FANFIC

FANFIC Rafani Ferreira

Resenhas - Fanfic

_narasrocha 08/11/2023

Nota oficial: 2,75
Eu sabia que não seria um livro que nossa iria super favoritar e não iria esquecer, então fui super sem expectativas.
É uma história bem clichê, podemos dizer pelo título né, com aquelas coisas que só acontecem em livro e filme mesmo.
É uma leitura gostosa e rapidinha, do tipo pra não botar nenhum neurônio pra trabalhar kkk, adoro histórias assim as vezes pra descansar a cabeça.
Não é uma história que vai ficar na minha cabeça, mas me entreteve e me divertiu enquanto tava lendo.

Thays157 02/06/2022

Fofo?
Fanfic, conta a história de Petúnia desastre, uma moradora da ?Fanficlandia?, o mundo das histórias. Sim, ela é a personagem de uma História

E Petúnia, era ?diferente? das personagens padrão das Fanfics. Os coques frouxos ficam horríveis nela, ela é péssima na cozinha e já quebrou membros do corpo mais vezes do que ela gostaria de admitir e infelizmente, sua história não tinha um final. Em seu mundo, ela precisava participar de grupos de personagens sem um final, pois quando um(a) escritor(a) desistia de suas histórias, As personagens não podiam participar de nenhuma outra história.

Petúnia está cansada de viver daquele Jeito, sem entender pq era tão diferente dos outros personagens e tantos desastres aconteciam com ela. Então, ela decide ir ao mundo real, confrontar sua criadora e exigir que ela lhe desse um final, para que ela pudesse seguir sua vida. Ela só não esperava que fosse se apegar tanto aos humanos que encontra.

Eu gostei muito de ?Fanfic? é uma história muito levinha e engraçada e dá pra notar que escrever o livro foi Muito importante para a Autora. Apesar disso, eu senti que o livro tinha uma proposta extremamente divertida e original e a Autora não conseguiu usar isso apropriadamente. Tinha tudo para ser uma história épica e inovadora, mas se tornou apenas uma Historinha clichê e fofinha.

Percebi também várias pontas soltas na história que poderiam ter sido fechadas.

Apesar de tudo, eu comecei o livro querendo um livro leve para não ficar com uma ressaca literária depois de ler um livro BEM RUIM e ele cumpriu bem com a missão. Foi um livro leve e divertido

??????

Lorena 05/02/2022

Que história fofa
Esse livro conta a historia de Petúnia. Uma personagem de fanfic que se ve no mundo real com todas as questões de se volta ao mundo das fanfics ou ficar no mundo real e encarar as consequências

Raquel 21/12/2021

FANFIC
Sabe aquele momento em que numa tarde chuvosa, e num tédio absurdo vc só quer passar o tempo com algo que te entretenha e tire de você algumas risadas? Nesses dias recomenda-se esse livro! A Petúnia é uma comédia e acho difícil conhecê-la e não se solidarizar com seus perrengues cotidianos.

No entanto, há algumas coisas que me incomodaram, por exemplo, os elementos cruciais à história foram desenvolvidos muito superficialmente, e alguns momentos que supostamente deveriam ser o ápice da trama foram atropelados pela narrativa apressada da autora, e a maior dificuldade por consequência disso foi criar qualquer ligação com os personagens secundários - e até mesmo à Petúnia - por estarem fadados a essa superficialidade dos acontecimentos.

A ideia do livro é promissora só pecou na execução. Mas mesmo com algumas falhas, a história é boa! Ele só precisa de alguém que o queira ler e se divertir. É uma leitura super leve e com personagens simpáticos. Sem dúvidas é uma ótima sugestão para quem está iniciando no universo da leitura e busca um passatempo leve e divertido.

Thais Lima 12/12/2021

Simplesmente adorável
Eu não tinha muitas expectativas quando comecei a ler esse livro, mas ele me surpreendeu muito e eu acabei virando a noite lendo até terminar, de tanto que eu estava gostando! FANFIC: A História Que Não Te Contaram tem um roteiro único e original, e te faz questionar: o que aconteceria se seus personagens criassem vida, e viessem cobrar o final da sua história?

