Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Chester 03/12/2020

03 de dezembro de 2012
"Nós não estamos sozinhos, pequenino, disse Saphira."

E assim termina a Saga de Eragon que me proporcionou alguns meses de alegria pelas vitórias, tristeza pelas mortes e despedidas, raiva pelas traições e covardias e, principalmente, orgulho pelos bravos guerreiros que conheci.

A leitura d'O Ciclo da Herança acabou pra mim mas continuará presente para dar exemplos de bravura, boa conduta e amizade.

Eragon e Saphira pela perseverança!
Brom e Jeod pelos ensinamentos!
Garrow; Roran, Katrina e Ismira pela família!
Angela e Solembum pelos enigmas!
Murtagh e Thorn pela superação!
Islanzadí; Arya e Fírnen pelo conhecimento!
Hrothgar e Orik pela força!
Oromis e Glaedr pela sabedoria!
Elva e Farica pela inocência!
Rhunön pela perícia!
E, Galbatorix pela audácia!

OBRIGADO!

?Ouça com atenção, pois lhe direi duas coisas: quando chegar a hora e você precisar de uma arma, olhe embaixo das raízes da árvore Menoa. Depois, quando tudo parecer perdido e o seu poder não for suficiente, vá a pedra de Kuthian e diga o seu nome para abrir o Cofre das Almas.?
Desnorteada 09/12/2020minha estante
Mas tem o livro O garfo a bruxa e o dragão que se passa depois que a guerra acaba. (?????)?

Chester 09/12/2020minha estante
Já li também. Mas lá em 2012 não tinha ainda rsrsrs. A resenha é antiga.

Desnorteada 09/12/2020minha estante
Ah, sim (???)

Felipe 29/07/2013minha estante
Era para o Paolini ter colocado o galbatorix desde o primeiro livro, ou senão o 2°

Nisy 29/07/2013minha estante
nossa, eu nem sei! só sei que fiquei muito frustrada com esse final viu =(

aprigio 10/09/2013

aleluia, terminei
Foi com grata surpresa que ao ler eragon, me deparei com um livro ágio de estória muito boa e personagens extremamente interessantes. Com o decorrer da série, o ritmo mudou,
Paolini mudou a proposta narrativa da série logo em eldest, tornou a série mais complexa em brisingr o que não a tornou melhor por sinal, e concluiu infelizmente repetitivo com herança. Vou logo falar de algo que não aguento esperar até o final da resenha, o tal confronto com galbatorax, algo tão decepcionante que é indescritível. O personagem passou quatro livros para aparecer e ao faze-lo nada de extraordinário e impactante se faz sentir na cena, a não ser o sentimento de é ele. E o primeiro contato com o leitor não é via confronto com eragon e sim por outro personagem. Já o seu dragão negro e poderoso e tão ameaçador é uma decepção ainda maior, pois não existe o que tanto o leitor queria, pelo menos não acontece o que eu esperava, decepção semelhante ao confronto de Harry Potter e o lorde das trevas, entendeu ne?
O livro não é dinâmico, Paolini continua com seu excesso de detalhes desnecessários e em ocasiões impróprias para a boa narração e dinamismo de uma cena. Ao invés dele focar nos confrontos que realmente interessava, ele criou outros eventos para preencher o livro e deixou para o extremo final o que realmente era o prato principal e quando entregou o prato, bem, já estava frio e era pouco. Não se contentando nos deu um final a lá Tolkien, com bem menos brilhantismo obviamente, seu final lembrou muito o fim de o retorno do rei, onde depois dos acontecimentos clímax e onde devia ter terminado o livro sem mais delongas se extendeu em explicações e tem um acontecimento que me lembrou por demais o que acontece com Frodo e Sam. Acho até que foi um plágio descarado. A série terminou na minha opinião sem muito brilho e o que me pareceu no início como uma maravilhosa promessa, terminou como nada demais. A série merece ser prestigiada, pois não é ruim, mas ficou abaixo das expectativas criadas por um livro inicial muito promissor. Eragon e safhira tenham uma boa viagem para ..... lá.

Thiago 14/06/2023

Série fantástica!
Comprei os 3 primeiros volumes desta séria em 2010, mas só agora encaixei-os na minha lista de leitura. Ao mesmo tempo que lamento por não ter lido antes, também não posso esquecer do prazer atual que me proporcionou.

