Com armas sonolentas

Com armas sonolentas Carola Saavedra

Resenhas - Com Armas Sonolentas

Carla602 12/01/2023

Fiquei doida pra saber o final
Esse livro foi uma leitura especial para mim. Não sei se por falar de maternidade e também da realidade do trabalho doméstico de uma forma tão clara e realista, algo que eu também faz parte da minha vida. Recomendo esse livro pra todas as pessoas que apreciam conhecer histórias de mulheres fortes e mulheres reais.

Julia Romão 27/12/2022

Desde o início não me conectei com a história, mas resolvi insistir e li até o final (além das histórias das três mulheres me deixarem um pouco curiosa). Achei um livro com pegada filosófica com sonhos e loucura que conversam entre si. Fala sobre maternidade e suas diferentes nuances e perspectivas com uma pitada de literatura fantástica (posso estar errada, mas me remeteu a isso).

(Leitura: junho, 2021)

Aline.Bernardi 24/12/2022

Cativante
Conta a história de 3 personagens femininos e que revelam-se conectadas ao avançar da leitura. São três gerações de mulheres que enfrentam, a sua maneira, problemas como violência, sociedade patriarcal, homofobia, racismo e preconceito de classe. A escrita é primordial, sendo possível compreender facilmente as espetaculares analogias e lirismos utilizados para explicar a dor dessas mulheres.

silbreiemo 21/12/2022

Mulheres, maternidade e ancestralidade
Um livro lindo e envolvente, que retoma questões importantes sobre gênero, raça e classe ainda que não de forma combatente em si. Não deixa de ser cru e ao mesmo tempo espiritual e mágico. O final em aberto me decepcionou um pouco e a falta de aprofundamento das personagens, por isso sinto que a nota decaiu pro final.

Andrea 20/12/2022

Três vidas
Anna é uma jovem mulher em busca do sucesso como atriz. Para alcançar o seu objetivo, vale absolutamente tudo, inclusive casar com um diretor alemão que acabou de conhecer e se mudar para um país estranho.

Maike é uma jovem estudante alemã, que surpreende os pais quando um dia resolve mudar o seu estilo de vida. Desistindo de seguir a carreira jurídica como os pais, ela opta no primeiro dia de aula em cursar português.

Quem completa o trio é a Avó, que começa menina saindo do meio da família para trabalhar como empregada doméstica na capital. Sem poder estudar e tendo apenas um dia de folga, sua distração são os filmes românticos no cinema. Sua inocência facilitam o abuso pelo filho do padrão, assim como as ameaças recebidas ao se descobrir grávida.

Ao usar três gerações de mulheres separadas pelas mais diferentes circunstâncias da vida, a autora Carola Saavedra mistura desigualdade social, a busca por si mesmo, abandono, ambição, laços familiares, maternidade, solidão e fantasia para contar cada vida em duas partes que ela nomeou como O Lado de fora e O Lado de dentro.

Motivo pelo qual não é uma leitura para desopilar, já que ela exige atenção para entender o que está ocorrendo, ao mesmo tempo que exige da própria imaginação do leitor para fechar as lacunas que permanecem na história mesmo após fechar a última página.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2022/11/com-armas-sonolentas.html?m=1

Juh 12/12/2022

Tão sem medida
Densa e clandestina

Hilda Hilst

Talita Teles 07/12/2022

Gostei muito da forma que as histórias de interligam, no começo achei que elas não teriam conexão alguma? mas senti falta de um ?final?, achei que terminou antes do que devia

Mc Brendinha Carvalhão 05/12/2022

Mães e capivaras
Ótimo livro, excelente escrita, finais abertos sempre tendem a ser meio agridoces, mas não diminui o encanto da história. Ser mãe não é fácil, ser filha também não. Um livro sobre maternidade e autodescoberta, gostei bastante.

Sol 62 30/11/2022

Carola Saavedra, autora de Com Armas Sonolentas nasceu no Chile, radicada no Brasil e atualmente morra na Alemanha.

Possui uma escrita própria, com parágrafos longos, diálogos sem marcação, fazendo com que o leitor, antes de se acostumar com o estilo, fique atento à leitura, precisando retornar algumas vezes para melhor compreensão, principalmente dos diálogos. Apesar disso, é uma escrita inteligente e instigante que conversa com o sobrenatural, com o fantástico e, principalmente com o onírico.

Com Armas Sonolenta conta três histórias de três mulheres. Na primeira parte parece não haver relação direta entre essas histórias. Na segunda parte, a autora entrelaça as histórias por meio de temas como ancestralidade, maternidade, preconceito e exploração, mostrando tratar-se da história de uma mesma família de mulheres: avó, filha, neta e bisneta, todas com forte sentimento de não pertencimento.

O final fica em aberto, o que a meu ver é fantástico!

Bru 27/11/2022

Fascinante!
É um livro realmente fascinante! Que coloca os homens em segundo plano e no papel de "vilão", responsável por todo sofrimento. Um livro que retrata do início ao fim o sofrimento de uma gravidez indesejada, e como isso se torna um peso a mulher, tendo ou não condições financeiras para cuidar da criança.

rdrg 26/11/2022

Tem capivara na Alemanha? E morreu
Esse aqui é massa viu, desliza só no trecho entre o meio e o fim, mas garante boas reflexões e uma visão de maternidade, pertencimento e auto descoberta bem legais!
Danilo.Santos 27/11/2022minha estante
No céu tem pão? E morreu!

Margô 21/11/2022

À bordo da Capivara.
Começo citando a leitura: "Só o que desejo é estudar para ignorar menos".

Creio que este foi o mantra que guiou a autora Carola Saavedra para discorrer de forma tão sábia, e nada óbvia a obra que nos remete ao longo sonho produzido em" Com Armas Sonolentas".

A história é bem curiosa. Vejo mais uma vez, uma chamada para a questão da maternidade. Digo mais uma vez, pelo fato de ter lido em Casas Vazias, e também ter sentido esta convocação para repensar a maternidade.
É uma história de gerações, de rejeição, de aceitação e de uma procura incessante sobre quem é quem na roda da vida...

No final, é óbvio, queremos uma pontuação para todas as cenas abertas , e a autora o faz, mas de forma nebulosa, sonolenta, e assim, saímos de um pesadelo existencial da personagens Mike, e a mãe Anna( personagem sem nome) .

Ah, tem uma capivara que marca algumas passagens... é hilariante, mas esse bicho com certeza é o mais sábio dos animais...rssss. Pegue uma carona com a Capivara e vá para as páginas bem narradas, fortes e engrandecidas por citações de bons textos literários.

Gostei do que li. Confesso que aprendi um punhado de coisas...

Roberta 20/11/2022

Delicado e emocionante
O livro Com armas sonolentas é divido em três focos narrativos, Anna, Maike e Avó. É incrível a habilidade de Carola Saavedra ao compor as narrativas, cada uma tem suas características linguísticas, é textualmente diferente e particular.
Com o auxílio do fantástico, as histórias se cruzam, se encontram e, com a ajuda do leitor, se completam.
As dores de ser mulher e de ser mãe são colocadas nas páginas, às vezes com delicadeza, as vezes com violência. Me identifiquei com alguns sentimentos ali desenhados, me solidarizeinxlm outros.
Por fim, um último elemento que me tocou, é a brasilidade das personagens. Como parte da narrativa se passa na Alemanha, é nítido como os elementos de ser mulher no Brasil são bem traçados, ainda que de delicadamente.
Amei a leitura!

Vini 15/11/2022

Não coloquei muita fé no começo, mas esse livro me fez voltar o gosto pela leitura. Eu amei demais cada página!