Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

maria 29/10/2021

me perdoe glr kkk
o livro mais chato q já li..
não sei se é pela linguagem,que por ser um romance de época é uma linguagem diferente e com palavras diferentes,ou pelo fato de que sai um pouco da minha zona de conforto e optei por ler um livro diferente(q não seja enemier to lovers)..
Pretendo ler outros da autora,mas esse nao me desceu...
duda 30/01/2022minha estante
to tentando ler esse livro pela segunda vez, vim ver alguns comentários pra ver se era só eu que não tava gostando

parei nem na página 100

muito chatooo

maria 31/01/2022minha estante
é mto chato KKKKKKK

Camila1998 02/10/2021

Bom demais
Esse romance de Jane Austen é incrível!
Nesse livro temos ótimos personagens, confrontos, discussões, paixões, e muito amor envolvidos. Nossa protagonista Elizabeth Bennet e o mocinho senhor Darcy controem uma história de amor que nos faz rir, sofrer, se desesperar e torcer muuuito.
Além desse romance principal, todos os eventos com os demais personagens não deixam de ser notáveis.

Gostei mais do que estava esperando, e a linguagem é tão legal que dá vontade de ler em voz alta ?
Incrível como um romance bom não precisa necessariamente de cenas ?hot?.
EDUARDA VANZUITA 02/10/2021minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito

Nowhere¿ 02/10/2021minha estante
Esse livro é tudooo

Anca 02/10/2021minha estante
Incrível!! ???

Camila1998 02/10/2021minha estante
Simmm amigas ??

Selminha 06/12/2021

Nossa!
Confesso ter lido vagarosamente, mas foi ótimo me manter mais tempo envolvida...sabe aqueles romances sem fragilidade, sem ilusões?! É esse aqui. Nossa! Amei esse casal, Jane merece real, todos os elogios que possui, sem dúvidas. Eles falaram verdades um para o outro, verdades que doem, sabe?! Mesmo que depois de falarem, pesar em cada um... e ver eles ouvirem atentamente e entenderem, olharem pra si e quererem melhorar naquilo ou até mesmo concordar com o que foi dito, apesar de machucados, isso é muito lindo, é resultado de muita maturidade, sem falar nos sentimentos de Mr.Darcy nada instável ou frágil, e Lizzy ótima, que não deixava ninguém lhe diminuir ou atrapalhar seus sentimentos, tudo isso com muita educação rs
Luane_gabrielly_ 07/12/2021minha estante
Essa edição é boa pra ler?

Selminha 07/12/2021minha estante
Luane, eu gostei bastante! Folhas amareladas, um bom espaçamento e diagramação, a fonte ótima...

Luane_gabrielly_ 07/12/2021minha estante
Estava com receio de ler nessa edição pois vi muita gente falar que era só beleza

Emmanuelle 18/07/2022minha estante
Minha inspiração...tu ?

Carol @lendoaocontrario 29/05/2020

Sempre quis ler esse clássico, para poder contá-lo em minha bagagem literária. Sei que muitos amam esse livro, mas ele definitivamente não funcionou pra mim.
Não tenho muito o que dizer, apenas que a história foi super cansativa e que esse definitivamente não é o meu tipo favorito de literatura.
Avana 29/05/2020minha estante
Também não funcionou pra mim ?

duda 29/05/2020minha estante
concordo

Carol @lendoaocontrario 29/05/2020minha estante
Fico feliz em encontrar pessoas como eu então! Hahaha tanta gente ama, que pensei que o problema fosse exclusivamente comigo!

Avana 30/05/2020minha estante
Não se reprima guria... Leia o que te faz bem. Quando comecei a ler, comprei alguns livros que acabei doando por perceber que não faziam meu estilo, não significa que sejam ruins, apenas que não me adapto ao estilo, Jane Austen se encaixa aí... abraços.

Leila171 27/05/2021

Um dos melhores livros do ano.
Mesmo conhecendo o enredo do livro, foi uma deliciosa caminhada acompanhar Lizzy e o Sr. Darcy.
Amei conhecer a escrita de Jane Austen. Ansiosa pelas próximas leituras da autora.
viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?

