F*deu Geral: Um Livro Sobre Esperança?

F*deu Geral: Um Livro Sobre Esperança? Mark Manson

Resenhas - F*deu Geral: Um Livro Sobre Esperança?

Jessica.Jerusa 29/09/2021

Diferente do primeiro
O primeiro era uma leitura mais sobre si mesmo, já o F*deu Geral é uma leitura sobre o mundo. Gostei dos dois, vou reler ambos, mas o primeiro foi mais impactante.

herbert.goncalves 27/01/2021

mais um livro foda do mr. mark
tão legal quando "a sutil arte de ligar o foda-se", mark manson mais uma vez lança a braba com uma obra sem meias palavras, sem frescuras, e que vai direto ao ponto. a realidade é: quanto menos esperança, melhor de se viver. uma vez estive acompanhando a minha família em uma igreja, e o pastor disse para termos esperança, expectativas, para viver de verdade. sinceramente, não sei mesmo se isso é bom não, porque expectativas não cumpridas é uma merda, então acredito no "menos é mais" para a vida. em praticamente tudo.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
@bibliotecafelina 28/01/2021minha estante
Olha, eu confesso que esse não me prendeu tanto, achei que o autor se perdeu um pouco no meio do livro.
Apesar de gostar do ponto de vista que ele expõe.

Laura Brand 06/06/2019

Nostalgia Cinza
A sutil arte de ligar o f*da-se conquistou leitores do mundo todo ao propor reflexões cruas, desaforadas e intensas sobre a maneira como vivemos e como vemos a vida. F*deu Geral é o mais novo livro de Mark Manson e promete ser tão impactante quanto o livro que o consagrou. Falando sobre o sentimento que move todos os seres humanos, F*deu Geral traz reflexões filosóficas, políticas e sociais, sem deixar de lado a linguagem irônica e objetiva de Mark Manson.
F*deu Geral é um estudo sobre a natureza humana, sobre o que está por trás de nossos impulsos, pensamentos e hábitos. É uma análise mais fria e metafórica sobre a forma como lidamos com o mundo e principalmente com os nossos sentimentos e ações. Mark Manson, ao longo de todo o livro, trabalha a questão da esperança como causa e consequência de todas as nossas ações, sentimentos e pensamentos. Segundo o autor, a esperança é o que nos move e precisamos entende-la para entender a nós mesmos.
A sutil arte de ligar o f*da-se é mais um manifesto pessoal, com reflexões que podem ser aplicadas de alguma forma na vida de todas as pessoas. O primeiro livro do autor é um desabafo extremamente pessoal, um relato íntimo de alguns dos momentos mais sombrios de Mark Manson. Em A sutil arte de ligar o f*da-se, é como se Mark não tivesse tido a intensão de escrever um livro de autoajuda. Já em F*deu Geral, o autor traz um livro mais explicitamente embasado para o público. Ele aborda alguns conceitos fundamentais para o desenvolvimento social, tudo de forma fundamentada com exemplos históricos e dados estatísticos. Desde o começo o leitor tem a sensação de que realmente está lendo um livro voltado para o desenvolvimento pessoal, e não um diário reflexivo como em A sutil arte de ligar o f*da-se.
A principal característica que garantiu o sucesso do primeiro livro de Mark Manson foi a linguagem coloquial e sua forma despretensiosa de falar, com a leveza de um tapa na cara, diversos argumentos que o leitor precisa ler/ouvir. Essa característica se mantém em F*deu Geral e é uma das coisas que prende o leitor mais do que acontece com alguns livros do mesmo gênero. Outro elemento que difere os livros de Mark Manson é a abordagem escolhida para cativar o leitor e transmitir a mensagem desejada. Em determinado momento de F*deu Geral, por exemplo, o autor escreve uma carta aberta para o Cérebro Pensante, como se conversasse com uma pessoa que precisa aprender a lidar com a dualidade.
Uma parte considerável do livro aborda a questão da religião e faz um contraponto com a fé. Mark Manson traz três tipos diferentes de religião: a religião espiritual, a religião ideológica e a religião interpessoal e trabalha as três por várias páginas. Além de explicar cada uma, ele busca despedaçar cada uma para explicar como todas se baseiam na fé que temos, seja em algo espiritual, seja em alguma ideologia, seja em alguém ou em algum relacionamento, e como isso nos cega para a realidade em que vivemos e as escolhas que fazemos com base nessas percepções. Ele mostra como é fácil manipular as pessoas com um pequeno passo a passo de “como criar uma religião”, fazendo críticas à sociedade ao mesmo tempo em que tenta abrir os olhos do leitor a pequenos detalhes que constroem um enredo maior, no qual estamos inseridos.
Manson fala sobre religião, ciência, filosofia para chegar a um mesmo ponto: a esperança. Segundo o autor, é a esperança que move toda e qualquer ação, todo pensamento e escolha. É a esperança em algo, alguém, alguma coisa que nove a humanidade e que dá sentido à própria noção de humanidade. Todo o raciocínio da primeira parte do livro é construído com esse propósito, conduzir o leitor por um caminho que o faça entender a importância e o significado da esperança para o ser humano.
Diversos livros de autoajuda pregam que é preciso buscar a felicidade, que o caminho para a alegria e plenitude estão nas coisas belas, naqueles detalhes que ajudam a anestesiar a dor da existência e dão um propósito para a vida. Mark Manson foge um pouco dessa perspectiva ao enfatizar a dor e o sofrimento. Segundo o autor, o ser humano é naturalmente infeliz no sentido de nunca sentir que está tudo bem, por melhor que seja a sua vida. Mark discorre um pouco sobre os motivos para isso, mas deixa claro que é na dor que devemos focar, pois é ela que realmente aponta o que de fato é importante para nós e é o que move cada ser humano em busca de algo melhor. Ele enfatiza que é preciso sentir a dor, é preciso ter consciência de que não estamos bem.
F*deu Geral é um livro de autoajuda moderna. Esse novo “gênero” se distancia dos outros porque traz a linguagem mais crua das relações pessoais para os livros de autoajuda. Além disso, ele não mede palavras e faz uso de palavrões e expressões bem coloquiais para que o leitor sinta que está falando com um semelhante e não com um superior. Acredito que tenha sido justamente isso que fez com que A sutil arte de ligar o f*da-se tenha feito tanto sucesso e Mark Manson repete essa fórmula em F*deu Geral.
Sou uma leitora que gosta de explorar as notas de rodapé, dependendo do assunto tratado. F*deu Geral traz mais de 20 páginas de referências e algumas delas são bem interessantes, o que também é um prato cheio para quem quer saber mais e se aprofundar em alguns dos assuntos tratados ao longo do livro, seja nas estatísticas mencionadas por ele, nas curiosidades, nas histórias ou nas teorias trabalhadas ao longo dos capítulos.
É um livro bem tranquilo de ler e pode ser lido por todos os públicos. Li o livro em pouco mais de dois dias e só demorei esse tempo porque, para mim, a leitura não foi tão envolvente. A sutil arte de ligar o f*da-se me prendeu mais e me fez sentir diversas coisas enquanto lia o livro, enquanto F*deu geral foi uma leitura mais arrastada. Acredito que Manson poderia ter sido mais objetivo em determinados momentos, mas isso não tira o crédito do livro.
F*deu Geral é um livro divertido, cheio de informações válidas e com provocações interessantes. Entretanto, não é uma leitura revolucionária, nem mudou muito a forma como vejo alguns dos pontos abordados pelo autor. É um bom livro, extremamente válido para o contexto em que vivemos, mas nada muito fora do padrão. O que muda continua sendo mais a linguagem e a abordagem, e não tanto as reflexões.
Tenho achado cada vez mais interessante buscar livros de autoajuda moderna e acredito que cada leitura acrescenta algo à nossa vida. É impossível sair ileso de qualquer livro. Mesmo que F*deu Geral não entre para a minha lista de livros favoritos, acredito que é uma leitura válida e que pode, sim, ajudar a transformar a forma de pensar dos leitores. Seja sobre a vida, sobre si mesmos ou sobre o próprio gênero de autoajuda.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2019/06/resenha-fdeu-geral.html

