FANFIC

FANFIC Rafani Ferreira

Resenhas - Fanfic

@sandraalmeidaeseuslivros 23/09/2019

A personagem que ganhou vida
Muito interessante a ideia do livro, e a leitura é rápida e gostosa. Vc vai conhecer Petúnia que como característica principal é bastante atrapalhada. Ela é personagem de um livro que foi abandonado. Por conta disso ela esta presa a uma estória inacabada. Com a ajuda de um colega ela consegue ir atrás da sua escritora na tentativa de conseguir um fim para sua estória. Vc vai se encantar com Petúnia.

Jessika 15/09/2019

Encantador!
"Já sentiu como se tivesse perdido a própria identidade? E não sabe o que fazer para se encontrar?"

Em Fanficlândia, o mundo das fanfics, o que não faltam são personagens perfeitas, daquelas que já acordam maquiadas e estão sempre prontas para tropeçar naquele outro personagem perfeito e viverem uma linda (e perfeita, vale ressaltar!) história de amor. Porém para Petúnia não é bem assim, muito pelo contrário. Duvida? Então olha o spoiler: o nome completo pelo qual ficou conhecida é nada menos que Petúnia Desastre. Isso mesmo, Desastre! Mas tudo bem, pois quando ela chegar no mundo real e cobrar da autora de sua fanfic uma história decente e com toda a perfeição que ela tem direito, essa realidade irá mudar.

"Fanfic" é uma história leve, divertida e muuuito gostosinha de ler. Sério, a gente nem vê o tempo passar e quando menos espera já acabou e você fica lá, sentido falta da Petúnia e de todas as confusões que ela causa (são sem querer, ok?)

O carisma dos personagens foi um dos pontos que mais me encantaram nessa história, é impossível não amar a Petúnia e não torcer por ela. Isso porque ela é o tipo de personagem que é gente como a gente. Ela não é perfeita, longe disso, e não tem medo de ir atrás dos seus sonhos, não importam quantas pessoas apareçam para dizer que não vai dar certo. Mesmo que para isso ela tenha que se aventurar em mundos estranhos e enfrentar temporais em dias supostamente ensolarados.

Na jornada de Petúnia em busca de sua própria história, mais do que grandes tropeços farão parte de seu dia-a-dia. A Rafani nos entrega, em uma edição lindíssima, uma história que muito teve a me contar sobre o amor próprio, a importância das amizades, o tempo de cada um e, principalmente, que não existem histórias perfeitas. Cada história é especial a sua própria maneira, não importando quantos percalços há ao longo dela.

site: https://www.instagram.com/p/B2b5CQWBuga/

Elle 31/08/2019

Tão bom quando um clichê!
Eu amo livros clichês, amo de paixão! E esse livro não tem nada de clichê, é tão inovador e tem uma proposta tão diferente que eu tinha certeza que eu não ia gostar. Grande engano!
Eu me apaixonei totalmente pela Petunia e pelo mundo da fanficlandia. Foi uma deliciosa surpresa esse livro! Apesar disso eu confesso que o personagem que eu mais amei foi o Heitor e eu quero muiiiito a história dele!

@leiturasdemari 17/08/2019

Inovadora
Em Fanfic, conheceremos a Petúnia Desastre, uma personagem caricata e diferente dos demais habitantes da Fanficlândia, lugar onde mora todos os personagens um dia concebidos pela mentes dos nossos amados e inspirados autores. O motivo do sobrenome Desastre? Em todos os desastres, ela está envolvida. Ou ela é o motivo deles acontecerem. Contudo, isso só acontece porque sua autora parou sua história no exato ponto em que tudo que ela faz, não dá certo. Exceto cantar; Petúnia canta super bem e tem um gosto super refinado, apaixonada por músicas e álbuns de outras décadas.

Contudo, nossa personagem está cansada disso. Talvez porque os seus vizinhos sejam muitos maldosos com ela e sempre a deixam de lado e caçoam da sua situação desastrosa, perdoem o trocadilho rsrs. Mas por outro lado, ela está cansada porque ela acha que merece uma história, um final feliz e é com esta certeza que com ajuda de um outro morador do país fantástico, Petúnia parte a caminho da Terra em busca de achar a pessoa por trás da criação de Petúnia e descobrir porque sua história ficou inacabada e pedir por um final feliz. O que ela não esperava era que essa missão seria tudo, menos simples.

