Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Esther 16/07/2021

Leitura cansativa e difícil
Demorei mais do que o normal pra terminar esse livro, porque a edição que li tinha diversos erros de gramática. No início pensei que era só porque é uma história de época, mas depois percebi que na verdade, as palavras difíceis e modos diferentes de falar não me incomodavam. Acho que no futuro irei ler novamente, mas com uma outra versão, e assim minha experiência pode ser mais proveitosa.
Agora sobre a história em si. No início eu fiquei bem perdida, porque tem muitos personagens e muitas vezes são usados o mesmo sobrenome para personagens diferentes, e isso era confuso. Com o passar da leitura, fui entendendo melhor e isso parou de me incomodar. Talvez eu não tenha gostado tanto do livro porque criei muitas expectativas. Além disso, o romance entre Elizabeth e Sr. Darcy muitas vezes era deixado de lado, e a história não parecia ser sobre isso. Aconteceu tantas coisas, e o romance parece que só veio de brinde kkkkk enfim, sobre o romance deles, ficou parecendo pra mim que não foi tão desenvolvido
Geovana Campos 16/07/2021minha estante
Siimm! Eu fiquei tipo? Gente cadê o romance da história?
Talvez seja pq estou muito acostumada com romances de época e esse é o meu primeiro romance histórico, também acho que a edição não ajudou muito mas não posso botar a culpa nela porque de fato eu entendi o que foi dito, só esperava bem mais.. principalmente do romance da Lizzie e do Darcy.. o livro por muitas vezes parecia mais da Jane que da Elizabeth

Esther 16/07/2021minha estante
Simm, nossa!! Eu fiquei do início ao fim esperando o tão comentado romance. A maioria fala tão bem que eu esperava bem mais. O livro falava sobre um monte de coisa e um monte de gente, menos do romance dos dois.

Geovana Campos 16/07/2021minha estante
Acabou que esse livro me deixou sem vontade de ler mais coisas da Jane Austen, talvez no futuro.. Mas amiga, se me permite uma dica.. se quiser ler romances de época que tem bastante romance.. lê alguma coisa da Júlia Quinn ou então também recomendo muito a série "Querida conselheira amorosa" da Laura Lee Guhrke..
Essa última em especial eu amei porque fala dos direitos das mulheres naquela época mas ao mesmo tempo NÃO FALTA ROMANCE NUNCA na história, muito pelo contrário o romance começa cedo na história..
É de época, mas nem parece, sério! Eu amo! E os da Júlia Quinn também são incríveis já li a maioria dela ??
Só se prepara porque todos esses que eu falei tem bastante pimentinha, ou seja, tem algumas partes bem sensuais

Esther 16/07/2021minha estante
Ahh, obrigada pelas recomendações!! Com certeza vou procurar outras escritoras também, pois sei que livros assim são excelentes. ? Só espero me adaptar melhor nos próximos kkkkk

Rafaela Scherer 13/04/2021

Merece todo prestígio que tem ??
Embora não seja meu gênero favorito, Jane Austin me ganhou nesse romance de época. Rainha! A construção dos personagens é riquíssima e a história não decepciona. Considerando o período em que foi escrita, ganhou ainda mais minha admiração. Perfeita, sem comparação ??
Letruska.Farias 13/04/2021minha estante
Eu adoro orgulho e preconceito, mas dizem que o livro mais romântico dela é Persuasão. Vc já leu?

Rafaela Scherer 13/04/2021minha estante
Ainda não li, confesso que a escrita me limita a navegar de cabeça nos livros dela. No entanto, como ela é fantástica, o livro deve ser também.

Letruska.Farias 13/04/2021minha estante
Inclusive nesse livro Persuasão tem uma das cartas mais românticas. E realmente os livros dela tem uma pegada bem difícil por ter sido escrito a muito tempo.

Rafaela Scherer 14/04/2021minha estante
Bom saber, vou anotar a leitura. Obrigada pela dica ?

Cassandra 08/08/2020

Perfeito!
Finalmente li Orgulho e Preconceito!
Que livro!!!!! Um romance arrebatador!!!
Jane Austen desenvolveu os personagens com maestria durante sua obra e despertou em mim os sentimentos mais variados durante a leitura, não é atoa que se tornou um clássico atemporal.
Elizabeth é uma personagem cheia de personalidade, daquelas que ficam guardadas na memória. Amei!
Com certeza se tornou um favorito da vida, super indico, um livro que faz seu coração aquecer, afinal vemos que a força do amor pode quebrar diversas barreiras!
mathushey 08/08/2020minha estante
Deixa eu perguntar, ele é um livro lento ou é tranquilo de ler?

