Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Teodoro 25/08/2022

Fui obrigado a ler pela escola kkk.
O contexto do livro me chamou a atenção mesmo ouvindo diversos comentários sobre ele ser chato e sem sentindo, a leitura dele realmente é cansativa pois achei um excesso de informação desnecessária e um detalhamento exagerado das cenas. Porém eu gostei da história dele.

carolgsn 27/07/2022

os ratos
chato
insuportável
nunca deveria ter lido!
livro para o vestibular e prova de literatura, o livro passa pelo período de um dia e eh simplesmente torturante ler esse livro.

pedrosg 19/07/2022

Os Ratos
O livro trabalha muito bem a metáfora do ?rato? estando presente na história, mas também na maneira como é escrita. Além disso, o livro trabalha bem a parte social expondo como era a vida dos servidores públicos da época e também, mesmo que predominantemente no final, a parte psicológica e a frustração daquele que não tem controle do seu destino e não é capaz de resolver seus problemas, dependendo dos outros e a ansiedade que ele tem.

Rachel Bgs 06/07/2022

Li para o vestibular do ITA e achei uma excelente crítica social. Pertencente ao neorrealismo e também ao período o modernismo, a narrativa foi vencedora de um prêmio brasileiro de leitura pela sua perspectiva marxista do proletariado de Porto Alegre e pela sua escrita fluida e circular, casando o perfil psicológico dos personagens com o título. Recomendo.

maju 04/07/2022

Estupidamente genial
Tive que ler esse livro para um trabalho da escola e me surpreendi. Foi foda acompanhar o desespero do personagem, vc consegue sentir a angústia dele em procurar dinheiro e a parte dos ratos... eu me arrepiei pq consegui interpretar que aquilo era a ansiedade dele falando alto. Um clássico que eu gostei muito.

Rafaela.Remonti 04/06/2022

nem vou comentar
li só por causa da escola! mto chato e maçante a leitura. Escrita pesadíssima e mto complicada de entender!

Heloyse 30/05/2022

Agoniante e visceral
Como uma pessoa que já sofreu com dívidas, esse livro me deixou incomodada do começo ao fim.
Sentir a desesperança, o medo, a ansiedade e a humilhação que assolaram Naziazeno foi um experiência muito triste.

Gabi 16/05/2022

Li pra aula
O livro conta a história do Naziazeno, que deve muito dinheiro para o leiteiro, e que passa um dia na cidade tentando arranjar o dinheiro.
Não me prendeu muito. Ele consegue o dinheiro algumas vezes e perde por alguma burrice (tipo no jogo). Não entendi muito o final, não tenho certeza se ele tem ou não tem o dinheiro.

Ethan.Selbach 15/05/2022

realista
Legitimo pobre brasileiro, vive mo sufoco, tira dinheiro daqui e dali, corta algumas coisas, e tenta ao maximo ser feliz com o que se tem e o que se pode ter... Achei o livro bastante agradavel.

Bruna 28/04/2022

Passagem de tempo
O livro em si não tem uma linguagem animadora, e também acho que não é seu objetivo. Mas uma coisa que eu senti muito forte foi a passagem de tempo do livro. Enquanto lia as páginas, conseguia sentir exatamente quantos minutos se passaram na história, o que indica uma ambientação subjetiva muito boa.

Anderson 22/03/2022

Angústia
A palavra do título resume a sensação que sentimos em muitas passagens da narrativa ao acompanharmos a aflitiva peregrinação de Naziazeno Barbosa em busca de livrar-se de uma situação complicada em que se encontra.
Narrado em muitas passagens de maneira não linear, o texto pode ser desafiador nesse sentido. Por isso mesmo, entre outras coisas, merece ser lido, desfrutado e refletido.

DanielLonghini 09/02/2022

O livro é bem interessante. A linguagem é boa e a história é bem fluída, tornando uma leitura bem rápida. Sinceramente, eu leria novamente.

Betânia 15/09/2021

Os ratos
Comprei esse livro por acaso e foi uma boa surpresa. Possui uma narrativa simples, envolvente e instigante, fazendo com que o leitor queira chegar logo na resolução do caso. Um livro rico em emoções com uma história que se passa em somente 24h. Marcante e atual, essa obra deveria ser melhor valorizada.

Felipe 07/09/2021

Não foi um livro que me agradou. Por mais que a busca do Naziazeno me levasse a torcer para que ele conseguisse o dinheiro, achei as andanças pela cidade muito enfadonhas e intermináveis.

Ele se cansou de andar, e eu me cansei de acompanhar as andanças.

Yasmim 07/07/2021

Definitivamente eu achei o livro péssimo. Tudo bem que as críticas que fazem são bem estruturadas e retratadas no livro porém o final não fez sentido com a história.
O link feito com o nome aconteceu e eu adoro quando liga com a história, mas tudo ficou vago demais pra ter o fim. Personagens que começam com grande importância na história e passam na aparecer mais, um fim que não ocorreu, ficou só vago no espaço? enfim, livros obrigatórios tendem a serem mais chatos pra mim.