Kai || @diariodeumalegente 11/04/2021

Este livro é f*didamente sensacional!
O autor utiliza uma linguagem bem incomum, proferindo até mesmo palavras de baixo calão, mas que nos fazem sentir uma proximidade enorme com o que ele quer dizer. Sentimos que estamos conversando frente a frente com Manson.
Ele nos estapeia, sacode e balança incontáveis vezes durante a leitura desta obra e seus estudos e reflexões psicológicos/sociais são de suma relevância para nossa vida.

Cinthya B 08/06/2023

Seja uma versão melhor de você mesmo.
Não tenha a esperança de que as coisas vão melhorar. Seja uma versão melhor de você mesmo.

Nos relatos que venho fazendo durante a leitura desse livro, pode-se notar que a leitura e uma montanha russa de sentimentos. ( Bom pra mim foi).

Não concordo com tudo que foi apresentado, mas confesso que a segunda parte, e exatamente o que venho trabalhando pra ser e fazer, sempre focando no melhor que EU posso ser, e se todos ficarem nisso com toda certeza o mundo seria um lugar melhor.

Preciso também ressaltar que o autor melhorou e muito sua forma de escrever, está muito mais suave e fluido, muito menos agressivo e....(não sei qual adjetivo usar RS)

Mas é isso.

Gláucia 06/07/2021

O livro é interessante, algumas verdades dolorosas são bem abordadas pelo autor, mas acho que é inevitável a comparação com o livro anterior, e fazendo isso, esse deixa a desejar.
Gostei bastante da forma que ele falou e tratou a religião, não somente a do cristianismo, mas a religião como um todo, a devoção à algo ou alguém que é inerente à humanidade.

