Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

eduanton 06/10/2023

Chato, Repetitivo, leitura arrastada?
O autor deveria ter se perguntado o porquê escrever este livro e ter sido mais conciso. Se o livro tivesse umas 200 páginas e o autor não divinizasse somente a Apple, focando em pessoas e não em empresas, o livro teria sido ótimo. O livro Essencialismo é muito melhor que este.

Lommy 04/10/2023

Finalmente
Bem inspirador, mas achei um tanto quanto repetitivo alguns capítulos. Parecia que eu tinha voltado no capítulo e lido de novo.

sandy100jr 01/10/2023

Repetitivo porém com uma boa mensagem
Confesso que demorei muito pra terminar essa leitura, estava sempre revezando com outra leitura mais cativante. A mensagem do livro é boa e clara, mas por vezes me pareceu que o autor se tornava repetitivo e a leitura ia perdendo valor para o leitor.

nataliafmachado 27/09/2023

Interessante
Interessante e cumpre seu papel, cheio de excelentes referências de grandes marcas e lideranças como Apple e Southwest Airlines. Repetitivo do meio ao fim.

Marcela 26/09/2023

Muitos insights.
Esse livro me trouxe muitos insights.

Um dos maiores foi que talvez eu não sinta segura com certas questões por não estar alinhada com o meu porquê.

Entendo agora a importância de ter um porquê claro e que nos represente na nossa vida, é com ele que vamos conseguir prosperar.

tamyreiss 19/09/2023

Maçante
A ideia é bem interessante, mas assim como vários outros livros de empreendedorismo, o livro se torna maçante quando começa a dar exemplos demais e não ser prático!
Confesso que agora no final da leitura eu já nem me lembro o conceito de começar pelo PORQUÊ.
Pode ser que seja interessante ler em outro momento da vida, mas agora sinto que não foi produtivo não!

Juli 13/09/2023

Por que?
Excelente livro, muitas informações que nos auxiliarão a chegar em nosso objetivos profissionais, familiares entre outros.

Super indico!???

Diogo 11/09/2023

Uma ideia central cativante porém exaustiva
O livro "Comece pelo Porquê" de Simon Sinek, apresenta uma ideia central cativante, focando na importância de começar com o "porquê" ao comunicar e liderar. No entanto, é notável que a narrativa tende a se tornar repetitiva e, por vezes, exaustiva, ao prolongar demais a exploração desse conceito. Achei bastante exagerada veneração à Apple, que para mim pareceu apelativa em excesso. A análise muitas vezes inclina-se para uma adulação acrítica à empresa, o que pode desviar a atenção dos leitores da mensagem mais ampla do livro.

Para equilibrar essa perspectiva, vale destacar que a obra também explora outras empresas, como a Harley-Davidson e a Southwest Airlines, para exemplificar como essas organizações bem-sucedidas começaram com um "porquê" claro e o incorporaram em sua cultura corporativa. A análise dessas empresas adiciona uma dimensão prática à proposta de Sinek, permitindo que os leitores vejam como a liderança baseada no "porquê" pode ser aplicada em diferentes contextos empresariais. No entanto, assim como com a Apple, a extensão da análise pode ser excessiva em certos trechos, tornando o livro mais longo do que o necessário para transmitir sua mensagem central.

Em muitos momentos, a mensagem central poderia ser transmitida de forma mais concisa, tornando o livro mais acessível e eficiente, na minha humilde opnião com 50 páginas ou menos daria para apresentar sua proposta de maneira mais eficaz e objetiva.

Aline Dias 11/09/2023

Acredito que esse livro pode ajudar muitos empreendedores, que precisam entender que caminho trilhar, e encima disso desenvolver seis negócios, cultura e se fortalecer atrás do seu porque?

Wolf 01/09/2023

Um livro bom.
A ideia do livro é show, mas algumas partes são cansativas.
Mas da pra tirar coisas muito boas desse livro, principalmente que não adianta só encontrar o seu PorQuê? você também precisa saber COMO? ou conhecer alguém que saiba COMO?
Gosto que ele cita muito a Apple. Sou fã da Apple, pq entendo o PQ dela.
Mas só tô que ele poderia falar de outras grandes empresas como exemplo.
Vale a pena a leitura.
Alfa 01/09/2023minha estante
Por quê?

