Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Fe Sanches @literahealing 13/06/2021

Achei o livro incrível! Fiquei muito curiosa sobre a cultura Nigeriana e me abriu os olhos para uma questão que nunca soube que é sobre os preconceitos que uma pessoa albina sofre, realmente isso é muito sério lá e pesquisando vi alguns relatos de que muitas vezes eles são assassinados para fazerem rituais com partes dos corpos deles, é simplesmente horripilante!
O livro foi totalmente diferente pra mim e isso me animou bastante, eu viajei super nas descrições e criei um mundo inteiro na minha cabeça.

Vinícius 21/05/2021

Favorito?
Entrou para minha pequena lista de favoritos, tem uma pegada de Harry Potter mesmo, mas com uma pegada totalmente nova, com novas filosofias, acontecimentos diferentes, inclusivo por ter uma protagonista negra e albina vivendo na Nigéria. Não tem nenhum clichê costumeiro e definitivamente passa no teste de Bechdel... tem um pequeno problema de repetir muito termos como "muxoxo" e "franzir a testa", mas isso não afetou em nada meu julgamento pois eu realmente gostei da história e de como ela foi conduzida... estou de olho nos outros livros da autora.

ster 07/05/2021

queria ter gostado mais desse livro, no geral é bem construído com uma narrativa enriquecida envolvendo toda mitologia e cultura, mas não conseguir me conectar com os personagens não senti um investimento emocional na trama, os relacionamentos sentimentos e emoções internos deles não foram bem desenvolvidos como eu gostaria que fosse, e em grande parte me peguei entediada com a história e a escrita não ajudou muito, apesar da boa construção outra coisa que me incomodou foi o fato de uma parte narrativa não tinha conexão com o que ocorreu antes, e isso acontecia ao meu ver era que a autora precisa da um novo rumo pra história. Além de não ter boa execução é bem arrastado com final muito corrido

Ana @literinabooks 28/04/2021

Bruxa Akata - Por @literinabooks
? Esse livro é carinhosamente apelidado de Harry Potter nigeriano.

??Pessoas-leopardo são os nossos bruxos.
??Ovelhas são novos trouxas.
??Os jujus são nossos feitiços.
??E no lugar de varinhas temos facas.

? O que você sabe sobre mitologia africana? Esse livro nos ensina várias coisas da mitologia e também da cultura. Também são abordados temas como preconceito (por sunny ser albina), por ser forasteira e em vários momentos por ser mulher.

? É incrível acompanhar o desenvolvimento e aprendizado de Sunny como pessoa-leopardo e criando laços com seus amigos.

? Alguns momentos do livro são bem parados e outros não. O que mais me decepcionou foi o final, esperava muito mais e me fez perder totalmente a animação para ler a continuação.

Elias Flamel 27/04/2021

Mais que um novo Harry Potter
Sentado no chão em frente a uma lareira parei de me perguntar quando a chuva acabará. Não trata-se do céu cinzento em que poetas em início de escrita relacionam a tristeza. É um azul escuro, parecido com a cor do fundo do oceano. O vidro grosso da janela cheia de pingos não me dá detalhes, fazendo o imaginar e o fantasiar ser uma coisa só. Na minha frente uma pena se esforça para usar a pouca tinta do tinteiro e escreve em um papel amarelado com uma letra muito mais bela que a minhas palavras ditadas. Ela foi um presente dado por você.

Lembro e sei que nunca esquecerei daquele dia da loja ao lado do estabelecimento de Madame Malkin em que revirei os bolsos das calças, mesmo eles sendo furados. Não tinha dinheiro nem para uma simples pena. Se não podia comprar a minha, ajudei um desconhecido com muita dúvida comprar a dele. Longe de mim querer retribuição, mas sou obrigado a repetir as palavras ditas após um quase choro de gratidão:

"Esta pena vai entender a minha voz quase sempre rouca por causa deste frio?"

Nunca vou me acostumar com o inverno morno desse local e a brincadeira feita com os olhos marejados foi o início de uma amizade.

Ela escreve, ainda tem a ponta brilhante, e deixarei a carta na parte de baixo do beliche. Você, meu amigo, superou muitos medos, mas ainda arregala os olhos para qualquer altura superior a dois metros. Também tive as minhas conquistas, mudado estou e este novo homem precisa te falar de uma viagem sem volta.

