Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Thiago Franci Souza 17/02/2024

Boa colocação
A ideia geral do começar pelo PORQUE é bem interessante, o PORQUE seria a ?alma? de qualquer projeto. Apesar de ter achado o livro meio prolixo, com muitas repetições e muitos exemplos somente dos EUA comentado várias vezes, eu gostei do geral, o último capítulo considero o melhor do livro.

Thannyth 13/02/2024

Livro bom, mas superestimado
Hoje eu trouxe a resenha do livro Comece pelo Porquê do Simon Sinek e confesso que ela seria extensa e incrível, mas não é bem assim. O fato é que eu fui com muita sede ao pote, já que admiro demais o autor, mas o livro não é lá tudo isso. Já o motivo é muito simples: o conteúdo é bom mas enrolado DEMAIS e limitado DEMAIS.

Infelizmente o autor passa páginas e páginas enrolando sobre o mesmo ponto de vista, passa o livro inteiro dando os mesmos exemplos de empresas dos países considerados "primeiro mundo", tanto é que eu fiz um texto da minha versão Curitibana com uma empresa de exemplo real. O autor ainda tem a pachorra de dizer que eles inventarão o avião. Como brasileira me senti ofendida, mas nada incomum para um escritor britânico.

Às vezes tenho a vontade de sacudir esse pessoal e falar: acorda, galera! Essa histórinha de primeiro mundo não existe mais e o sol não gira ao redor de vocês não, beleza?

Enfim, dito isso a mensagem do livro é muito simples, o que me deixou um pouco indignada pela falta de profundidade: PROPÓSITO.

As pessoas não vão comprar o quê você faz ou como você faz, elas vão comprar PORQUÊ você faz, isso se chama propósito e é o combustível mais importante dos seus negócios. Ah, detalhe: precisamos entender que o Golden Circle (círculo de ouro) que ele menciona traz as 3 vertentes, ou seja, é necessário que sua empresa tenha pessoas que vão espalhar o propósito, que saibam como fazer isso e o que fazer para que isso seja verdade.

Não me entendam mal, o livro é bom. A mensagem que ele passa é importante e eu acredito realmente que devemos ter e expor nossos propósitos se quisermos que alguém compre nossa ideia. Isso vale não apenas para grandes empresas mas para gestores, que precisam ter funcionários parceiros, para líderes de outras áreas das nossas vidas e até para nós mesmos, pois sem um norte não saberíamos para onde estamos indo.

Porém, como todo livro de desenvolvimento pessoal, eu sinto um pouco de falta da realidade. A vida não é um conto de fadas, propósito não paga boleto e os empresários, normalmente, não tão nem aí para você e para o porquê das empresas, o avanço de muitas fintechs só demonstra que o idioma falado é singular: DINHEIRO.

Eu acredito, verdadeiramente, que a implementação de valores que são vividos e não apenas escritos na parede, que funcionar através de um propósito e com funcionários que entendem a sua mensagem, compartilham dela e estão dispostos a te ajudar a levar ela ao longe assim como gestores devidamente preparados para liderar essas equipes, o dinheiro e o sucesso serão uma consequência atingível. Com isso, faz sentido, mas não é um plano de curto prazo e cada vez mais as pessoas estão imediatistas. Prova disso é a certeza de que eu tenho de que nem todos lerão essa resenha até o final, já que ela é longa e cheia de surtos.

Então não adianta querermos treinar a base para ser incrível e cheia de propósito se o topo da pirâmide não tá nem aí para isso e só visa o retorno.

Pessoas instruídas, com conhecimento, que leem, que se especializam e que se recusam a ser massa de manobra são pessoas "difíceis" porque elas sabem que um empresário sem propósito, sem visão e sem o mínimo de conhecimento para gerenciar uma empresa, não trará uma empresa com bons frutos para a mente das pessoas. Talvez com dinheiro, mas às custas de quê?

Essas pessoas são as mesmas que questionam, que se importam e verdadeiramente poderiam fazer a diferença, mas elas também são exigentes com quem estão seguindo e nem todos os empresários estão prontos para ter essa conversa.

