Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Iza 25/07/2021

Jane Austen, Eu te venero!
Nem acredito que gostei tanto de um romance histórico assim. Um dos melhores que já li e merece todas as estrelas ?. Demorei muito para lê-lo, mas depois de me envolver com a história, era difícil parar. Esse livro fala de relacionamentos reais e de sentimentos reais. O romance principal não acontece a partir de um momento e sim, vai se construindo a medida que os personagens amadurecem e quebram algumas barreiras. É um livro que faz muitas reflexões a respeito dos preconceitos, orgulho, vaidade, paixão? É um retrato da sociedade do século XIX, mostrando o quanto a nossa sociedade atual ainda tem muito a avançar. Esse livro é simplesmente incrível e amo a Jane Austen pelo fato dela ter criado uma personagem tão maravilhosa e à frente do seu tempo como a Elizabeth. Ela pôs no livro coisas que eu mesma precisava ouvir. Sou apaixonada pelas duas irmãs e também aprendi a te amar, Sr.Darcy. Por fim, já estou com saudades da história e dos personagens e mal posso esperar pelo próximo ????.
Matheus 25/07/2021minha estante

eu culpo a Jane meu romancismo inalcançável :c

Iza 30/07/2021minha estante
Tb a culpo :c

leticia 20/06/2023

Desde pequena q eu sou polêmica apocalíptica risos

Desculpa galera, eu juro q me esforcei ao máximo, quer dizer, d fato cheguei ao fim.
Mas mesmo com momentos de leve interesse eu preciso admitir: QUE LIVRO CHATOOO
Nilcelena.Afonso 20/06/2023minha estante
Tô querendo abandonar, mas não gosto de desistir de uma leitura ?

leticia 21/06/2023minha estante
cara, pensei em abandonar muitas vezes tbm t entendo kkkk uma parte d mim sempre pensa: só se vive uma vez para ler livro q eu não gosto! Mas outra parte quer chegar até o fim pq já paguei kkkkkk mas minha era d me forçar a ler livros q não tenho tanto interesse acabou, não tenho mais tempo no meu dia pra isso não kkkkk

Nilcelena.Afonso 21/06/2023minha estante
Te entendo,vou dar mais uma chance essa semana,seja o que Deus quiser kkkkk

Jeff 27/06/2023minha estante
Finalmente alguém sensato aqui mds kkkkk.

Nilcelena.Afonso 22/07/2023minha estante
Kkkkk eu abandonei mesmo

Dry 02/12/2020

"Só pense no passado quando as lembranças trouxerem prazer."
Simplesmente maravilhoso, um verdadeiro tapa na cara do meu preconceito em relação aos clássicos. Foi exatamente tudo que eu não esperava.. foi leve, engraçado e fluido.
Não tenho muito o que dizer, só que realmente por diversas vezes me imaginei na história, ri muito de certas cenas por exemplo a do ódio da Senhora Bennet que derepente se transformou em amor por Darcy ao saber da relação com a filha kkkkk (Sempre visando os lucros financeiros da família), ou então a carta que o do Sr.Bennet escreveu para o Sr. Collins, "Ele pode pagar mais" gente kkkkk, puro deboche, leiam kkkk.
Michael.Santos 03/12/2020minha estante
Muito bom né! Vc vai gostar tbm de Jane Eyre.

Dry 03/12/2020minha estante
Já estou adicionando a listinha ?

Michael.Santos 03/12/2020minha estante

Luan 08/12/2020minha estante
A novela do século XIX que eu mais amo. A indicação do Michel Santos sobre Jane Eyre é super válida.

Indico sobre Orgulho e Preconceito a série da BBC e a série Lost in Austen.

Michael.Santos 08/12/2020minha estante
Falando em série, eu assisti ao filme Orgulho e Preconceito e me surpreendi, muito fiel ao livro. Valeu a pena conferir depois da leitura!

Silas-sama 26/04/2022

PERFEITO!!!
Essa obra é maravilhosa, amei o filme e quando vi o livro, consegui gostar ainda mais, a Austen é uma escritora notável, até na sua época, como a história nos diz, o que era um feito raro devido às grossas raízes patriarcais, mas esse tema não vem ao caso.

A casa das senhoritas Bennett, é satisfatório e de alguma forma mágico ver esse desfecho, cada personagem tomando seu rumo conforme suas ideias enquanto nossa querida Liss, a Elisabeth, nome que devido à carisma da personagem me fez amar, desfruta da companhia de sua bela mente. É incrível para nós leitores acompanharmos seu Orgulho duelando com o Preconceito do Sr. Darcy, nem preciso dizer "que Homem", como tal, passei a procurar cultivar as qualidades desse Senhor, devemos ser mais sensíveis ao outrem, amar e prezar pelos nossos familiares como o faz pela sua doce irmãzinha.

