Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Pudim.Frango 26/03/2022

Enganado completamente
Esperava uma ficção científica, recebi um romance adolescente. A proposta é muito interessante, mas se mostra pouco desenvolvida, e até pouco aproveitada com o decorrer da história. Os personagens não tem desenvolvimento nenhum, e os protagonistas podem ser resumidos em uma, ou no máximo duas características. A inteligência da Naomi é algo totalmente utópico, e as coisas são muito convincentes, chega a ser chato.

Pior livro que li até agora no ano, não recomendo não.

Luene 17/03/2022

NASA, ME LEVA QUE EU DEIXO!
Brasil, eu não estava preparada pra esse livro. Eu tô chocadaaaa! Pasma! Eu comecei esse livro sem procedência alguma, só porque ele apareceu no prime e eu achei a capa bonita kkkkk eu estou em um estado de choque, porque eu não esperava esse final, não esperava gostar tanto dos personagens e definivamente não imaginei que fosse gostar tanto dessa temática.
Eu não sou uma grande fã da ficção científica, geralmente é um tema que não me atrai, mas Os Seis Finalistas conseguiram me deixar fascinada com a NASA, com a vida alienígena, com todo esse mistério ao redor do espaço. A todo momento tem um Q por trás da história, você mal pode esperar para saber o que a mente brilhante da Naomi vai nos oferecer; e até onde o Léo vai com a coragem dele. Os dois entregam tudo o que você precisa, duas mentes brilhantes e fortes que são capazes de tudo.
Com certeza é uma leitura cinco estrelas, mal posso esperar para ter esse livro na minha estante, assim como a minha alma precisa ler o segundo livro!

Yan 13/03/2022

Muito hormônio e pouca ação (e ficção)
Antes de ler, calibre as espectativas. Esse é um romance teen, não uma ficção científica.
Se estiver ok com isso, vá em frente. Eu demorei a aceitar, li até o final na esperança de alguma reviravolta, mas me decepcionei, não que seja ruim, mas não é para mim.
O mundo se acabando em desastres naturais, a salvação está em uma misteriosa Lua de Júpiter com possível vida alienígena. Sensacional na idéia! Mas em meio a isso tudo, o livro inteiro é dedicado a construção de romances e desaforos adolescentes. Em alguns momentos chega a dar raiva o quanto que problemas tão insignificantes causados pelos hormônios da idade, ganham todo o destaque e simplesmente abandonam o risco do mundo se acabar ou de ser morto por aliens.
Sem falar que tecnicamente a missão inteira tem furos de roteiro, claramente tentaram simplificar ao máximo para não pesar na ficção, focando nos relacionamentos.

ane 05/03/2022

melhor do que eu esperava!
esse livro me prendeu do início ao fim, o desenvolvimento dos personagens é bem construído e a história é bem direta, nada de enrolação!
me apaguei muito aos personagens, o que me fez ficar emocionada e nervosa juntamente com eles ao longo do livro, principalmente com o tanto de coisas que aconteceram no final.

Manu 22/02/2022

Perfeito
Nossa que livro, ele coloca você para refletir sobre um das coisas que está acontecendo no mundo e que você não pode reclamar do que está acontecendo, toda essa história me envolver muito e nos momentos do Léo e da Naomi eu só faltava surtar de vez.

Nayara 19/02/2022

O planeta está sendo devastado, a natureza se voltou contra seus habitantes, mas a culpa é do homem, que destrói em nome do avanço. A esperança do futuro da humanidade está em Europa, a lua de Júpiter, onde acredita-se ser o próximo lar. A missão Europa tem como objetivo desbravar e dar início a colonização, para isso serão escolhidos seis adolescentes, pois estes são os únicos com chances de sobrevivência nesta missão inicial.
São selecionados inicialmente 24 jovens com características únicas e essenciais pra sobreviver a viagem espacial e em Europa, e após os treinamentos e uma intensa preparação os seis finalistas serão anunciados. Seguimos os pontos de vista de dois jovens, Léo, um nadador exímio e com grande capacidade respiratória, e Naomi, uma jovem extremamente inteligente.

