Esperança

Esperança Lesley Pearse

Resenhas - Esperança

Ale 23/07/2020

Um romance interessante
Uma boa ficção histórica onde claramente houve uma grande pesquisa por parte da autora para introduzir o leitor de forma mais fiel possível aos trágicos eventos narrados como as epidemias de cólera na Inglaterra e a Guerra da Crimeia. Porém, apesar do enredo interessante, senti que a história se estendeu alem do necessário, tornando cansativa e arrastada a sua leitura. De resto, me senti muito conectada com os personagens e seus conflitos.

Thaiane Koppe 05/07/2022

Livro para ler e guardar no coração
Confesso que quando iniciei a leitura desse livro eu não imaginei ter em mãos um livro complexo que carrega questões sociais presentes até hoje na sociedade. Hope nasce em berço de ouro mas é criada em uma família pobre e desde cedo aprende na marra o que é a vida de um trabalhador em sua época. Hope se torna uma mulher forte e destemida. A história se desenrola não só dando foco a vida dela mas aos Rentons que a acolheram e a seus pais biológicos. Uma obra prima de livro que traz ricos detalhes sobre a vida de médicos e enfermeiros na guerra. Livro para recomendar e favoritar pra vida.

Brenda 29/10/2020

Envolvente
Eu não sei o que falar sobre esse livro. O tanto que a autora traz os detalhes tanto dos personagens, da época, das relações, dos acontecimentos É INCRIVEL. Confesso que até mais ou menos o meio do livro eu não me interessei tanto mas depois foi incrível

Leticia_gg 17/05/2020

INESQUECÍVEL E NECESSÁRIO
Que preciosidade de livro! Sou apaixonada pela narrativa delicada e detalhada de Lesley desde Belle, mas em Esperança ela se superou. Não há um personagem que reste à sombra: todos cativam ao seu modo. Até mesmo os que repugnam tem sua história bem tramada para não serem meros trampolins de enredo... Ah, estou cativada, que saudade eu estava de ler um livro que me deixasse assim.

Ah, sem esquecer de mencionar que há temáticas relevantes DEMAIS no contexto atual sendo abordadas: epidemias, necessidade de higiene, a importância da linha de frente no combate a essas doenças. Tudo isso está presente em Esperança, tornando-se um livro cativante e extremamente necessário.

Sendo um romance histórico longo, muitos assuntos interessantes são abordados, dentre eles a Guerra da Crimeia. Mas não vou entregar detalhes demais, pra não estragar a leitura. Digo apenas: leiam. Valeu cada noite virada.

Rose 02/04/2020

Perfeito
Assim como Belle da autora, este livro também é magnífico. Prendendo desde a primeira página, um acontecimento atrás do outro.
A personagem principal é filha de uma aristocrata com o amante, veio ao mundo num parto feito as escondidas e depois criada por uma das empregadas.
E a vida não melhora quando seus pais ficam doentes... Melhor parar antes que eu escreva algum spoiler :)

Estante da lyz 29/03/2021

Perfeito!!!!
Encontrei esse livro por acaso nas lojas americanas e custou 10 reais, mas nunca imaginei ser tão maravilhoso, já é meu favorito! ?

Pam 14/04/2021

AMO. SOFRI. CHOREI. RECOMENDO.
Esperança é um livro que todos precisam ter na prateleira.
Li com o objetivo de ser um romance de epoca, mas está mais pra um sofrimento de epoca rsrs

Eu gostei bastante do enredo, dos personagens e dos sofrimentos kkk

Foi o primeiro livro que eu li da autora, confesso que o numero de pagina me assustou um pouco, mas achei necessário e ate queria mais.
Tassio 14/04/2021minha estante
É inesquecível! Merecia mais reconhecimentos ?

Tassio 14/04/2021minha estante
Sim! Fiquei bem assustado com a quantidade de páginas, mas a leitura flui tanto que você nem sente ?

Pam 18/04/2021minha estante
Sim, merecia mesmo, quase ninguem o conhece.

Danimes 18/12/2020

A história de Hope é trazida com muitos detalhes, desde o seu nascimento até a vida adulta. Nela também podemos ler sobre valores, várias surpresas são reveladas e sobretudo é uma história sobre resiliência.

Leticia 13/07/2020

Esperança conta a história de Hope, nascida de um relacionamento adúltero de uma lady da aristocracia, ela é criada por uma família de camponeses sem saber sua verdadeira origem.

Hope é uma garota corajosa que, apesar de passar por tragédia atrás de tragédia, segue sua vida da melhor forma possível mantendo seu otimismo e gentileza.

Esperança é um livro que retrata a vida difícil da classe social mais baixa da Inglaterra do século 19.

No geral gostei bastante do livro e de seus personagens. Minha única ressalva foi o trecho que se passa durante a Guerra da Criméia, que senti que se arrastou um pouco.

Graziela 15/07/2020

Um livro extenso e mesmo assim não foi cansativo, a personagem principal passa por várias fases na vida dela, se tornando uma mulher forte e corajosa com características próprias. O romance se desenrola de forma interessante, sem as idas e vindas chatas de alguns romances.

Bi_Oliveira 31/07/2021

Um romance que não foca no romance!
O livro é muito bem escrito, a narrativa é rápida e fluida, por mais que em vários momentos o livro seja bastante descritivo o jeito que Lesley Pearse escreve não deixa o livro monótono ou chato.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, até os que não tem muito tempo de narrativa são muito envolventes.
É um ótimo livro para quem quer ler um romance de época que não foque totalmente no romace (como os livros da Júlia Quinn)

Muitos assuntos fortes são abordados no livro, como por exemplo:
1- A grande diferença entre as classes sociais.

2- O machismos e a misoginia da época onde mulheres não tinham direitos e eram controladas pelos membros masculinos de suas famílias. As mulheres casadas que trabalhassem eram obrigadas a dar seu salário para o marido, além disso elas não deviam se separar dos maridos pois era mal visto pela sociedade não importava o quanto o mesmo fosse ruim ou cruel.

3- A miséria que assola a população de camponeses e os imigrantes.

4- A homofobia, os homens gays eram considerados párias pela sociedade.

5- As doenças que em uma época em que a medicina não era desenvolvida matava milhares de pessoas. Doenças como a cólera e tifo eram comuns mais misteriosas já que as causas eram desconhecidas.

6- O abandono governamental, já que o mesmo não dava assistência aos pobres de seu país, nem aos imigrantes que chegam, deixando que eles se aglomerassem em lugares sujos e sem perspectiva.

7- A guerra, Pearse escreve sobre a guerra de forma crua e violenta, sem romantizar os acontecimentos.

8- O preconceito com algumas profissões, o livro mostra várias vezes o total descaso com que as enfermeiras são tratadas, mesmo que muitas vezes apenas elas estejam presentes já que médicos naquele tempo eram um item de luxo.

Renata 04/11/2021

Livro lindo!
Um romance de época com a Inglaterra vitoriana de pano de fundo. Foi o primeiro livro da autora que li e fui completamente fisgada. Uma história de amor, com muita resignação, força de vontade e, claro, esperança.

sarahosken 17/10/2021

De início achava que esse livro seria apenas um romance de época mais detalhado e com fases da vida da personagem, por ser grande. Mas descobri que é muito mais que isso, é uma verdadeira imersão na vida de Hope, na guerra e na época. Que escrita impecável!