas aumenta ainda mais o desejo de saber mais sobre a rede de Alice.

É claro que, falando de uma rede de espionagem com a forte atuação de mulheres, temos, oportunidade de descobrir um pouco mais a atuação das mulheres na primeira guerra mundial, bem como as dificuldades e barreiras que elas enfrentaram. Desde os impasses que as mulheres tinham para atuar dentro das forças armadas, as dúvidas acerca de suas capacidades, como também as condicionantes que essas mulheres se submetem e aceitam para aturar enquanto espiãs. Como elas serviam em territórios ocupados, estes já tinham bastante violência e humilhação contra os civis, além da privação de alimentos, água, remédios, e as prisões e torturas contra aqueles que atuavam na resistência. Então, os espiões - não apenas aqueles que eram enviados pelos britânicos, mas os próprios franceses que estavam na resistência - tinham consciência dos riscos e eventuais ameaças que poderiam enfrentar. Não era um trabalho fácil, mas com certeza, ser uma mulher em território ocupado é mais assustador ainda: a violência sexual e de gênero eram, infelizmente, cotidianas; fossem elas de forma direta, ou até mesmo em detalhes, como a miséria e o desespero em alguns casos levando a estas mulheres a prostituição para conseguir alimento. No caso das espiãs, muitas descobriram que o uso do corpo muitas vezes torna-se a única saída para se livrar de uma eventual revista alemã, prisão, ou etc.

Mas os papéis das mulheres não são apenas levantados em relação a guerra, também temos o aspecto pessoal e cotidiano a ser explorado. A restrições e imposições que as mulheres tinham, em relação a liberdade sexual, financeira; bem como as estigmatizações do papel feminino como mulheres recatadas, femininas, e esposas. Essas discussão mais pessoal está bastante presente na história de Charlie, que ao estudar em uma graduação de matemática e logo depois se encontra em uma situação considerada atípica para uma moça solteira na época, se vê limitada às condicionantes da sociedade. A busca por pistas do paradeiro de sua prima, também torna-se uma maneira de Charlie se libertar dessas amarras, impostas fortemente por seus pais.

A intercalação dos tempos entre os dois conflitos e as vidas das duas mulheres acaba fazendo com que o leitor fique totalmente viciado na narrativa. A autora vai calmamente conectando as histórias, e ao longo do livro percebemos como tudo está ligado e o que vai impactando no presente. Nosso primeiro contato com Evelyn se faz através de Charlie, então sabemos que sofreu ao longo da vida e em decorrência disso possui traumas psicológicos. Então, o leitor tem a noção de que precisa se preparar para uma história dolorosa. Isso torna a leitura angustiante, pois você tem a expectativa de que algo acontecerá, o que deixa nosso coração na mão. Cada revelação, acontecimento, e término de capítulo, faz com que seja difícil demais largar o livro. Conforme a história avança para o final, o leitor fica cada vez mais imerso no livro e ansiando em descobrir como tudo irá terminar; Kate Quinn traz o ápice de sua história com maestria e carregado de ação e reviravoltas. Tudo se desenrola e encaixa perfeitamente.

Ao ler algumas resenhas, percebi que algumas pessoas não conseguiram se conectar com a parte de Charlie ou acharam que foi algo bem superficial, em relação a história de Evelyn. Para mim, ambas cumprem propósitos diferentes e é justamente a conexão entre as duas que traz a história o sentimento de união e superação. Ambas encontram uma na outra a força necessária para seguir em frente e para acertar as contas com o passado; é essa aliança e empatia entre essas mulheres que completa a narrativa. Ademais, acho que comparar as vivências entre as duas mulheres algo complicado; já que temos um contexto histórico totalmente diferente, além de que havia expectativas e estigmas diferentes sobre essas mulheres. Ambas as histórias possuem relevância ao abordar questões inerentes ao papel feminino, pois ambas debatem situações e vivências diferentes, que no fim se complementam. A vida das mulheres não é interessante apenas quando se depara com algo atípico ou extraordinário, mas também em seus íntimos e cotidianos.

