A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Pedro.Cabral 19/08/2021

Deixe a covardia na entrada, aqui só tem espaço para a minha
Esse maluco tem uma visão de mundo do [*****].
Ele simplesmente consegue olhar para toda a falcatrua midiática que todo mundo vê, mas não entende, e tirar o que realmente tá acontecendo ali.

A verdade é que se eu conseguisse enxergar a verdade como ele conseguiu nem fudendo que eu colocaria isso para o público. Só nos primeiros capítulos da pra ver o quanto de poder essa elite tem sobre TUDO, então, publicar algo assim é colocar os a cabeça em jogo.

E isso é algo que eu estou pensando desde que comecei a leituras desse tipo: aprendendo como realmente funciona essa merda eu tenho uma bifurcação na minha frente, de um lado eu posso ir pelo caminho mais fácil e aceitar estar merda do jeito que é e assim conviver o resto da minha vida como um covarde. A outra opção é procurar fazer alguma coisa sobre a situação do meu povo(da minha classe) e me tornar um ativista popular.

A escolha que eu fiz hoje foi a da covardia pois eu zelo pelos meus couros e acredito que irei conseguir viver com o sentimento de nem ter tentado.

Me dá até uma vontade de não conhecer nada disso só pra não ficar me culpando. Mas nessa situação eu claramente cairia em algum vício pra preencher o vazio como todo indivíduo da classe média.

Se não fosse um covarde eu claramente estaria fazendo todo mundo da classe trabalhadora a conhecer esse conteúdo nem que seja por memes e dizendo que esse livro é essencial para você meu caro leitor de resenhas. Mas esse não sou eu então tudo o que digo de recomendação é que esse livro é bom todo. '-'
Brujo 19/08/2021minha estante
Muito interessante a sua análise, me deu vontade de adquirir o livro também, pra saber qual é o grau da minha covardia... Hehe

Chihiro 19/08/2021minha estante
Eu não conheço e muito menos li o livro, mas pela resenha que escreveu eu só posso dizer: bem-vindo ao clube, ao clube das pessoas que pensam ter de mudar a situação da sociedade e fazê-la enxergar em uma perspetiva diferente, mas que tem medo demais de serem expostas ao público, perder com isso e, consequentemente, fazendo com que dizem dentro de uma concha.
Eu diria que estamos no mesmo clube junto com um monte de pessoas. :")

Pedro.Cabral 19/08/2021minha estante
Nem precisa ir muito longe nos primeiros capítulos o autor já apresenta a ideia central do livro

Fernando.Peres 25/04/2020

Essencial!
Livro essencial para os dias de hoje. Reflete acerca dos reais motivos da crise que assola o Brasil e do atraso crônico do país.

Igor.Costa 07/05/2021

O Brasil sob nova ótica
Jesse Souza faz uma análise da construção da ideologia nacional cunhada por notórios intelectuais entorpecidos pela história escravagista brasileira e motivados pela elite, bem denominada pelo autor de ?elite do atraso?, dentro de uma universidade pública, a USP, entrementes como tudo de valor no mundo capitalista, segue capturada pelos donos do poder.

O livro retrata o modelo de captura utilizado pela burguesia para tomar o estado é utilizá-lo como máquina de exploração e replicação do capital. Em um discurso assertivo, o autor desmonta as teses que ajudaram a construir um brasileiro submisso.

Jessé coloca grandes intelectuais brasileiros de cabeça para baixo e esvazia seus pensamentos, ou melhor, demonstra o vazio dos mesmos quanto ao povo e a cultura que aqui se desenvolve.

Somos frutos da escravidão, da exploração, sem esse entendimento não há como reconstruir um povo para montar uma nação. A recente extinção da escravatura não teria desfeita sua marca ao longo de 133 anos, basta verificarmos, por exemplo que o Brasil ocupa a penúltima posição no quesito elevador social da América latina, necessitando de 9 gerações para se alcançar um novo patamar.

Utilizados como marionetes, feitos de tolos e tornados na palavra do autor de imbecis, aceitamos teses e replicamos suas construções nos hábitos e nas conversas de botequim, aplaudindo e ajudando a elite do atraso a fortalecer seu império de forma lega e ilegal.

Jessi 06/07/2022

A corrupção real e a corrupção dos tolos
A corrupção dos tolos seria aquela que segundo Raimundo faoro, juntamente com a corroboração de seu ?mentor? histórico Sérgio Buarque de Holanda se encontra no patrimonialismo, em ambientes públicos, pois segundo estes somos filhos da corrupção fruto da colonização de Portugal, o que para jesse não é verdade, pois Portugal era um país muito pequeno para passar em sua gênese a corrupção para o país. Nossa gênese está nos 350 anos de escravidão de opressão a negros e índios que após a ?libertação dos escravos? foram fadados a subempregos, a moradores de favelas, enquanto uma pequena parcela da classe média brasileira se arroga de seus privilégios que os chamam de mérito, fazem uma ponte entre a verdadeira elite brasileira e a elite do atraso dos verdadeiros pobres e negros desse país, frente a verdadeira corrupção do capitalismo financeiro disso, prova disso se tem nos 520 bilhões de reais sonegados em impostos que grandes bancos e empresas devem ao país, enquanto a ?corrupção dos tolos?, a maioria pensa que está no governo que é fruto desse jeitinho brasileiro quando na verdade não passam todos de aviõezinhos dos verdadeiros corruptos do país
Maycom 07/07/2022minha estante
Resenha sensacional ?