Leila171 30/05/2021minha estante
Com certeza é classificação livre. Contudo, acho que alguém muito jovem pode deixar passar a ironia da Jane Austen ao expor a sociedade da sua época. Além disso, precisa estar atento ao contexto histórico no qual a obra foi escrita pra não cometer muitos anacronismos.
Mas, de qualquer forma é uma leitura agradável, divertida e que te deixa curiosa esperando o desfecho.

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Ok. Muito obrigada por responder a pergunta ??

Leila171 31/05/2021minha estante
De nada... Foi um prazer!

Rafaela Scherer 13/04/2021

Merece todo prestígio que tem ??
Embora não seja meu gênero favorito, Jane Austin me ganhou nesse romance de época. Rainha! A construção dos personagens é riquíssima e a história não decepciona. Considerando o período em que foi escrita, ganhou ainda mais minha admiração. Perfeita, sem comparação ??
Letruska.Farias 13/04/2021minha estante
Eu adoro orgulho e preconceito, mas dizem que o livro mais romântico dela é Persuasão. Vc já leu?

Rafaela Scherer 13/04/2021minha estante
Ainda não li, confesso que a escrita me limita a navegar de cabeça nos livros dela. No entanto, como ela é fantástica, o livro deve ser também.

Letruska.Farias 13/04/2021minha estante
Inclusive nesse livro Persuasão tem uma das cartas mais românticas. E realmente os livros dela tem uma pegada bem difícil por ter sido escrito a muito tempo.

Rafaela Scherer 14/04/2021minha estante
Bom saber, vou anotar a leitura. Obrigada pela dica ?

Cassandra 08/08/2020

Perfeito!
Finalmente li Orgulho e Preconceito!
Que livro!!!!! Um romance arrebatador!!!
Jane Austen desenvolveu os personagens com maestria durante sua obra e despertou em mim os sentimentos mais variados durante a leitura, não é atoa que se tornou um clássico atemporal.
Elizabeth é uma personagem cheia de personalidade, daquelas que ficam guardadas na memória. Amei!
Com certeza se tornou um favorito da vida, super indico, um livro que faz seu coração aquecer, afinal vemos que a força do amor pode quebrar diversas barreiras!
mathushey 08/08/2020minha estante
Deixa eu perguntar, ele é um livro lento ou é tranquilo de ler?

Jéssica Lenz 08/08/2020minha estante
Eu sou apaixonada por esse livro!

Andri 08/08/2020minha estante
Amo esse livro.. sempre releio

joaoggur 08/08/2020minha estante
Parabéns pelo texto

Luu 25/05/2021

price and prejudice
eu tinha expectativas muito altas pra esse livro por ser tão bem falado, mas foi uma leitura maçante pra mim e só pensava em terminar logo
Lala 25/05/2021minha estante
Ai...eu abandonei esse no meio kkk, quero dar uma nova chance, mas da primeira vez foi tão monótono, tipo não acontecia nada e aí eu desisti ;-;

Luu 25/05/2021minha estante
tbm foi muito monótono pra mim amg, e minhas expectativas eram altas demais pelo livro ser muito bem falado

Lala 25/05/2021minha estante
Tbm tava com altas expectativas e aí veio o tombo haha. Tipo, acho que é pq eu não sou acostumada com romance, gostei da escrita ,mas era toda hora aquela enrolação, e eu fiquei o tempo todo "ACONTECE ALGUMA COISA"

Luu 25/05/2021minha estante
eu leio alguns romances de época sabe, mas oque eu não entendi foi que teve poucas interações da Elizabeth e do Darcy e eu não vi eles se apaixonando sabe

Cintia 27/05/2021

Okay, eu não sei o que dizer
Confesso que eu comecei a ler cheia de preconceitos (o que é bem irônico), mas não demorou muito tempo pra eu perceber que seria uma história que me cativaria muito pela profundidade dos personagens e também por ser do estilo que eu gosto. Não foi diferente do que eu imaginei, a Elizabeth e o Darcy com certeza ganharam um bom espaço no meu coração. Além de que? é tudo tão detalhado é incrível que se torna impossível não comprar a ideia e entrar na história completamente!
Eeee falando especificamente do Darcy, já que eu surtei tanto por causa dele, achei ele perfeito. Exatamente o tipo de personagem que eu adoro. Afinal ?todo mundo erra,né?? (Tô passando pano? Tô mesmo)
Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos!!
viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?

