Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

thvyne 01/06/2024

Normal People retrata as relações dos personagens de uma maneira sensível e única mesmo com todos os problemas que surgem ao longo do livro.
Connell e Marianne são personagens com problemas complexos em vários eixos de suas vidas e que os perseguem até depois de adultos, o livro avança em todas essas questões perfeitamente e com a atenção merecida em todos os tópicos retratados, uma obra de arte completa.

Starrytulip 29/05/2024

Normal people.
"Normal People" é um livro que fala muito sobre o que não é dito. A comunicação não flui naturalmente entre os personagens, e isso fica evidente ao longo dos anos em que Marianne e Connell, mesmo querendo algo um do outro, não conseguem se abrir nem encontrar coragem para expressar seus sentimentos.
Além disso, o livro toca nas diferenças de classes sociais: Marianne vem de uma família rica, enquanto Connell é de classe média baixa(supondo).
Essas diferenças afetam profundamente o relacionamento deles e como eles se enxergam e se conectam com o mundo.Eu amei o livro e li tudo em poucas horas.
A escrita de Sally Rooney é envolvente e os personagens são tão complexos e reais que você não consegue parar de ler.

Catharina 28/05/2024

Romance não romântico
A maior crítica que eu li sobre o livro, e que eu mesma fiz, é sobre a falta de comunicação do casal e da inércia deles para com os ciclos que se repetem. Mas aí vc para um pouco pra pensar e isso é relacionamento, isso é o que a gente faz todo dia e isso termina a deixar o livro tão real. Pq você com certeza já se pegou evitando trazer um assunto com o seu parceiro ou deixou pra lá, só pra manter as coisas bem. E com isso o livro lhe dar uns tapas na cara, pq você vai lá apontar o dedo, sendo que você faz igual ??
Para quem tá acostumado com um final feliz (eu), não vai ter, vai ter um final real. Eu me peguei criticando o último capítulo, que foi rápido, que não expressou tudo, que não abordou pontos importantes. Mas a verdade é que foi um final bem plausível, da pra perceber na forma como a Marianne ainda precisa constantemente de reafirmação, e como Connell ainda busca em outras mulheres a versão boa e iluminada dele. Os problemas não foram solucionadas, muitos temas não foram abordados, mas isso não ficou como ?pontas soltas?. Ficou apenas realista.
Tem 3 coisas que geralmente me incomodam em livros, mas que nesse serviu de forma perfeita: 1) não tem sinalização de diálogo (- ou ??), mas ai ficou muito bem integrado ao que eles tavam pensando 2) a passagem de tempo é muito espaçada, mas super faz sentido e acrescenta á história 3) tem um final aberto, o que eu particularmente odeio, mas que no caso deles não tinha como ser diferente.
Gostei da leitura, apesar de ter lido em três dias, não achei uma leitura tão fácil.
Tava na minha lista TBR há um tempo e super recomendo.

ana 28/05/2024

?I don?t find it obvious what you want?
Esse é um livro sobre falta de comunicação. É um dos livros mais crus e reais que eu já li, por isso irrita muita gente. Marianne é uma personagem tão interessante, o jeito que ela se odeia tanto que se submete a situações constrangedoras e deprimentes, mas ao mesmo tempo ela tem voz e uma mente brilhante. Connel é um personagem que muitos consideram superficial, mas ele só quer sobreviver ao ensino médio e a faculdade. Ele é um merda? Sim, mas ele é a definição de muitos jovens adultos. Ambos os personagens são muito profundos para serem definidos em uma só palavra. Assim como o livro, que tem uma história tão tocante e autentica, que eu achei impossível de não amar e favoritar.

Esse livro me fez repensar cada relacionamento na minha vida (amoroso, amizade, familiar) e perceber tudo que eu tenho feito de errado, ou o que fazem de errado comigo. Repensando e revivendo diversos momentos do presente e passado, eu senti que por mais que a falta de comunicação entre o Connel e a Marianne me irrite, eu não sou nada diferente deles nesse quesito. A história deles me fez querer mudar e, agora eu sei, que quando eu sentir que não estou comunicando meus sentimentos para alguém, vou pensar neles e me forçar a me expressar e a escutar o outro. Esse livro é puro aprendizado, acho que todo mundo deveria ler antes de engatar em um relacionamento.

lizlesbica 23/05/2024

Livro foda
Deixei um pedaço de mim nesse livro e esse livro deixou um pedaço dele comigo. nunca mais vou ser a mesma.

Amanda Cabral 20/05/2024

A vida como ela é...?
Por mais que os personagens tenham muita dificuldade em se comunicar, é algo que espelha a realidade. Somos assim: pensamos muito em algo que talvez nem seja o que achamos que é e acabamos com qualquer relação por falta de diálogo. Há mais irresponsabilidade emocional com pessoas que se relacionam com os principais do que entre eles dois, o que me irritou muito, mas tentei relevar.
O final do livro foi incrível, fico feliz que a autora passa um crescimento em relação aos dois, principalmente individualmente.

