Esperança Lesley Pearse

Resenhas - Esperança

Carla 08/04/2024

Maravilhoso
Hope é a prova do adultério entre Lady Harvey e seu amante , o galante Capitão Pettigrew. O marido de Lady Harvey está em viagem para a América a dois anos e o capitão partiu como seu regimento sem saber da situação. Lady Harvey está sozinha. com duas criadas de confiança, Bridie e Nell, e faz elas jurarem nunca contar o seu segredo. A criada mais velha Bridie acha que o bebê não irá sobreviver, nem chorou quando nasceu e o entrega a jovem Nell.
Nell percebe que a criança está viva e resolve levar para casa, sua mãe ainda estava amamentando o último bebê que teve (eram 10 crianças), e Hope é criada na família Trenton, como se fosse filha deles.
Nell acaba se casando com o jardineiro da propriedade, Alfred, um verdadeiro artista para cuidar dos jardins, mas um péssimo marido, maltrata Nell e sequer consumou o casamento. Ela acaba se afastando de sua família porque o marido desencoraja o contato.
Com doze anos Hope vai trabalhar na mansão de Lady Harvey, Briargate, como ajudante de cozinha e acaba presenciando uma cena que não devia, entre Sir Willian e Alfred . Ela é intimada a deixar Briargate e escrever uma carta dizendo que estava fugindo com o namorado, senão Alfred irá maltratar sua amada irmã Nell, além de contar o segredo de Lady Harvey, pois ela estava com uma carta do amante dela, que estava escondendo até ela voltar de viagem.
Ela vai embora até Bristol, sem dinheiro e sem amigos, passa por muitas coisas difíceis para sobreviver, até que conhece o médico Dr. Bennet Meadows que se apaixona por ela e vê o potencial dela como enfermeira. Hope vai trabalhar em um Hospital, em meio a uma epidemia de cólera e se sai muito bem.
O Dr. Meadows se alista no exército, para poder se casar, pois era pobre e dependia de parentes que não achavam que Hope seria uma noiva adequada. Então eles vão para o exterior, durante a guerra da Criméia, onde passam por muitas coisas e também salvam muitas vidas.
Hope tem uma filha, reencontra a sua família , Alfred tem o castigo merecido e o capitão fica sabendo da verdade.
Um romance muito gostoso de ler, apesar das dificuldades que Hope passa, ela não desiste e segue em frente e o final foi o que eu esperava, não gosto de finais em aberto e nesse todas as pontas foram amarradas e é o que eu estava precisando ler .

Dea Campodonico 16/03/2024

Esperança
O livro se passa na Inglaterra, em 1836, durante o Império Britânico. O Nascimento de Hope pode gerar um grande escândalo para Lady Harvey já que é fruto de um caso da aristocrata. A bebê é entregue por Nell, uma das empregadas, para ser criada por sua mãe e cresce na família sem saber das suas origens. E esse segredo é carregado pelos personagens e dá o tom do livro.
Como toda pessoa não nascida na aristocracia, Hope logo vai trabalhar na mansão dos Harveys, desde pequena enfrentando situações difíceis a menina sempre se mostra forte, dona de uma educação e gentileza que sempre chama a atenção, mas ao ser testemunha de uma cena ela é expulsa e se vê sozinha no mundo.
Hope é uma personagem encantadora, ela é agregadora, encanta diversos tipos de pessoas e consegue assim ir sobrevivendo, enfrentando uma epidemia de cólera, guerras, e a distância da família. O segredo da sua origem é o que move a história, e vai entrelaçando a vida de diversos personagens. Além da história dos personagens principais a autora traz pinceladas de fatos históricos pela visão daqueles que não tinham voz.
O livro é longo mas bem fluído e a história te prende tanto que você não sente o tempo passar e se torna uma leitura bem rápida e envolvente, o tempo todo torcendo pela felicidade de Hope, que ela encontre a vida que sonha. É um livro que tem momentos que nos faz rir mas também chorar.
Já quero ler outros livros da autora.

