Esperança

Esperança Lesley Pearse

Resenhas - Esperança

@bibliotecadedramas 16/03/2020

Emocionante...
Essa foi uma ótima escolha pra eu sair da minha ressaca literária, depois que li “para sempre Alice” que eu só consegui terminar na base do ódio, eu estava sedenta por uma história que fosse realmente boa. Eu também estava morrendo de saudades de ler um romance de época então escolhi esse e foram 520 páginas que me prenderam do começo ao fim. “Esperança” foi o meu primeiro contato com a escritora Lesley Pearse e fiquei grata pela minha primeira impressão com um livro dela ter superado minhas expectativas.

Neste livro acompanhamos o vida de Hope desde o seu nascimento, não vou me detalhar na narrativa para não perder a mão soltando algum spoiler, mas como todo romance de época esse não foi diferente: cheio de reviravoltas, dramas, desgraças e muitos, muitos acontecimentos. Hope é a protagonista principal, mas há outros personagens tão importantes, quicá, até mais do que ela: Nell, Bennet, Lady Harvey, Rufus, Albert…

Muitos temas neste livro são abordados: infidelidade, homossexualismo, vinganças, guerra e inclusive a discrepância de vidas das classes sociais daquela época. Quem era rico, era muito rico, mas quem era pobre, se lascava em todos o sentidos, principalmente por ser um período em que houve muitos refugiados, especialmente os Irlandeses em cidades da Inglaterra (no caso do livro a cidade foi Bristol), dá pra sentir a latência de como era pobreza daquela época, ainda mais quando se tinha surtos de doenças como a cólera.

A autora conseguiu mostrar isso muito bem na personagem de Hope, colocando ela em várias situações durante a sua vida, chegando ao mínimo da pobreza, mas conseguindo se reerguer depois de muito sofrimento e nunca desistindo de um futuro melhor. Um pouco depois da metade do livro, a história de Hope entra em um período de guerra. A guerra da Crimeia (1853 à 1856) que realmente existiu e mesmo tendo alguns trechos um pouco cansativos nessa parte da história, não deixou de ser magnífica e impactante mesmo assim. Eu só acho que a autora poderia ter encurtado só um pouquinho essa parte e se focado mais nos detalhes da vida de Hope, o que não quer dizer que perdeu o brilho da história, muito pelo contrário, acho que foi o ponto ápice da superação de vida para Hope.

Para quem, como eu, gosta de romances históricos especialmente da era Vitoriana e quem vem cheio de desgraças, dramas, reviravoltas e contextos históricos, leia então este livro pois lhe garanto que não irá se arrepender

site: https://shejulis.com/livro-esperanca/
Sremo 21/08/2020minha estante
A escrita dessa autora é maravilhosa. Se tiver oportunidade leia Belle e Entre o amor e a paixão, é uma duologia. É uma história incrível também.

@bibliotecadedramas 21/08/2020minha estante
Que bom. Eu vou dar uma olhada. Esse foi o meu primeiro livro dessa autora e me surpreendeu

Gabi 10/11/2021minha estante
O Belle foi o primeiro dela que li, amei, e tem outro também Roubada. Ótimo!

JOSI RAMOS 14/01/2022minha estante
Vocês sabem me dizer a faixa etária pros livros dela?

Larissa 21/03/2021

Surpreendente, Maravilhoso. Recomendo!
este foi um daqueles livros que peguei gratuitamente quando a editora disponibilizou, não conhecia o livro e foi uma grata surpresa.

Acompanhamos o crescimento de Hope e a história das pessoas ao seu redor. Momentos históricos envolvendo duas epidemias Tifo e Cólera, além da guerra na Crimeia. As mais de 500 páginas passam de maneira rápida devido a escrita fluida e envolvente da autora e preenchida pelos mais diversos acontecimentos.

Após a metade a vontade é sentar e ler sem parar até saber todos os acontecimentos e fiquei totalmente satisfeita com o desfecho.

Paty.Moreira 01/07/2023

Me surpreendeu
Um livro lindo de superação. Meu Deus que história,que vale a pena levar pra vida, Sencivel. Tocante. Único.
Eu adorei a história,a construção dos personagens,as reviravoltas.
A força E determinação da protagonista,como soube lidar com tudo. Vencer.
Tive muitas experiências com essa leitura. Me emocionei demais. Senti raiva tbm. Tem uns personagens só o ranço aqui.
Um livro Sencivel. Rico. Incrível.