Com 4 semanas para encontrar Emilia e algum dinheiro no bolso, a srta Desastre chega na Terra sem saber para onde ir e com seus arquivos todos bagunçados debaixo de um temporal e quem lhe ajude é Joanne, uma simpática ruiva que lhe oferece abrigo sem nunca tê-la visto antes.

Com a ajuda de Joanne e Mark, Petúnia vai atrás de Emília e se surpreende com o quanto Emilia é totalmente diferente de quem ela esperava encontrar. Bem, será que Petúnia irá encontrar seu final feliz? Ou ao fim das 4 semanas ela precisará voltar para a Fanficlândia e viver toda uma vida de desastre?

Olhem, sendo bem sincera, o livro não alcançou todas as minhas expectativas ☹ e tenho certeza que isso refere-se ao fato das inúmeras opiniões positivas sobre a obra que li, mas ainda assim a leitura foi um tanto prazerosa.

A Rafani foi muito iluminada com a idéia de conceber um livro sobre como seria o universo dos personagens dos livros inacabados. Quase um livro dentro de um livro. Achei top! Haha.
Fanfic foi um livro que me arrancou algumas risadas e me fez reviver alguns momentos. Quem não se lembra do #nervouser que foi o primeiro beijo? Nosso Senhor hahaahha

O livro também é super bem escrito e os personagens são uns fofos, alguns dão até vontade de pôr no colo. Mas tiveram alguns pontos que me incomodaram um pouco; os desastres da Petúnia no começo do livro foram um atrás do outro, o que me deixou um pouco sem entender, sabe? O que foi totalmente diferente dos outros que aconteceram no decorrer do livro. Nesses últimos, a sensação de naturalidade foi transmitida com êxito.

Um outro ponto que me incomodou, foi as excessivas discrições de algumas cenas, algumas roupas, alguns lugares. É uma coisa minha, mas discrição excessiva faz com que a leitura se torne um pouco maçante. É ok saber qual a roupa da pessoa, mas talvez não seja tão interessante saber de onde a roupa veio, de como ela vestiu ou de como a cor combina com a cor dos olhos e etc. Isso é só um exemplo, mas que quando aplicado nesse livro para mim foi meio ruimzinho ☹

Mas tirando esses dois pontos que não são referente à história em si, para mim a leitura foi ótima e realizada de forma rápida e realmente adorei o rumo que a história tomou nos seus últimos 20%, foi uma coisa que eu já esperava, mas que ainda assim foi conduzido da melhor forma.

E vocês? Já leram esse livro? Gostaram da resenha?

site: http://blogdiversamente.blogspot.com/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 01/08/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Conheci Fanfic através da Sinéia Rangel na época que estava procurando uma história fofinha e leve para conferir. E o livro cumpriu seu objetivo.

O nome Petúnia Desastre faz bem jus à personagem. Quando menos se espanta, algo acontece com a moça justamente por causa do roteiro que sua escritora havia montado para sua vida. Desastres à parte, Petúnia é uma moça doce, engraçada, um tanto sensível que se mostra determinada e resiliente em encontrar sua criadora e convencê-la a dar um fim à sua história.

Durante sua missão, Petúnia conhece Joanne e Mark, duas pessoas que se tornam bastante importante para ela. Ambos a apoiam e oferecem ajuda para o seu objetivo, mesmo não sabendo o real motivo e nem de onde ela vem. À medida que vão convivendo, Petúnia considera se realmente vale a pena voltar para o mundo da Fanficlândia ou tornar roteirista da sua própria vida e história.

A escrita fluída da Rafani combinada com os capítulos curtos fazem com que a leitura seja bem rápida e gostosinha. A narração em primeira pessoa faz com que você veja e compreenda todos os sentimentos, dúvidas e inseguranças da Petúnia. Há também uma pitada de romance (como quase toda fanfic) e é a coisa mais fofa do mundo ver esses dois se envolverem.

Um ponto a destacar na história é a amizade nascida entre Petúnia e Joanne. Ao chegar no mundo real, Joanne é a primeira pessoa a estender uma mão para Petúnia e daí nasce uma amizade muito fofa e cheia de companheirismo. Joanne é aquela que faz Petúnia questionar se vale mesmo a pena voltar à sua vida antiga ou seguir em frente.

Apesar de ter lido no ebook, achei a diagramação bem fofa. No início de cada capítulo, temos bonequinhos representando a Petúnia e o Mark. E o que dizer dessa capa maravilhosa? Eu sou apaixonada por ela desde a primeira vez que vi e é uma das capas mais lindas da minha listinha de top capas bonitas da vida!