A minha organização que é mais defeito do que qualidade obriga-me a confessar um punhado de sentimentos antes de falar da decisão. Hogwarts é mais que dois terços da minha felicidade e o último terço espero encontrar. Este colégio mostrou-me que a maior magia é concentrar-se em estudar com dedicação um assunto. Nos corredores frequentados por fantasmas e com belas pinturas que falam aprendi como a solidão só se solidifica com a raiva e cada momento de amizade a trinca. Feliz, sou feliz por você só ter ficado satisfeito com o rachar por completo.

Terminamos o último ano e depois de me despedir dos professores a decisão de qual caminho seguir foi fácil. O meu desejo foi ser professor e com mérito e muita ajuda consegui. Sobrou algo para dizer sobre a minha vida? Sou um tolo que tem uma voz fácil de ouvir e prefere contar o último segredo através da escrita. Acho mais fácil assim, é um dos defeitos que não consegui superar. Te conto que um dos motivos de vim para cá era tentar reviver as aventuras de Harry Potter.

Caso algum enxerido tenha botado as mãos nesta carta sem nenhum consentimento, já esclareço que não ousei enfrentar nenhum Basilisco e, Voldemort é um passado que causa apenas vergonha para a minha casa. Hoje o adulto pode dizer balançando a cabeça que o menino sentia inveja do garoto que sobreviveu. Era um sentimento poderoso que me fez invadir a biblioteca com um lampião e calculando os passos para não ser pego. Fiz isso tantas vezes no meu primeiro ano só para ler livros, conhecer outros bruxos como Harry Potter. No mundo dos trouxas o meu vigor foi o mesmo... com certa dúvida digo até que superou. Lia livros e mais livros para encontrar um novo Harry. Cabelos brancos cresceram, a vontade adormeceu sem deixar de existir e em um final de semana chegou aos meus ouvidos um nome. Não devia dar muita atenção a uma conversa de fim de noite entre professores com a voz embarga pelo whisky de fogo. Só que o nome “Bruxa Akata” causou em cada parte de mim, principalmente no coração, um efeito mais poderoso que qualquer poção. Tive que encontrá-la e alcancei este privilégio.

Vou poupar as palavras porque quero que você conheça cada fragmento daqueles bruxos...não posso cometer erros tão primários! Você precisa conhecer o mundo mágico dos leopardos. Conheci procurando a mesma emoção com Potter. Em vez de varinhas há facas, os feitiços tem o nome de jujus e o rapa é uma roupa perfeita capaz de combinar conforto e beleza. Nós, por mais de uma dúzia de vezes, tivemos problemas com Gringotes. Se o mundo adotasse a forma de ganhar dinheiro daquelas terras, o chittim como dizem os leopardos da África, estaríamos muito melhor. Fiz inúmeras comparações no início do meu desbravar e elas foram acabando de forma natural.

Sunny me fez ver um mundo novo. Comecei a imaginar como seria a minha máscara espiritual, fiz uma pilha de cálculos para ver quanto dinheiro era necessário para encher a minha prateleira com livros sobre jujus, quero conhecer cada um dos leopardos de quarto nível e imaginei feito um bobo um deles adotando-me. O mundo não mágico também é um manancial de satisfação. Quero experimentar a sopa de pimenta, pergunto-me se a Fanta na Nigéria tem um gosto diferente e tenho as minhas dúvidas se terei coragem para invocar um mascarado... estou misturando os assuntos! Estou empolgado! Percebeu? Voltei a ser criança, meu amigo. Vou para o mundo de Nnedi Okorafor ver o crescimento de Sunny e não buscar reviver a história de Harry Potter.

Não vou dizer que vou sentir saudade porque a vontade de voltar contando os detalhes de forma alfabética é grande a ponto de não ser contabilizada e nos manterá próximos. E já que confessei um segredo, não vou deixar que outro se forme. Sendo assim, te falo: sonho em ver você aqui dando permissão aos seus olhos para fazer uma infinidade de descobertas. Nos vemos em breve.

Atenciosamente,
Elias Flamel.
tutu 28/06/2021minha estante
muito bom, foi meu primeiro livro, e eu gostei muito, recomendo

Elias Flamel 28/06/2021minha estante
Foi o primeiro livro que você leu ou foi o primeiro livro da autora que você terminou?

vamps suco de uva 20/03/2024minha estante
livro perfeito, meu sonho é achar um no nivel desse livro, li a anos e nunca esqueci o quão bom é esse livro

Elias Flamel 20/03/2024minha estante
Como é bom encontrar alguém capaz de apreciar esta obra.
Gostou da continuação?