Enfim, é uma obra completa, simples e doce, com uma mulher sendo indecente ao ousar ser mais do que lhe impuseram e um homem sendo polido aprendendo a não ser mais do que achava que teria direito, é sobre amor, essa dança que foi recusada no início do livro baila por ele até o fim, o jovem casal dançado conforme a música dos acontecimentos, às vezes tropeçando um no outro, mas com a paixão jovial, que cultivada, tornou-se uma bela apresentação do amor. ?

Sem dúvida meu top1 romance ?
Reginaldo Pereira 26/04/2022minha estante
Preciso incluir Austen na minha estante urgente! E a sua resenha só me animou ainda mais a respeito desta obra (até mesmo porque eu NÃO vi o filme ainda justamente pra não ter spoiler algum!). Valeu, Sila!!

David AJ 30/04/2022minha estante
Hum, agora entendi o por que do título e o plot. Bem, eu não tinha entendido direito o filme, por que tava ocupado com outra coisa na época ?

Silas-sama 01/05/2022minha estante
Que bom, Reginaldo. Kkkkkkkkkk, assista dnv, David.

Andressa 12/07/2022minha estante
EU AMO Jane Austen e a sua capacidade de escrever histórias incríveis. Um vez por ano releio Orgulho e preconceito e Persuasão ??

Obs: Preciso incluir Emma

Silas-sama 12/07/2022minha estante
Hehe, preciso ler os outros livros dela

Sayo 09/08/2022

Não é meu tipo de livro.
Achei mt enrolado, só dá pra entender se tiver um dicionário do lado e as " em vez de ? me irritavam um pouco. Me confundia e não entendia quase nada do cenário ou do q tava acontecendo, se já tinha acontecido ou se era só imaginação. Além do casal não ter um pingo de sal.
Beca esther 11/08/2022minha estante
Se manca sofia

Beca esther 11/08/2022minha estante
Leu errado

Sayo 11/08/2022minha estante
Q culpa eu tenho se n gostei desse livro chato

Sayo 11/08/2022minha estante
??

Beca esther 14/08/2022minha estante
Chata é tu

Sani Melo 17/01/2022

Elizabeth roubou todos os neurônios...
Posso dizer com certeza que, depois de Frankenstain, esse foi um dos clássicos que eu li mais rápido.
A leitura fluiu no inicio, mas lá por 60% do livro a história se tornou um pouquinho arrastada, acontecia vários nadas nesse momento, porém depois engatou de novo e terminou de um jeito muito satisfatório.
Elizabeth e Darcy entregaram tudo e não tenho nada a reclamar sobre eles. Agora sobre os outros personagens eles poderia pegar fogo que não fariam a menor falta.
Minha conclusão final é:
Elizabeth foi a única sortuda da família com inteligência e sensatez, porque as irmãs dela variam de sem graças a INSUPORTÁVEIS.
Sem mais delongas, só tenho que a agradecer as minhas amigas por terem insistido para mim ler esse livro, valeu muito a pena. ?
Emilia.Reis 17/01/2022minha estante
de nada ????

Emilia.Reis 17/01/2022minha estante
agora você pode panfletar também esse livro maravilhoso

Sani Melo 17/01/2022minha estante
Ahhhh?

Sani Melo 17/01/2022minha estante
Pois já estou panfletando! ??

Emilia.Reis 18/01/2022minha estante
ebaaa

Duda 04/06/2021

Orgulho e preconceito
Não me canso de ler esse livro. Darcy e Lizzie é o meu casal favorito, é tão lindo como eles aos poucos vão dissipando suas primeiras impressões.
Mariane.Barbosa 04/06/2021minha estante
Pela foto do perfil, eu já pensei de cara q vc já tinha lido (n sei bem pq), aí até estranhei qdo vc marcou q estava lendo haha. Pretendo ler algum dia, dizem q é dos melhores de Jane.

Duda 04/06/2021minha estante
Eu não tinha lido essa edição ainda

Mariane.Barbosa 04/06/2021minha estante
Aaaah, pensava q vc tava relendo na msm edição

Duda 07/06/2021minha estante
Não, eu tenho umas cinco edições kkkkk

Mariane.Barbosa 07/06/2021minha estante
Eita kkkkkkk isso é q é gostar

heloisa.nas 17/07/2023

Caguei mt pro Darcy
É um livro muito descritivo o que o torna longo e cansativo, e cheio de parágrafos onde a autora descreve que os personagens fizeram algo ou conversaram sobre algo, ao invés de mostrar isso ao leitor, sendo em diálogos (que são poucos) ou ações mesmo.