Com uma história diferente e divertida, Fanfic é uma ótima pedida para quem quer um livro fofo e envolvente. Ele está disponível na Amazon, sendo grátis para clientes Unlimited.

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/08/resenha-410-fanfic-historia-que-nao-te-contaram.html

Bruna3731 20/07/2019

Um amorzinho de história
Petúnia não aguenta mais ser ela mesma e o principal motivo é que não é ela que escolheu ser como é: um desastre total quando todos os outros na Fanficlandia estão interpretando personagens normais em seus livros.
Isso mesmo, Petúnia foi escolhida para interpretar o personagem de uma autora que teve uma ideia totalmente diferente para sua protagonista, porém abandonou a história e Petúnia está presa para sempre a sua carga de desastres.
Cansada de se dar mal, ela resolve ir até o mundo real, encontrar sua autora e fazê-la dar um fim à sua história e ao seu sofrimento.
Temos aqui um livro muito fofo, que nos faz ter pena de Petúnia por ser tão azarada e pela beleza das relações que ela constrói no mundo real. Enquanto que na Fanficlandia todos a evitam, no mundo real ela conhece amigos de verdade que a aceitam o seu jeito desastrado. Além disso, Petúnia consquistou até a mim por ser tão ingênua e boa de coração.
A história é leve e também romântica. Quem iria imaginar que Petúnia poderia despertar o interesse de um garoto real? A forma como Emília, a autora de Petúnia, é retratada é bem real. Só quem escreve sabe como é difícil seguir em frente quando desmotivam os nossos sonhos!
Petúnia é isso: A sua determinação é motivante, sua engenuidade repleta de aprendizado. É muito desastre cheio de amor.

Kelly | @kellymachadoblog 01/07/2019

Um livro super diferente!
O que acontece com personagens de uma história quando o autor desiste de escrever?Aqui conhecemos Petúnia, uma personagem de um livro que foi abandonado pela autora.
Emília escreveu apenas uma página da estória e desistiu de continuar, e a única coisa que Petúnia sabe é que sua estória não tem clichês, não tem romance com beijo na chuva ou paixão pelo melhor amigo. Petúnia descobre que não pode se candidatar a nenhum outro personagem, enquanto sua autora não concluir a história.
Então, após 5 anos presa a esse personagem, com desastres sem explicação que lhe renderam ordens de restrição e um apelido, Petúnia decide vir para o mundo real e procurar sua escritora afim de convencê-la a voltar a terminar sua estória.
Petúnia é uma personagem muito carismática que nos conquista logo no início, rimos de suas trapalhadas e torcemos para que consiga convencer Emilia a retomar a escrita. Imaginei a história como naquele filme do Space Jam que o Pernalonga vem pro mundo real, mas ele é de desenho animado sabe? Então, na minha cabeça, Petúnia era um desenho animado também, não sei, minha cabeça funciona assim, não julgue
Vale muito a pena conferir, a premissa do livro é incrível, nunca tinha lido nada igual e agora fico me perguntando o que será que aconteceu com os personagens das duas histórias que deixei de lado kkkkkkk
A leitura é muito fluída e a edição está maravilhosa.
Super indico pra você que quer uma leitura leve e divertida.

Vivik Oliveira 01/07/2019

Para tirar da gaveta todos os sonhos
Petúnia Desastre foi esquecida por sua autora e é obrigada a conviver na Fanficlândia rodeada de personagens criados para terem vidas perfeitas, sabem, as meninas de coque frouxo e sorriso lindo e os caras sarados de vidas perfeitas? Então, na vida da Petúnia acontece sempre o inverso, ela foi criada para ser diferente e isso inclui muitos acidentes que resultaram nesse seu apelido 🥺 Mas ela não aguenta mais, precisa saber porque sua autora desistiu de sua história, Petúnia só quer um final.

E quando ela descobre que existe uma forma de sair da Fanficlândia para o mundo real Petúnia reúne toda sua coragem e parte nessa aventura sem precedentes.

Fanfic fala sobre aceitação, sobre se amar, se conhecer, se perdoar. Fala de amizade simples e verdadeira, aquelas que não pedem nada em troca sabe? Tão raras hoje em dia…

Com a Petúnia você vai sorrir muito, cantar músicas super antigas, mas PERFEITAS
Petúnia vai te emocionar de tantas formas que nem consigo descrever aqui!

É um livro que indico com um mega sorriso no rosto, só de pensar nele já quero reler! Ele tem aquele detalhe que mais AMO: INDICADO PARA TODAS AS IDADES 💕 Com 8 ou 80 anos, você vai se apaixonar por Petúnia Desastre!