Gabi 25/04/2021

É ok.
Tava com uma expectativa muuuito alta pra esse livro e me decepcionei bastante.
Deixou muito a desejar, principalmente em relação a tão esperada batalha contra o vilão da história, achei que foi muito corrido, faltou desenvolver mais a personagem principal também, esclarecer certas coisas e tudo mais.

Mariana1095 11/04/2021

Magia
Livro conta a história de 4 amigos mágicos com poderes bruxos. Um universo cheio de magia e diversão a história mistura diversos mundo e culturas tanto espirituais quanto culturais. História acontece na Nigéria com protagonista uma adolescente albina que descobre ser uma pessoa Leopardo ( bruxa) e conta com a ajuda de três amigos incríveis para combater uma entidade do mal que trará o fim do mundo. Gostei bastante e já quero a continuação

Ana 31/03/2021

Recebi Bruxa Akata em 2018, quando eu ainda era parceira da Record. Acabou que o tempo foi passando e o pobre ficou esquecido no limbo da minha estante, mas desde o final do ano passado eu tenho esse plano de ler meus livros encalhados — tá indo, devagar, mas tá indo, rs — e finalmente decidi dar uma chance para ele. O que mais chamou minha atenção foi essa atmosfera de magia e mistério que transborda até pela capa e nossa, tenho que admitir... Gostei demais!

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que essa trama não é nada parecida com Harry Potter, num sei de onde as pessoas tiraram isso. Para mim, não faz sentido nenhum essa comparação, parece que não podem ver nada envolvendo magia que já puxam sardinha pra transfóbica, como se ela fosse a única que pudesse escrever fantasia de qualidade. Mas enfim, só queria deixar esse recadinho aqui antes de começar a falar de verdade sobre a história.

Bruxa Akata tem como protagonista uma jovem de 12 anos, Sunny. Ela é filha de nigerianos, mas nasceu nos Estados Unidos e, além disso, é albina. Possui todos os traços comuns do seu grupo étnico, os igbos, mas obviamente a cor da sua pele atrai olhares curiosos. Sabe quando a gente sente que não se encaixa em lugar nenhum? É exatamente isso que Sunny sente, até que descobre que é uma pessoa-leopardo e mais que isso, é uma agente livre, uma pessoa com poderes mágicos que nasceu de pais comuns.

Para completar esse enredo incrível, Nnedi Okorafor incluiu um vilão que age sequestrando crianças, e não é difícil imaginar que Sunny será uma das responsáveis por capturá-lo, juntamente com seus amigos Orlu, Chichi e Sasha. Porém, o ponto alto do livro é cultura nigeriana que a autora fez questão de abordar. Pesquisando um pouquinho sobre ela na internet, descobri que ela também é estadunidense com descendência africana, então suponho que tenha sentido uma necessidade muito grande de escrever essa história, para deixar claro que seu país de origem não apaga toda uma trajetória, né?

É claro que temos muitas passagens focadas nessa mitologia, mas é claríssimo que ela também tem muita influência na cultura africana, principalmente nos costumes e tradições. Como a protagonista é igbo, existem várias referências sobre essa cultura em específico, até mesmo na descrição das roupas, da culinária... Mas o povo efik também é bastante citado, já que Chichi pertence à esse grupo. São culturas riquíssimas e é interessante ver o quão diferente são das nossas. Os livros da Chimamanda Adichie também exaltam muito a Nigéria de forma geral, também indico bastante.

Também fiquei impressionada com a escrita de Nnedi Okorafor, é tão fluida e envolvente que eu mal via as páginas passando. Achei brilhante a forma como ela vai apresentando os conceitos e como eles se autoexplicam com o decorrer das páginas, ou seja, ela não precisa ficar parando a narrativa toda hora para explicar o que é um juju, por exemplo — e sim, se vocês quiserem saber o que é, vão ter que ler! Ah, várias vezes surgem palavras em igbo, que, na minha opinião, só ajudam no processo de imersão. Os capítulos curtos também ajudam muito!

É justamente por isso que acho que comparar Bruxa Akata com Harry Potter é uma tremenda injustiça, porque é uma trama muito, mas muito original. Eu gosto muito de Harry, vocês sabem bem disso, mas eu nunca tinha lido nada parecido com a criação de Nnedi Okorafor. A magia aqui é algo muito mais natural, mais sobrenatural, para falar a verdade. Ai gente, só lendo para saber mesmo, porque é muito diferente e criativo.

