Esperança

Esperança Lesley Pearse

Resenhas - Esperança

mirna 27/06/2019

Esperança
Um drama muito bom que aborda temas como infidelidade, homossexualismo, pobreza e guerra. Muito sofrimento no decorrer da narrativa e o que não gostei, isso muito me incomoda, foi muitas páginas com descrições que não acrescentam em nada na história, principalmente descrições de sofrimento. Confesso que saltei várias dessas descrições.
Hope (Esperança) é uma personagem forte e determinada mas teve seu momento de surto após tanto sofrimento. Aquele tipo de história cheia de segredos que acabam prejudicando os personagens para no final tudo se resolver em algumas poucas páginas.

Vânia 26/06/2019

Dramático
Imagine-se no ano de 1832, quando as mulheres ainda era meros objetos - sem direitos - dos homens (pais, irmãos, maridos) e uma mulher, casada, se v~e dando à luz quando o seu marido já estava há mais de um ano ausente. Quer prova maior de adultério do que esta?
Mas, apesar de seu destino ter sido predito para não sobreviver, Hope não só viveu como fez grandes atos.

Considerada por uma empregada como "Filha de Fadas" por ter sobrevivido a um parto difícil, Hope acaba sendo criada pela família Renton, sem saber de suas raízes.
Anos a frente, durante a Guerra da Crimeia, ela mostra mais ainda o seu valor ao se dedicar ao trabalho de enfermeira.
No entanto, ela ainda teria de enfrentar o maior de seus obstáculos: o seu passado.

História com um clima de drama bem forte - com muitas páginas!! - e um final que tanto pode agradar ao leitor, quanto fazê-lo pedir por mais.
4 estrelas.

Roqueline.Ferreira 12/05/2019

Cansativo
Muito cansativo! E só desgraça! Tem um momento na vida da Hope que é narrado exaustivamente, pensei que não fosse acabar nunca !
Ana Ira! 13/05/2019minha estante
Vixi, fiquei com medo agora! rsrsrs
Nunca li nada da autora, a escrita é fluida?

Alcione13 13/05/2019minha estante
Correndo já hahaha

Roqueline.Ferreira 13/05/2019minha estante
faça isso mesmo

ritita 23/04/2019

O que li, gostei e recomendo.
Que surpresa sensacional, que delícia de leitura!

Estamos em meados do sec XIX, no interior da Inglaterra onde convivem aristocratas e os muito pobres, que encontram nos ricos um dos poucos meios de subsistência como seus criados, principalmente as mulheres iletradas e que desde a infância são treinadas para o serviço doméstico nos suntuosos palacetes, com baixíssima remuneração, trabalho exaustivo, mas que sem vislumbrar outro universo acabam afeiçoando-se a seus "donos".

Nell, uma menina de 14 anos trabalha na casa dos riquíssimos Harvey, onde é surpreendida com o nascimento de uma bebê ilegítima de sua patroa Lady Harvey, e logo depois envolvida com seu desaparecimento, tendo que guardar este segredo por muitos anos, o que lhe causa uma série de sofrimentos.

A bebê, Hope, uma menininha lindíssima é adotada pela família de Nell como filha legítima e passa a ser a caçula de 10 irmãos, apesar das dificuldades em que vivem, é tratada por todos como princesa e a única a frequentar a escola.
(Não, não é spoiler - tem muito angu debaixo deste caroço).

A história é contada em 3ª pessoa, fluida e em linguagem coloquial de fácil entendimento.

Não gostei de ver que a apresentação do livro em todos os canais que li enfoca Hope como personagem principal, porque nada aconteceria no desenrolar da história sem a presença tímida, humilde e combativa de Nell; sem dúvida que Hope passou maus bocados para proteger a irmã mais velha, mas tudo no romance, início, meio e fim, remete à Nell. Só porque Hope era linda e Nell não?

Enredo composto de muitos personagens interessantes, (o homossexual, a dondoca, o infiel, o filho rico que prefere estar com os pobres, o ambicioso, etc), mas todos são relevantes para o desenrolar da história. Nenhum é de mais ou de menos.

Claaro que tem "encheção de linguiça" na parte ref. à vida de Hope como enfermeira durante a guerra da Criméia, onde a moça vai acompanhando o marido Bennet, mas a escritora bem que podia poupar o leitor de tantos detalhes escabrosos sobre os soldados feridos e falar mais sobre a guerra em si, mas aí seria o livro perfeito para leitoras como eu.

Após tantos segredos, desencontros, sofrimentos, tragédia e suspense tudo se resolve numa só página? Fazer o que? Acho que a moça cansou de escrever, porém nada que tire a beleza da leitura, apesar das 560 pgs.

Camila 20/04/2019

História encantadora
História encantadora, que mexe com nossas emoções de forma despretensiosa, me peguei emocionada em diversas passagens. Ótimos personagens, bem construídos, o ponto alto para mim foram as personagens femininas. A história nao foca somente na personagem principal, Hope, vai além, o que torna tudo muito mais interessante. Enfim, com certeza lerei outros livros da autora.
Sandra Mika 15/06/2019minha estante
Recomendo Belle. Você vai se encantar!! Mas tenha logo à mão a continuação, Entre o amor e a paixão. Você vai viver grandes emoções com a história de Belle : )

Camila 17/06/2019minha estante
Obrigada Sandra, vou ler sim! Gostei muito do estilo dessa autora, depois volto para dizer o que achei.

Sandra Mika 17/06/2019minha estante
Ótimo!