Cintia 30/05/2021minha estante
A classificação indicativa é livre, não tem absolutamente nada pesado. É muito tranquilo ??

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Ok. Muito obrigada por responder a pergunta ??

Cintia 30/05/2021minha estante
De nadaaa ?

Tamires 20/07/2021

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Obs.: no blog a postagem está mais completa, com imagens e links externos que ajudam a compreender o universo Jane Austen.

Quando Elizabeth Bennet pergunta ao Sr. Darcy quando foi que ele percebeu estar apaixonado por ela, ele responde:

“Não consigo precisar a hora ou o local, ou o olhar, ou as palavras, que foram a base do sentimento. Faz muito tempo. Quando percebi que havia começado, já estava no meio do caminho”. (p. 413)

Além de ser uma das mais belas declarações de amor da literatura inglesa (e bastante honesta), Sr. Darcy explica algo que eu mesma senti na primeira vez que li “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen. Talvez hoje eu saiba o lugar onde me vi profundamente arrebatada por esse romance, mas na primeira vez, certamente, eu já estava no meio quando percebi que havia começado.

“Orgulho e Preconceito” foi meu começo na literatura inglesa, especialmente da literatura de escritoras como as irmãs Brontë, Elizabeth Gaskell, Katherine Mansfield, Virginia Woolf, dentre outras. Fora tudo o que eu amo nessa história, sou profundamente grata aos livros e autoras que conheci a partir de Jane Austen.

Frequentemente colocado incorretamente na prateleira dos romances de época, “Orgulho e Preconceito” foi publicado originalmente em 1813 na Inglaterra, que vivia o Período Regencial. Sendo assim, quando nós jainetes torcemos o nariz para esse erro frequente de classificação, não é em menosprezo a autoras como Julia Quinn, Loreta Chase, dentre outras, incluindo escritoras brasileiras. O problema dessa confusão é a possível quebra de expectativa que pode causar em alguns leitores. Isso porque no(s) livro(s) de Austen você não vai encontrar um romance romântico tão açucarado (e picante) quanto os romances de época. “Orgulho e Preconceito” é um clássico da literatura inglesa, escrito retratando a sociedade e a época em que a autora viveu. Os romances de época são escritos na atualidade, com inspiração em costumes de determinada época e ambientados no passado. Embora muitas autoras façam uma bela pesquisa histórica, nesses romances o foco é o casal e sua jornada romantica. E frequentemente com direito a pelo menos uma cena de sexo. Trocando em miúdos: “Orgulho e Preconceito” não é “Bridgerton” (embora haja por parte de várias autoras contemporâneas uma óbvia influência e inspiração em Jane Austen. Eu, inclusive, fui fanfiqueira de J. A. neste e neste conto!)

(Nada contra “Bridgerton”, que fique claro (inclusive, gosto bastante). Mas são estilos beeeeeeeeem diferentes: Julia Quinn é romance de época. Jane Austen, clássico da literatura inglesa. Leiam com as expectativas corretas em relação a cada estilo/categoria.)

Voltando ao assunto…

“Orgulho e Preconceito” é aquele livro que me faz sorrir lodo nas primeiras páginas. Eu sempre releio um trecho ou outro, mas só recentemente, com a publicação da edição (incrivelmente maravilhosa) da Antofágica, decidi relê-lo inteiramente, sem pular nenhuma partezinha. Fiquei surpresa com trechos que havia esquecido ou que guardava apenas o diálogo conforme o filme de 2005, que altera algumas coisas em comparação ao livro. Vieram até algumas memórias da série da BBC (1995), que eu não revejo faz algum tempo. E vontade de assistir versões de outros anos, versões recontadas (minha favorita é Bride and Prejudice, que resenhei aqui) e até alguns filmes que fazem referência ao clássico de Austen. Vocês já entenderam que eu não queria deixar Longbourn por nada nessa vida, certo? A menos que fosse para um baile em Netherfield ou uma visitinha a Pemberley.

