Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Eva 16/08/2021

O romance foi escrito em contos separados, mas que juntos têm uma ordem cronológica. Cada capítulo apresenta um dos personagens como central.
A família de retirantes nordestinos no sertão que fogem da seca: Fabiano, Sinhá Vitória, os filhos que não têm nomes, chamados de menino mais novo e menino mais velho, os animais, baleia a cachorra e o papagaio.

Nesse romance Graciliano usa linguagem fácil com regionalismos e consegue transmitir a dureza e a secura da vida dos personagens. Já no primeiro capítulo nos é apresentada a situação de penúria da família que se desloca no sertão fugindo da seca extrema.
Os personagens são animalizados, não falam direito se expressam por gestos, grunhidos, não tem demonstrações de carinho entre eles. Se sentem, principalmente Fabiano, miseráveis, animais brutos não dignos do conhecimento. Por outro lado, Graciliano humaniza a cachorra da família, dando voz aos seus pensamentos e sentimentos, através de baleia temos o capítulo mais sensível e emocionante do romance e talvez esteja entre os mais de toda a leituratura nacional.

O título faz referência, além da seca da natureza, a seca de conhecimento, de direitos, de esperança, de emoções. A secura extrema em todos os sentidos.
É uma leitura obrigatória para brasileiros independentemente de estarem na escola ou não.

alice 01/08/2023

"Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás."

Fabiano, sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorrinha baleia, vagam angustiados e abandonados em meio a um sertão assolado pela seca buscando um casebre pra ficar e uma fazenda para cuidar.

A família de itinerantes precisa lidar com a fome, a sede e a dor que a ausência dessas duas coisas causam na alma e no corpo. Fabiano ainda precisa lidar com a esperteza dos fazendeiros, que aproveitam de sua condição para engana-lo e mante-lo em uma pobreza extrema. Fabiano tem consciência de estar sendo explorado pelo fazendeiro, mas sua fúria e indignação perde força diante da ameaça de despejo. A realidade o atinge e a família sem um amparo o assombra.

"Tudo seco em redor. E o patrão era seco também, arreliado, exigente e ladrão, espinhoso como um pé de mandacaru."

O peso da falta do estudo é demonstrado na forma em que a família conversa entre si, as palavras ditas são escassas e muitas vezes ficam subentendidas, gerando conflitos ou a impotência de não conseguir se fazer entender. Apesar disso, Fabiano, sinhá Vitória, as crianças e principalmente a cachorrinha baleia, conseguem transmitir sentimentos que nenhuma palavra seria capaz de exprimir. Eles conversam através do silêncio, um silêncio carregado pelo medo mas também pela esperança de um futuro melhor, um futuro sem temer a seca ou o cheiro da morte que levanta com a poeira de uma estrada sem fim.

Vidas secas fala sobre a seca em suas diversas formas; não só a seca da fome, da sede mas a seca de conhecimento, de oportunidade, da desigualdade, a seca de um mundo tão diferente, distante e cruel, habitado por aqueles que muitos fingem não ver. É até difícil comprar a esperança dessa família quando encaramos de dentro a dureza de sua existência, mas o que restaria para eles se não se agarrassem a ideia de que deus traria dias melhores?

"Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre."

Vidas secas utiliza um linguajar local, carregado da cultura nordestina e de seus costumes em uma narrativa curta mas densa em sua totalidade. Baleia ficará gravada em mim, seu fim inquieto e depois tranquilo após aceitar que a morte é o descansar do corpo e o sonhar da alma, me fizeram chorar.

Sinhá Vitória com o sonho de sua cama de couro, o menino mais velho saboreando a beleza da palavra inferno, o mais novo enxergando no pai um herói destemido e o pai que se indigna da crueldade do homem branco mas guarda a raiva no coração empedrado porque tem uma família que depende dele. Esse livro tem tantas nuances que uma simples resenha não é capaz de explicá-las.
Apenas leiam!

Davyd 08/04/2021

Tadinha da Baleia
Leitura rápida e fluida pra limpar um pouco a mente.
Sem palavras para descrever o quanto gostei do livro. Me lembrou bastante " O 15" que eu adoro.
É o tipo de livro que quando vc acaba, fica triste por ter acabado. Eu realmente gostaria de saber o que aconteceu com Fabiano e sua família ( espero que tenham sido felizes para sempre rsrsrs ).
Karin 20/08/2021minha estante
Ahhh. Baleia!!!!!

Maria1691 05/03/2023

Vidas Secas.
Vidas Secas.

Que livro incrível! Estava sem saber o que ler e um amigo meu me recomendou este livro, fiquei meio relutante em ler mas decidi seguir com a leitura.
Vidas Secas conta a história de uma família, que está passando por momentos extremamente difíceis. Na história temos a cachorrinha Baleia, Fabiano, Sinhá Vitória e seus dois filhos.
O livro passa uma grande lição, como por exemplo, o acesso a educação.