Achei que ia ter mais interação entre o Sr.Darcy e Elizabeth, mas acaba que eles tem um preconceito enorme um a cima do outro, um se achando melhor que outro e eu mesma achando os dois um porre de chatos kakakakk ta aí o orgulho que da nome ao livro.

Não só eles, como a maioria dos personagens aqui são insuportáveis, da pra salvar a Jane e o Bingley e entendo por que esse livro é o alarde que é por eles (o adorável casal que é separado por maldade e fica junto no final) não serem os protagonistas do livro, mas sim, uma moça feia que recusa um rapaz rico e insolente.

A primeira metade do livro pra mim foi entediante, justamente por só falar sobre casamento, que em geral é o tema central dos livros de Austen, assim como na época era o assunto que determinava a vida toda de uma mulher. Mas eu não pude deixar de ficar frustada com a história pois acreditei que ao menos teria mais romance.

Enfim, queria ter gostado mais da leitura, não acho que seja um livro ruim, foi e ainda é um livro muito importante, e Jane Austen com ctz apoiaria a causa feminista, ent tamo junto mana ????
Rafaelitta 17/07/2023minha estante
N me julguem, ODEIO O DARCY

grazisapienza 17/07/2023minha estante
Se você queria algo mais romântico, era mais fácil ter lido Emma. Orgulho e Preconceito é basicamente sobre Lizzie porque ela ia contra tudo que era datado pra sua época: desbocada, contra casar por interesse e sim por amor, decidida. Na verdade, além da interação com Darcy, é por isso que o livro tem esse título: fala tanto quanto o orgulho dela ser o que é quanto da soberba e do preconceito dos dois um com outro.

A relação entre Darcy e Elizabeth é uma relação que acaba sendo criada com respeito, e não só amor. O amor está em tudo que ele fez sem ela saber (como quando salvou Kitty) e na mudança que ela trouxe a ele para que eles finalmente pudessem se apaixonar. É proposital não ser pautado em amor.

heloisa.nas 17/07/2023minha estante
Eu sei gata, eu li o livro. Só não tive a mesma experiência que você e ta tudo bem viu.

grazisapienza 23/07/2023minha estante
Oxi, e eu não tô brigando com você. Tô contra-argumentando kkkkkkkk precisa se sentir atacada não, flor. Debate ainda existe dentro e fora da Internet.

heloisa.nas 23/07/2023minha estante
Exato, debate ainda existe e eu apenas não tive a mesma experiência que vc e ta tudo bem. Tbm não to brigando com vc. Mas o que vc fez foi descrever o livro que eu acabei ler ??

Jhenyfer 24/07/2021

Achei ok
Meu deus quanta gente detestável nesse livro não tem um que se salve...
Não consegui entender por que gostam tanto de Elizabeth e Darcy.
Mas uma coisa tenho que admitir nunca um título foi tão certeiro para uma história, aqui TODOS os personagens são orgulhosos e preconceituosos.
mbarcelos2 24/07/2021minha estante
Já leu Emma??? É pior 1000 vezes. O preconceito social é tão grande que não consegui gostar da personagem principal em nenhum momento, intolerável

Jhenyfer 24/07/2021minha estante
Ainda não li, mas tenho até medo kkk

mbarcelos2 24/07/2021minha estante
Eu fui com maior sede pra ler, pq eu amo orgulho e preconceito, me decepcionei num grauuuu menina. Se tu que já viu problemática nesse, tenho ctz q vc detestaria emma

Leituras.Nanda 24/07/2021minha estante
Amiga, te entendo. Eu gostei bastante do livro, mas Darcy não me desce e eu queria entender como tem tanta gente apaixonada por ele. O que ele fez? Passou o livro todo depreciando quem tinha menos poder do que ele e no final pede uma desculpinha e vira um Deus da literatura kkkk

Letícia 24/07/2021minha estante
Finalmente alguém pensa o mesmo que eu. Sua nota ainda foi alta rs

mrafaelas 28/01/2021

Esse livro é perfeito! O que mais me surpreendeu foi o modo leve com que a Austen o escreveu. É super gostoso e fácil de ler, não tem aquele excesso de palavras rebuscadas e ainda consegue ser engraçado e romântico.

Os personagens são bens definidos então ou você os ama ou os odeia. Quem gosta de romance - principalmente os de época - vai ficar com o coração quentinho o lendo. Virou facilmente um dos meus livros prediletos.
Amor.a 28/01/2021minha estante
A irmã caçula é tão irritante quanto no filme ?

mrafaelas 28/01/2021minha estante
Pior que sim ?. O filme é um ótimo resumo do livro. Muda algumas coisas, mas é uma ótima adaptação.

