Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Adjamylli.silva 05/04/2023

Só li 20%, passei duas semanas em ressaca só engulindo isso.
Eu tentei, porém não dá, não sei porque ainda insisto em ler auto ajuda.
Esse não fui até o fim, mas se eu colocasse como abandonado eu perderia meu progresso que fiz com o livro.
Então esse livro não valeu.
Isabela.Sales 05/04/2023minha estante
Autoajuda não ajuda em nada. Filosofia sim.

Cianthe 06/04/2023minha estante
Autoajuda é uma praga na terra

Adjamylli.silva 06/04/2023minha estante
Auto ajuda nem devia ser considerado livro ?

Samuel.Nonoka 01/03/2021

Impactou profundamente a minha forma de pensar
Esse livro tem o poder de abrir a sua mente para a forma de pensar. Umas das melhores e mais relevantes leituras que li nos últimos anos. Indico-o para todos, especialmente àqueles que estão iniciando um negócio ou criando um produto (leitura obrigatória).
Victor.Pereira 03/03/2021minha estante
Realmente esse livro é muito bom! Estou quase terminando

Samuel.Nonoka 08/03/2021minha estante
Ele é realmente muito bom Victor.

epietragalla 06/04/2022

Muita fanfic
Romantização do empreendedorismo e do trabalho por um propósito, além de muita fanfic e cagação de regra. Basicamente o linkedin em forma de livro.
Bruna 06/04/2022minha estante
Deus me dibre. Eu já não aguento o linkedin

epietragalla 06/04/2022minha estante
Nem leia. O cara vive num mundo paralelo.

Diogo 28/04/2022

não é ruim, mas não é ótimo
É sim interessante, tem várias ideias e tópicos bacanas para quem pretende empreender no futuro. Insights importantes que te ajudam a manter as rédeas das situações. Todavia, é extremamente repetitivo e alongado em excesso. Tudo que foi dito em 240 páginas poderia ser compilado em 100 páginas sem perder qualidade. O autor exagera em exemplos e repetições, provavelmente para que até uma minhoca entenda.
Karen 10/05/2022minha estante
Sim!!! Demorei muito tempo pra conseguir ler pela repetição, parecia que todos os capítulos eram concluídos da mesma forma.

Diogo 13/05/2022minha estante
acredito que talvez ele tenha feito isso para reforçar as ideias e impedir que esqueçamos os tópicos. Apesar disso o livro é muito bom e vale a pena a leitura

Camila 23/09/2020

Não é só liderança nem só marketing...
... de que se trata esse livro. Trata-se sobre uma breve pincelada sobre neurociência, uma visão mais profunda sobre a liderança e sobre técnicas de marketing que leigos compreendem.
A liderança é exemplificada, e desenhada, literalmente. E passa do organizacional para o pessoal, instigando o leitor a reavaliar seu ambiente de trabalho, suas companhias, seu estilo de vida.
Todo conteúdo fortemente embasado na história de grandes empresas americanas e CEOs por trás dos feitos e desfeitos.
Recomendo fortemente !
Layane38 23/09/2020minha estante
Excelente! ????

Camila 23/09/2020minha estante
Obrigada!

Marcelo.Hallack 19/09/2020

Inspire com um "Porquê", tenha um time que saiba o "Como"
O "Porquê" fornece clareza.
O "Como" fornece a disciplina.
O "O Quê" fornece a consistência.

O "Como" são os valores. E valores devem ser sempre descritos com verbos, e não palavras. Ao invés de "honestidade", "fazer a coisa certa".

As pessoas seguem líderes quando tem certeza que eles tomam decisões pensando nelas, e não somente nos próprios interesses.

Recrutar funcionários alinhados com a cultura da empresa, com o porquê da empresa é fundamental. Mas geralmente os anúncios de recrutamentos focam somente no porquê.

Um exemplo é o anúncio publicado por Shackleton para recrutar a tripulação do Endurance:
"Precisa-se de homens para uma jornada arriscada. Salários baixos, mito frio, longos meses no escuro total, perigo constante, retorno seguro duvidoso. Horna e reconhecimento em caso de sucesso."