Isabella.Roesler 16/05/2024

Eu precisei ver a série enquanto lia o livro, e os dois fizeram muito mais sentido juntos?nessa história em específico (considerando que a série é MUITO boa) foi o melhor a se fazer. {p.s. eu coloquei na minha cabeça que Scott Street é a trilha sonora dessa história e ninguém vai me convencer do contrário}

Elisiário 12/05/2024

Situação esquisita
A história não é nada de especial e a escrita é um bocado confusa, não se percebe muito bem quando estão a dialogar

Mas até q gostei de o ler, divertiu-me e entreteu-me.

Penso q com o tempo, a minha classicação pode vir a descer.

Alicedarko 09/05/2024

De pessoas normais só o título
É um livro muito bem escrito por mais que a parte dos diálogos seja feita de uma forma diferente do q a q eu estava acostumada no geral eu consegui me acostumar e a leitura foi bem fluída, mas não posso ignorar o fato de q os personagens se colocam em muitas situações desnecessárias e o final simplesmente não existe
Você passa o livro inteiro esperando por uma evolução que simplesmente não vem
O livro na minha opinião seria melhor se tivesse de fato mostrado que eles evoluíram com os erros e tivesse de fato dado um desfecho pro relacionamento deles

wiz 09/05/2024

Chatão
O livro conta a história de duas personagens, que se conhecem no fim do Ensino Médio e vai contando o desenvolvimento dos mesmos nesses primeiros anos de vida adulta na faculdade, de relacionamento e de várias mudanças decorrentes de lugar, posição social, questões emocionais e etc.
Achei legalzinho. Não achei um livro tão bom porque parece um relato, esperei mesmo um grande plot e um bom final. Mas só recebi mini plots durante os capítulos, nada mais...
Me chamou a atenção a maneira como a autora descreve as situações, muito boas. E o seu uso de expressões e palavras bem distintas, aprendi bastantes delas durante a leitura.
Acredito que seria uma indicação se alguém me lembrasse muito de alguma situação do livro, se não fosse o caso, pouparia o tempo dela.

Monica Assis 08/05/2024

2,5 = 50% = sim/não
Bem, uma coisa que já fiz bastante foi abandonar livros. Algumas vezes no primeiro capítulo. Não perco tempo, pulo pra outro e fim. Esse foi um exemplo, mas por algum motivo eu voltei.

Escrevi isso aqui no bloco de notas do celular - "tem nove dias que acabei de ler Normal People, consequentemente, tem NOVE dias que não paro de pensar o quão drogada uma pessoa precisa estar para ter este tipo de ideia, essa clareza, sobre o simples fato de existir e coexistir com o que é "seu".
Gostar, definitivamente não foi uma opção aqui, e depois desses dias assimilando o final mais *escroto* e *real* possível, eu entendo que só vai doer em quem já se envolveu aqui fora em algum dos cenários.
As coisas são como precisam ser.
O que é genuinamente seu, acha, de alguma forma, o caminha de volta.
PS.: não leia de novo, por favor"

Thats it :)

yasmin 07/05/2024

Real
Demorei pra ler por motivos de uma ressaca literária enorme, mas achei que esse livro cabe mto no meu atual momento, eu sofri com marianne; me apaixonei por connel, vivi as emoções intensas que eles passaram, enfim um livro bem jovem e com certeza mto relacionável com tudo, eu achei uma leitura agradável e que vale a pena

Jadekkjkjj 06/05/2024

Foi significativo mas não mudou minha vida?? 3 não é pra ser uma nota ruim, nem uma nota boa, é so uma notakkk juro
Lembro que quando comecei esse livro me perguntavam sobre o que era e eu respondia "literalmente sobre pessoas normais".
E é exatamente sobre isso, Marianne e Connell, jovens normais que estão criando maturidade e apesar de se amarem não conseguem trazer o amor para o físico da palavra (da pra entender isso ou eu to viajando??)
Eu sinto que eles realmente não sabem nada de nada e não conseguem se encontrar sabe.
Se vc esta procurando um livro pra impactar ou ter um plot definitivamente esse não é para vc, assim como talvez esse livro não fosse pra mim e talvez se eu for ler em outro momento da minha vida eu sinta ele de uma forma diferente pq é assim que funciona a literatura.
No mais, amei a escrita da autora muito tranquila e eu estava querendo um livro desta forma para começar a ler em inglês então foi exatamente oq eu procurava

Leo J. 05/05/2024

É impossível ser indiferente
Sinceramente, eu não sei o que pensar sobre a conclusão, o tom escolhido, mas acho que isso não importa muito.
O livro é ridiculamente cativante, me apaixonei completamente pela escrita dessa mulher. Mesmo que talvez chegue à conclusão que não concordo com o final, há muito de sincero ao longo da obra, no olhar que ele lança sobre o mundo, uma força, uma sensibilidade. Não dá pra ignorar isso e isso é o que permanece, no final.