A Rede de Alice é um livro extremamente doloroso, impactante e angustiante. Uma história sobre mulheres fortes, que quebram padrões e vão atrás de seus próprios destinos. Foi uma leitura que demandou algumas semanas, já que ficava muito nervosa e ansiosa lendo, então quando você lê, você o devora; decidi ir lendo aos poucos, para sentir a leitura com calma. Para mim, esse é o tipo de leitura essencial; uma experiência capaz de prender o leitor, fazê-lo chorar, torcer, se angustiar, divertir, e tudo. Com certeza, tornou-se uma das minhas leituras favoritas da vida.

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2020/10/livro-rede-de-alice-kate-quinn.html
Daaan 16/10/2020minha estante
Ótima resenha! ?

Laiza 16/10/2020minha estante
Obrigada! ?

Valentina 15/12/2020minha estante
agora posso assinar embaixo! foi a complementariedade das histórias da charlie e da eve que me fisgou

Laiza 15/12/2020minha estante
Que bom que gostou amiga ????

CPF1964 03/08/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

Romance histórico ambientado durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Espionagem.
Paloma 04/08/2021minha estante
Procurando a opinião nesse resenha...?

CPF1964 04/08/2021minha estante
A opinião está em códigos......

CPF1964 04/08/2021minha estante
Nas estrelas....

Paloma 04/08/2021minha estante
???

Maíra Marques 04/10/2021

Melhor leitura do ano e a mais indigesta
É, certamente, um livro marcante. História baseada em fatos reais, com mulheres e fatos fortes (alguns profundamente tristes). Muitos livros silenciam o papel das mulheres na primeira e segunda guerra. Esse as coloca com um papel importante.
Dizem que uma guerra deixa cicatrizes profundas em quem sobrevive a ela. Esse livro consegue captar um pouco disso.
Duas passagens me tiraram o sono, uma real e outra fictícia. Confesso que tive que pausar, ler um livro levinho e continuar.
Terminei com aquele nó na garganta.
Não foi um livro fácil de ler.
Entrará para a lista de possíveis releituras e terá um lugar especial na lista de recomendados.
Tem gatilhos de estupro, violência contra a mulher e aborda tortura, causa desconforto, contudo é um romance histórico incrível.
Alan kleber 05/10/2021minha estante
Conhece o livro A Guerra Não Tem Rosto de Mulher? São depoimentos de mulheres que estiveram presentes nos acontecimentos da 2 guerra mundial. É impactante.

Maíra Marques 07/11/2021minha estante
Coloquei na lista de compras da BlackBook. Sempre gostei de história, vou tentar ler mais romances históricos e livros com viés histórico em 2022.

Maíra Marques 07/11/2021minha estante
Obrigada pela dica. ;)

Camila.Mendonca 25/01/2024

Esperava mais
Esse livro estava na minha lista há anos, então a expectativa era enorme.

O livro começou muito bem!! A temática de guerra e a rede de espiãs me pegou de cara. Mas com o decorrer da história senti que tudo foi se perdendo e se prolongando demais.

Em alguns capítulos eu não parava de virar a página e em outros ficava "acabaaa, pelo amor de Deus".

O livro poderia ser reduzido pela metade, mas acho que valeu a experiência.

Recomendo só pra quem tem muita paciência e gosta de histórias bem lineares.

