María dos Prazeres

María dos Prazeres Gabriel García Márquez

Resenhas - María dos Prazeres

Helder Cavalcante 29/12/2023

Interessante
Um clássico de Gabriel Garcia Marques. Li em espanhol. Muito bom. Consegui acompanhar bem. Tem as características peculiares do autor.

Julia.Dani 11/12/2023

Maria dos Prazeres
Leitura curta e muito fluída, porém com uma profundidade bem própria do Gabo! O autor consegue criar uma personagem muito profunda e complexa em poucas páginas!

Tiago343 16/07/2023

Pois então
Não é exatamente o que eu esperava apesar de eu não esperar nada do livro, é bem legal, li em espanhol e é provável que isso influenciou na qualidade da leitura, meu primeiro conto do Gabo.

Joseane 28/06/2023

Uma reflexão sobre a velhice
O conto provoca uma importante reflexão sobre a velhice. O que as pessoas esperam da velhice? Velhice e sexualidade não são rivais, pelo contrário, o conto mostra que pessoas idosas têm vida sexual (e não apenas por María dos Prazeres ser uma prostituta). Além disso, também há uma provocação sobre o conceito de beleza estar unicamente atrelado à juventude, demonstrado no sentimento da personagem quanto às olhadas e investidas do motorista.
A chegada da velhice não é uma sentença de morte.
Jana 13/07/2023minha estante
Acabei de ler este conto, em espanhol mesmo e fiquei muitoooo perdida com o final!!

Thaís Brito 24/06/2023

Um conto do Gabo sobre uma brasileira
Li esse ebook e adorei descobrir que temos uma personagem amazonense em um dos contos do Gabo. Aliás, eu sou bem desavisada mesmo e baixei esse título sem saber que esse conto tá inserido no livro Doze Contos Peregrinos, que tá na minha estante ainda sem eu ter lido. E foi uma loucura ter uma história que consegui conectar com várias experiências recentes: uma puta que acha que vai morrer e começa a treinar o cachorrinho pra ir chorar por ela no cemitério (lembrei do cachorrinho de Uma Questão de Química), num lugar que escolheu por ficar bastante longe do mar, já que ela não quer um cemitério que possa ser inundado (no dia em que eu concluí uma reportagem sobre o cemitério que está sendo engolido pelo mar no Ceará). Eu adoro essas conexões loucas. E amei esse conto. Pra seguir meu relacionamento sério com Gabo!

Ana.Botov 26/05/2023

Espanhol fácil pra quem já tem um domínio da língua e ótimo pra um primeiro contato com Gabo
Esse conto foi o meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, e posso dizer que amei. Li em espanhol e foi uma leitura que fluiu demais, sem eu precisar ficar interrompendo pra procurar palavras no dicionário.

A história em si é muito reflexiva e triste. Me surpreendeu muito saber que María dos Prazeres era brasileira, mas depois faz todo sentido.

baracho.rodrigo 05/05/2023

Gostei
María dos Prazeres presagió su propia muerte, preparó su funeral, compró una tumba en Montjuïc y se resignó a esperar en su pequeño piso de Gracia.

Jose 23/02/2023

María dos Prazeres é um pequeno conto do colombiano Gabriel García Márquez (mais conhecido pelo seu livro Cem Anos de Solidão), e a edição que li é uma em espanhol da PenguinLibros, num selo de histórias curtas chamado Flash Relatos. Foi a primeira história completa (mesmo sendo curtinha) em espanhol que li na vida. Foi um ótimo exercício de compreensão e uma leitura muito agradável.

A protagonista, María dos Prazeres, é uma senhora brasileira vivendo em Barcelona que teve presságios de sua própria morte e começou a se preparar para o dia derradeiro. Ela comprou um túmulo, pesquisou por lugares e tornou sua morte um projeto de vida.
A construção da personagem, da sua vida e de algumas poucas pessoas que a cercam, é magnífica. Em pouquíssimas páginas, conseguimos conhecer muito de María, que teve uma vida difícil e se moldou a partir das dificuldades. É um conto pesado e emotivo, mas que vale muito a pena conhecer.

Poliana 25/01/2023

Começando a ler em espanhol
Nunca havia lido nada de Gabriel García Márquez e esse conto sem dúvidas foi um ótimo jeito de me aventurar pelo realismo mágico do autor.

riamarialuiza 23/11/2022

En aquel instante, María dos Prazeres superó el terror de no tener a nadie que llorara sobre su tumba
Nem sei o que falar desse conto e do poder que a narrativa do Gabo tem. Completamente apaixonada por ele e me sentindo sortuda pelo exercício de lê-lo em espanhol. Viva a literatura latino-americana! E obrigada Gabo, por María e Noi.

Thiene Morais 31/08/2022

Um final a lá traiu ou não traiu
Sou suspeita para falar porque amor Gabo! Mas que livro, minha gente.

Ouvi dizer que é infantil, mas não é..

O livro é curtinho, mas a Maria é apaixonante e da para enxergar todas as nuances que gabo quis mostrar.

E o final? Você decide ?

Amei!!

Nic 25/07/2022

Perfeito
Curtinho e em espanhol, o livro (grátis na Amazon) é na verdade o conto 7 dos doze escritos pelo Gabo.
Passando-se na ditadura franquista espanhola, Maria, brasileira e puta aposentada, tem um sonho e o interpreta como o prenúncio da sua morte, desde o sonho ela começa a preparar tudo para o momento de sua passagem, desde a compra da lápide em um lugar alto para não alagar como em suas memórias de Manaus; até treinar seu cachorro e fiel companheiro Noi em como chorar e o caminho para visitá-la no cemitério.
Uma história gostosa, com um final melhor ainda quando Maria redescobre da maneira mais simples que mesmo quando a gente já está se preparando para a morte vem a vida e esfrega na nossa cara que nosso coração ainda bate e ainda temos coisas para viver e aproveitar.

Rafael Kerr 31/01/2022minha estante

Imna 23/01/2022

O livro conta a história de uma mulher que prevê a sua morte, e então começa a fazer todos os preparativos para quando isso acontecer.
O livro tem algumas partes não muito bonitas, porque a história de Maria não é bonita, desde ser vendida pela mãe até a forma que ela escolheu de se sustentar.
Ler em espanhol também foi um ponto alto, já que fazia tempo que não praticava, então, leitura produtiva.