Silvia AC/DC 21/05/2021

Perfeito!
Já está na lista dos meus favoritos!!! Há tempos um livro não me empolgava tanto!!

Vanessa 24/12/2021

Que livro cheio de informações sobre um período da Guerra da Crimeia e a situação da Inglaterra nos idos de 1850.
Corujita influencer 24/12/2021minha estante
Comprei, mas ainda não li

Ju 24/09/2021

Gostei do livro, apesar de eu ser fã daquelas histórias com poderes e tal, foi uma história que eu gostei de ler, mas tem umas partes que só foi enrolação, acho que se não tivesse essas partes iria poupar umas 100 folhas, mas nada de tão grave, os acontecimentos são muito cativantes, de uma forma que você sente o que o personagem está sentindo

Rafaelle 03/02/2021

Esperança
Esperança é um livro que me surpreendeu das mais diversas formas. Eu já tinha lido resenhas que diziam que ele era mais para um romance histórico do que um romance de época e que o foco do livro não era o casal, porém eu não estava preparada para que o livro fosse tão surpreendente.

Ao iniciar o primeiro capítulo nos deparamos com a cena do nascimento de Hope, nossa protagonista. A princípio pensei que o nascimento seria narrado e então haveria um grande salto temporal mas eu estava enganada. Acompanhamos cada passo de Hope do nascimento até a vida adulta e por isso eu classificaria este livro como um romance de formação.

Hope é a filha bastarda da nobre lady Harvey. Nell, uma das únicas criadas que sabia da gravidez, leva Hope para casa a fim de evitar um escândalo. Enquanto isso lady Harvey é informada de que a bebê nasceu morta. Os anos se passam e Hope é criada pelos pais de Nell como se fosse filha deles, sem nunca saber de sua verdadeira origem. Na adolescência, vai trabalhar na casa dos Harveys e presencia uma cena que a força a fugir, sendo obrigada a enfrentar o mundo sem  qualquer dinheiro ou apoio de amigos e familiares.

A trama desse livro é muito rica e aborda muitos temas importantes. Hope enfrenta o machismo, a violência, a miséria, epidemias de escarlatina e cólera, a guerra na Crimeia, entre tantos outros infortúnios. É incrível ver como a personagem cresce e amadurece no decorrer da trama. Hope sofre muito, passa pelas piores situações imagináveis mas também encontra pessoas preciosas em sua jornada: pessoas que a acolhem quando eles mesmos mal tinham com o que viver, pessoas que a valorizam por quem ela é e um homem que a ama independente de sua origem. O livro, além de trazer personagens secundários incríveis que enriquecem a história, também ensina lições de vida valiosas. É uma verdadeira aula sobre força, fé, resiliência, família e amor. Uma obra que merece ser lida e apreciada por todos.

Mila F. @delivroemlivro_ 13/02/2020

Eu só sei sentir!
Esperança (Hope, 2006) escrito pela britânica Lesley Pearse, foi meu primeiro contato com essa escritora. Apesar de já ter outros dois livros dessa escritora na minha estante, nunca cheguei nem perto de lê-los. E quando o volume chegou aqui: imponente, com mais de 550 páginas, adiei um pouco a leitura, mas posteriormente me rendi.

Não deu em outra: fui arrebatada e Esperança se tornou um livro épico, visceral e com uma história do tipo que gosto: me fez falar palavrão, sofrer com os personagens, chorei, me apaixonei e teve inúmeras reviravoltas que me pegaram absurdamente desprevenida.

Vamos acompanhar alguns personagens por mais de 20 anos, iniciando ali pelo ano de 1832 e durante os anos que se seguem, o romance pega como plano de fundo a Guerra da Crimeia, que só mostra toda a pesquisa histórica que Lesley Pearse desenvolveu para dar mais coerência, personalidade e embasamento para seu livro Esperança.