Cláudia 16/03/2024

Hope nasceu em uma situação complicada na Inglaterra de 1836, fruto de uma relação extraconjugal e logo entregue aos cuidados de empregados da casa onde sua vida começou. Criada longe do luxo, mas cercada por uma família improvisada que inclui a irmã mais próxima, Nell, Hope cresce desconhecendo suas verdadeiras origens. Aos 14 anos, seu destino a leva para a mansão dos Harvey, onde um incidente a obriga a fugir para os cortiços de Bristol, mergulhando em uma vida de pobreza, fome e doença.

A trajetória de Hope é marcada por reviravoltas drásticas, desde brincar com Rufus, o filho legítimo da família Harvey, até ser arrastada para o caos da Guerra da Crimeia, cuidando de doentes e feridos. Apesar de longa a história flui de maneira envolvente e apresenta a dura realidade das diferenças de classe e as injustiças enfrentadas pelos menos favorecidos.

Hope encontra em sua jornada a força interior desconhecida e uma resiliência impressionante. Apesar do romance tecido ao longo das páginas, o que realmente ressalta é a luta de Hope em um mundo onde ser mulher é um desafio constante, assim como a discrepância entre as classes.

Três trechos da história resumem sua essência: a peculiaridade de Hope ao nascer em silêncio, como uma possível "filha das fadas" destinada a trazer boa sorte; a sabedoria de que só podemos compreender verdadeiramente alguém ao "andar com suas botas"; e a ideia de que, embora haja muitas pessoas no mundo, o amor é o que torna alguém especial para o outro.

Enfim, gostei muito ?

Ana Claudia 25/02/2024

Lindissimo!!
Hope é uma criança fruto de um adúltero cometido por Lady Harvey. Ao nascer, como não chorou e nem se mexia, foi declarada como morta para a mãe. No entanto quando Bridie e Nell, as criadas estava descendo as escadas, a bebê começou a se mexer. Elas não podiam dizer a Lady Harvey que a criança tinha sobrevivido pq sabia que ela não poderia cria-la. Assim, as suas decidiram que a criança deveria ser criada pelos pais de Nell

Igor cresceu em um lar bem humilde, privado de conforto e alimentos. Desde pequena. Ela já ajudava sua mãe Meg a buscar água e nos afazeres de casa. Mas Nell não abriu mão de que Hope estudasse. Então , a pequena se desdobrava para dar conta de tudo sem ter que desapontar sua família.

Aos 5 anos, Hope passou a frenquentar Briargate, a casa dos Harvey para brincar com o filho de Lady Harvey. Eles tornaram-se muito amigos, mas alguns anos depois Lady Harvey proibiu que Hope fosse brincar com o filho pq ele precisava estudar.

Aos 14 anos, Hope voltou a frequentar Briargate como criada ajudando na cozinha. Nell começou a se interessar pelo jardineiro que começou a trabalhar na mansão e logo eles se casaram. Nell queria ser mãe e ter a sua própria casa. Eles passaram a morar na casa do portão que fica dentro da propriedade e Nell passou a se a criada pessoal de Lady Harvey.

Quando o pai de Lady Harvey ficou muito doente, ela precisou viajar para ficar com ele e levou consigo Nell. Ficou preocupada em deixar Hope sozinho, pois seus pais haviam morrido e ela estava morando com ela e Albert. Ela orientou que Hope não dormisse na casa sozinha com Albert, dormisse na mansão sem deixar de ir a casa dele arrumar e deixar comido pronta.

Passado algumas semanas que Nell viajou, algo muito inesperado acontece e Hope precisou fugir de Briargate s avisar ninguém do seu paradeiro. A única notícia era um carta deixada para Nell dizendo ter se apaixonado por um soldado e ido embora com ele.

