Com armas sonolentas Carola Saavedra

Resenhas - Com Armas Sonolentas

Jessica Becker 16/09/2022

Com armas sonolentas
Enviado em agosto pela TAG Curadoria, "Com Armas Sonolentas" conta as histórias de três mulheres e suas experiências de abandono.

A primeira delas é Anna, uma aspirante a atriz que conhece um diretor alemão, casa-se com ele e muda-se para a Alemanha. Lá, as coisas se revelam diferentes do que a jovem esperava e ela precisa lidar com todas as novidades completamente sozinha.

A segunda é Maike, uma jovem alemã de família rica que se sente deslocada familiar e geograficamente. Ao contrário do que os pais planejaram para ela, decide não ingressar no curso de Direito e sim no de Língua Portuguesa. Sempre sentiu uma ligação com o Brasil e quer visitá-lo.

A última mulher é conhecida como "avó". Sem nome, avó muda-se do interior para a cidade grande, onde deverá morar e trabalhar na casa de uma família rica. Aos poucos vamos acompanhando os abusos que ela sofre diariamente. Desde a exploração por parte dos patrões até outros mais graves.

Todas elas, mesmo estando separadas geograficamente, tem conexão. E uma das coisas mais interessantes dessa obra é tentar desvendar o que as conecta, além do abandono e dos diferentes modos de ver a maternidade.

A obra é bem escrita e as histórias são tristes e, ao mesmo tempo, belas. As protagonistas estão muito próximas de mulheres reais.

nico 14/09/2022

perfeito
eu amei esse livro, tanto mas tanto... nossa, surpreendente eu fiquei até arrepiado no final de tão f*** que é.

recomendo demais, leitura 5 estrelas com certeza. as histórias são emocionante, comoventes, surpreendentes, tudo de bom.

Gláucia 11/09/2022

Com Armas Sonolentas - Carola Saavedra
Livro do mês de agosto de 2022 da Tag, indicado pelo escritor e historiador Carlos Eduardo Pereira da brasileira nascida no Chile Carola Saavedra.
Narra as histórias da vida de três mulheres: a avó, Maike e Anna, cujas vidas aparentemente não se relacionam. Abandono, trabalho escravo, descoberta da sexualidade, maternidade, violência, estupro são alguns dos temas abordados.
No início não sabemos que rumo essas histórias vão tomar, ou se haverá conexão entre elas. Comecei gostando mas alguns acontecimentos beirando o fantástico me incomodaram um pouco, especialmente por ter culminado num final muito aberto, terminei a leitura com cara de ponto de interrogação. Gosto de toque fantástico quando tem um propósito, quando nos leva a compreender a trajetória das personagens.

Lusia.Nicolino 11/09/2022

Uma cadeia truncada de destinos
De Carola havia lido O inventário das coisas ausentes, título incrível, mas não gostei. E, como não se pode avaliar um autor por uma única obra, foi com agradável surpresa que finalizei Com armas sonolentas. Fugindo do óbvio para nos contar coisas do cotidiano, descobrimos que há cotidianos mais duros que outros e, quem somos nós, nessa cadeia truncada de destinos? São três mulheres – Anne, Maike e a Avó – que em seus capítulos e histórias particulares nos contam a história toda. Entre os mistérios e as dores que vão surgindo da relação entre elas e entre todos os que as circundam, ser atriz, ser empregada doméstica, ter sonhos, ver o sonho se diluir e ressurgir como fênix a foto vai se revelando e é um dó finalizar o livro. Deixe-se conduzir pela avó, ela parece saber que a leitura nos salva em muitos momentos.

Quote: "...eu continuei sem entender, insisti, é o problema do livre-arbítrio, gostamos de imaginar que somos livres, completamente livres, mas isso não passa de uma ilusão, somos a nossa herança, uma herança gravada nas palavras de nossos ancestrais, pensemos num bicho qualquer, disse a avó, disse a capivara, um tamanduá, por exemplo, um tamanduá é um tamanduá e continuará sendo um tamanduá, assim como seus filhos, seus netos e tataranetos, numa cadeia infinita..."

Marina 08/09/2022

O abandono em suas muitas camadas e diversas manifestações. Superado o incômodo do novo/diferente, uma escrita fabulosa.
Apenas ligeiramente confusa com algumas partes finais, mas a certeza é uma leitura traz muitas reflexões!