Jessi 07/07/2022minha estante
Eu vou fazer uma vídeo resenha dele no meu canal do YouTube

Karoline67 09/07/2020

Importante, porém repetitivo
Jessé Souza é um autor muito importante na atualidade e gosto muito dele. Fazendo referências à autores fundamentais como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, ele constitui uma tese bem elaborada sobre o Brasil, mas peca por motivos bem pontuais. Primeiro: ele se repete o tempo todo, várias vezes a leitura foi cansativa e tive a sensação de já ter lido a mesma frase antes, não só de outra obra dele, como do mesmo livro. Terminar a leitura também foi difícil. É ótimo, eu recomendo, mas poderia ser melhor.

milton.junior 04/04/2023

O autor tem uma sacada brilhante ao criticar a obra clássica de Raymundo Faoro e Sérgio Buarque de Holanda a posicionando como culturalismo racista, no entanto ele desperdiça o espaço para construção de uma obra sociologica sólida para utilizar o livro como espaço para militância política ao PT. Uma pena, a obra inicia de forma genial mas do meio para o final vira uma defesa militante, coisa válida, mas que deixa em aberto o que poderia ter sido se não se transforma-se em panfleto.

Maris 27/01/2021

Necessário e esclarecedor.
Livro totalmente necessário para entendemos como agir enquanto classe trabalhadora, para nos organizar e reconhecer que temos um inimigo em comum, a elite, que não tem rosto, não sabemos quem é para combater.
O livro também abre novas perspectivas para compreendemos o que é corrupção de fato, a farsa da lava jato, privatizações, o golpe de 2016 e como o capitalismo é traiçoeiro, com aqueles pobres e sem senso crítico.
É uma leitura leve e fácil de levar, sem muitos rodeios, o autor sabe onde quer chegar e não enrola para isso. Com certeza se eu ler de novo vou aprender uma coisa nova, pois o livro é muito rico.

Edu 31/12/2020

Um pouco denso
Ótima leitura, diria até que é obrigatória para qualquer pessoa que queira entender o Brasil atual. Porém a leitura é densa e o autor passa um tempo considerável analisando outras obras, que se você não leu, fica um pouco descolado do contexto que tá sendo discutido. Ainda assim, ótimo livro, muita reflexão importante com relação ao Brasil, seu povo e suas instituições.

Jonathan Vicente 24/06/2022

Leitura linda!
O livro em si aborda todo um conceito histórico para sabermos como chegamos até os dias atuais.

Para quem não é acostumado com leituras de humanas, sugiro ler com calma e muita atenção para não se perder na leitura.

Parabéns ao autor.

karinna adad 09/09/2020

Do ódio ao escravo ao ódio ao pobre, o sociólogo Jessé Souza decifra a genealogia da classe média brasileira e o seu papel nos acontecimentos políticos mais recentes. Nessa edição revista e atualizada, A elite do atraso monta o panorama que permitiu chegarmos à eleição de Bolsonaro, um candidato declaradamente preconceituoso, violento, antidemocrático e “com pregação abertamente fascista”. Seguindo o fio já tecido nos livros anteriores, Jessé permanece na sua crítica à ideia cada mais forte de que todo o mal do país se deve ao Estado.
Com a mesma didática utilizada nas obras anteriores, as quais conseguem abordar teóricos e teorias complexos de uma forma simples e clara, Jessé permanece no seu bem-sucedido intuito de estabelecer um novo paradigma no pensamento social brasileiro. A elite do atraso continua o bem-sucedido trabalho de popularizar a leitura sobre o contexto político nacional através de ideias inovadoras, desafiadoras e corajosas.

site: https://dormecomessa.wixsite.com/website/post/a-elite-do-atraso-jess%C3%A9-souza

Marcelo 28/04/2019

Um livro contundente
Um livro fantástico, contundente e que sacode a gente. Particularmente fiquei angustiado... mas considero a angústia importante para deslocar a gente de lugares comuns. A tese principal do livro passa pela necessária consciência de que nossa história precisa encarar e superar o legado escravista e também romper com a ideia de que o nosso mal maior é o patrimonialismo etéreo. Mais grave do que a corrupção do estado é a corrupção privada sobre o estado e a sociedade.

Vitor Messias 28/12/2020

Livro interessantíssimo. Apesar de alguns erros em relação a outras concepções teóricas, como o Marxismo, o Jesse, como um bom Weberiano, analisa a influência das instituições no comportamento dos indivíduos, analisando as ideias que influenciam estas instituições. Neste livro o autor se propoe a responder a três perguntas: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?, contrapondo outros teóricos que pensaram estas 3 perguntas como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, colocando a escravização brasileira como o eixo central da constituição da nossa sociedade. Indico para todos que queiram entender o ano de 2020 e entender um pouco melhor a realidade brasileira.

jrpsousa 18/07/2021

Ruim.
O autor cria monstros para lutar contra eles.
Jessé Souza, declaradamente petista, passa pano para os anos de corrupção do partido. Cria falsas simetrias o tempo todo. Distorce o conservadorismo...
Triste ver o nível de intelectuais que o Brasil forma.

Obs.: existem alguns momentos (raros) em que o autor diz algo útil. Mas logo se perde em suas visões de mundo ideologizadas.
Girl 01/09/2021minha estante
Tirasse as palavras dos meus dedos ?