Enfim, logo no começo do livro somos ambientados na história, onde no século XIX, haviam casarões onde os aristocratas moravam com suas famílias e rodeados de empregados fieis. É nessa casa, chamada Briargate, que boa parte da história acontece, quando lady Harvey, acaba de dar a luz a uma filha bastarda e duas de suas empregadas encobrem tanto a gravidez, quanto o parto.

Uma das empregadas, chamada Nell, ainda uma adolescente na época do nascimento da criança, pega a menina e leva para sua mãe criar junto com seus vários irmãos, então lady Harvey acredita que sua filha bastarda morreu no parto.

Os anos passam, os segredos envolvem tanto a família de Briargate, quanto a família de Nell. A menina, que foi batizada de Hope, cresce rodeada de amor e carinho, mas desde cedo tem que trabalhar. Enquanto em Briargate, lady Harvey tem um filho (Rufus) de seu legítimo marido (Sir. William).

Uma série de acontecimentos, em sua maioria dramático e tristes acontecem e Hope se vê vítima de uma grande injustiça e tem que fugir de Briargate, completamente sozinha e sem dinheiro. A vida não foi muito fácil com Hope em nenhum sentido, mas todos seus infortúnios a moldaram e fizeram uma mulher resistente, forte, inteligente e muito a frente de seu tempo.

Acredito que não posso falar mais do que isso sem dar spoilers, pois garanto que o bom desse livro são as reviravoltas e surpresas que não posso contar para não estragar sua experiência de leitura.

No entanto, preciso dizer o quanto fui enganada ler esse livro, julguei que seria apenas um romance de época cheio de clichês, de casais que se encontram e talvez se desencontrassem por algum mal entendido, mas me vi no meio de um drama digno de partir o coração e me levar às lágrimas, daqueles livros que conseguem judiar do leitor completamente, cheio de infortúnios e fatos históricos e inclusive uma guerra real-verídica-que aconteceu: a Guerra da Crimeia!

Não consigo nem encontrar palavras para dizer o quanto amei Esperança e, embora, reconheça que o livro não é de todo perfeito e tenha seus altos e baixos, afinal tem algumas soluções meio bobinhas e em alguns momentos o ritmo da narrativa perde mais o fôlego, para depois voltar a acelerar, ele me prendeu do começo ao fim e isso é um grande feito para um livro - um romance - com essa grande quantidade de páginas!

Preciso confessar uma coisa interessante foi que, durante a leitura, me lembrei bastante da série Downton Abbey, pois a gente acompanha tanto a vida dos senhores de uma casa aristocrata cheia de segredos, como também a vida dos empregados. Achei genial essa pegada e garanto que isso me empolgou bastante.

Enfim, acredito que os amantes de um bom romance de época associado com fatos históricos e cheios de drama e de situações de partir o coração iriam amar ler Esperança, mas pelo seu volume e seu ritmo mais lento em alguns momentos, reconheço se tratar de um livro que pode não funcionar bem para todos os tipos de leitores.

Por fim, estou absolutamente decidida a ler tudo o que chegar em minhas mãos escritos por Lesley Pearse, mesmo que seja receita de bolo! Achei-a incrível!

site: www.delivroemlivro.com.br

Gleissa.Pereira 19/11/2023

Que maravilha
Um livro que me tirou da minha zona de conforto , pois eu gosto mais de contemporâneo , um.livro que mexeu com todas as minh emoções, raiva tristeza e felicidade.

Falou sobre preconceito dobre mulheres, sobre homossexualidade , sobre traição,sobre injustiça e muito mais .

4, 5 estrelas pois teve uma parte lá pela página 400 onde se arrastou um pouco .

Amei.