O final foi a única coisa que deixou a desejar, acho que podia ter sido melhor desenvolvido, menos corrido, com mais ação... Só que ao mesmo tempo deixa um gancho muito bom para a continuação, Akata Warrior, cujo lançamento está previsto para esse ano aqui no Brasil. Outro adendo que não tem nada a ver com a história e sim com a edição brasileira são os problemas de tradução racista, os mesmos que foram encontrados recentemente no primeiro volume de Cidade da Lua Crescente. Fica aí a sugestão para que a Galera Record revise também seus livros mais antigos.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Bruna 30/03/2021

Achei uma leitura riquíssima em termos culturais, porém extremamente arrastada em termos de história. A trama começa promissora, mas sempre que a gente pensa "agora vai", não vai. Fiquei com muitos questionamentos em relação a várias situações acontecidas que não são explicadas ao longo do livro (talvez numa continuação sejam explicadas, porém não sei se esse livro tem continuação) e no fim, fiquei com a sensação de que podia ter sido muito, mas não foi. Mas como disse, pode ser que tenha uma continuação e a história faça mais sentido depois.
Agora em questão de mitologia, eu achei simplesmente fantástico! É um mundo completamente rico em detalhes da cultura nigeriana que te faz entrar de cabeça nos cenários e crenças, que te levam pro lugar onde a história se passa. Gostei também dos questionamentos sociais levantados no livro, que são muito pertinentes.
Enfim, embora a leitura nao deslanche muito, recomendo a leitura!

FeFa 25/03/2021

Otima leitura
Uma leitura agradável. Engoli o livro.
Um mundo de magia, que pelo menos para mim, uma magia diferente, nova, diante dos outros tipos que já havia lido.
Uma forma adorável de conhecer um pouco da cultra nigeriana.

Thaysa 23/03/2021

Um potencial estragado
Pontos positivos:
- Abordagem da cultura africana com vários contextos
- A autora acertou em abordar o albinismo e como ele é tratado em países com maioria preta

O livro tinha muito potencial, porém não foi bem construído, faltaram vários elementos, faltou descrição, o início é bem arrastado, enfim, vários defeitos, o livro só melhora nas 30 últimas páginas, que inclusive são as únicas onde o conflito é apresentado, explicado e resolvido.

Péssimo, não recomendo.

Mari 23/03/2021

Olha, eu não sei...
Saí da minha zona de conforto, isso é um fato. Mais o que mais me incomodou nessa leitura foi eu não entender quase nada do que estava acontecendo. Foram dezenas de perguntas que, pra mim, não foram respondidas. A sensação pra mim é de que o livro começou e terminou do mesmo jeito, sem eu entender quase nada.

É triste, mais a minha verdade foi essa.
Master Teles 05/04/2021minha estante
Também me senti assim kkkk tinha tudo pra ser um livro ótimo e na verdade parece que a autora abriu diversos tópicos e não fechou nenhum, fora a batalha final que acabou em 5min e eu não entendi muito bem...

JuAuril 15/03/2021

Arrastado demais, não foi uma boa leitura.
A temática do livro é fantástica, a autora é negra e trabalha bem com a parte da cultura africana. O que me incomodou no livro é não tem nenhuma observação de como se pronúncia as palavras que são de uma língua que o Google tradutor não pronúncia.

Mas quanto a essência do livro? Se perde, em vários momentos, leitura bem, mas bemmm arrastada, em mais de 200 páginas do livro, fiz a leitura me obrigando porque queria terminar.

A mitologia e o sistema de magia é sensacional, acho que é um ponto do alto do livro e o que salvou aí a nota de não ir para o 1. Porém, além de ser um livro mtoooo arrastado, a resolução do final é muito, mas muito rápida e simples, o que não me agradou em nada.... O mistério que envolve a personagem principal tem boa reviravolta e isso também me agradou.

Não sei se vou ler a continuação, sinceramente não sei e ainda não entendo como tem gente que dá notas altíssimas para esse livro.

Irei dar uma chance para outro livro da autora que é muito aclamado, para entender se o problema é com a temática e a infantilização da escrita ou se é a escrita da autora mesmo.

Recomendo essa leitura para adolescentes de 11-15 anos, principalmente pela representatividade de pretos no livro, o que é bem difícil. E também porque as interações são simples, sem violência extrema e sem sexualização.

jdelisiario 11/03/2021

Muitos "jujus" e mitologia africana
Um livro que me tirou totalmente do meu lugar comum de leitura, uma grata surpresa que envolveu alguns dramas adolescentes com uma cultura e mitologia africana riquíssima.

Me senti realmente viajando durante a leitura, conhecendo alguns mitos, culinária e estilos musicais que não conhecia.

Leitura super válida, e a comparação como Harry Potter nigeriano é uma proposta incrível!

#leituraTerapia