Um líder não deve ser responsável por ter todas boas idéias. Mas deve sim ser responsável por criar um ambiente onde as boas idéias surjam, um ambiente que favoreça as pessoas terem boas idéias.

Se uma empresa fala para seus funcionários o que devem fazer, é isso que eles vão fazer. Se a empresa fala o porquê fazer, eles podem trazer boas idéias.

Quanto maior a rede de segurança, mais as pessoas se dispõem a assumirem riscos. Os riscos levam às novas ideias, às inovações. A rede de segurança que as pessoas precisam é a confiança na empresa, nos líderes. De que as decisões serão tomadas visando seus interesses. De que podem assumir riscos sem serem penalizadas.

A empresa deveria sempre colocar o funcionário em 1o lugar. Funcionários satisfeitos e engajados geram clientes felizes que geram acionistas felizes.

"Cuide das pessoas e as pessoas cuidarão de você."

A adoção de inovação pelo público/clientes obedece a curva de adoção de inovação. Existem 2,5% de inovadores, 13,5% de adotantes iniciais, 34% de maioria inicial, 34% de maioria tardia e 16% de retardatários. A maioria só vai adotar uma inovação depois que outros tiverem adotado. Esses outros são os inovadores e os adotantes iniciais, que precisam ser abordados com o "porquê". Não adianta tentar chegar a todos logo no início. Vai sair caro e será pouco efetivo.

O "porquê" inspira, mas o como viabiliza.
Em uma organização geralmente o porque vem do fundador, do CEO. O como vem de sua equipe gerencial. Sem o "como", as coisas não acontecem.
Mas se o "porquê" não foi comunicado de forma ampla, as coisas também não acontece. Um "porquê" comunicado de forma ampla, mais do que clientes, cria um movimento social.

Na prática, as únicas interações que o mercado - clientes, concorrentes etc - têm com uma empresa é através do seu "o quê". O "porquê" vem do CEO, o "como" da sua equipe de líderes. O "o quê" é tudo que a empresa faz, sua base, seus produtos ou qualquer outra coisa.

Em empresas pequenas o próprio fundador é o "porquê", o "como" e o "o quê".
Em empresas maiores, o CEO precisa inspirar para garantir que o "porquê" aconteça em tudo que a empresa faz.

É necessário colocar o "Porquê" no papel, para garantir sua perpetuidade na empresa.
Quando existe uma ruptura, o afastamento do fundador, uma transição no comando, se porquê não estiver documentado, claro, registrado, ele pode se perder ao longo do tempo.
Isso é ainda mais crítico quando o novo comando se preocupa mais em "definir seu novo porquê" do que dar continuidade e consistência ao "porquê" original da empresa.

Como descobrir o "Porquê"? A recomendação é buscar no passado.E não tentar "inventar" um porquê. Busque por consistência.
Marcelo.Hallack 03/10/2020minha estante
Link para o comercial da Apple que o autor cita no livro (e citado em diversos outros livros):

Eliseu 01/02/2023minha estante
Análise sensacional,meu amigo!

Lari Galant 08/05/2023

Tava passando meus e-books e me lembrei que li ele para o meu tcc de comércio? Não é o meu estilo de livro mas é um livro bom
Lari Galant 08/05/2023minha estante
achei tbm q tinha uma visão ampla?

Claaau 29/04/2021minha estante
Nossa, eu abandonei com 30%... sabendo que você curtiu depois, vou retomar. Valeu pela resenha!

Guilherme.Miranda 07/03/2021

Excelente livro
O livro começou parecendo que seria mais do mesmo, mas depois de algumas páginas foi ficando mais e mais envolvente e o conceito apresentei pelo autor, além de fazer muito sentido para mim, está embalado em exemplos muito fáceis de entender, com situações que podemos perceber no dia a dia. Recomendo a leitura.
Amorim 17/03/2021minha estante
No começo do livro temos que tomar cuidado para não virar fãs da Apple ? estou lendo e gostando bastante!