Para você que ainda não leu, e peço desculpas pelos possíveis spoilers e divagações até aqui, basta saber que esse é um romance que começa com uma senhora que, apesar de sofrer terrivelmente dos nervos, corre para contar, eufórica, a fofoca da vez ao marido: a propriedade vizinha, Netherfield, foi alugada por um jovem RICO E SOLTEIRO, portanto, certamente a procura de uma esposa. Dessa forma, essa esposa PRECISA ser qualquer uma das cinco filhas desse casal. A mais velha, a bela e doce Jane, a mocinha padrão daquela época (na vida e na literatura), seria a candidata perfeita. Elizabeth (Lizzie) Bennet (aquela lá do começo da resenha) é uma jovem tolerável, não muito bela, embora tenha lindos olhos e opiniões bem formadas sobre tudo. É ela a tal que vai desafiar o bom senso e o juízo do Sr. Darcy. Mas não o julgue: “somos todos tolos no amor”, como acrescenta o filme de Joe Wright (2005) na fala de Charlotte Lucas (amiga de Lizzie).

(Ok, temos outras três irmãs. Mas, segundo o Sr. Bennet, pai delas, pelo menos duas delas são as garotas mais tontas do país! Então, vou me encaminhar para o final e deixar a interpretação para vocês. Inclusive, se você já conhece a história e quer defender as Bennets mais novas, o espaço é todo seu nos comentários!)

É bem verdade que nós, que amamos essa história, acabamos falando repetidamente em Lizzie/Darcy e vice versa, mas “Orgulho e Preconceito” é mais que apenas uma história de amor (bastante racional, mas, ainda assim, amor): esse é um romance de costumes, que retrata a vida da pequena nobreza e burguesia rural da Inglaterra do século XIX, questionando padrões sociais, de comportamento e também literários. Tudo isso sem atacar diretamente ninguém, apenas fazendo uso da mais refinada ironia, marca registrada de Jane Austen.

Sobre a edição da Antofágica⠀

Se você não tem o livro “Orgulho e Preconceito”, ou quer presentear, ou tem um ou vários exemplar(es) e quer mais um (quem sou eu para julgar? Inclusive, sou desse time!): vale muito investir nessa edição (espera uma promoção, com fé o preço cai para o valor que estava na pré-venda ou fica mais barato ainda)! O texto é muito bem estabelecido, sem erros aparentes, gostoso de ler e com as notas explicativas que são padrão da Antofágica. As ilustrações? Sem comentários de tão lindas! Os textos de apoio e as duas vídeo aulas aprofundam muitos temas e ajudam demais na compreensão e interpretação do romance. Para os não apegados às edições físicas, uma boa notícia: os e-books da Antofágica costumam ter preço fixo baixo e a qualidade e o conteúdo são os mesmos do livro impresso. Inclusive o acesso às videoaulas.

P.S.: Ficou na dúvida sobre o porquê desse romance fazer taaaannnnto sucesso ainda hoje, principalmente entre as mulheres? Existem muitas opiniões e estudos acadêmicos que tentam destrinchar “Orgulho e Preconceito” e pelo menos tentar explicar o motivo. Meu palpite é que, ainda hoje, buscamos o que Elizabeth Bennet idealizava como o matrimônio perfeito: um parceiro inteligente, sensível (se possível, bonito), e que tenha a capacidade de nos ver em pé de igualdade. Um companheiro de fato, alguém a quem pudéssemos nos orgulhar e receber esse carinho de volta. Um amigo, já que essa coisa de casamento geralmente dura bastante tempo. Perceba que isso é um trabalho que se inicia no sim, no felizes para sempre, ou seja, quando sobem os créditos e ninguém fica sabendo que fim levou aquele casal do filme.

Desejável também ter uma boa renda anual e uma Pemberley para chamar de lar. Mas, ok, acho que delirei um pouco aqui no final.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-orgulho-e-preconceito-de-jane-austen/
Adriana Naves 20/07/2021minha estante
Orgulho e Preconceito se não me engano é um romance de costumes.

Tamires 20/07/2021minha estante
Sim, é sim. Essa é uma informação importante, fiz questão de colocar no texto.

Adriana Naves 20/07/2021minha estante
Sim, eu fiquei muito feliz em ver essa informação na sua resenha, eu vejo muita gente decepcionada com os livros da Jane Austen pq leram esperando algo como nos romances de época.