Vai se identificar com os medos e ansiedades dessa personagem tão real, que acorda de mal humor, sente cólica, bate o dedinho na quina dos móveis 😅 e prova que quem você é, é muito mais importante do que ser perfeito.

Tenho certeza que depois dessa leitura você vai desejar tirar da gaveta TODOS os seus sonhos.

site: osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Nati - @_fantasticomundoliterario 20/06/2019

Uma história para mostrar que ninguém é perfeito
Petúnia Desastre é a moradora mais azarada da Fanficlândia. Sim, ela é personagem de uma fanfic, cuja história foi abandonada por sua escritora. Agora, ela está fadada a viver uma vida de eterno azar, e mais: Uma vida vazia e sem propósito. Determinada a mudar isso, Petúnia da um jeito de viajar ao mundo real para encontrar sua criadora, e cobrar dela um final para sua história. Será que ela vai conseguir?

Petúnia é uma personagem como todas nós. Que por exemplo, acorda insatisfeita com seu cabelo ou que bate o dedo mindinho na quina da cama. Que sofre de ansiedade e tem medo de não ser aceita por ser diferente. Ela trilha um caminho de autoconhecimento nessa jornada e até descobrir quem realmente é, tem suas dúvidas, exibe uma falta de confiança em si mesmo... Ela é a personagem mais real que já encontrei nessa vida de leitora.

Com uma crítica aos enredos perfeitos, onde tudo é lindo e não existem problemas, Rafani Ferreira consegue deixar claro que o importante não é ter o corpo e cabelo perfeito, mas ser quem realmente você é. E que você pode sim, ser aceito por alguém com todas as suas imperfeições.

Acho que a autora conseguiu atingir seu objetivo em seu livro de estreia. Por trás das situações engraçadas, do romance e das amizades estabelecidas, nos trouxe a mensagem de que nessa caminhada para a busca do final feliz, algumas situações e pessoas podem até atrapalhar o processo mas a persistência é o caminho para atingir nossos sonhos.

Jaque @blogmalucadoslivros 18/03/2019

Criativo e divertido!
“Quando a minha escritora decidiu criar Petúnia, ela seria uma personagem diferente. Uma personagem exótica. Seria um belo desastre em todos os sentidos e tudo que não acontece no pais da Fanficlância aconteceria com ela”

Rafani criou uma história peculiar e apaixonante, quando vi esta premissa já tinha certeza que iria me apaixonar e não me enganei.

Quem nunca leu uma fanfic que foi abandonada pelo autor? Agora imagine que o protagonista daquela história sem fim decretado, ficasse preso naquele personagem para o resto da vida? Foi isso que aconteceu com Petúnia desastre.

Ela foi criada há seis anos e a autora de sua história simplesmente parou de escrever. Desde então, Petúnia está presa a este personagem sem poder se cadastrar para viver outras histórias. A vida de Petúnia não é perfeita, ela é uma personagem exótica, que não vive uma vida incrível e sem defeitos como outros personagens da Fanficlândia, por isso viver sendo um total desastre chega a ser um fardo na vida dela.

Mas agora, através de um colega, ela terá a chance de vir para o mundo real e tentar convencer sua autora a continuar a escrever e dar um fim a história de Petúnia desastre! Nesta jornada Petúnia irá criar laços inesperados conhecendo pessoas reais e únicas. Mas, será que ela vai conseguir encontrar sua escritora?

Petúnia é uma daquelas personagens apaixonantes, que nos cativam desde a primeira página. Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a vida difícil que a personagem leva na Fanficlândia, e é impossível não torcer por ela desde o início.

De forma leve a autora nos faz refletir sobre relacionamento abusivo e sobre os personagens “perfeitos” e sempre iguais que encontramos não só em fanfics, mas em alguns livros também. Outro ponto forte da trama é a mensagem que a autora traz sobre persistência e sobre não desistir nos nossos sonhos por causa de pessoas que podem nos desmotivar.

O desfecho me deixou suspirando e com gostinho de “quero mais”. Fanfic foi uma leitura rápida e divertida. Além de ter uma premissa muito criativa e que a autora soube desenvolver muito bem. Sem dúvidas recomendo para quem quer ler algo diferente, leve e divertido!

site: https://www.malucadoslivros.com/2019/03/resenha-fanfic-historia-que-nao-te.html

allitamartins 09/03/2019

Incrível
Petúnia é moradora da Fanficlândia, um lugar onde todas as pessoas possuem uma vida perfeita e as garotas vivem sonhos constantemente, mas o mesmo não se aplica a ela.
Ela é conhecida no seu país como Petúnia Desastre. Ela teve sua história abandonada por sua escritora a cerca de 7 anos, e desde então não pode se candidatar para ser outra personagem e precisa viver sendo a Petúnia Desastre.

