A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Jader Selleri 27/05/2021

Só queria ver a reação do Moro quando tivesse lendo esse livro. Muito bom. A classe média deveria ler.

Karinne 11/09/2020

Livro essencial para compreender as raizes dos maiores problemas brasileiros e sua perpetuação nos dias atuais, abordando nesse sentido as estruturas ocultas que movimentam esse sistema.

Felipe 13/02/2021

A Elite do Atraso
Esse livro me fez repensar várias coisas em relação a nossa história. Muito interessante perceber como uma pequena parcela da população, a elite mais rica (bem rica!!), consegue influenciar toda uma sociedade através da mídia, da política, do judiciário; consegue impor tantos pensamentos desde o que usamos/comemos até influenciar as pessoas irem para a rua pedir o impeachment de uma presidente democraticamente eleita que não atendia mais aos seus propósitos.

Nessa obra, o autor remete a outros autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Raimundo Faroro e tenta desconstruir ideias a muito enraizadas sobre como funcionam a política, a mídia, o judiciário em nosso país. Tive um pouco de dificuldade nessa parte do livro pois não tenho uma bagagem acadêmica nessa área e também porque nunca li nada dos autores que mencionei. Apesar de Jessé Souza explicar todo o contexto, ainda sim, me senti perdido em algumas teorias.

Vale a pena a leitura para que possamos agregar mais informações para aprendermos a ter o senso crítico de tudo aquilo que chega para nós através da televisão, rádio, revistas ou redes sociais. Sempre devemos discutir as ideias antes de aceitá-las como verdade absoluta.

Juliana JRS 04/12/2020

Leitura excelente, muitas ideias que eu nunca havia pensado. Já comprei mais um livro do autor :)

rgallo 23/03/2021

Para ler e refletir
Gostei bastante, me fez refletir em vários aspectos. Muito bem abordado os assuntos sociais e culturais de nossa nação...

hugofreitas 11/06/2022

A Elite do Atraso, ou A Teoria Que Explica O Brasil
Jessé Souza com uma escrita muito potente, embanhada de uma raiva, um inconformismo, consegue desvelar muitas coisas que damos como certa e que são constituintes da identidade brasileira.
A proposta do autor é clara: mostrar que a grande corrupção, o grande controle das riquezas do Brasil não está no Estado e muito menos na classe média. E sim em uma elite econômica, sempre blindada de qualquer crítica, invisível para a maioria e que assim continua saqueando o Brasil todos os dias.

Uma das grandes questões do livro é o conceito de patrimonialismo entendido pela maioria de nós: um Estado corrupto que emprega elites, explora o povo e privatiza os bens públicos. Na verdade essa é uma construção social em benefício da elite do atraso. Um exemplo esclarece: só de sonegação de impostos dessa turma o Brasil deixou de arrecadar mais de 500 bilhões de dólares. Em contrapartida, toda a Operação Lava-Jato recuperou apenas 1 bilhão de dólares.

Jessé ainda vai tecer críticas a praticamente todos os teóricos que tentaram explicar o Brasil antes dele: Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. Aqui talvez seja o ponto baixo da obra, na minha opinião. Jessé não tolera argumentações. Ele afirma que é o único intelectual que conseguiu ver o verdadeiro Brasil. E aqui o leitor precisa abrir um parênteses e anotar as duas obras para ler e poder comparar posteriormente: Raízes do Brasil e Casa-Grande & Senzala.

No mais, a argumentação do Jessé é certeira, derruba a ideia do viralatismo, populismo e tantas outras que colocaram em nosso povo para diminuir a força dos pobres. Já crescemos com a ideia de que somos corruptos, menos, malandros e que o Estado é perverso e a conclusão que eu chego, junto com o autor, é que chegou a hora de mudarmos isso.

Patricia Peres 29/01/2021

Sensacional!
Não foi uma leitura fácil, pois é meu primeiro contato com sociologia. Porém, Jessé Souza dá uma aula neste livro que deveria ser de leitura obrigatória em escolas e universidades. Minha vontade é de fazer todo mundo ler este livro para abrir os olhos para o real problema do Brasil: sua elite do atraso!