Carla 08/04/2024

Maravilhoso
Hope é a prova do adultério entre Lady Harvey e seu amante , o galante Capitão Pettigrew. O marido de Lady Harvey está em viagem para a América a dois anos e o capitão partiu como seu regimento sem saber da situação. Lady Harvey está sozinha. com duas criadas de confiança, Bridie e Nell, e faz elas jurarem nunca contar o seu segredo. A criada mais velha Bridie acha que o bebê não irá sobreviver, nem chorou quando nasceu e o entrega a jovem Nell.
Nell percebe que a criança está viva e resolve levar para casa, sua mãe ainda estava amamentando o último bebê que teve (eram 10 crianças), e Hope é criada na família Trenton, como se fosse filha deles.
Nell acaba se casando com o jardineiro da propriedade, Alfred, um verdadeiro artista para cuidar dos jardins, mas um péssimo marido, maltrata Nell e sequer consumou o casamento. Ela acaba se afastando de sua família porque o marido desencoraja o contato.
Com doze anos Hope vai trabalhar na mansão de Lady Harvey, Briargate, como ajudante de cozinha e acaba presenciando uma cena que não devia, entre Sir Willian e Alfred . Ela é intimada a deixar Briargate e escrever uma carta dizendo que estava fugindo com o namorado, senão Alfred irá maltratar sua amada irmã Nell, além de contar o segredo de Lady Harvey, pois ela estava com uma carta do amante dela, que estava escondendo até ela voltar de viagem.
Ela vai embora até Bristol, sem dinheiro e sem amigos, passa por muitas coisas difíceis para sobreviver, até que conhece o médico Dr. Bennet Meadows que se apaixona por ela e vê o potencial dela como enfermeira. Hope vai trabalhar em um Hospital, em meio a uma epidemia de cólera e se sai muito bem.
O Dr. Meadows se alista no exército, para poder se casar, pois era pobre e dependia de parentes que não achavam que Hope seria uma noiva adequada. Então eles vão para o exterior, durante a guerra da Criméia, onde passam por muitas coisas e também salvam muitas vidas.
Hope tem uma filha, reencontra a sua família , Alfred tem o castigo merecido e o capitão fica sabendo da verdade.
Um romance muito gostoso de ler, apesar das dificuldades que Hope passa, ela não desiste e segue em frente e o final foi o que eu esperava, não gosto de finais em aberto e nesse todas as pontas foram amarradas e é o que eu estava precisando ler .

Zana 07/09/2020

Saindo da mesmice!
Ler a maioria dos romances de época atuais é comprar conscientemente o engodo da romantização da aristocracia. Digo conscientemente porque sabemos que é pura ficção. Tudo em nome dos sonhos, contos de fadas e o prazer da diversão. É só imaginar e se deliciar com as conquistas de maravilhosos príncipes, duques e suas duquesas, condessas e marquêses e ignorar os demais elementos que completam um cenário complexo. O problema é que depois da leitura de inúmeros livros de época provavelmente quase todos vão se revelar extremamente parecidos. Serão apenas histórias leves, envolventes, superficiais e divertidas, porém facilmente esquecíveis.

Já em Esperança, Lesley Pearse resolveu retirar o véu poético característico do gênero, dando assim profundidade a sua trama. Ela envereda pela perspectiva dos criados revelando a dureza, indiferença e ausência de empatia da classe aristocrática para com os que lhe servem.

A protagonista vive todos tipos de infortúnios, misérias e desespero. Ela vivência espancamentos, fome, epidemias, guerras e assassinato, talvez até um pouco além da conta!

O livro apresenta uma trama que prende o leitor, explode a zona de conforto romântica e comercial que vem acompanhando em profusão os livros do gênero. Recomendado!

Ana Claudia 25/02/2024

Lindissimo!!
Hope é uma criança fruto de um adúltero cometido por Lady Harvey. Ao nascer, como não chorou e nem se mexia, foi declarada como morta para a mãe. No entanto quando Bridie e Nell, as criadas estava descendo as escadas, a bebê começou a se mexer. Elas não podiam dizer a Lady Harvey que a criança tinha sobrevivido pq sabia que ela não poderia cria-la. Assim, as suas decidiram que a criança deveria ser criada pelos pais de Nell

Igor cresceu em um lar bem humilde, privado de conforto e alimentos. Desde pequena. Ela já ajudava sua mãe Meg a buscar água e nos afazeres de casa. Mas Nell não abriu mão de que Hope estudasse. Então , a pequena se desdobrava para dar conta de tudo sem ter que desapontar sua família.

Aos 5 anos, Hope passou a frenquentar Briargate, a casa dos Harvey para brincar com o filho de Lady Harvey. Eles tornaram-se muito amigos, mas alguns anos depois Lady Harvey proibiu que Hope fosse brincar com o filho pq ele precisava estudar.

