A revoada

A revoada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Revoada (O Enterro do Diabo)

klebio 13/01/2022

livro muito bem escrito, é impressionante.
principalmente quando paramos pra pensar que esse é o primeiro livro publicado pelo "gabo" (somos próximos já).a escolha desse livro como minha primeira leitura do autor foi bem recompensada. ótimo jeito de começar a ler ele, recomendo.

eu adorei os vários pontos de narrativa e o fato da história não seguir uma linha padrão de acontecimentos.

enfim, gostei muito

Sílvia 31/12/2021

Pior do Gabo até agora
Meu segundo autor favorito e ex-favorito da vida. Nesse texto temos sua mitológica Macondo, seus personagens eternamente solitários. Mesmo em um enterro, todos sempre sozinhos. Aqui temos três narradores, um avô, sua filha e seu neto. Todos foram enterrar um homem que não era visto há muitos anos, pois tinha se entrincheirado dentro de seu cubículo. Todos vão relembrando as tristezas de suas vidas, seus desapontamentos e o porquê de terem medo de enterrar o diabo, que na verdade era um médico que tratou muita gente na cidade.

Satou 23/01/2023

acho que não sei uma nota maior, pois apesar do livro ser muitíssimo bem escrito, bem detalhado e interessante, o fato dele ser escrito em português coloquial e ter a história narrada por personagens diferentes que trocam toda hora e as vezes no meio voltam ao passado para contar uma memória me deixaram confuso e eu não pude aproveitar tanto o livro. apesar disso, a história eh bem interessante e legal de se acompanhar!

Maria 16/03/2024

Eu não consigo dar menos de cinco estrelas para livros do gabo. a escrita dele tem algo que vicia, nos coloca em uma atmosfera diferente. nesse livro, temos a visão de vários personagens e uma história não linear, adoroooo

Isabellecavalcanti 30/05/2021

Comecei esse livro muito empolgada, porque além de ser de Gabriel Garcia Márquez, é situado na cidade fictícia de Macondo, mesma cidade de Cem Anos de Solidão, porém confesso que estou bastante decepcionada, o livro é morno, nada demais acontece e o principal acontecimento fica sem explicação.

Irina.Alfonso 19/04/2021

A Revoada - Resenha
Um livro que aborda sobre a morte e a solidão. Ele é bem denso, pesado, ruminante. O interessante é perceber que, logo em seu livro de estréia, Gabo já introduziu a cidade de Macondo e importantes fatos e personagens da sua obra prima que é Cem Anos de Solidão.

Lili 08/11/2019

A Revoada
Este foi o primeiro romance escrito pelo Gabo. Não parece um primeiro romance, a escrita já é bem semelhante à que encontramos em Cem Anos de Solidão, que é considerada sua obra-prima. Temos os mesmos elementos (maravilhosos) de sempre: o realismo mágico, aquela sensação de decadência do lugar (no caso, Macondo), algum humor bastante sutil e o 'suspense' que Gabo consegue fazer de uma maneira tão sua.

Recomendo sempre!

Luana Souza 05/06/2024

A leitura de A Revoada foi quase por acaso para mim, me deparei com o livro no sebo, e após a vendedora me informar sobre a presença de Macondo pela primeira vez na obra de Gabo, me interessou muito, já que estava lendo Cem Anos de Solidão na época. Apesar disso, pode ser por uma quebra de expectativa criada por mim, mas me decepcionei muito com a leitura, que é muito menos impactante e frenética se comparada a Cem anos, e posso dizer até confusa e monótona. Apesar disso, meio impossível não indicar Gabriel García Márquez, vale a leitura, mas não começaria a ler o autor por esse livro, pois não condiz com a grandiosidade e qualidade de sua obra.

Ale 23/12/2015

Faltou algo
O cadáver de um médico suicida tem seu destino misteriosamente desprezado pelo povoado onde tudo aconteceu, Macondo. O livro foi o primeiro romance de Gabriel García Márquez.
O interessante é que narrado através de monólogos interiores de três personagens - um velho coronel, sua filha e seu neto.
Macondo a mesma cidade do famoso e premiado “Cem anos de solidão” é mais uma vez pano de fundo para uma estória do escritor.
Achei que lembra muito o famoso livro não somente no local que se situa a trama, tudo lembra o best seller.
O livro é lido rapidamente, embora o tempo não passe, isso mesmo todo o livro é focado no tão enterro do personagem central e não leva nem 24 horas. O que acontece são as idas e vindas do presente para o passado. A mesma cena é contada pelos três personagens. Confesso que esse tipo de livro não me agrada, como era pequeno e fiquei curioso não o abandonei.
No final como em outro livro dele “Memórias de minhas putas tristes” fica ao final o famoso gostinho de quero mais. Fica faltando algo ou várias desfechos ou tramas mais interessantes.
Atrevo a dizer e me desculpem os fãs do premiado escritor que sua narrativa é por vezes enfadonha e no final não sinto nada a não ser decepção.
Não quero dizer com isso que não gostei ou que o livro é um lixo. Longe disso, apenas esperava mais do livro e do escritor.