Jéssica Lenz 08/08/2020minha estante
Eu sou apaixonada por esse livro!

Andri 08/08/2020minha estante
Amo esse livro.. sempre releio

joaoggur 08/08/2020minha estante
Parabéns pelo texto

Leh | @lehlendo 06/08/2021

Essa leitura não foi pra mim
Sei que tem uma grande quantidade de pessoas que amam esse livro, mas eu achei muito chato, cheguei a dormir lendo o livro diversas vezes. A escrita é enrolada e muito descritiva além de ser um clássico que já possui a linguagem diferente. O livro foi melhorar um pouco depois de 60% e ficou bom só nos 85% enfim eu fiquei decepcionada porque achava que realmente iria gostar, mas não foi pra mim.
Amanda 06/08/2021minha estante
Exatamente a mesma coisa que achei ?

Leh | @lehlendo 06/08/2021minha estante
Foi uma leitura difícil pra concluir kkk só queria abandonar o tempo todo

Amanda 06/08/2021minha estante
Simmm, e a gente fica se sentindo um peixe fora d'água por não morrer de amores como todo mundo né? Também pensei em abandonar váaarias vezes

Barb 08/08/2021minha estante
nossa simm, terminar esse livro foi uma questão de honra para mim. Leitura muito arrastada, e não tive apego a nenhum personagem.

Luu 25/05/2021

price and prejudice
eu tinha expectativas muito altas pra esse livro por ser tão bem falado, mas foi uma leitura maçante pra mim e só pensava em terminar logo
Lala 25/05/2021minha estante
Ai...eu abandonei esse no meio kkk, quero dar uma nova chance, mas da primeira vez foi tão monótono, tipo não acontecia nada e aí eu desisti ;-;

Luu 25/05/2021minha estante
tbm foi muito monótono pra mim amg, e minhas expectativas eram altas demais pelo livro ser muito bem falado

Lala 25/05/2021minha estante
Tbm tava com altas expectativas e aí veio o tombo haha. Tipo, acho que é pq eu não sou acostumada com romance, gostei da escrita ,mas era toda hora aquela enrolação, e eu fiquei o tempo todo "ACONTECE ALGUMA COISA"

Luu 25/05/2021minha estante
eu leio alguns romances de época sabe, mas oque eu não entendi foi que teve poucas interações da Elizabeth e do Darcy e eu não vi eles se apaixonando sabe

bru 31/08/2021

também fui orgulhosa e preconceituosa
o começo foi meio lento para mim, mas eu já conhecia a história e estava ansiosa pelas partes que eu considero mais emocionantes! e quantas emoções!! hoje, dia que finalizei a leitura, li mais de cem páginas por estar tão submersa nessa história?
foi incrível como eu consegui sentir o mesmo preconceito de elizabeth a respeito do sr darcy, depois as mesmas dúvidas e depois o mesmo afeto. como não consegui não odiar o sr darcy depois de ler a carta que ele mesmo posteriormente disse que elizabeth tinha motivas para odiar também kkkkkkk
os personagens foram tão bem detalhados que consegui ver o meu próprio pai no sr. bennet. só não considero lydia a maior praga desse livro pq o marido dela consegue ser pior. fiquei horrorizada como essa menina não tem 1 pingo de noção na cabeça e nunca se deu conta de tudo que fez a família passar. mas ela é a filha mais parecida com a mãe e também achei um absurdo como a sra bennet é superficial, mas isso deu mais graça ao livro pq há um contraste entre lizzy e o resto de sua família, até mesmo jane
mas a personalidade de jane é algo de realmente se admirar, pq é essencialmente boa, mas não é boba, uma vez que viu que a srta bingley era uma falsa, abriu o olho e foi legal de ver a evolução disso, pq isso mostra que ela é não apenas uma alma inocente demais
e a elizabeth é uma inspiração pq é um exemplo de força. sabe quem é e não desobedece seus princípios, independentemente dos benefícios que teria com isso.
mas não acreditem no livro!! o sr darcy não é real e a maioria dos homens não mudaria sua postura por conta de uma mulher
enfim o livro terminou com um gostinho de conto de fadas e final feliz
gmendes 31/08/2021minha estante
tenho que ler esse pra ver se o mr darcy é tudo isso ai mesmo

gmendes 31/08/2021minha estante
amei a resenha me deu mais vontade de ler!

bru 01/09/2021minha estante
a nota é 5!!!!

bru 12/09/2021minha estante
comecei 31/07 e terminei 31/08

Maria Cristina 26/01/2018

Um livro que sempre quis ler por ser tão aclamado. Eu não sei se esperava muito dele ou se não estava no clima para ele, mas eu não vi nada do que as pessoas tanto clamam.
Eu juro que tentei ler pensando naquela época. Tentando pensar em como era a sociedade, como eram as relações, Coloquei todo meu amor por Downton Abbey na vã esperança de conseguir gostar, mas nada me adiantou. Achei os diálogos enfadonhos e às vezes precisava respirar fundo para seguir com a leitura.

