A revoada

A revoada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Revoada (O Enterro do Diabo)

Raquel Lima 25/12/2009

Meu primeiro livro de Gabu
Encantador. Confesso que aprendi e entrei nos mundo do Buendia, na saga descrita por Gabriel Garcia Marquez através deste livro. O enterro fantástico me deixou completamente fascinada. Amo histórias regionalistas e sua descrição de fatos e coisas que estão no limiar entre o fantástico e o sobrenatural ...è incrivel. Uma viagem.

Igor 27/04/2022

História simples com narrativa envolvente
No povoado de Macondo, o Coronel, sua filha Isabel e seu neto(filho de Isabel) saem de casa sob o sol para enterrar o Doutor e toda história acontece nesse mesmo lugar, entre a casa do coronel e, três casas abaixo, a casa do Doutor.
A história a partir dali começa a viajar no tempo, mostrando toda a trajetória de cada um dos três até chegarem ali, enterrando o Doutor, que era um homem odiado, acusado de vários crimes, que tinha olhos grandes e amarelos e comia mato, para alguns ele era o Diabo, passamos a conhecer o personagem pela visão daqueles que estavam vivos.
Entre os artifícios da escrita o que mais me chama atenção foi quando o autor, para localizar o leitor entre a narração dos três personagens (Coronel, Isabel e o neto) utiliza frases idênticas entre as narrações e, com isso você consegue aos poucos identificar quem narra cada capítulo. O mistério de saber quem está narrando, e aos poucos, ir descobrindo deixa cada capítulo, mesmo simples, interessante e divertido.
Não existe nesse livro uma grande alegria. Os personagens contam sobre suas tristezas de forma realista e ponderada. Aos poucos você entende o porquê Isabel não quer ser vista no enterro do Doutor, e o motivo do Coronel dizer que aquele trabalho devia ser feito por ele e o porque o doutor era conhecido como o Diabo.
Os personagens são vivos, a história é simples e sem grandes reviravoltas mas se encaixa, faz sentido, convence. Minha primeira experiência com o autor Gabriel Garcia Marquez não poderia ser melhor.

Gláucia 21/05/2011

A Revoada - Gabriel García Márquez
Primeiro romance do autor, escrito aos 22 anos, parece uma espécie de ensaio para seu grande livro, Cem Anos de Solidão. Somos apresentados a Macondo e a alguns de seus habitantes, com outros nomes mas as mesmas características. Tem estilo mais poético e introspectivo, a narração ocorre através dos monólogos de três personagens a respeito do suicídio de um médico não muito querido.

alemesquitaneto 20/04/2020

Revoada
Primeiro livro de Gabriel Garcia Marquez, certamente superior a muitos primeiros livros de outros autores

lAvia 06/06/2023

O enterro do diabo
Acho que o que há de mais interessante nessa história é entender um pouco de como ela contribuiu para o surgimento do que viria a ser a macondo que conhecemos em "cem anos de solidão" e alguns de seus personagens mais emblemáticos. aqui, eles não são exatamente os mesmos ? nem mesmo fazem parte da mesma família, os buendía ?, mas apresentam papéis semelhantes. num geral, é legal ver um pouco de como a obra prima do gabo surgiu, mas é uma história dispensável, ainda que boa.

TatianaTati 05/02/2010

Primeiro contato com García Márquez
Esse foi o primeiro livro de Gabriel García Márquez que eu li. Fiquei fascinada pela narração, feita sob três pontos de vista, o modo como os fatos são costurados. Essa construção permitiu que os personagens se moldassem com as próprias opiniões e as percepções do outro personagem.
É uma leitura deliciosa e tranquila. Com certeza vou ler outros livros de García Márquez muito em breve!

Diogo Crema 04/07/2023

Macondo sobre outro olhar...
A Macondo sobre um outro olhar. É o primeiro livro do Gabo, publicado em 1955, onde temos o primeiro contato com a mística Macondo e já com citações ao Coronel Aureliano Buendía.

Este livro, trata- se do tempo e da solidão. Assuntos frequentes na obra do autor.

Acompanhamos o enterro de um médico, pelo olhar de um avô, uma filha e o neto...

NOTA 9,0/10

Lurdes 08/04/2023

O odiado Doutor morre em uma quarta feira na cidade de Macondo.
Pela vontade dos habitantes, o Doutor não teria um enterro, por motivos que iremos conhecer no decorrer da narrativa.

Ocorre que o Coronel, que recebeu o Doutor em sua casa 25 anos atrás, munido de uma carta de recomendação escrita pelo Coronel Buendía, havia dado sua palavra que providenciaria um enterro digno no caso da morte do famigerado Doutor.

Você já deve ter achado os nomes Macondo e Buendía familiares.
Sim, eles voltarão a aparecer em Cem Anos de Solidão e em algumas outras narrativas do autor.

A Revoada, 1955, foi o romance de estreia de Gabo, mas Cem Anos de Solidão, lançado 12 anos depois, já estava sendo escrito.

A narrativa dos acontecimentos é feita, alternadamente, pelo Coronel, sua filha Isabel e seu neto.
Vamos conhecer como foi a chegada do estranho Doutor à cidade e suas interações com a família e com Meme, empregada da casa.

Acompanhamos o crescimento de Isabel, seu casamento, suas interações com a madrasta Adelaida, as estórias contadas por Meme sobre sua falecida mãe.

Recomendo como uma porta de entrada à literatura do autor e agradeço aos meus amigos que montaram um grupo para ler todas as obras de Gabo.

Com certeza será uma ótima experiência, ler e reler este autor fantástico.
Você já leu alguma obra do autor?

Errata. Eu havia trocado os nomes dos coronéis. Na verdade o Coronel Buendía é o autor da carta de recomendação. O Coronel que abriga o Doutor não é nomeado. Já fiz as correções no texto.