Audrey 21/08/2023

Um excelente livro que aborda sobre o porquê de grandes empresas e empresários terem sucesso e o PORQUÊ eles fazem o que fazem, e não simplesmente O QUE. O porquê é fundamental dentro de qualquer negócio para que se tenha sucesso. Não é o que as empresas fazem que as diferencia, mas antes a paixão que as move. Só quando sabem o que os move, é que podem mover os outros. Só quando são movidos por uma paixão, é que podem inspirar.

Leandro.Santana 07/08/2023

Comece pelo Porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
O livro "Comece pelo porquê" gira em torno do Círculo Dourado. O que Sinek propõe é que líderes e empresas de sucesso começam definindo os seus PORQUÊs, isto é, começam pelo centro do círculo. A partir daí, definem o COMO e o O QUÊ, que são as camadas mais superficiais do círculo. As empresas comuns, por sua vez, sabem o que fazem e como fazem, mas dificilmente sabem porque o fazem.

No livro, o autor traz uma série de exemplos de empresas e indivíduos que claramente são ou foram movidos por um propósito (Apple, Harley Davidson, JFK com a conquista da Lua) e que por isso alcançaram o sucesso. Também relata diversos casos de imitadores que fracassaram na tentativa vazia de copiar "O QUÊ" essas empresas faziam, sendo que o que as diferenciava era justamente o seu "PORQUÊ".

"Não importa o tamanho da organização, não importa o tipo de atividade, não importa o produto ou o serviço, se todos assumirmos a responsabilidade de começar pelo PORQUÊ e de inspirar outros a fazerem o mesmo, então, juntos, podemos mudar o mundo. E isso é muito inspirador".
Douglas 17/09/2023minha estante
Que ótimo resumão ??

Michely.Matos 04/08/2023

Se você não tiver o PORQUE, nem comece!
É um ótimo livro para entender o mecanismo das decisões. Eu confesso que não foi um livro que me prendeu, é um pouco cansativo porque é bem repetitivo.
Mas existe uma lógica da tomada de decisão que levo pra vida, toda vez ao iniciar algo novo penso assim:

1? Porquê?
2? O quê?
3? Como?

Claro que só lendo por cima não é tão intuitivo concluir algo, mas o livro gira em torno da explicação sobre esses três amiguinhos aí. Recomendo se você estiver um pouco perdida na tomada de decisões e propósito.

Monyque 25/07/2023

Pessoas com propósito são capazes de inspirar grandes multidões 💡

É nisso que o autor acredita. Para ele,as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

O PORQUÊ é o motivo de você querer empreender para vender um determinado produto ou serviço.

Ninguém vai comprar o seu produto ou serviço, vai comprar o seu PORQUÊ. As pessoas se conectam pelo propósito, pelos benefícios que você tem a oferecer e em como a vida dela melhora depois que comprar de você.

No livro tem exemplos de empresas que começaram pelo porquê e que alcançaram o sucesso, a exemplo da Apple, e como isso impacta o crescimento contínuo do negócio.

É preciso definir o propósito do negócio para ter clareza, se manter disciplinado e consistente em fazer o que precisa ser feito para continuar evoluindo. Quando você não sabe o motivo da sua empresa existir, não vai conseguir entender se está indo no caminho certo ou se está desperdiçando seu tempo.

Ele explica a importância também do "O QUÊ" e do "COMO" para o desenvolvimento de um negócio, inclusive essa é a forma que geralmente as pessoas começam, dizendo o que é o seu produto/serviço e como faz pra adquirir, mas esquecem de mostrar o principal, que é o "PORQUÊ".

Excelente leitura, bem fluida e esclarecedora. Se você ainda vai começar o seu negócio, tenha este livro como seu guia. Se você já começou, não tem problema, ainda é tempo de reorganizar, descobrir seu propósito e deixar claro pra seu público.

Julie 18/07/2023

O círculo dourado
A técnica explicada neste livro é geralmente utilizada em empresas, mas pode ser aplicada para a vida também. É buscar primeiramente o porque de tudo antes de fazer.