Tamires 13/12/2021minha estante
Pois é, acontece muito, né?! Às vezes, mesmo quando a gente avisa ahahahah

Duda â 19/11/2022

Achei bem intrigante, de fato Jane Austen escreve muito bem, dei boas risadas ao longo da história, teve algumas parte em que eu achei pouco interessantes, mas tinha partes em que não conseguia desgrudar de tão bom, foi um misto de emoções que essa obra me trouxe, confesso que não gosto muito de ver séries, filmes e nem de ler livros de época, mas me surpreendi em gostar bastante desse assim como o morro dos ventos uivantes, foi interessante ver como funcionava aquela época!. Achei os personagens muito bem escritos!. Posso arriscar a dizer que minha linguagem se tornou mais rebuscada kkkkk. Recomendo a leitura, o enimies to lovers é muito bomm!!!
Eloise.Siqueira 19/11/2022minha estante
Há boatos de que Jane Austen foi a fundadora do gênero enemies to lovers
Siiim!! É uma leitura muito gostosa, eu devorei, e olha que eu já tinha visto o filme umas quinhentas vezes!!

Duda â 20/11/2022minha estante
Simm, a maioral, o enimies to lovers é muito bomm, olha fiquei bem impressionada por ter gostado de um livro de época, tava até pensando em ler Emma, quem sabe ano que vem

Eloise.Siqueira 20/11/2022minha estante
Nunca li Emma, mas queroo!!

Duda â 20/11/2022minha estante
Uma amiga amiga falou que é muito bomm

Clara.gianna 29/04/2023

Eu amooooo
Um clássico, um clichê, um enemies to lovers, tudo de bom. Principalmente de ver o filme acaba que lembramos dos personagens e fica mais gostoso de ler...realmente é mais detalhado mas é maravilhoso do mesmo jeito! Recomendam que leiam, a escrita não é tão difícil assim e tem outras versões também, só leiam!!! :3
Luiz Araújo 29/04/2023minha estante
Eu gostei mais do filme

Clara.gianna 29/04/2023minha estante
Eu também mas é bom saber do livro...

Luiz Araújo 29/04/2023minha estante
Muita coisa me deu raiva no livro principalmente a família maluca da Elizabeth e o fato dela se apaixonar por todo homem que mostre algum interesse nela (menos o Darcy)

Clara.gianna 29/04/2023minha estante
Realmente é relação de amor e ódio, depois de saber sobre a richa social "classe"da sua família....ela começou interessar mesmo sendo egoísta e orgulhosa no começo

Maria Cristina 26/01/2018

Um livro que sempre quis ler por ser tão aclamado. Eu não sei se esperava muito dele ou se não estava no clima para ele, mas eu não vi nada do que as pessoas tanto clamam.
Eu juro que tentei ler pensando naquela época. Tentando pensar em como era a sociedade, como eram as relações, Coloquei todo meu amor por Downton Abbey na vã esperança de conseguir gostar, mas nada me adiantou. Achei os diálogos enfadonhos e às vezes precisava respirar fundo para seguir com a leitura.

Eu nunca pensei que poderia odiar tantos personagens, mas odiei.
Mr Bingley um fantoche. Mr Darcy e seus comentários desnecessários. Achei que ninguém seria mais insuportável que Mrs Bennet, mas Miss Bingley e Lady Catherine conseguiram superar.

Não é uma história ruim. Longe disso. Consigo ver a vontade de Elizabeth de não ser como as mulheres da época. Ser avançada por seu tempo. Mas a lentidão não me agradou o que me deixou bem triste. Talvez um dia eu o leia novamente com outros olhos.

Agora só posso dizer que ele poderia ter se reduzido a metade.
Angelica.Zilda 28/01/2018minha estante
Glória ao pai que você acabou!

Angelica.Zilda 28/01/2018minha estante
Pela sua avaliação e da ray, não pretendo ler rsrs

Maria Cristina 28/01/2018minha estante
Hahahah eu sei lá se só restassem homens como Darcy eu seria com muita certeza a tia dos gatos.

Tai 27/05/2018minha estante
undefined