Amor.a 07/04/2021minha estante
Tem uma aula de filosofia no Youtube sobre esse livro, assisti assim que terminei de ler... vale a pena procurar "ORGULHO E PRECONCEITO: o feminino na obra de Jane Austen - Lúcia Helena Galvão"

mrafaelas 15/04/2021minha estante
Valeu super a pena assistir. Muito rico em informações, ameii. Obrigada por ter sugerido!!

Amor.a 18/04/2021minha estante
De nada ?

Leh | @lehlendo 06/08/2021

Essa leitura não foi pra mim
Sei que tem uma grande quantidade de pessoas que amam esse livro, mas eu achei muito chato, cheguei a dormir lendo o livro diversas vezes. A escrita é enrolada e muito descritiva além de ser um clássico que já possui a linguagem diferente. O livro foi melhorar um pouco depois de 60% e ficou bom só nos 85% enfim eu fiquei decepcionada porque achava que realmente iria gostar, mas não foi pra mim.
Amanda 06/08/2021minha estante
Exatamente a mesma coisa que achei ?

Leh | @lehlendo 06/08/2021minha estante
Foi uma leitura difícil pra concluir kkk só queria abandonar o tempo todo

Amanda 06/08/2021minha estante
Simmm, e a gente fica se sentindo um peixe fora d'água por não morrer de amores como todo mundo né? Também pensei em abandonar váaarias vezes

Barb 08/08/2021minha estante
nossa simm, terminar esse livro foi uma questão de honra para mim. Leitura muito arrastada, e não tive apego a nenhum personagem.

Rafaela Scherer 13/04/2021

Merece todo prestígio que tem ??
Embora não seja meu gênero favorito, Jane Austin me ganhou nesse romance de época. Rainha! A construção dos personagens é riquíssima e a história não decepciona. Considerando o período em que foi escrita, ganhou ainda mais minha admiração. Perfeita, sem comparação ??
Letruska.Farias 13/04/2021minha estante
Eu adoro orgulho e preconceito, mas dizem que o livro mais romântico dela é Persuasão. Vc já leu?

Rafaela Scherer 13/04/2021minha estante
Ainda não li, confesso que a escrita me limita a navegar de cabeça nos livros dela. No entanto, como ela é fantástica, o livro deve ser também.

Letruska.Farias 13/04/2021minha estante
Inclusive nesse livro Persuasão tem uma das cartas mais românticas. E realmente os livros dela tem uma pegada bem difícil por ter sido escrito a muito tempo.

Rafaela Scherer 14/04/2021minha estante
Bom saber, vou anotar a leitura. Obrigada pela dica ?

Carol @lendoaocontrario 29/05/2020

Sempre quis ler esse clássico, para poder contá-lo em minha bagagem literária. Sei que muitos amam esse livro, mas ele definitivamente não funcionou pra mim.
Não tenho muito o que dizer, apenas que a história foi super cansativa e que esse definitivamente não é o meu tipo favorito de literatura.
Avana 29/05/2020minha estante
Também não funcionou pra mim ?

duda 29/05/2020minha estante
concordo

Carol @lendoaocontrario 29/05/2020minha estante
Fico feliz em encontrar pessoas como eu então! Hahaha tanta gente ama, que pensei que o problema fosse exclusivamente comigo!

Avana 30/05/2020minha estante
Não se reprima guria... Leia o que te faz bem. Quando comecei a ler, comprei alguns livros que acabei doando por perceber que não faziam meu estilo, não significa que sejam ruins, apenas que não me adapto ao estilo, Jane Austen se encaixa aí... abraços.

Jú Rodrigues 08/05/2020

Um clássico irreverente.
Ah, me apaixonei por Elizabeth Bennet provavelmente pelos mesmos motivos que seu par. Uma jovem bem humorada, sagaz e com um humor ácido até mesmo para os dias de hoje. Ela faz a leitura tornar-se fluida e divertida.
Honestamente gostaria de poder esquecer o que li somente para ter o prazer de me divertir em igual medida uma vez mais.
Entendo agora o porquê os ingleses reverenciam Jane Austen, e a comparam a Shakespeare. Recomendo ferozmente Orgulho e preconceito!
bbdolly 08/05/2020minha estante
Os romances da Jane são únicos. Tem algo na escrita dela que te entrega mais do que enredo, algo que só ela faz. Amo demais.

Jú Rodrigues 08/05/2020minha estante
Foi o primeiro que li dela. Mas lerei todos o quanto antes! Estou realmente pasma com a genialidade dela.

bbdolly 08/05/2020minha estante
Acho que os mais famosos depois desse são A Abadia de Northanger e Razão e Sensibilidade. Todos tem filme também!

Jú Rodrigues 08/05/2020minha estante
Obrigada pela dica!