A vida de Hope sofre uma grande reviravolta. Perto de completar 15 anos, ela se vê sozinha em Bristol, uma cidade grande. Ela faz amizade com Betsy e Gussie que moravam em um prédio abandonado e extremamente sujo. Para se alimentarem, precisavam roubar diariamente. Quando a cólera tomou conta de Bristol e acometeu seus amigos, Hope foi forte e corajosa para cuida-los. Mas a doença avança rápido. Ela conhece o médico da cidade, Dr. Meadows, que fica impressionado em como uma jovem de 17 anos tem habilidades em cuidar de doentes

Ele a convida para ajudá-lo no hospital da cidade que tem a fama de ser um lugar medonho onde as pessoas entram para morrer. Mas Hope, mesmo com todas as condições difíceis encontradas para trabalhar, ela se sai bem. Ela é o Dr. Meadows começar a criar laços amorosos e, para se casaram, ele precisa se alistar no exército e ir cuidar de feridos na guerra. Hope vai com ele na viagem e juntos passam por muitas dificuldades e situações extremas até que o destino bate a sua porta e ela precisa voltar em seu passado com segredos que ficaram guardados há muito tempo.

Que história!!! Uma leitura densa não pelo número de páginas, mas por ser uma trama com muitas camadas e por tanto sofrimento e privações que Hope passa. A escrita da autora é perfeita e muito fluida fazendo com que o leitor sinta o que os personagens passam. Os capítulos são longos, mas a trama é tão envolvente que você quase não sente

KD.leitura 13/02/2024

Leitura Emocionante ?
É um livro longo! Sim!! Masss, muitoooo bommmm!!!
Alguns capítulos são cheios de muitos detalhes, chega um pouco a se tornar cansativo mas, acontecem tantas reviravoltas, que tudo vale a pena!!
Uma história de superação!! Romance, fatos históricos riquíssimos, a escritora detalha bem as diferenças sociais.
E os últimos capítulos são emocionantes!!

"...esperança era a única coisa que às vezes a fazia seguir em frente."

Nidia Lysney 02/01/2024

O livro não tem nada de excepcional, mas constitui a leitura razoavelmente agradável, tem alguns momentos enfadonhos, poderia ser mais enxuto. Gostei da protagonista e torci por ela.

@mundo.da_jheni 29/12/2023

Esperança
A história é boa, um drama bem intenso, só acho que poderiam encurtar a história, continuaria um ótimo livro sem tantos detalhes.

Rafaela.Nascimento 02/12/2023

Um novelão
Este livro traz muitos sentimentos e lições, apesar de muitas páginas não é tediante, pelo contrário, o tempo todo acontece coisas, a escrita da autora é fluida, os personagens muito bem construídos, fora o trabalho de pesquisa que a autora fez, simplesmente perfeito, o livro traz partes de drama mais na medida, como era a diferença de classes no século 19, a guerra da Criméia, quase como um romance de formação acompanhando a protagonista Hope desde seu nascimento até a idade adulta, e tudo que ela passa, o que é muita coisa, e sua superação, fora os temas abordados, vale a pena dar uma chance.

Gleissa.Pereira 19/11/2023

Que maravilha
Um livro que me tirou da minha zona de conforto , pois eu gosto mais de contemporâneo , um.livro que mexeu com todas as minh emoções, raiva tristeza e felicidade.

Falou sobre preconceito dobre mulheres, sobre homossexualidade , sobre traição,sobre injustiça e muito mais .

4, 5 estrelas pois teve uma parte lá pela página 400 onde se arrastou um pouco .

Amei.

Dirlene Piagio 30/10/2023

Enredo bem construído
A história se passa na Inglaterra do período pré Guerra Mundial e durante uma epidemia de Cólera na Europa. Através do livro, é possível conhecer os costumes das pessoas nobres e dos cidadãos menos abastados da época.
É notável a forma como a autora realça as diferença sociais e econômicas entre ricos e pobres, conflitos a respeito de orientações sexuais, bem como o papel da mulher de submissão ao homem.
A leitura me lembrou das novelas brasileiras, cheias de reviravoltas, revelações e histórias paralelas. Muito bom! E cada página traz novidades. Livro aprovado.

Paty.Moreira 01/07/2023

Me surpreendeu
Um livro lindo de superação. Meu Deus que história,que vale a pena levar pra vida, Sencivel. Tocante. Único.
Eu adorei a história,a construção dos personagens,as reviravoltas.
A força E determinação da protagonista,como soube lidar com tudo. Vencer.
Tive muitas experiências com essa leitura. Me emocionei demais. Senti raiva tbm. Tem uns personagens só o ranço aqui.
Um livro Sencivel. Rico. Incrível.