site: http://www.marcellivros.com.br/2015/12/a-revoadao-enterro-do-diabo1955-gabriel.html

Carla 02/07/2017

um ingresso ao universo de Gabo
O primeiro livro escrito por Gabo e já trazia toda a sua escrita fantástica e cheia de personalidade; Pra quem o lê primeiro é uma introdução ao seu grande romance “Cem anos de solidão” e pra quem o lê depois, como eu, traz grandes recordações do místico universo de Macondo e seus incríveis personagens e até a falência da CIA bananeira. A história se passa em Macondo e traz três personagens, um velho coronel, sua filha e seu neto que se veem as voltas com o enterro do odiado médico e a população da cidade se recusa a enterrá-lo. As vozes narrativas vão se alternando entre os três personagens trazendo reflexões distintas de cada um deles e mudando o desenrolar da história conforme vai passando o tempo e surgindo novas nuances de cada uma das vozes. Super recomendo, uma história leve de fácil leitura, embora traga reflexões dignas das escritas de Gabo.

mariiendes 11/08/2022

Não foi dessa vez Gabo
Primeira obra do autor, e também minha primeira experiência com o mesmo, apesar de ser reconhecido por sua escrita, quase abandonei o livro. Por vezes me perdi na leitura e algumas vezes até desconhecia o narrador, porém continuei por curiosidade que mesmo com o esclarecimento de alguns fatos não me surpreendeu em nada. Um livro fatídico e sem emoção, que pode até ser de um reconhecido autor, mas sem duvidas não deve ter sido um dos melhores.

Hemilly | @pastelescritor_ 19/02/2021

De volta a Macondo...
Conheci o Gabo através de uma Leitura Coletiva sobre O Amor nos Tempos do Cólera, me encantei pela escrita e pelas histórias. Em A Revoada eu tive uma experiência totalmente nova e percebi que a Macondo que eu conhecia já deu as caras no primeiro romance do autor. Não foi uma das narrativas mais fáceis do mundo, entretanto faz um belíssimo caminho entregando a morte de um personagem não tão carismático através do ponto de vista de três personagens com opiniões bem fortes.

marina510 25/01/2022

esse é um ótimo livro de estreia, fico impressionada. muito legal ver como ele já trazia aspectos que consagrariam suas obras, como a solidão quase como uma personagem, a narrativa simples e bem escrita e a morte, por exemplo. ler Gabo é sempre prazeroso, sempre me toca de algum jeito

Garcia 23/07/2020

“Pensava-se que ele estava aqui, encerrado, balançando-se na sua rede velha e puída. Eu sabia, porém, nesses meses em que ninguém mais esperava sua volta ao mundo dos vivos, que seu impenitente enclausuramento, sua surda batalha contra a ameaça de Deus havia de culminar muito antes que sobreviesse a sua morte.”

O doutor sempre foi odiado pelos cidadãos de Macondo e o motivo foi recusar tratamento para feridos quando a cidade passava por uma invasão bárbara. Sempre recluso, viveu anos isolado em seu quarto até o antigo amigo Coronel o encontrar enforcado. Agora o enterro precisa ser providenciado, mas a população não esqueceu o que ele não fez pela cidade.
Primeiro romance de Gabriel García Márquez, situado na tão famosa Macondo de "Cem Anos de Solidão", o livro é narrado a partir do diálogo interno de três personagens: o Coronel, sua filha e seu neto. Cada um conta a sua visão sobre aquela quente tarde de quarta-feira, mostrando os preparativos para o sepultamento e os sentimentos de cada um sobre isso. O Coronel e a filha possuem mais a acrescentar, uma vez que ambos conheciam o doutor há mais tempo e tinham memórias de sua vinda a Macondo. O Coronel conhecia o doutor há vinte e cinco anos, desde o dia em que chegou em sua residência com uma carta de recomendação e acabou morando ali por um período. A filha se lembra da presença do doutor em casa, principalmente o seu falar ruminante e o trancafiamento no próprio quarto.
Passado e presente se entrelaçam nos pensamentos dos personagens. O aqui e agora traça paralelos com memórias quase esquecidas e os preparativos do enterro são permeados de tensão, pois sepultá-lo na cidade é considerado indigno pela população. É perceptível que a cidade esperava ansiosa pelo cheiro do corpo apodrecido do doutor.
A escrita de Márquez é linda, fluída e cheia de analogias. A história possui uma atmosfera melancólica e o tema principal é a solidão, sendo esse o sentimento mais presente na vida do doutor. É um livro que pede uma releitura para daqui alguns anos. 5/5.

site: https://www.instagram.com/p/CCuBNiWDd6D/