Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Mary 09/08/2023

Que livro, amei!! Quero o próximo
Atualmente é obrigatório ter um livro de cultura ou autor africano na minha escola, aí a professora escolheu esse livro.
Bruxa Akata é um livro parecido com Harry Potter, mas tem sua própria essência.
Conta história de Sunny, uma menina albina no continente africano que nasceu nos EUA. Ela é muito zoada na escola.
De repente descobre que tem poderes e pertence a um outro mundo. Na história há muitos elementos da cultura e costumes da África e os personagens são bem definidos e talentosos.

Rebeca965 29/07/2023

Uma jornada extraordinária
O começo do livro já me prendeu com jeitinho, só não terminei mais rápido por falta de tempo, mas a sunny, a jornada dela até a última página me encantou, no começo não gostei muito, o orlu me prendeu mais, mas no finalzinho do livro eu mudei minha opinião sobre a sunny, ela tá se tornando extraordinária e tá sendo lindo ler, o livro é tão rico em detalhes e em prender cada ponta solta, vc pode viajar por horas nesse mundo mágico q a autora criou, e eu tô curiosa pra descobrir mais, cada coisa q vc descobre junto a sunny, faz vc ficar presa a escrita da Nnedi.

Zé Guilherme 20/07/2023

Um novo mundo se abre!
Conheci a Nnedi com Binti e depois de Bruxa Akata digo sem medo de estar exagerando, que ela é uma autora que não dá para deixar de fora da sua estante. Muito se fala de ?um Harry Potter nigeriano?, mas o livro tem uma pegada tão cultural e um discurso sobre ancestralidade tão potente, que chega a ser uma afronta mandar uma dessas.

Sunny, Orlu, Chichi e Sasha formam um quarteto encantador. As expedições pelas florestas e mercados da Nigéria escondem surpresas em cada esquina. Leopardo Bate é como um planeta alienígena quando descobrimos seus mistérios pelos olhos da nossa protagonista. E assim, Nnedi sustenta toda a trama, com jujus, invocações, espíritos ancestrais e um encantamento único que nunca cessa.

Minha única reclamação é a ameaça principal que nunca mostra muito a que veio, mas convenhamos que isso é o de menos diante de tudo que nós é apresentado.

Um início deslumbrante.

Blink.Indica 04/07/2023

Uma ideia brilhante, um tema interessante, uma visão necessária e infelizmente uma finalização que deixa a desejar. #BruxaAkata é um livro de mitologia africana, mas para além disso, ele conta uma história repleta de elementos culturais e históricos que não recebem o devido protagonismo nas histórias atuais.

A carga cultural que esse livro traz é enorme, e mesmo sendo um livro de fantasia, a autora traz elementos reais e interessantes que fazem que o leitor queira saber mais e mais sobre esse mundo diverso e pouco explorado que é a mitologia africana.

Resenha completa no link

site: https://www.instagram.com/p/Cr6F0WzL72T/

Evaldo7 30/05/2023

Descubra um novo mundo de Magia!
Dll23: escrito por autora americana (continente)

A história gira em torno de Sunny, uma jovem nigeriana de 12 anos que descobre que tem habilidades mágicas e se une a um grupo de bruxos para enfrentar uma ameaça terrível.

O livro é uma explosão de cores, cultura e magia. Okorafor cria um mundo rico e cativante, misturando elementos da cultura africana com uma trama cheia de reviravoltas e descobertas surpreendentes. A autora descreve com maestria os cenários vibrantes de Lagos e as paisagens místicas que os personagens exploram.

A protagonista, Sunny, é uma personagem encantadora e carismática. Acompanhar sua jornada de autodescoberta e crescimento é envolvente e inspirador. Sunny é uma jovem determinada a superar seus medos e a encontrar seu lugar no mundo da magia, enfrentando desafios e desvendando segredos ao longo do caminho.

A dinâmica entre os personagens também é um dos pontos altos do livro. O grupo de jovens bruxos formado por Sunny, Chichi, Orlu e Sasha traz uma mistura única de personalidades e habilidades, proporcionando momentos de amizade, aprendizado e trabalho em equipe. Suas interações são autênticas e trazem uma sensação de conexão genuína.

A Bruxa Akata também aborda temas relevantes, como aceitação, diversidade e o poder do conhecimento. A história incentiva os leitores a abraçarem suas peculiaridades e a encontrarem força em suas diferenças. Okorafor usa a magia como uma metáfora para as habilidades únicas que cada pessoa possui, valorizando a individualidade e a contribuição de cada um para o mundo.

A escrita de Okorafor é envolvente e fluída, cativando o leitor desde a primeira página. Ela combina descrições detalhadas com diálogos ágeis, criando um ritmo cativante que mantém o interesse ao longo do livro.

Em resumo, com sua trama envolvente, personagens cativantes e uma rica exploração da cultura nigeriana, o livro é uma leitura imperdível para os amantes de fantasia e para aqueles que buscam uma história empolgante, cheia de magia e significado.

mari 19/05/2023

Uma história do folclore africano com um que de percy jakson
Eu adorei ler esse livro ele é super divertido e rico em sua cultura. É muito bom ler um livro de fantasia que nao é baseado na fantasia tradicional americana. Além do livro tratar a questão do racismo e machismo na sociedade africana.