Gabriel 08/03/2022

Triste, porém um pouco rápido de mais
Sempre ouvi falarem muito bem desse clássico da literatura brasileira. Dentre comentários sobre a fidelidade na narração da vida de uma família moradora do sertão nordestino que sofre com a seca e sobre a cachorrinha Baleia, foram somente elogios que classificavam esse livro como incrível. Achei a história sim muito fiel à realidade que muitas pessoas vivem/viviam, mas esperava mais desenvolvimento dos personagens.

Quase metade das páginas da minha edição são só extras e traduções da obra. Achei os personagens muito pouco desenvolvidos e com personalidades que foram pouco exploradas. A história é bem narrada e cativante, mas eu precisava estar mais preso aos personagens para me importar mais com eles. No final, acabou sendo mais um livro ótimo pela temática do que pela execução.

Uma pena, gostaria de ter gostado mais de um clássico com uma temática tão importante como esse.

sorveteliterário 16/11/2023

O livro é bom, porém não foi algo que me cativou por ter uma escrita meio seca e cheias de expressões que muitas das vezes eu não sabia o que significava. Minha leitura foi forçada e arrastada por conta da escrita, mas a narrativa é muito boa. Inclusive, ainda não superei o fim da Baleia kkk
Vick Black 16/11/2023minha estante
Ninguém nunca superou o fim da Baleia. É um trauma para todos os leitores de Vidas Secas.

Vick Black 16/11/2023minha estante
Sobre ser seco; eu adorei essa observação sua! Acredito que tenha sido proposital, pra mostrar a vida dura e difícil deles. Uma forma de usar a linguagem e a escrita pra passar a sensação de peso e dureza da existência dos personagens.
Fora q o livro e o autor são antigos. O livro é de 38 e muita coisa na língua mudou de lá pra cá. Mas ainda acredito que vale a pena, pelo menos foi o que eu achei.

sorveteliterário 17/11/2023minha estante
Também achei que valeu a pena no final kkkk

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
A leitura desta obra não foi para mim apenas parte de um hobbie, foi chato mas fui literalmente obrigada a ler

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Julcimari 16/05/2022

O herói tinha se tornado humano e contraditório
Considerado um dos mais importantes romances da Geração de 30 do modernismo brasileiro, Vidas Secas nos conta a história da família de Fabiano e Sinhá Vitória, com seus dois filhos e sua cachorra Baleia.

O livro traz a dura e triste realidade dos cangaceiros nordestinos, que vivem fugindo da seca. Ao finalizar o livro entendemos o ciclo dessa vida, que faz de tempos em tempos a família ter que largar tudo e fugir da miséria e da morte que a estiagem traz.

É uma obra e arte! O autor mescla as suas ideias com a fala do narrador e dos próprios personagens, mostrando a realidade da família por diferentes perspectivas: ora Fabiano (pai), ora sinhá Vitória (mãe), ora o filho mais velho, o filho mais novo e até baleia, a cadela.

Infelizmente é uma realidade muito atual: a seca, miséria, exploração, falta de oportunidades, falta de escolaridade...

A leitura provoca emoções... É triste, é revoltante, é frustrante e também em momentos é esperançosa.

Recomendo a leitura! Uma obra prima Brasileira!

EvaíOliveira 06/06/2021

"Vidas Secas" é a obra mais emblemática do escritor brasileiro moderno Graciliano Ramos (1852-1953). O livro foi publicado em 1938 e trata-se de um romance documental inspirado nas experiências do autor.
O local de desenvolvimento da estória é o sertão brasileiro nordestino, onde Graciliano Ramos retrata a vida de uma família de retirantes, traçando a figura do sertanejo. Ao mesmo tempo, ele explora os temas da miséria e da seca do Nordeste.

Thaís 14/10/2020

Livro lindo, mas muito triste. Um clássico brasileiro que vale a pena.

psraissafreire 16/07/2022

Clássico mesmo
Encontrei algumas dificuldades no meio da leitura porque a linguagem não é das mais cotidianas, porém o autor tem uma escrita tão rica e poética que é de dar gosto. Houve momentos que eu realmente fiquei angustiada e até senti sede ao ler. Facilmente um dos livros mais dolorosos que já li, espero fazer releituras em breve.

VictAria.Guilhotti 29/06/2023

Um dos meus clássicos favoritos. Tem historias muito impactantes, e ele e muito interessante no sentido de como utiliza a linguagem - sem dar spoiler, o estilo de escrita tem umas leves alterações dependendo do personagem que tá seguindo, o que eu acho mto foda de reler e ir percebendo essas sutilezas

André Ortelan 22/07/2021

Dramático e simbólico.
Li este livro para fazer vestibular. Foi meu primeiro contato literário com o castigado sertão nordestino. O que meu professor, na época, me chamou a atenção, é para o fato de que os capítulos desta obra podem ser lidos na ordem que quisermos que o sentido não se altera. Genial!