Laureen.Scarelli 07/08/2021

Que livro importante para entendermos alguns aspectos sociais brasileiros do passado e sobretudo de agora! Estou fritando a minha cabeça ainda... e a privatização dos Correios votada há 2 dias deu um exemplo claro para mim de como a classe média é realmente manipulada pela elite do atraso. E quem permanece para trás, mas na linha de frente da fome, da pobreza, do anafalbetismo funcional, cultural e político, somos nós! Ódio é o que sinto por carregar as consequências de ações pelas quais não posso ter culpa alguma atribuída. Raiva dessa elite do atraso, que só cresce e nos deixa sempre retardatários, fazendo-nos de trouxas.
Felipe.Camargo 07/08/2021minha estante
Leia a Classe Média no espelho, também é muito bom!

Laureen.Scarelli 08/08/2021minha estante
É do mesmo autor, né?!
Lerei!!!

Felipe.Camargo 08/08/2021minha estante
Sim, tem algumas entrevistas que ele fez, é assustador!

Pamylla.Souza 23/08/2021

Somos feitos de imbecís
Incrível!
Segundo livro que leio de Jessé.
Peço, grito: leiam!
Vivemos em uma sociedade fadada ao fracasso.

M Ferreira 21/07/2022

Este livro não apenas abre os olhos do leitor para a realidade brasileira, como também revela as raízes da verdadeira corrupção. Com uma análise minuciosa, o autor desenvolve um panorama geral da história do Brasil e seus impactos na atualidade.

O livro é dividido em três partes principais. Na primeira parte, chamada "Escravidão é nosso berço", o autor apresenta o contexto histórico da escravidão do Brasil colonial, defendendo que a estrutura social do nosso país é fruto da escravidão e não de uma herança de Portugal.

Na segunda parte, o autor apresenta as classes sociais do Brasil Moderno, afirmando que essas são resultado de uma série de fatores sociais. Sendo assim, não podem ser classificadas apenas pelo ganho financeiro.

Na última parte, "A corrupção real e a corrupção dos tolos", o autor expõe a verdadeira corrupção que encontra-se não apenas na política, mas também no mercado. Além disso, apresenta as razões pelas quais a população brasileira consegue ser enganada e manipulada a não pensar e refletir sobre essas questões.

É uma leitura fundamental para conhecermos mais sobre a realidade brasileira atual. Recomendo!
Vitória Carvalho 21/07/2022minha estante
Eu vi a capa e jurei que era algum livro do bozo, divulgando as suas ideias ?

M Ferreira 22/07/2022minha estante
Deus me defenderai kkkkk

Karoline67 09/07/2020

Importante, porém repetitivo
Jessé Souza é um autor muito importante na atualidade e gosto muito dele. Fazendo referências à autores fundamentais como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, ele constitui uma tese bem elaborada sobre o Brasil, mas peca por motivos bem pontuais. Primeiro: ele se repete o tempo todo, várias vezes a leitura foi cansativa e tive a sensação de já ter lido a mesma frase antes, não só de outra obra dele, como do mesmo livro. Terminar a leitura também foi difícil. É ótimo, eu recomendo, mas poderia ser melhor.

Igor.Costa 07/05/2021

O Brasil sob nova ótica
Jesse Souza faz uma análise da construção da ideologia nacional cunhada por notórios intelectuais entorpecidos pela história escravagista brasileira e motivados pela elite, bem denominada pelo autor de ?elite do atraso?, dentro de uma universidade pública, a USP, entrementes como tudo de valor no mundo capitalista, segue capturada pelos donos do poder.

O livro retrata o modelo de captura utilizado pela burguesia para tomar o estado é utilizá-lo como máquina de exploração e replicação do capital. Em um discurso assertivo, o autor desmonta as teses que ajudaram a construir um brasileiro submisso.

Jessé coloca grandes intelectuais brasileiros de cabeça para baixo e esvazia seus pensamentos, ou melhor, demonstra o vazio dos mesmos quanto ao povo e a cultura que aqui se desenvolve.

Somos frutos da escravidão, da exploração, sem esse entendimento não há como reconstruir um povo para montar uma nação. A recente extinção da escravatura não teria desfeita sua marca ao longo de 133 anos, basta verificarmos, por exemplo que o Brasil ocupa a penúltima posição no quesito elevador social da América latina, necessitando de 9 gerações para se alcançar um novo patamar.

Utilizados como marionetes, feitos de tolos e tornados na palavra do autor de imbecis, aceitamos teses e replicamos suas construções nos hábitos e nas conversas de botequim, aplaudindo e ajudando a elite do atraso a fortalecer seu império de forma lega e ilegal.