Quando ela descobre que pode ir até o mundo real encontrar sua escritora, ela parte para San Diego em busca de Emília.
Em seu primeiro dia na cidade ela faz amizade com Joanne, que a hospeda e a ajuda na busca por sua escritora.

Será que Petúnia conseguirá encontrará sua criadora e a fazer terminar a história de Petúnia Desastre?

✏ Logo de cara preciso exaltar a genialidade da Rafani em criar este enredo. Em seu primeiro livro publicado ela já mostrou todo o seu potencial.

A autora conseguiu de forma sutil trazer uma crítica pertinente para esses enredos "perfeitos" onde as personagens levam vidas maravilhosas e não possuem problemas do dia a dia.
Quando a Emília resolveu escrever a Petúnia, ela queria que fosse uma personagem real, que não fica melhor de uma doença em alguns dias, que menstrua, que é atrapalhada, que não sabe cozinhar, mas que não desiste.

Petúnia é a personificação de como todas as personagens deveriam ser. Em sua aventura no mundo real ela irá descobrir as diferenças entre aquele mundo e a Fanficlândia, e no processo irá se encontrar. Petúnia Desastre pode parecer estranha com seus cabelos brancos e as pontas rosas, mas ela é mais real do que muitos outros personagens que topei ao longo da vida.

Tudo que Petúnia imaginou encontrar em sua escritora irá por água a baixo. Emília não é uma adolescente cheia de vida e sonhos, na verdade, ela está longe disso.
Emília traz consigo os sonhos decepados de uma escritora que foi desacreditada em algum momento da vida e não conseguiu colocar suas histórias para fora.

Os amigos que Petúnia faz ao logo do enredo a ajudarão a se encontrar. Joanne e ela criam um laço de cumplicidade. Já Mark mexe com os sentimentos dela.

As críticas sociais não ficam apenas nesse "universo literário perfeito". A autora também trouxe uma pitada de relacionamento tóxico, onde a outra pessoa se anula por conta de comentários e atitudes do parceiro.
Falar sobre isso é tão importante quanto tentar desmistificar essa ideia de que personagens literários precisam ser a Barbie 24 horas por dia.

A autora ainda explica o universo da Fanficlândia muito bem e nos faz enxergar ele existindo paralelamente.
Quanto a edição, está um arraso. A moça da capa é um esboço de Petúnia. A diagramação é linda e está bem revisado. Mais um trabalho primoroso da Coerência.

Fanfic: A história que não te contaram não é apenas mais uma ficção. Com um enredo que apresenta uma boa dose de comédia, a Rafani conseguiu trazer uma personagem que causa identificação. A Petúnia está no processo de descobrir seu lugar ao mundo, de tomar decisões importantes e as dúvidas farão parte desta trajetória. Na outra ponta veremos uma escritora que foi desacreditada, que deixou suas histórias paradas e Petúnia será seu empurrão para ver a vida de outra forma. Petúnia Desastre nos deixa a lição de que a vida é muito mais do que podemos imaginar e que sempre teremos um lugar para chamar de nosso, mesmo que ele seja um que nunca imaginamos...

site: http://www.gnomaleitora.com.br

Jaque 20/02/2019

"Para isso, só preciso sair do Mundo das Histórias e ir até o Mundo Real. Contudo, não faço a mínima ideia de como fazer isso sem ninguém notar ou deixar rastros.
Será que alguém pode me ajudar?"

Hoje venho falar desse livro que ganhou meu coração. Tive a época de ler fanfics e quando a Rafani disse que estava escrevendo sobre isso meus olhos brilharam 😍 Fiquei ansiosa para conhecer a Petúnia e quando conheci, me apaixonei.
Petúnia Desastre é a personagem de uma fanfic inacabada, e por isso, vive presa na Fanficlândia torcendo para sua escritora retomar a história. Só que ela cansa de esperar e resolve mudar o próprio destino. Sua próxima parada é o Mundo Real.
Eu nunca tinha lido nada assim, nada mesmo, e me encantei com os detalhes criados pela Rafani. A cada descoberta sobre a Fanficlândia eu ficava: "isso é muito genial, que incrível!" O final foi mais do que eu esperava.