Petúnia é uma personagem de uma história abandonada há sete anos. Tendo sido criada pra ser desastrada e fazer tudo errado, acabou recebendo o apelido de Petúnia Desastre no Mundo das Histórias. Ela não pode se candidatar para outras histórias até que sua atual seja concluída, então fica parada no tempo, sem saber como sua história evolui.

Um dos personagens, por ser um gênio criado pelo seu autor, descobre uma forma de atravessar a barreira para o mundo real, e é o que Petúnia faz. Ela vai atrás de Emília, sua autora, embusca do seu final feliz. E é nessa jornada que Petúnia conhece melhor a si mesma, e começa a decidir seu próprio destino.

A história tem tudo que um bom livro precisa: aventura, romance, comédia e drama. Petúnia te faz rir, chorar e suspirar ao mesmo tempo. Apesar de algumas pequenas falhas na história, são meros detalhes que não afetam em nada o brilho de sua narrativa.

Eu tô simplesmente apaixonada por Petúnia Desastre e sua história. Eu recomendo MUITO esse livro. Pra quem gosta de escrever então, esse livro com certeza vai ser um tapa na sua cara e te emocionar. O livro inclusive me fez querer retomar uma história que eu abandonei há anos. Minha personagem não chegou a vir me cobrar pessoalmente, mas mandou Petúnia como recado hahahaha

Leninha 11/12/2021

Muito bom!
Como seria se nossos personagens favoritos viessem para o mundo real?

Fanfic foi um dos livros mais criativos que já li na minha vida! Achei perfeito o desenvolvimento do enredo contado a partir do ponto de vista de uma personagem que busca o final para sua história.

A mistura de ficção e realidade foi feita na medida certa. Petúnia nos mostrou que os clichês podem ser divertidos e apreciados. Em meio aos seus desastres, a personagem cativa e nos faz sorrir o tempo todo durante a leitura. #SuperRecomendo

autora.juliachiqueza.rdl 01/11/2021

Livro Nacional de Qualidade?? Perfeito Demais!??
?O livro conta a história de Petúnia Desastre, uma personagem totalmente diferente de todas as outras, sendo ela uma versão um tanto desastrada e "errada" de uma personagem clichê de fanfic. A pobre garota parece que nasceu com o azar impregnado no corpo, já que sempre se mete em confusões e acaba se machucando.

?Isso acontece porque sua criadora não finalizou sua estória a impedindo de trocar de personagem para que possa viver tranquilamente. Petúnia já estava cansada de tudo isso, então pediu ajuda para outro personagem e foi se aventurar no mundo dos humanos indo em busca de sua criadora para que ela pudesse convencer e ajudá-la a finalizar sua história.

?Durante a trajetória da personagem conseguimos ver que cada um consegue ter o seu final feliz da forma que desejar, a autora realmente nos deu aquela chamada mostrando que somos donos da própria história e não precisamos ser perfeitos o tempo inteiro.

?Adorei toda o desenvolver da obra e a forma como a autora retratou tudo isso de forma leve e engraçada me deixou com gostinho de quero mais. Se você ainda não conhece o trabalho da Rafa, pode ir correndo garantir seu exemplar com ela ou com a Editora Coerência, você não vai se arrepender.

Michele Mic 06/08/2021

Me surpreendeu!
Eu fui com boas expectativas para esse livro, e elas foram mais que supridas! O plot é tão criativo e tão significativo (especialmente para escritores). A escrita é muito boa de se ler e a história flui muito bem. Amei demais os personagens e, nossa, como é bom concluir uma leitura e pensar: Amei a protagonista. Petúnia é um amor❤️
Recomendo!

Fabi @FLeituras 30/04/2021

Resenha por FLeituras

Existe um lugar chamado Fanficlandia onde os personagens das Fanfics moram. Cada vez que um autor descreve um personagem o habitante que mais se encaixa neste papel assume a personalidade do personagem criado. Tudo e todos lá são perfeitos.