Não dá pra falar que não foi bem desenvolvido! Nisso a autora foi genial.
Bheatriz.Lessa 09/02/2024minha estante
Putz tô entrando no capítulo 3 e doida pra abandonar. Si não abandonei pq só vejo gente falando q só melhora

Camila.Mendonca 09/02/2024minha estante
Aaaaai eu sou suspeita kkkkk no começo eu tava amando e pra mim só foi caindo o ritmo... mas até o cap 32, gostei bastante!! Tenta mais um pouquinho sim, se não rolar, aí vc deixa de lado

Bheatriz.Lessa 10/02/2024minha estante
É se eu já não tô gostando agora acho melhor abandonar. Em outra oportunidade tento

Maiiviss 24/05/2021

PERFEIÇÃO EM FORMA DE LIVRO! ??
O meu livro favorito! Li ele e saí panfletando para todos! Chorei como uma condenada, tive ódio de personagens, admiração pelas minha personagem favorita e dona do meu coração Eve Gardiner, a espiã mais f*da que já imaginei. Orgulho da ousadia, independência e coragem da Charlie. O final desse livro é emocionante demais! Só mulher f*da!!!!!

Resumo: perfeito em todos os sentidos.
Recomendo a todo ser humano!! KKKKK

... Nesse romance histórico hipnotizante, duas mulheres - Uma espiã recrutada para a Rede de Alice, esquema real que ocorreu durante a primeira guerra mundial, e uma universitária americana que busca sua prima ao final da Segunda Guerra - São unidas em uma história de coragem e redenção...
Nay^^ 26/05/2021minha estante
Também saí indicando esse livro para todos!! Toda mulher deveria ler!! =)

Maiiviss 26/05/2021minha estante
Com certeza! São histórias tão diferentes e tão impactantes, que tornam o livro um POÇO de empoderamento.

Nay^^ 26/05/2021minha estante
Exatamente!! ?????

Karina Q. Belin 12/05/2022

Mais um livro que entrou para s lista de favoritos! Que escrita impecável! Kate Quinn entrelaça a história de duas mulheres e a guerra com perfeição, mesmo tratando de um tema tão delicado como a guerra, a autora não deixa a sensibilidade se perder no meio da narrativa e faz surgir uma linda história de amizade! Simplesmente amei e já quero ler mais livros da autora!
bibi 12/05/2022minha estante
parece muito legal

Karina Q. Belin 12/05/2022minha estante
Você vai gostar ?

Anna.Bettoni 14/05/2022minha estante
?????

Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 22/07/2019

Uma roadtrip fantástica pela França
Sabe aquele livro que você fica com sensação abstinência quando ele não está por perto pra você ler? É esse!
Baseado no meu gosto pessoal de leitura encontrei 2 defeitos nele, mas nem isso impediu que se tornasse meu favorito.
A história começa com Charlie St. Clair chegando à Inglaterra para um Compromisso (sim, com letra maiúscula). Mas então ela muda de ideia, e parte para encontrar Evelyn Gardiner, a única pessoa que poderia saber sobre o paradeiro de sua primeira, Rose, que desapareceu durante a 2ª guerra mundial. Esse encontro as leva para viagem de carro, passando por várias cidades da França em busca da garota perdida. Mas essa é só uma linha temporal, por que Kate Quinn alterna a narrativa entre os anos de 1947 e de 1914, onde vamos descortinando também a triste história de bravura de Gardiner. Aos poucos, percebemos que a busca de Charlie tem muito em comum com a de Eve.
Os pontos negativos: achei que alguns fatos da narrativa de 1947 não se encaixaram muito bem, faltou um pouco de realismo em algumas partes. E segundo, achei um pouco decepcionante que a autora tenha incluído uma história de amor mais pro final do livro, mas reforço: é um gosto (ou não-gosto haha) particular meu de leitura.
Cheia de fatos históricos reais, inclusive alguns que eu não tinha conhecimento, A rede de Alice é uma deliciosa roadtrip. Vale a pena ir pesquisando sobre cada cidade citada no livro para aumentar a experiência de imersão.
Pedro Neto 06/10/2019minha estante
Excelente comentário!!! Parabéns!!!

Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 07/10/2019minha estante
Obrigada Pedro!! :D

Vanessa 27/01/2020minha estante
Olá Gabs! Eu estou com esta mesma sensação! Estou aqui ansiosa para chegar em casa e poder continuar a minha leitura! Já sinto que vou entrar em crise de abstinência quando o livro acabar rsrs. Uma história muito bem escrita, com toques cômicos (dentro do possível, dada a circunstância caótica). De fato, nem acabei e já sinto que é um dos meus livros favoritos.

Nay^^ 26/05/2021

Empoderador!
Ao contar a trama de duas mulheres fortes, esse livro envolve, inspira e traz reflexões maravilhosas sobre garotas e mulheres...
Charlotte Siclair não quer casar com um bom partido e ser apenas mais uma dona de casa. Com sua inteligência e habilidade com cálculos, ela acha que a vida de uma mulher pode ser mais que isso. Entretanto, ao se encontrar grávida sem um noivo ou namorado, sua vida muda radicalmente. Para completar, o desaparecimento de sua prima e melhor amiga, Rose, a qual sumiu durante a Segunda Guerra, não lhe sai da cabeça. Desobedecendo seu lado racional e seguindo sua intuição, Charlotte decide iniciar uma viagem à
procura de respostas: sobre Rose e sobre si mesma. Nessa viagem, depara-se com uma personagem singular: Evelyn Gardiner, uma mulher hostil e alcoólatra, mas que pode ter pistas que lhe revelem o paradeiro de Rose. À medida que convive com Evelyn Gardiner, Charlotte descobre mais e mais sobre o que ocorreu na vida de Gardiner, e como a vida dela pode estar interligada com as pistas sobre Rose...
Esse romance histórico possui o poder de despertar reflexões grandiosas sobre a natureza feminina, revelando suas forças e belezas, de uma forma que é impossível terminar o livro sem se sentir transformada em outra mulher, assim como as protagonistas, mais fortes e poderosas.
Maiiviss 27/05/2021minha estante
Resenha maravilhosaaaa! ?

Nay^^ 27/05/2021minha estante
Obrigada Victória!! ??

Caio Dantas Cabral 09/02/2022

fodonas: mulheres espiãs na 1ª e 2ª guerra mundial
uma das melhores ficções-histórica que já li!! achei o livro bem fluido, cheio de informações sobre a primeira guerra mundial, que eu acho pouco explorada, pois ofuscada pela segunda.

é um livro marcante, sofrido e que tem como maior destaque a força, coragem e participação das mulheres como espiãs, servindo de grande ajuda nas duas guerras.

esse livro é tipo: vamo galera meninas!! GIRL POWER, [*****]!!!
Larissa 09/02/2022minha estante
quero muito ler esse!!

Caio Dantas Cabral 09/02/2022minha estante
leia, é incrível!!

marianasb 06/11/2021

Quantas mulheres arriscaram tudo na guerra e são lembradas?
Histórias que se passam nas guerras mundiais têm um lugar especial no meu coração.

Esse livro me encantou ainda mais pela perspicácia da autora em entrecortar as narrativas fluidas e baseadas em fatos reais com a da jovem espiã inglesa Eve, na 1ª Guerra, e a jovem Charlie, a encontrando após a 2ª Guerra e pedindo ajuda para encontrar sua prima.

São "mulheres que não podiam ser vencidas", realmente "fleurs du mal - com força, perseverança e talento, floresciam em meio ao mal e inspiraram outras".

"Por que alguém se importaria com algo que lhe desse medo se aquilo precisava ser feito de qualquer jeito?"

"Um garoto erra com uma garota e desaparece sem consertar nada. Um homem comete um engano e arruma. Ele pede desculpas".

A Rede de Alice realmente existiu e eu nunca tinha ouvido falar, então o que posso fazer é indicar para que você também conheça, e me conte o que achou. ?
Val 07/11/2021minha estante
Terminei essa leitura semana passada e AMEI, concordo com você é preciso indicar esse livro para todos os conhecidos.

marianasb 16/11/2021minha estante
???