Aos 14 anos, Hope voltou a frequentar Briargate como criada ajudando na cozinha. Nell começou a se interessar pelo jardineiro que começou a trabalhar na mansão e logo eles se casaram. Nell queria ser mãe e ter a sua própria casa. Eles passaram a morar na casa do portão que fica dentro da propriedade e Nell passou a se a criada pessoal de Lady Harvey.

Quando o pai de Lady Harvey ficou muito doente, ela precisou viajar para ficar com ele e levou consigo Nell. Ficou preocupada em deixar Hope sozinho, pois seus pais haviam morrido e ela estava morando com ela e Albert. Ela orientou que Hope não dormisse na casa sozinha com Albert, dormisse na mansão sem deixar de ir a casa dele arrumar e deixar comido pronta.

Passado algumas semanas que Nell viajou, algo muito inesperado acontece e Hope precisou fugir de Briargate s avisar ninguém do seu paradeiro. A única notícia era um carta deixada para Nell dizendo ter se apaixonado por um soldado e ido embora com ele.

A vida de Hope sofre uma grande reviravolta. Perto de completar 15 anos, ela se vê sozinha em Bristol, uma cidade grande. Ela faz amizade com Betsy e Gussie que moravam em um prédio abandonado e extremamente sujo. Para se alimentarem, precisavam roubar diariamente. Quando a cólera tomou conta de Bristol e acometeu seus amigos, Hope foi forte e corajosa para cuida-los. Mas a doença avança rápido. Ela conhece o médico da cidade, Dr. Meadows, que fica impressionado em como uma jovem de 17 anos tem habilidades em cuidar de doentes

Ele a convida para ajudá-lo no hospital da cidade que tem a fama de ser um lugar medonho onde as pessoas entram para morrer. Mas Hope, mesmo com todas as condições difíceis encontradas para trabalhar, ela se sai bem. Ela é o Dr. Meadows começar a criar laços amorosos e, para se casaram, ele precisa se alistar no exército e ir cuidar de feridos na guerra. Hope vai com ele na viagem e juntos passam por muitas dificuldades e situações extremas até que o destino bate a sua porta e ela precisa voltar em seu passado com segredos que ficaram guardados há muito tempo.

Que história!!! Uma leitura densa não pelo número de páginas, mas por ser uma trama com muitas camadas e por tanto sofrimento e privações que Hope passa. A escrita da autora é perfeita e muito fluida fazendo com que o leitor sinta o que os personagens passam. Os capítulos são longos, mas a trama é tão envolvente que você quase não sente

Matheus1102 14/06/2021

O MELHOR ROMANCE DE ÉPOCA QUE LI!!! ???
Bom, tenho milhões de coisas pra falar, talvez eu esqueça, meu alzheimer não permitirá expressar tudo que quero!
Mas enfim, Esperança, começa com uma narrativa bem detalhada e fulgurante, toda a história maravilhosa da incrível Hope, de Santa família Renton, da família Harvey, capitão Petigrew, e não menos importante, o adorável Bennet. A história me chamou muita atenção, por tratar de assuntos, tão "peculiares" e necessários, extremamente indispensáveis;
A esplendorosa esperança sem fim, de Hope, que por mais que tivesse milhões de motivos, para desistir, sempre persistia, com a coragem de um leão; vale ressaltar as tamanhas narrativas sobre o amor em geral, seja ele homoafetivo, ou um amor de expectorante de pai e mãe, que não podem ser substituídos.
Sem dúvidas, esse foi o melhor romance de época que li em toda minha vida, senão o melhor livro.
Recomendo muito, me fez sofrer demais, chorar demais, por isso, darei 5 estrelas, como sempre ??????.
"E o amor? Há centenas de pessoas por aí iguais a mim, da mesma forma como há muitas iguais a você. Mas é o amor entre duas pessoas que as tornam especiais uma para a outra"
genas 14/06/2021minha estante
Que lindooo, quero ler!!! ???

Rose 02/04/2020

Perfeito
Assim como Belle da autora, este livro também é magnífico. Prendendo desde a primeira página, um acontecimento atrás do outro.
A personagem principal é filha de uma aristocrata com o amante, veio ao mundo num parto feito as escondidas e depois criada por uma das empregadas.
E a vida não melhora quando seus pais ficam doentes... Melhor parar antes que eu escreva algum spoiler :)