Petúnia desastre é uma personagem que é o oposto dos habitantes de Fanfic, ela foi criada para ser totalmente fora do comum. Quando sua história for terminada ela poderá assumir outro papel e deixar de ser Petúnia desastre, porém sua criadora parou de escrever sua história.

Petúnia não aguenta mais tudo dando errado em sua vida, inclusive ela não possui amigos devido ao grande azar que traz. Quando descobre que há uma forma de ir ao mundo real para conhecer a sua escritora e tentar convence-la a terminar sua história não pensa duas vezes.

Eu achei a ideia da autora bem legal: quando você começa a escrever uma história e não termina é um personagem que você não está deixando seguir em frente e que vai esperar para sempre um final.

O livro mostra que as coisas não são como imaginamos, ninguém é perfeito e está tudo bem e conforme vamos crescendo nossos sonhos vão sendo podados e deixamos coisas não terminadas para traz. A lição mais importante: nós escolhemos como escrever nossa história e quem seremos.

Petúnia sempre se achava um desastre completo por conta do que os outros falavam e ao decorrer da narrativa ela começa a descobrir suas qualidades e se aceitar. Ela percebe que aquilo que seriam "defeitos" são considerados aspectos um tanto divertidos de sua personalidade. A mudança do olhar de Petúnia sobre si mesma é um dos pontos que deixou esse livro gostoso de ler.

site: https://www.instagram.com/fleituras/

Stephany 16/01/2021

O destino de Petúnia
O que chamou a minha atenção para o livro foi a capa maravilhosa, mas assim que li a sinopse decidi que precisava ler essa história.
Pensem em um livro gostosinho de ler. Fui sugada para a realidade de Petúnia Desastre já nas primeiras páginas do livro, e não consegui largar o livro até terminar. É uma história deliciosa de tão levinha.
A Petúnia é uma personagem maravilhosa e me fez pensar em uma fanfic que abandonei há 6 anos e fiquei imaginando o que faria se fosse confrontada pela Sammy, a personagem principal da minha história, talvez a Pê tenha me feito repensar em finalizar e liberar a Sammy para viver outras narrativas.
Alguns dos trechos que mais gostei:

?Encaro as duas imagens refletidas no espelho. Eu sempre fui a esquisita, o desastre ambulante da Fanficalândia e sei que Emília criou Petúnia para ser diferente de qualquer personagem já imaginado. Todavia, chegando ao mundo real e vendo como era tão diferente dos humanos, percebi que sou mais parecida com os personagens dela do que jamais imaginei.?

?Pergunto-me: essa atitude continuaria para com seus criadores se eles não fossem como a sua imaginação? E se na verdade eles fossem o oposto de tudo aquilo que eles sonharam? Os abraços e gratidão continuariam??
?? É sim! Elas contaram sobre uma dança harmônica das línguas e que elas travavam uma batalha! (...) Eu bem sabia que línguas podiam guerrear e dançar, então ? Céus, por acaso beijo envolve língua??

Recomendo a história para todos aqueles que querem se aventurar por uma narrativa leve e encantadora.
E agradeço a Rafani por dar vida a Petúnia Desastre e me fazer amar a personagem.
Mozinho 18/01/2021minha estante
???

Jessica 11/01/2021

Levinho
O livro tem uma pegada diferente. Sentir falta de algumas respostas no fim, mas nada que atrapalhou a leitura. Bom para passar o tempo, depois de um livro mais pesado.

Vanessa Sueroz 29/11/2020

Muito diferente!
Desde que vi este livro fiquei curiosa, mas finalmente conheci.
Achei a história fofa e maluca. Petunia é uma personagem de fanfic e sua autora abandonou a história, agora ela precisa ir ao mundo real implorar para sua escritora terminar sua historia.
Um romance fofo, leve e divertido.
Confesso que teve horas que brisei muito na história por ser dois mundo diferentes. Petunia não me prendeu muito na história, mas gostei bastante do enredo.