Bart 18/06/2020

F?deu Geral: Um Livro Sobre Esperança?
*Mark Manson*
Editora: Intrínseca
288 pág, 2019.
Vou repetir o aviso do 1° livro: "Não é livro de auto-ajuda" ?????!! Desde que me aventure por ler "A Sutil Arte de Ligar o F?da-se" (que é show), o autor "explica" conteúdos científicos embasados na psicologia, de forma escrachada, brincando com o leitor, xingando a torta e à direita... e a fórmula dá certo!! Num é que o cara acertou DE NOVO!!
"F?deu Geral" é tão bom quanto o 1°, se não for melhor! Nesse ele fala sobre o poder da esperança e o quanto isso mexe com cada um de nós, e até mesmo das barreiras que nos impomos por conta da danada da esperança (pior que faz sentido kkkkk), nesse livro ele faz uso da TCC- Terapia Cognitivo Comportamental, é bem fácil de perceber, tira sarro com a psicoligia (kkkkkkk), vai ter até a hora do Mindfulness, quem conhece vai perceber na hora e sempre se valendo de nossa história, p/esfregar em nossas caras os padrões que nos enquadramos. Vc sabia que o sobrinho de Freud, foi o cara quem explodiu o marketing no mundo? Pois é, ele se aproveitou do processo de luta pelo direitos das mulheres, e ficou rico... basta ler ?, tem muita coisa, gente que se aproveitou da esperança alheia, fingindo dar esperança.
É um p?ta livro, vc vai rir muito assim como vai ficar perplexo por conta de absurdos que aceitamos pela p?rra da esperança! Gostei do livro todo, mas a parte de como ele explica o nosso psicodesenvolvimento, criança, jovem, adulto e como a esperança age em nós...ficou show!! ??????????????
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

giulia.berbel 26/10/2020

Seja um humano melhor
Materialmente, nunca estivemos melhor: temos mais liberdade, saúde, riqueza, mais acesso à tecnologia, educação e comunicação do que em qualquer outro momento da história da humanidade. No entanto, ao mesmo tempo, tudo ao redor parece f*dido: aquecimento global, governos horríveis, economias em crise, ofensas constantes nas redes sociais. Em seu segundo livro, continuação de "A Sutil Arte de Ligar o F*da-se", Mark Manson vem falar da desesperança causada por essa dicotomia.

Para o autor, para criar e manter a esperança, precisamos de:
1) Controle: tomar as rédeas da própria vida, uma sensação de que podemos comandar nosso destino.
2) Crença no valor de algo: acreditar que algo seja importante o bastante para nos dedicarmos a isso, que seja melhor, algo pelo qual vale a pena lutar.
3) Comunidade: fazer parte de um grupo que valoriza as mesmas coisas que nós e que está trabalhando par conquistá-las.
Perdendo um desses três elementos, você perde os outros dois. Você perde a esperança.

Um trecho de otimismo: "Não tenha esperanças de que as coisas vão melhoras. Seja uma versão melhor de você mesmo. Seja algo melhor. Seja mais piedoso, mais resiliente, mais humilde, mais disciplinado. Muitas pessoas acrescentariam aí um "seja mais humano", mas não: seja um humano melhor. Talvez, se tivermos sorte, um dia consigamos ser mais que humanos."

Manu 28/08/2020

Esperava mais
Comprei por conta do outro livro desse autor, fiquei empolgada pq amei A sútil arte de ligar o foda-se, mas esse não me prendeu, achei cansativo e relutei muito para acabar.

Claudia.Marcia 26/02/2022

Gostei muito da leitura de F*deu Geral, nesse segundo livro mescla entre a ciências e filosofia. Gostei muito mais desse livro do que o primeiro A sutil Arte de ligar o F*da- se. Foi uma leitura que li mais lentamente para poder refletir mais.

Beca 02/06/2020

O primeiro livro é bem mais empolgante, e esse aqui não é ruim. Só precisamos entender que nenhum livro de auto-ajuda vai te dar o manual de como viver. Mas, vai te fazer refletir sobre o modo como tem vivido.
Algumas pessoas tem muito preconceito com este tipo de literatura, mas tranquilo, se fossemos depender destas pessoas os livros nem existiriam. E ainda bem que não vivemos todos em uma caverna.

Sabrina 19/05/2022

também gosto bastante, parece com o primeiro mas tem uma abordagem mais política e, como o primeiro, bem realista e autêntica. bom demais

Mi_lendo23 26/02/2020

F*deu geral
Leitura boa, mas o primeiro da série é melhor. Alguns trechos são bem repetitivos.

Manodirlah 16/10/2020

A sutil arte de ligar o f*oda-se é melhor
Eu gostei e não gostei. Particularmente eu adoro a escrita do Mark, mas nesse livro eu notei que ele foi bem mais reclamão (em alguns capítulos) e tratando de assuntos delicados de forma bem radical, mas não é por isso que vou deixar de concorda com muita coisa que foi mencionada e claro teve varias lições que vou levar pra vida.