María dos Prazeres

María dos Prazeres Gabriel García Márquez

Resenhas - María dos Prazeres

André 09/12/2021

Pela sinopse e pelo início do conto, estava esperando um conto mais "pessimista", em que trabalharia sobre a morte se uma maneira mais melancólica, mas vai bem além disso.

O conto não se prende a falar da morte em si, mas a apresenta apenas como um fato inevitável. Ela não representa o final, é só algo que faz parte da vida e, bom, fazer o que, né?

Mas o foco é mais na questão de como se viveu, do que se aprendeu/ensinou, da memória e ser lembrada por outros. E é bem interessante como a Maria dos Prazeres em um diálogo sobre como ela cuida do seu cachorro Noi acaba meio que falando disso, dizendo que geralmente os donos de cães poderiam ensinar coisas prazerosas e melhores aos seus animais, mas perdem todo o tempo ensinando coisas sofríveis a eles. Assim é com os humanos, muito tempo perdido com sofrimento, pouco com a vida de verdade.

E o final fecha perfeitamente essa reflexão, sobre como quando nós esquecemos de viver, tudo parece morte, mas às vezes nos surgem coisas que nos fazem lembrar dessa paixão que é viver.

Gabi 15/07/2021

Antecipando-se
À espera do momento final, de maneira lúcida mas ao mesmo tempo fantasiosa, Maria prepara seu entorno para o grande dia. O conto é ao mesmo tempo singelo e grave. Acho que vou ter que reler algumas vezes pra absorver tudo o que tem ali.

Aline 23/04/2021

Interessante
Apesar de classificado como literatura infantil, achei que aborda temas densos e até complicados!

Maria 20/04/2021

Segunda vez que leio Gabo e amo! Dessa vez, em espanhol, o que me fez amar mais ainda. Fiquei ansiosa para ler mais contos do autor.

Vanessa.Papalardo 17/02/2021

María dos Prazeres
Primeiro contato com o clássico Gabo, sendo que fiz a leitura em espanhol. Incrível e só me instigou a buscar mais obras do autor.
O final foi simplesmente surpreendente!