Com isso eu concluo dizendo: se aperfeiçoem, sejam chatos, insuportáveis até, mas questionem e não aceitem, nem como profissionais e nem em qualquer outra área da vida de vocês, o mínimo. Sejam pessoas de porquê e engrandeçam o mundo começando por si mesmos.

site: https://thannythcarneiro.com.br/2024/02/13/comece-pelo-porque/

Wadi 11/02/2024

Ótimo livro, que reforça a ideia de dentro pra fora
Quando eu comecei a ler esse livro, pensei "devia ter lido ele depois, porque agora estou em um momento na minha vida onde eu ainda não tenho o meu próprio negócio, mas acho que no final a leitura valeu a pena para me dar essa compreensão, e quando eu começar já saber que tenho que começar com o porque e não pelo como ou pelo o quê.
E mesmo assim acho a ideia do livro mais profunda, não é apenas para os negócios, mas para começar qualquer coisa na sua vida pelo porquê e deixar que ele te guie na sua jornada.
Enfim, ótimo livro recomendo a leitura

Iva 11/02/2024

Sensacional
Leitura obrigatória pra quem quer fazer a diferença no mundo, na sua própria cidade, no seu bairro, ou mesmo no seu ciclo social.

Inspirador!

Gmcampanini 07/02/2024

Top 1
Sem duvida nenhuma esse é um livro que me inspirou, como líder, como empresária, como influenciadora, como alguém que busca constantemente se manter fiel aos próprios valores, princípios e propósitos. Sem duvidas, um livro que lerei varias e várias vezes

Leda Marun 31/01/2024

É um caminho
Eu esperava mais do livro.
Tive dificuldade em reter atenção e foco em meio a tantos exemplos e referências.

Entendo o processo da contextualização para que o leitor entenda a mensagem final mas eu realmente me incomodei um pouco com essa enrolação para informar o que realmente ele queria dizer.

Lógico que as grandes referências que ele trouxe são de extrema importância pra nós compreender o livro mas tem muitas, muitas mesmo em meio a tudo isso, o que acabou pesando na balança pra mim com relação a fluidez da leitura.

Com toda certeza absoluta os insights são maravilhosos e valeu a pena ler o livro, mesmo não sendo uma leitura tão fácil principalmente pra quem não curte livro de autoajuda e não-ficção.

Para os que se aventurarem, sugiro serem persistentes no primeiro terço do livro. ??

Até !

Hiária 31/01/2024

É um livro pra ser lido e emprestado
O porquê desse livro, acima de tudo é alcançar o máximo de pessoas, seja de modo profissional ou pessoal, encontre o seu porquê.

Sendo assim, empreste-o a alguém que você deseja inspirar?

E peça que esse alguém passe adiante, pois não é um livro de prateleira.

Maninha 30/01/2024

Comece pelo porquê
Esse livro é para líderes, talvez não de equipes ou organizações, mas de si mesmos. Ele me trouxe a reflexão do PORQUÊ eu tenho feito o que faço. Ou até mesmo quando e onde houve a ruptura na minha vida. Foi revelador, espero aplicar os ensinamentos e que através disso haja restauração em mim.

Erre 27/01/2024

Poderia ser mais curto
O conceito é legal e consegui ter uma nova perspectiva de algumas coisas, mas o autor dá muitas voltas no mesmo ponto, o que para mim foi se tornando cansativo.

Danilo 25/01/2024

Uma defesa do propósito
Comece Pelo Porquê é mais focado no mundo corporativo, mas pode ser colocado para os campos políticos e pessoal também.
Ele fala sobre como as pessoas tomam decisões baseadas em emoções (o sistema límbico) e como é possível fazer manipulações por meio de recompensas e ameaças.
Por fim, defende que é necessário ter um porquê, pois é mais importante inspirar e conseguir seguidores do que apenas transações: ou seja, a necessidade de ter um propósito.