Eu nunca pensei que poderia odiar tantos personagens, mas odiei.
Mr Bingley um fantoche. Mr Darcy e seus comentários desnecessários. Achei que ninguém seria mais insuportável que Mrs Bennet, mas Miss Bingley e Lady Catherine conseguiram superar.

Não é uma história ruim. Longe disso. Consigo ver a vontade de Elizabeth de não ser como as mulheres da época. Ser avançada por seu tempo. Mas a lentidão não me agradou o que me deixou bem triste. Talvez um dia eu o leia novamente com outros olhos.

Agora só posso dizer que ele poderia ter se reduzido a metade.
Angelica.Zilda 28/01/2018minha estante
Glória ao pai que você acabou!

Angelica.Zilda 28/01/2018minha estante
Pela sua avaliação e da ray, não pretendo ler rsrs

Maria Cristina 28/01/2018minha estante
Hahahah eu sei lá se só restassem homens como Darcy eu seria com muita certeza a tia dos gatos.

Tai 27/05/2018minha estante
undefined

aninha 14/01/2022

Ainda não acredito que isso é uma ficção.
UAU. Temo não ter um coração e uma mente que sejam dignos de exprimir o quão cativante esse livro é. Ainda que lendo "ficção literatura inglesa", não consigo crer que todos esses eventos, todas essas pessoas e todas essas paisagens sejam fictícias. O mais próximo ao contentamento que consigo chegar é a crença de que essa "enemies to lovers" trope tenha ocorrido com alguma moça espertinha do século XIX e um aristocrata orgulhoso, que perdeu toda a sua compostura com a impertinência (ou melhor, "vivacidade da inteligência") da mesma.

Não li a sinopse antes de comprá-lo e não podia ter tomado decisão mais sábia. Não lembro o que me levou a adquiri-lo em primeiro lugar, mas descobrir que era um "Enemies to lovers" na cena em que Darcy se encontra admirado por Elizabeth foi maravilhoso. Admito ter criado um considerável *preconceito* (hahshahjs) com a primeira parte do livro, que considerei um pouco rebuscada, sendo completamente ignorante ao fato de ser um clássico.

Não sei se é impressão minha ou fluidez por parte da história, mas o enredo se tornou muito mais limpo e entendível em transição com a centésima página, precisamente.

É incrível como "Orgulho e Preconceito" não é previsível, mas atende a todas as nossas expectativas; é como se tudo que precisasse acontecer acontecesse!

Alguns consideram uma falha, já eu, encho minha boca para enaltecer a ausência de descrição da fisionomia dos personagens. Há muitas presenças a todo tempo da história. Acredito que se tornaria tanto quanto maçante a descrição dos pormenores de cada (nível Sr. Collins). Além disso, esse fator dá a liberdade ao leitor de imaginar a figura com base, apenas, na redação dos sentimentos da aparência e personalidade em passagens que denotam "Não haver jovem mais bonita que Jane", "Os olhos negros de Elizabeth", "Charlotte não ser tão bonita", "A saúde de Srta. De Bourgh", "A beleza e altura do Sr. Darcy", etc.

Ah, Jane! Austen e Bennet. Tão delicadas e singelas. Escrita de uma louvável romancista com pinceladas de realismo. Como é delicioso passear pelas colinas coroadas de bosques e imergir nas danças dos saraus, a ponto de ouvir suas peças e as desastrosas, porém amáveis, melodias da Mary, com a escrita de Jane Austen.

De primeira mão, senti falta do romance ao final do livro, mas compreendi que nele se encontram de forma ainda mais presente aquelas marcas realistas. Para um relacionamento de época, os dois personagens tiveram um engajamento digno de apreciação. É importante levar em conta a passagem do tempo e as circunstâncias que levaram Darcy se tornar mais gentil, resultando no perdão de Lizzy, que é muito bem explicado, por sinal! Acompanhar o desenrolar do relacionamento e o desmentir dos conflitos foi deveras instigante.