A partir daqui, uso alguns exemplos pra explicar meu ponto de vista sobre o livro, então aviso que pode haver SPOILER. Então, fica por sua conta se continuar.

?? Último aviso de spoiler ??

A escrita é bem fluída e boa, prende a atenção do leitor. O enredo é interessante, mas deixou a desejar em alguns pontos, que me fizerem retirar algumas estrelas, por exemplo, o grande número de conveniências que aparecem na história que ajudam os protagonistas, acredito que foi um pouco demais, acontecerem inúmeras vezes e esse foi o problema. Outro ponto que foi incômodo também está na lista de conveniências do enredo, que é a inteligência surreal de Naomi, ela é ótima em assuntos diversos, desde estudar o genoma humano a robótica, computação, astronomia e sabe até como encontrar indícios de vida extraterrestre. E detalhe que é uma adolescente de 17 anos, ela ainda manja de inteligência artificial, sabe as falhas de robôs da Nasa, e inclusive como hackeá-los. Parece forçado, né?

Outra coisa foi o fato da pressa, um treinamento de um mês pra se preparar pra sair do planeta? Dava pra ampliar esse tempo e não teria necessidade de preencher todos espaços, de certa forma isso enfraquece o enredo, pois é preciso um grande investimento pra um programa espacial, me refiro inclusive ao trabalho árduo e difícil que é necessário pra fazer tudo acontecer, aí de repente o futuro da humanidade está nas mãos de adolescentes com pouco treinamento, não faz muito sentido.

Além disso, seria interessante um aprofundamento maior nos personagens secundários, mas como é o primeiro livro de uma duologia, talvez o segundo livro aborde mais sobre os outros finalistas. E por isso também, o final ficou em aberto, o livro termina quando os finalistas são enviados a missão. Então todas as perguntas e indagações feitas por Naomi só devem ser respondidas na sequência.

Lendo minha resenha percebi que fui muito crítica, mas apesar das conveniências e incômodos é uma história bem agradável de se ler, e com certeza tinha um bom potencial. Mesmo com todas os pontos que citei ainda consegui aproveitar bastante a leitura, a escrita da autora nos transporta pra dentro da história. Gostei do universo criado em os seis finalistas e também da maneira que a autora descreveu as cenas e a abordagem dada sobre as desordens na natureza provocadas pela humanidade.

Erick Santos 17/02/2022

Bem tranquilo
Leitura tranquila e rápida, não tem muita enrolação, vai direto ao ponto sem muito arrodeios, tão direto ao ponto que o povo só tem 1 mês pra treinar pra poder fazer uma super viagem para o espaço, em 1 mês eu não aprendo nem uma matéria da faculdade hahaha.

A facilidade que a Naomi tem para fazer as coisas me deixou bastante chateado, no livro simplesmente ela não erra em nada, tudo oque ela tenta fazer, da certo, nem 1 errinho, acho que isso deixa o livro não tão realista na hora de ler... Afinal, todo mundo erra né?

O livro também não separa nem 1 capítulo para se aprofundar mais nós personagens secundários, Suki, Asher e Lark, tanto que quando acontece a fatalidade com Suki da uma pena dela, mas a gente sabe tão pouco sobre ela que passa bem rápido, mesma coisa do Asher, fiquei triste com oque aconteceu mas tbm é só virar a página que já esqueci, já vi que tem continuação, não vejo a hora de ler.

thayne.monteneg 15/02/2022

Ficção científica é minha categoria favorita de livros, nem sempre da certo com romance, mas nesse caso ficou perfeito. As tramas se completam e tratam os personagens como seres independentes. É incrível,

cursethorns 13/02/2022

Ciência é a magia que procuramos em histórias.
Antes mesmo de uma introdução básica, venho informar que sou uma pessoa totalmente suspeita para opinar à respeito desta obra, então tenham em mente que sou incapaz de criticá-la visto que sou fã de carteirinha de qualquer coisa que envolva a astronomia ou ciências no geral.