Karenok 06/09/2022

Forte, vivo, intenso.
Não é meu estilo preferido de leitura, mas boa parte do livro me prendeu pela narrativa forte e real, com retratos tão claros das personagens.

DEA 05/09/2022

Eu não sei ainda o que pensar desse livro ????.
Nunca tinha lido algo nesse estilo, onírico, então algumas partes ficaram ou foram confusas.
Mas a leitura é fluída.
O livro tem um final aberto, e isso não o torna ruim mas eu esperava (queria) um final com algumas respostas e resoluções ??.
Li várias opiniões para ver pontos de vistas diferentes, para quem sabe ter uma luz ?. Interessante como cada um absorve de uma maneira diferente, mas realmente ainda não consegui definir essa leitura.
Continuo refletindo sobre ele ??????.
LeonardoGS89 07/09/2022minha estante
Finalizei esse livro com esse mesmo sentimento de querer respostas, o livro em si é muito bom, mas preferia que não tivesse tido um final tão aberto.

DEA 07/09/2022minha estante
Exatamente!!!!?

Zelinha.Rossi 05/09/2022

Neste livro, conhecemos a história de três mulheres (Anna, Maike e ?a avó?) em fragmentos e, a partir deles, a autora nos leva a montar um quebra-cabeças bastante engenhoso sobre a relação entre elas. São histórias dolorosas, de abandono, solidão, violências, busca pela própria identidade. A leitura é muito fluida, do início ao fim. O livro é dividido em duas partes - a primeira (?O lado de fora?), que, até certo ponto, se situa dentro do limite do real, e a segunda (?O lado de dentro?), que parte para o que foi classificado pela autora como realismo onírico. Embora ambas sejam muito interessantes (e embora eu seja uma grande fã do realismo mágico, que tem suas semelhanças com o onírico), confesso que esta mudança de um para o outro não foi tanto do meu agrado, o real estava me prendendo tanto que queria que a narrativa continuasse por esse ponto até o desfecho e essa mudança me desapontou um pouco. Mesmo assim, a leitura valeu muito a pena, adorei conhecer uma obra de Carola Saavedra - inclusive, este para mim é um dos pontos positivos da Tag deste ano, o clube tem me levado a conhecer mais os autores brasileiros contemporâneos.

?Talvez fosse um fenômeno comum, as pessoas eram elas mesmas mais a variável correspondente ao lugar onde se encontravam, e essa equação podia provocar as transformações mais assustadoras??

?- Mas qual é o problema com a responsabilidade? Tudo é uma responsabilidade, um casamento, uma relação de trabalho e até mesmo um encontro qualquer, basta estar vivo.?

?Mas ir embora não é uma linha traçada no tempo, ir embora é crase inacabada. Estou indo embora, estou indo embora, cada vez um pouco mais estou indo embora.?

?O amor, o amor é súbita falha no universo.?

?Porque há esses momentos, depois das violências mais terríveis, quando olhamos em volta e percebemos, cheios de horror, que o mundo continua existindo.?

??gostamos de imaginar que somos livres, completamente livres, mas isso não passa de ilusão, somos a nossa herança, uma herança gravada nas palavras de nossos ancestrais??

Gisele567 04/09/2022

Com armas sonolentas
A obra de Carola Saavedra tem como protagonistas três mulheres muito diferentes, mas interligadas. "Nesse potente romance de formação, Carola Saavedra discute o feminino e a maternidade, assim como os mecanismos e as armas secretas do inconsciente."

Livia M. 04/09/2022

O abandono em suas muitas camadas e diversas manifestações.
Superado o incômodo do novo/diferente, uma escrita fabulosa.
Apenas ligeiramente confusa com algumas partes finais, mas a certeza da reflexão que essa leitura traz.

Lu Salles 04/09/2022

Leitura surpreendente! Um livro que nos apresenta a história de mulheres incríveis e que tem suas vidas interligadas de uma maneira inesperada. Simplesmente imperdível.

Andrea170 03/09/2022

Realidade e sonhos se misturam
Romance identificado como realismo onírico pela autora confunde realidade e imaginação chamando atenção para questões sociais importantes.