Nayara Sevciuc 02/05/2023

Adorei!!!
Eu não lembro muito como cheguei nesse livro, acredito que por algum booktuber. O importante é que cheguei nele.
Demorei pra começar, mas depois a leitura fluiu demais. Adorei os personagens e o universo desse livro.
Único ponto que achei meio chatinho foram os momentos na escola, quando tem as brigas, mas não chega a estragar o livro, tanto que mantive minhas 5 estrelas!!!!

Janaina 14/04/2023

Uma delicinha ?
Eu sou fã da Nnedi Okorafor, então sou suspeitíssima para falar o que quer que seja, mas amei esse livro. Só o fato da centralidade da trama não ser o ocidente, branco, judaico-cristão já é um bálsamo, mas é mto mais que isso.
A estória é mto bem contada, ainda que a jornada da heroína seja um bocado parecida com mta coisa que a gente já viu por aí.
Recomendo.

Alisson175 03/03/2023

Coming of age, com alguns problemas estruturais
Enfim, terminei a leitura com um gosto meio agridoce na boca pq o final não parece um final. Na vdd, é um final, mas a narrativa não me levou até ele. A luta final chegou com menos impacto pq pareceu mais uma burocracia da obra que uma luta de encerramento literário. É o meu maior problema na obra, a estrutura que não parece uma progressão, e sim uma sucessão de acontecimentos que no fim tem uma luta.

Outro problema, o menor, os personagens mais velhos que constantemente são arrogantes com as crianças sem que a narrativa seja consciente disso. Outro é o Orlu ser considerado puramente humilde, sendo que a arrogância dele é demonstrada de formas diferentes.

Enfim, o livro me divertiu bastante, apesar do início lento. O universo é rico e criativo o bastante para não precisarem ficar comparando a Harry Potter (que é bem menos criativo e em grande parte derivativo). Inclusive, a sensação de que o universo é rico em sua cultura e imensidão sem parecer uma eterna propaganda é um charme. É um livro que exala Nigéria, um ótimo exemplo para quem quer sair da mesmice estadunidense (que ultimamente vem se tornado cada vez mais medíocre)

peacesoty 10/02/2023

Mais de leves
Gente eu acho que depois de uma leitura meio que seria como A Vida Invisível de Addie eu tava precisando descansar a mente, digo no sentido de ler algo que não fosse TÃO pesado, esse me pegou muito? meio engraçado, leve e um pouco infantil, as vezes é bom ler livros assim sendo adulto, te traz de volta pra uma vibe boa depois de ler algo ?sombrio? ou muito sério?

bibia 23/01/2023

eu amei tanto esse livro. eu adorei cada um dos personagens e amei conhecer mais da cultura africana e da cultura nigeriana através da vida e experiências sa sunny.

Bruna 12/01/2023

Apenas leiam...
Achei esse livro numa das minhas idas à livraria e quando li a sinopse não sosseguei até ter e ler, ele é maravilhoso. Um livro extremamente divertido com a vibe de harry potter, percy jackson. Infelizmente não vi ninguém comentando sobre ele, mas é uma leitura que com certeza vale a pena.

Helena Dias 08/01/2023

Escutem meus ?chittim? caindo após terminar a leitura
Esse livro foi uma surpresa muito boa. A história é cativante desde o início, principalmente porque aguça a curiosidade.

Ao acompanharmos o enredo, o enriquecimento cultural é tanto que não te faz querer largar a leitura. O mundo das pessoas-leopardo é muito divertido, e o sistema de dinheiro (chittim) que autora criou faz refletir um pouco, afinal as pessoas são recompensados ao passo que conquistam conhecimentos.

Os personagens são bem desenvolvidos e até carismáticos, eu diria. As personalidades de cada um são bem construídas ao ponto de conseguirmos identificar suas vozes sem precisar saber quem está falando. Além disso, a protagonista é uma menina albina, o que agrega ainda mais representatividade a essa trama nigeriana.

Gostaria apenas que tivesse um pouco mais de páginas para o desenvolvimento final. Entretanto, é um livro introdutório, mais calmo, em que a autora nos apresenta a sociedade das pessoas-leopardos e tudo que a compõe. Por isso, acredito que a aventura, a adrenalina e o ápice que se está travando avançará a partir do segundo volume.

É uma história pura, simples, com uma escrita leve e fácil. Apesar de ser protagonizada por adolescentes, acredito que adultos também podem apreciar toda a trajetória de Sunny e seus amigos, assim como eu apreciei.

P.S.: Sem querer menosprezar, até porque já fui fã, mas achei ofensivo comparar essa obra a Harry Potter. É notável a diversidade e todo o estudo afrofuturista por trás da obra, além de suas diferenças culturais. Esse livro merece ser reconhecido por si só.