Sobre o livro:

Um mundo em ruínas por conta das mudanças climáticas que afetaram a Terra ao longo dos anos. Uma população que anseia por esperança e novas oportunidades. Uma missão que espalha a chance de recomeçar em outro planeta. Vinte e quatro jovens do mundo inteiro são selecionados minuciosamente, e dentre eles apenas seis serão escolhidos para última etapa. É assim que tudo começa em Os Seis Finalistas. O livro é narrado por dois dos selecionados: Naomi, uma garota com mente brilhante e instintos de sobrevivência aguçados, e Leonardo, um nadador profissional com tendências suicidas que passam bem longe da sobrevivência. Naomi tem seu irmão mais novo para cuidar na Terra, sua família e um lar amável, e nada poderia estressá-la mais do que ser selecionada para deixar o planeta e deixar todos que ama para trás. Como uma garota genial, ela não vai ceder tão facilmente, então seus planos iniciais são de sabotagem para missão. Leonardo, pelo contrário de Naomi, não tem um lar, tampouco família ou razões para se sentir pertencente ao mundo. Ele não enxerga mais motivos para permanecer vivo e a seleção lhe dá algo para se agarrar. Ele quer ser um dos finalistas porque precisa disso. Precisa de algo para sua vida. Precisa de um motivo. Logo vemos dois narradores com visões totalmente diferentes, causando um conflito de interesses logo de inicio. Isso é muito interessante porque não te prende a um único raciocínio.

Geralmente temos reconhecimento de quando uma história é mais rala do que a outra, às vezes temos livros com mais de novecentas páginas e outros com pouco menos que trezentas. Esse livro é curto, portanto pode pecar algumas vezes nos detalhes, mas isso não me faz gostar menos dele. Os personagens são bem desenvolvidos, você entende as motivações deles, entende os desejos e o modo de pensar de cada um ? menos do sobrinho do presidente, aquele é um canalha dos grandes. A história é muito interessante, te prende no mistério do que pode acontecer, te deixa naquele anseio por mais informações e também na dúvida de quais teorias estão certas e quais não. O final foi surpreendente e me fez chorar e sorrir ao mesmo tempo.

Ótimo livro. Ainda preciso ler o segundo, visto que é uma duologia, mas isso é o que tenho a dizer sobre o primeiro. Definitivamente entrou na lista dos meus favoritos.

E um aviso: por favor, para àqueles que desejarem ler, chequem os gatilhos.

mar¡ 12/02/2022

cara esse livro é simplesmente S E N S A C I O N A L
foi um livro super incrível de lê, os protagonistas são MARAVILHOSOS, tem a narração do ponto de vista deles dois, a naomi é simplesmente perfeia e o leo meu deus eu não tenho oq falar sobre o leo, só queria que ele existisse, enfim recomendo muito.
LEIAM ESSA MARAVILHA
cursethorns 13/02/2022minha estante
MUITO BOM

Henrique_sc17 12/02/2022

Gostei bastante, o livro me prendeu e tem uma história muito boa. Super recomendo pra quem gosta de livros que envolvam espaço, planetas, ciência e por ser bem fácil de ler.

nogayra 12/02/2022

Os Seis Finalistas
POR FAVOR LEIAM ESSE LIVRO!! Esse foi o melhor livro de ficção científica que eu já li. Eu sei que não é um gênero literário que agrada todo mundo, mas até eu que não tenho muito contato com livros desse tipo gostei demais. A tradução do livro é ótima, a leitura fluiu super bem. Os personagens principais, o Leo e a Naomi, são INCRÍVEIS. Foi ótimo acompanhar os capítulos dos dois, principalmente quando o romance entre eles estava sendo desenvolvido. Eu tive muitos surtos e derramei muitas lágrimas durante a leitura, então não podia dar menos de 4 estrelas!! Já encomendei a continuação, tô doida pra ver o que vai acontecer em Europa.

Ana Carol 09/02/2022

os seis finalistas
adorei o livro, gostei muito da ambientação e criação do universo!
adorei os personagens (principalmente o leo

Insta: @neilson_jr 09/02/2022

Comecei a ler de forma despretensiosa e fui hipnotizado. História fluida, original e gostosa de ler, com suspense na medida certa.