Darcy era um admirador de Elizabeth, o que não era de se admirar, pela frequência com quem se encontravam. É engraçado como a timidez dele é retratada, dá vontade de dar um cascudo nessa cabeça oca: mesmo que ficasse perto de Elizabeth, não conseguia trocar uma palavra sem se sentir constrangido.

Não cometam o mesmo erro que eu ao ler com pressa. Desfrutem de cada palavra e valorizem cada linha ou capítulo, vai fazer muita diferença no decorrer da história, para que você chegue no final com a esperança de que não torne a se cegar pelo preconceito.

? Mas, se não captar o seu aspecto agora, talvez nunca mais apareça outra oportunidade.
? Eu jamais me oporia a qualquer prazer de sua parte ? respondeu ele com frieza.
aninha 14/01/2022minha estante
"A obra traz uma reflexão a respeito do comportamento da sociedade aristocrática no início do século XIX, na Inglaterra, e fala sobre a busca da felicidade e o desejo pessoal colocado acima das convenções sociais"

EmillyLuna 14/01/2022minha estante
É MARAVILHOSO MESMO ? sou apaixonada! Já chegou a ver o filme?? Tem na netflix, até onde sei. É incrível também.
E que resenha boa de leeeeeer

aninha 14/01/2022minha estante
aiii eu vi o filme logo após terminar o livro e fiquei mais apaixonada ainda ? nossa, ouvir as frases saindo do papel é tão fantástico!! e dá pra ver certinho o que eles adaptaram, né!

EmillyLuna 17/01/2022minha estante
Muitoooo! Os dois se mesclam de uma forma tão perfeita que me deixa boba. O cenário é incrível ?

Selminha 06/12/2021

Nossa!
Confesso ter lido vagarosamente, mas foi ótimo me manter mais tempo envolvida...sabe aqueles romances sem fragilidade, sem ilusões?! É esse aqui. Nossa! Amei esse casal, Jane merece real, todos os elogios que possui, sem dúvidas. Eles falaram verdades um para o outro, verdades que doem, sabe?! Mesmo que depois de falarem, pesar em cada um... e ver eles ouvirem atentamente e entenderem, olharem pra si e quererem melhorar naquilo ou até mesmo concordar com o que foi dito, apesar de machucados, isso é muito lindo, é resultado de muita maturidade, sem falar nos sentimentos de Mr.Darcy nada instável ou frágil, e Lizzy ótima, que não deixava ninguém lhe diminuir ou atrapalhar seus sentimentos, tudo isso com muita educação rs
Luane_gabrielly_ 07/12/2021minha estante
Essa edição é boa pra ler?

Selminha 07/12/2021minha estante
Luane, eu gostei bastante! Folhas amareladas, um bom espaçamento e diagramação, a fonte ótima...

Luane_gabrielly_ 07/12/2021minha estante
Estava com receio de ler nessa edição pois vi muita gente falar que era só beleza

Emmanuelle 18/07/2022minha estante
Minha inspiração...tu ?

Cris Paiva 23/03/2018

Sempre tive uma preguicinha pegar esse livro pra ler, pois já havia assistido o filme e a minissério umas trocentas vezes e dizia que já sabia de tudo que tinha pra saber sobre a história, mas na verdade eu só tinha preguiça do livro ser trabalhoso mesmo. O medo não se concretizou, a leitura é rápida e fluiu com facilidade. É claro que essa não é uma daquelas histórias onde acontecem peripécias em todas as páginas, e tem um ritmo mais tranquilo, mas mesmo assim a leitura flui com facilidade.
A história é aquela que a gente já está cansada de conhecer, com a Elizabeth desfazendo do Mr. Darcy por ele ser arrogante, e com o Mr. Darcy desfazendo da Elizabeth pela familia dela não se ater aos padrões morais da época. É basicamente a mesma história que você encontra no filme, mas a leitura dá outro entendimento para a história e o desenrolar das situações. Você percebe com mais clareza os maus julgamentos da Elizabeth e vê que o Mr. Darcy não é tão mal quanto ela o pintava (é claro que eu nunca acreditei que o Mr. Darcy pudesse ser alguma coisa além de perfeito), e terminei o livro ainda mais apaixonada pela história do que estava antes. Com toda certeza esse vai ser um daqueles livros que vou guardar e reler pelo resto da vida.
Anapédia 24/03/2018minha estante
O Emma é menos famoso, mais ainda melhor. Tem mais complexidade emocional dos personagens e tiradas irônicas geniais como no Orgulho e Preconceito. Dá preguicinha também, mas o Mr. Knightley deixa o Darcy no chinelo.

