Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

nunu 30/08/2021

vidas secas
Bem, eu demorei mas cá estou, foi difícil por causa da escrita, então tinha vezes que eu li a mesma página umas 5 vezes pra entender, mas é normal pra livros antigos, descobri muitas coisas nova, e ri muitas vezes haha, tá de parabéns menino Graciliano:)

duda 01/09/2022

li pra escola
eu comecei desinteressada, ai eu fui lendo por obrigação, ai eu comecei a pegar o ritmo do trem e nao ficou bom nao, mas a critica é bem maneira, a respeito dos sertanejos do nordeste e pa
sei o que dizer sobre nao, so nao foi aquelas coisa, mas foi ok

Thalita.Almeida 17/04/2024

Vidas secas traz a história de uma família composta pelo pai, a mãe, dois filhos e uma cachorrinha chamada baleia (amada como parte da família, mas ironicamente muito magra).
Todo o cenário se passa na caatinga, onde precisam lidar com a seca e viver fugindo dela. "Seca" aqui vai além da falta de água, mas expressa a miséria, a falta do saber dessas pessoas por viverem completamente à margem da sociedade, sendo ludibriadas e enganadas. Vivem com tão pouco, que seus desejos e anseios são muito simples, como uma cama melhor para dormir. Além disso, precisam encarar a tão dura seca nordestina, vivem temerosos e sabem que ela vai chegar.
A linguagem é dura, traduz com verdade a vida sofrida dessa família. Mesmo quem não vive essa realidade, consegue se aproximar pela narração crua dos pensamentos e anseios dos personagens.
O capítulo da cachorra baleia foi um punhal no meu peito, um dos capítulos mais duros que já li.
Triste, duro e até cruel, Graciliano Ramos traz sua tradução da realidade de tantas vidas secas na caatinga.

"Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes."

- Baleia (vidas secas)

rubyblog 07/09/2022

Vidas Secas
tive que ler para fazer um teste do meu colégio, nao é o tipo de leitura q estou acostumada entao enrolei muito.
a escrita é bem dificil pois eh algo mais regionalista, tive que ler acompanhando um audio book. achei a historia bem maneira, achei q seria algo mais complicado de entender.

Brenda 16/09/2020

Uma obra de leitura difícil, a linguagem é pesado, mas não desista! Vale muito a pena, uma leitura refletida trás epifanias incríveis. O posfácio tem ideias profundas e nos atenta para as críticas que Graciliano fez nas entrelinhas. Realmente um clássico muito bom!

Mariah.Battista 13/01/2021

Uma vez uma prof minha comentou sobre esse livro na sala e desde então fiquei com muita vontade de ler porém smp ia adiando , aproveitei o tempo de vest e peguei pra ler , sai totalmente da minha zona de conforto e mesmo assim amei o livro , um livro q traz uma realidade da seca , leitura super leve e rapidinho de ler

Maju 24/02/2024

Li para um vestibular e achei que seria apenas outro clássico chato, mas Graciliano me surpreendeu. Ele retrata a pobreza, a seca e a necessidade de uma forma tão profunda que a gente vai se sentindo atingido como se estivéssemos de fato observando a família de longe sem pode fazer nada. O que mais me impressionou foi como ele retratou a relação das personagens e ainda assim demonstrou a falta de comunicação entre elas e todos os desafios que enfrentaram.

Vinícius Tyrone 15/06/2023

Necessário para todo brasileiro
O livro é incrível, os personagens, a forma da escrita, os acontecimentos, como tudo é contado e como tudo vai se desenvolvendo.
Mas quem merece mesmo destaque é a personagem baleia, uma personagem sem falas mas que se transforma em uma das melhores personagens da literatura brasileira por seu carisma de cadela.

duda 16/11/2022

da até pena de dar essa nota pois é um clássico brasileiro, porém livrinho chato que não me despertou nenhuma vontade de ler desde o início, só dei dois por causa da baleia e da sina vitória, únicos com carisma

André Ortelan 22/07/2021

Dramático e simbólico.
Li este livro para fazer vestibular. Foi meu primeiro contato literário com o castigado sertão nordestino. O que meu professor, na época, me chamou a atenção, é para o fato de que os capítulos desta obra podem ser lidos na ordem que quisermos que o sentido não se altera. Genial!

Giulia 15/12/2023

Clássicos da Literatura Brasileira
Acho que a maioria das pessoas leram esse livro por recomendação de vestibular ou na escola, comigo nao foi diferente, ele foi cobrado por vestibular então li e nao me arrependo nenhum pouco.

A história é tão profunda e com tanto significado que deixa tudo ainda melhor, retrata uma realidade tão miserenta do sertão nordestino que dói ao ser lido (bom, foi assim que me senti)

Os capítulos são avulsos, ou seja, nao tem ordem cronológica mas é tudo bem contado. Graciliano Ramos simplesmente escreveu um dos melhores romances da 3° Geração modernista na minha opinião.

Recomendo demais, não é um livro macente, a linguagem é muito tranquila e nada parecido com Clarice Lispector

Liliane 31/07/2021

Uma família de retirantes nordestinos e as dificuldades d seu cotidiano, contados através do olhar individual de suas personagens. Não se engane, o livro é muito, infinitamente muito mais que isso. Um livro seco e duro, como o solo do nordeste brasileiro. Sugiro que conheçam essa narrativa.

Lívia 30/03/2024

A literatura
Não há palavras para descrever o sentimento que é ler Vidas Secas. O livro acompanha uma família de retirantes nordestinos, com um ciclo fixo perceptível quando se lê a obra completa. É um excelente repertório para diversos temas, como por exemplo a desigualdade social e a exploração da mão de obra do trabalhador (Fabiano)

vinirc 12/02/2024

Um Mundo Cheio de Préas
Vida Secas nos apresenta a história de uma família afetada pelas secas do sertão e injustiças da sociedade.

A cadela Baleia é, sem duvidas, o ponto alto do livro; incorporando seu comportamento e pensamentos com o do narrador, é impossível não sentir ternura por essa cadelinha. O capítulo que leva seu nome é realmente emocionante, nunca uma leitura me deixou assim antes.

A escrita de Graciliano transmite exatamente o que ele pretendia com a obra, seca e dura, imprimindo a vida miserável das personagens. Essa é uma daquelas histórias que nos marcam e mudam a maneira que enxergamos certas coisas.