Mariana Dal Chico 04/01/2020

“A rede de Alice” de Kate Quinn foi publicado no Brasil pela Editora Verus que me enviou um exemplar de cortesia.

A indicação de leitura foi feita pela @albamilena que conhece bem minhas preferências literárias e acertou em cheio!

Escolhi “A rede de Alice” para me acompanhar numa viagem de férias para a praia com a família e, apesar de ter temas pesados, fiquei completamente envolvida pela leitura que acabei devorando suas 517 páginas em 2 dias.

O livro é um romance histórico que conta a história de duas mulheres, Eve Gardiner trabalhou como espiã nas duas grandes guerras mundiais e hoje sofre as consequências. Charlie St Clair é uma jovem que em 1947 está grávida, não é casada e resolve se libertar das amarras dos pais para buscar sua prima desaparecida durante a II GM e, em suas pesquisas, se deparou com o nome de Eve Gardiner.

A autora baseou alguns personagens em pessoas reais, Louise de Bettignies foi considerada a rainha das espiãs, que comandou uma das redes de espionagens mais bem-sucedidas da primeira guerra. Infelizmente, o massacre da cidade de Oradour-sur-Glane também é real e permanece um mistério até os dias de hoje.

As personagens são cativantes, ainda que eu tenha uma predileção por Eve. O desenvolvimento das personagens e do enredo, fez com que eu não conseguisse deixar a leitura de lado.

O vilão da história é um pouco caricata, mas a escolha por ele ser um aproveitador e não algum oficial do exército foi acertada. Ele faz muitas citações à Flores do Mal de Baudelaire, que fiquei com ainda mais vontade de ler.

Gostei muito da leitura, foi perfeito para entretenimento e descanso da montanha russa que é a vida no mês de dezembro.

site: https://www.instagram.com/p/B65gbQrjtLq/
lourdes 15/01/2020minha estante
Sua resenha me deixou mais animada para ler o segundo livro que escolhi para ler em janeiro.

Mariana Dal Chico 15/01/2020minha estante
Obrigada e boa leitura!

Mandy 16/03/2021

Sem palavras.
Acabei de ler A Rede de Alice hoje, nesse exato momento, então? venho escrever essa resenha sem muito em mente, sem um roteiro determinado, mas uma coisa é certa: é um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida (quiçá o melhor, mas isso precisa ser bem analisado depois).

Nunca li nada similar. A forma como Kate Quinn mesclou histórias reais com a ficção foi incrível! Genial, no mínimo!

A escrita é fluída. Tanto que eu nem senti que o livro tinha 500 páginas! Cada capítulo é de tirar o fôlego! Tem tudo em um só livro: suspense, ação, romance, intrigas. Tudo! É magnífico e completo.

Eu, realmente, não vejo nenhum furo na história. Totalmente encantador. Sou só elogios! Recomendo para todos e, principalmente, para todas. Todas as mulheres precisam ler este livro. Descobrir sobre figuras históricas que fizeram a diferença durante a 1ª e 2ªGuerra Mundial, se envolver e admirar cada passo dessas mulheres incríveis.

Esplêndido.
Eseraphim 16/03/2021minha estante
Esplêndido é a palavra mesmo. Livro muito rico, com ótima narrativa e personagens fantásticas

JuEscar 16/03/2021minha estante
Tá na lista com certeza !!

Tiago Paiva 26/09/2020

Mistura de ficção com realidade e um duo entre Eve e Charlie
Um enredo bem construído, trazendo fatos históricos ligados a vida caótica das personagens. E que vidas movimentadas, meu pai.

Ps. Uma agonia na mão do meio do livro em diante kkkkkkkkkk
Thais.Batalha 12/07/2023minha estante
Tu achou movimento? Eu espero mais caos

Thais.Batalha 12/07/2023minha estante
Gostei, mas esperava mais... Minha parte favorita foi a Nota da Autora falando sobre os fatos historicos...