Suerllen 24/12/2020

O começo de tudo...
Nada melhor do que começar pelo começo, não é mesmo? Eu sei, é redundante, mas neste caso faz muito sentido!

A revoada (ou, O enterro do diabo) é o livro de estreia do nosso tão amado Gabriel Garcia Márquez. Quando foi publicado no ano de 1955, Gabo tinha apenas 27 anos de idade, pouca experiência com o romance ficcional e muitas incertezas do que queria para o futuro. E olha, vou te dizer, começou com o pé direito, viu...

É um livro curtinho (cerca de 140 páginas), com um início forte e arrebatador, ritmo e enredo cativante que trata de morte e solidão e uma forma de narrar que flui muito bem. É daqueles livros que você não consegue parar de ler!

A história se passa na cidade de Macondo (isso mesmo, em sua primeira aparição no universo literário do Gabo) mais precisamente no evento do “enterro do diabo”. Este “diabo” na verdade é um médico, que cometeu um ato que revoltou todo o povoado e muito por causa disso está sendo velado por apenas três pessoas: O coronel, a sua filha Isabel e o seu neto.

A trama é narrada justamente pelos três, o Gabriel consegue interligar com perfeição a visão daqueles personagens acerca do evento em que eles estão vivenciando e o desenrolar da história desde a chegada deste misterioso médico no povoado até a sua morte.

É inquestionável a qualidade da obra, fato. Ela se torna ainda mais absurda se pensarmos que foi escrita por um jovem jornalista com pouca experiência no romance ficcional, mas que aos poucos dominava as técnicas da narração como ninguém.

Para entender o que levou o Gabo a escrever este livro, aconselho que leiam a minha resenha sobre “Viver para contar”, que está disponível aqui neste perfil. Um fato em particular marcou a grande virada na sua vida, e com isso, literalmente, nasceu A revoada.

As primeiras linhas deste livro realmente me impressionaram, talvez não sejam tão memoráveis quanto Cem Anos de Solidão, mas com toda a certeza possuem uma força especial, que apenas um escritor tão completo, como o maior da América Latina, seria capaz de escrever.

Rael 19/06/2020

A Revoada
Por mais que tenha visto ótimas críticas sobre esta obra, já que está se falando de Gabriel Garcia Marques, não gostei da história. A leitura fluiu para mim como no último livro que li, O Estrangeiro. Eu simplesmente não conseguia saber em alguns momentos quem estava falando. Fiquei muito perdido e até tive que voltar a leitura para poder entender melhor. Ao final da obra, foi frustrante ler um desfecho tão sem graça. Infelizmente essa foi a minha experiência.

Lendo no mato 13/04/2021

Primeira visita a Macondo.
Mais um do Gabriel Garcia Marquez! Mais um presente de natal que ganhei. ?

Esse é o terceiro livro dele que leio e cada vez mais me deslumbro com sua escrita. A revoada é o primeiro livro escrito pelo Gabriel Garcia Marquez. Nele o autor já dava sinais do grande escritor que viria a se transformar. ?

Em A revoada o autor faz sua primeira visita Macondo, cidade fictícia que viria a ganhar fama no seu livro mais badalado, Cem anos de solidão (que lerei em breve ??). O livro conta a história do enterro de um cidadão muito do 'malquisto' por toda a cidade. E a história da cidade, assim como desse cidadão singular, é contada por três personagens, pai, filha e neto, os únicos corajosos o suficiente para participar de tal evento.

É um livro muito gostoso de ler. Difícil ver autor brincar com as palavras tão impecavelmente como o Gabriel Garcia Marquez. ? Não é desses livros que vai mudar sua vida e toda essa dramaticidade, mas é um bom livro que dá alegria de ler. Acho que o livro fala muito sobre a 'verdade', sobre julgamentos precipitados e esse tipo de coisa.

Ana Karina 05/02/2021

A revoada é o livro de estreia de Gabriel García Márquez, publicado pela primeira vez em 1955. No Brasil, foi lançado com o título O enterro do diabo, porém, o atual é mais adequado pois o título original é “La hojarasca” - cujo sentido, em português, aproxima-se mais de revoada que enterro.

O livro narra um acontecimento em Macondo – cidade fictícia criada pelo autor e que se torna muito famosa em Cem anos de solidão – em um período que vai de 1903 a 1928. Como em muitas de suas histórias, Gabriel García Márquez apresenta uma cena dramática no início de sua narração e depois se desloca ao passado, contando fatos que nortearão a conclusão final.

Através de monólogos interiores de três personagens – um velho coronel, sua filha Isabel e seu neto – o leitor se vê diante do enterro de um homem. No entanto, percebe-se ao longo da leitura que o verdadeiro protagonista da história é, justamente, o cadáver: um médico taciturno que chegou ao povoado 25 anos antes. A visão de cada um dos personagens vai ajudando o leitor a traçar um perfil desse médico e a compreender as características dos moradores de Macondo.

A narrativa é curta e já apresenta tema que serão muito recorrentes na obra de Gabo, a solidão e a morte. Gostei muito da leitura porque acho a linguagem do autor bastante poética e a sua forma de narrar bem interessante, já que os segredos revelam-se aos poucos.

Todas as obras que li de Gabriel García Márquez até o momento eu gostei demais e fiquei bem feliz ao perceber que já em seu primeiro livro revela-se a qualidade literária notável deste escritor.

site: https://www.instagram.com/daliteratura/

Loren 25/01/2021

Primeiro livro do Gabo
Esse foi o primeiro livro do Gabo, o primeiro que ele escreveu e o primeiro que li. Adorei a escrita do autor e fico feliz por iniciar o ano com uma leitura dessas.