Wolf 01/09/2023

Um livro bom.
A ideia do livro é show, mas algumas partes são cansativas.
Mas da pra tirar coisas muito boas desse livro, principalmente que não adianta só encontrar o seu PorQuê? você também precisa saber COMO? ou conhecer alguém que saiba COMO?
Gosto que ele cita muito a Apple. Sou fã da Apple, pq entendo o PQ dela.
Mas só tô que ele poderia falar de outras grandes empresas como exemplo.
Vale a pena a leitura.
Alfa 01/09/2023minha estante
Por quê?

Ivan Fonseca 12/07/2023

Bom, mas poderia ser melhor!
O autor é muito repetitivo. Poderia ter trazido mais exemplos, mas o texto às vezes fica cansativo porque são sempre os mesmos exemplos. Parece bajulação. Mas o conteúdo do texto em si é bom.
Fernando1054 13/07/2023minha estante
tive que me obrigar a terminar ele repente tanto a palavra porque que incomoda

Dea 18/01/2021

Porquê claro, como disciplinado e o que consistente
Essas frases do livro do Simon Sinek anotei pra lembrar todo dia: ?clareza do porquê, disciplina do como e consistência do o que...?
Tudo o que vc faz tem que provar o que vc acredita!
Rinaldo.Sousa 02/09/2022minha estante
As indicações que você faz sempre são levadas em consideração para meu desenvolvimento como ser humano.

Bruno.Saraiva 19/11/2020

Todos deveríamos ter um porquê
Comece Pelo Porquê

Algumas de minhas anotações sobre esse livro:
- A importância de ser ter um porquê na vida e nos negócios, atraindo assim pessoas, cliente e funcionários, não pelo dinheiro, funções ou cargos, mas sim pelo porquê da empresa, pela sua causa e propósito, criando dessa forma um sentimento de fidelidade entre estes.

- Cases de empresas que nasceram por um propósito, com um porquê, mas que depois, após a saída ou morte de seu fundador, as coisas mudaram muito, não tiveram o mesmo sucesso, devido ao fato de perderem o foco do porquê daquela empresa ter sido criada. Em alguns casos isso até ocorreu por culpa do próprio fundador que não preparou o seu sucessor.

- Um livro que fala sobre a criação de empresas, sucessão, inspiração por meio de seu líder e fidelidade aos negócios.

- Um livro que fala sobre a importância de termos um porquê e sermos fiéis a ele, não ao dinheiro ou fama que podemos obter.

- Esse livro nos leva a pensar em algumas questões, como;
Porquê eu criei essa empresa?
Porquê eu trabalho nessa empresa?
Porquê eu sou cliente dessa empresa?
E muitas outras até no âmbito pessoal.

Esse livro tem um ligação muito forte com o livro "Empresas Feitas para Vencer"

Com certeza, vale a leitura. Essa foi minha 27° esse ano.
#Comecepeloporquê #dicadelivro
Peterson.Donizete 31/03/2021minha estante
Finalizei hj, 5 estrelas sem dúvida.

Leandro.Santana 07/08/2023

Comece pelo Porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
O livro "Comece pelo porquê" gira em torno do Círculo Dourado. O que Sinek propõe é que líderes e empresas de sucesso começam definindo os seus PORQUÊs, isto é, começam pelo centro do círculo. A partir daí, definem o COMO e o O QUÊ, que são as camadas mais superficiais do círculo. As empresas comuns, por sua vez, sabem o que fazem e como fazem, mas dificilmente sabem porque o fazem.

No livro, o autor traz uma série de exemplos de empresas e indivíduos que claramente são ou foram movidos por um propósito (Apple, Harley Davidson, JFK com a conquista da Lua) e que por isso alcançaram o sucesso. Também relata diversos casos de imitadores que fracassaram na tentativa vazia de copiar "O QUÊ" essas empresas faziam, sendo que o que as diferenciava era justamente o seu "PORQUÊ".

"Não importa o tamanho da organização, não importa o tipo de atividade, não importa o produto ou o serviço, se todos assumirmos a responsabilidade de começar pelo PORQUÊ e de inspirar outros a fazerem o mesmo, então, juntos, podemos mudar o mundo. E isso é muito inspirador".
Douglas 17/09/2023minha estante
Que ótimo resumão ??