_rafaela.duarte 23/01/2024

A energia empolga, o carisma inspira!
Que livro sensacional! Finalizei a primeira leitura de 2024. Realizei-a via audiobook, fazendo anotações no caderno e no Kindle.

Recomendo para todos aqueles que desejam aprender como descobrir o PORQUÊ de fazerem o que fazem. No ano passado, li o livro "Por que fazemos o que fazemos", essencial sobre o assunto, mas este foi um divisor de águas. Gostaria de destacar três principais aprendizados do livro (com minhas considerações):

1. Para ser "autêntico", tudo que você DIZ e FAZ deve coincidir com o que você acredita! Se não, você não vai demonstrar credibilidade acerca do PORQUÊ.

- Crença gera autenticidade; autenticidade gera vendas; vendas geram relacionamentos e relacionamentos geram FIDELIDADE.

Fidelidade, nada mais é do que a pessoa decidir pagar mais caro ou esperar mais tempo por algo que você proporciona, sendo que poderia facilmente encontrar em outro lugar. Exemplo: Harley Davidson.

2. Sentimos conexão automática com aqueles que fazem o mesmo que nós.

- Nós confiamos em pessoas que têm os mesmos princípios, logo, não é pertinente estar associado ou fazer coisas que não têm conexão com nossas definições.

3. Não basta saber o porquê, você precisa ser consistente no COMO.

- Precisamos sim ter o propósito claro e definido; entretanto, se não temos o COMO, o passo a passo que devemos seguir todos os dias, de nada adianta. 'Para que a paixão sobreviva é preciso estrutura.'

- Se apoie no ombro de gigantes, aprenda o que você deseja com quem já sabe, esteja com quem já fez o que você gostaria de fazer.

Para finalizar, a frase que mais me marcou foi "A energia empolga, o carisma inspira!" Todos nós temos mais energia para fazer algo específico, algo que nós identificamos mais, e mostrar para as pessoas que É POSSÍVEL realizar, com carisma e sem muitas dificuldades, é o combustível mais inspirador que podemos encontrar.

Desejo uma ótima leitura, e é nois!!!!

site: https://www.instagram.com/_rafaela.duarte/

17/01/2024

Comece pelo porquê
Acho o título extremamente pertinente no mundo atual, onde a busca por resultados, de preferência o mais rápido possível, se tornou objetivo de vida da maioria.

O porquê é um propósito, é algo que faz sua vida ter sentido e isso independe "dos ganhos" rápidos ou da fama.

O autor cita exemplos de grandes nomes que, enquanto estiveram à frente de suas organizações ou de suas causas, realmente fizeram a diferença na vida de muitos, provando que ser líder é muito diferente de liderar.

Pra mim, um livro que fez todo o sentido, comprovando ao longo das páginas que, ainda que muitos não compreendam, é possível seguir contra a maré, acreditando no porquê que carregamos.

Super recomendo!!!

Júlia 16/01/2024

Ótimo
É um ótimo livro para repensar sobre liderança, mas também sobre a nossa postura como pessoa e profissional. Apesar de não ser uma leitura difícil, senti que ficou arrastada e repetitiva em alguns pontos, mas avalio que vale a pena!

Anny 13/01/2024

"Comece pelo porquê"
O livro tem uma ideia interessante e bem ampla para ser explorada, porém a forma que foi abordado tornou o livro bem maçante! Os exemplos sempre os mesmos, só mudam os nomes e empresas, para dizer a mesma coisa.

Nogueira.docx 12/01/2024

Um livro com uma premissa simples mas que é sempre muito bem vinda.

Se trata de como as empresas e pessoas em suas trajetórias ficam mais em como alcançar algo, e muitas vezes este algo se trata de capital, e perdem de vista algo que inicialmente norteava todas as suas decisões, o 'porque' de ter decidido trilhar esse caminho, qual o objetivo/missão da sua vida e da sua empresa.

Li isso em um momento que eu havia perdido o meu 'porque' de vista, porém lendo este livro isso me voltou claramente e me deu ânimo para enfrentar com bom ânimo os desafios da vida.