Cris Paiva 25/03/2018minha estante
Emma é o que eu tenho mais receio de ler, muita gente não gostou. Mas eu vou ler sim, é só achar uma boa edição que eu compro.

Anapédia 25/03/2018minha estante
Eu até entendo quem não gostou, é o tipo de livro que precisa da segunda ou terceira leitura para "cair a ficha" e entender a genialidade por trás da sutil ironia; o ritmo também não ajuda, é mais lento que o Orgulho e Preconceito. Mas com certeza uma edição boa ajuda muito, pois auxilia no ritmo da leitura.

Nil 15/04/2018minha estante
Eu amo esse livro!

Isadora1578 27/08/2021

"A senhorita tem de me permitir dizer com quanto ardor eu a admiro e a amo"

O que eu tenho a dizer é: esse livro é perfeito,quem não gostou é porque leu errado???
Maria.Alves 27/08/2021minha estante
Eu li bem errado entao kkkkkk

Isadora1578 29/08/2021minha estante
já assistiu o filme? talvez você goste mais kkkkkkkkkk eu amei muito

Maria.Alves 29/08/2021minha estante
Sim, ja vi , gostei do filme mais acho que só gostei por que eu ja tinha lido o livro ai achei melhor que o livro ! Pena que cortaram a cena dlees finalmente se beijando .

Isadora1578 29/08/2021minha estante
Ah sim,uma pena mesmo pq ia ser um surto kkkkk

Cintia 27/05/2021

Okay, eu não sei o que dizer
Confesso que eu comecei a ler cheia de preconceitos (o que é bem irônico), mas não demorou muito tempo pra eu perceber que seria uma história que me cativaria muito pela profundidade dos personagens e também por ser do estilo que eu gosto. Não foi diferente do que eu imaginei, a Elizabeth e o Darcy com certeza ganharam um bom espaço no meu coração. Além de que? é tudo tão detalhado é incrível que se torna impossível não comprar a ideia e entrar na história completamente!
Eeee falando especificamente do Darcy, já que eu surtei tanto por causa dele, achei ele perfeito. Exatamente o tipo de personagem que eu adoro. Afinal ?todo mundo erra,né?? (Tô passando pano? Tô mesmo)
Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos!!
viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?

Cintia 30/05/2021minha estante
A classificação indicativa é livre, não tem absolutamente nada pesado. É muito tranquilo ??

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Ok. Muito obrigada por responder a pergunta ??

Cintia 30/05/2021minha estante
De nadaaa ?

Sara 28/05/2021

Uma Leitura profícua.
Jane escreve a época e o romance improvável entre Lizzy e Darcy e acho impossível não se apaixonar lendo. Pelos cenários, pela época, por uma narrativa tão rica e tão bem articulada.

Um clássico necessário.
viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?

Sara 31/05/2021minha estante
A leitura é bem leve, tranquila, creio que 12 anos.

viagens_.literarias 31/05/2021minha estante
Ok. Muito obrigada por responder a pergunta ??

Sara 06/06/2021minha estante
Imagina ??

Fernanda.Isabely 02/02/2021

Meu primeiro contato com Jane Austen e o romance de época
Mesmo sendo um livro lento que demora a acontecer eu não me vi entediada lendo nenhuma vez (exceto pelas longas falas do Collins mas creio que essa era a intenção), eu adorei a forma como a autora te prende no desde o início e consegue transmitir as emoções dos personagens te fazendo ir do ódio ao amor.

O único problema é que acho que no final as coisas correm de maneira muito rápida, acho que Jane Austen poderia ter explorado melhor o conflito entre Elizabeth e Lady Catherine coisa que ela fez em um parágrafo.

Mas mesmo assim eu amei o livro e a escrita em todos os aspectos, me fez querer muito ler outras obras da autora.
Ada 03/02/2021minha estante
Depois que li outros livros da Jane Austen, comecei a pensar que ela resolve tudo de rapidamente de propósito porque isso acontece em todos os livros dela, quase como uma marca.

Ada 03/02/2021minha estante
Obs: todos que eu li, é claro kkkkk

Fernanda.Isabely 04/02/2021minha estante
Ah entendi, nesse eu fiquei bem curiosa com o que ia acontecer e quando cheguei na parte achei desanimador, mas se é o estilo dela então eu entendo kkkkk

Ada 04/02/2021minha estante
Eu acho que é porque ela fica mais na construção do que no resultado em si. Mas na primeira vez que li ela, em Persuasão, fiquei com essa mesma sensação kkkkk