Um história que prende o leitor do início ao fim. Personagens cativantes e um senso de propósito digno de toda boa história de Cavaleiros e Dragões. Vai deixar saudades. (Mas confesso que já vou ler "O Garfo, a Bruxa e o Dragão", e não poderia ser diferente... preciso saber mais sobre a Alagaësia).

Malu 15/12/2013

muito bom, porém com o final muito vago
Muito nobre e cheio de surpresas, assim como o restante dos livros. Paolini escreve com uma maestria impressionante, te faz entrar na história e viver o que os personagens vivem.
Porém,não achei o final digno do fechamento de uma saga como essa.

Venson 03/02/2014minha estante
Eu penso que não teve nada disso justamente porque não se trata de um livro de romance. Cada um teve o destino que escolheu ter, e foram felizes por isso.

Além do mais, me parece que a cultura dos elfos é muito complexa pra se esperar "bitoquinhas" de despedida. Com certeza a Arya, como Cavaleira de Dragões, deve fazer muitas visitas ao novo lar dos Cavaleiros.

Se querias finais bonitinhos, provavelmente procurou no lugar errado.

Gustavo195 30/12/2023

Não é uma saga sobre dragões, é sobre relacionamentos.

Vou ignorar que foi um nerd que escreveu sobre isso. Mas é bem doido ver que a relação dragão e cavaleiro é como um relacionamento saudável deveria ser. Tem expextativas, tem ciúmes, insegurança, parceria, respeito, medos e etc. Me peguei várias vezes olhando pro meu próprio relacionamento romântico enquanto lia os livros.

Eu adorei a saga, com uma batalha final esquisita que teve um desfecho milagroso sem pé nem cabeça, mas ok.

Super recomendo

Renata 06/03/2014minha estante
Concordo completamente com vc!! Li Eragon assim q saiu em portugues, há 7 anos, e soh agora consegui arranjar tempo para ler Herança. E o final nao me decepcionou. Eh claro q meu lado romantico ficou um pouco chateado com a ausencia de beijos e casamentos haha, mas com isso eu consegui sentir o pesar do Eragon em fazer o que era certo, assim como o da arya e dos dragões. O christopher acertou.
Mas, apesar disso, senti um vazio no peito qdo acabou! Queria saber o que acontece dps... O christopher escreveu no final do livro q nao iria abandonar Alagaesia... Mas sera q fechou as portas para um livro em q apareça murtagh e thorn? Fiquei curiosa em saber o destino q levaram.. Bem como o do eragon, eh claro.
De qualquer forma, tenho esperanças q sairá mais um livro dele ambientado em Alagaesia. Pelo menos um livrinho a mais ja me deixaria mais feliz rs

Maria Clara 05/06/2021

A saga é diferente e tudo o que eu já li.
As aventuras são diferentes, o vilão é diferente, e o romance é extremamente diferente.
Como todo livro tem pontos bons e ruins, mas de todo o livro é incrivelmente satisfatório.

Mauricio 24/05/2014

Um Bom Amadurecimento
Um excelente desenvolvimento para o capítulo final da saga de Eragon Matador de Espectros.
A marcha dos Varden continua seguindo em direção à Uru'Baen, capital do império e lar do rei Galbatorix.
O livro é narrado principalmente pelos pontos de vista de Eragon, que descobre que as previsões do Meninogato Solembum sobre Vroengard lhe trarão a solução para derrotar o temível rei. E de seu primo, Roran, que recebe diversas missões vindas de Nasuada para capturar cidades ao longo do caminho, demonstrando não só uma habilidade fantástica em combates, como a astúcia necessária para vencer essas lutas.

Pode-se perceber nesta obra que a escrita e a forma do autor desenvolver cada cena e cada cenário evoluiu bastante. O desfecho final surpreende tanto pela simplicidade quanto pela originalidade. Recomendo à todos que gostam do gênero ficção fantástica.

Jennifer.Cavalheir 21/05/2024

Um final esperado e necessário
Quando comecei a ler este livro já notei algumas diferenças na escrita do autor comparada aos outros livros. Fiquei meio receosa, ainda mais tendo acabado de ler Brisingr e que de longe se tornou um dos meus livros favoritos. Até demorei a ler este aqui por motivos de que finalmente tinha chegado ao último livro da saga e não queria terminar tão rápido, e porque ainda estavam recente no meu ser os acontecimentos do livro anterior. Uma das diferenças que notei foi que dessa vez o autor resolveu não enrolar na história, começando com as coisas bem frenéticas, o que de maneira nenhuma achei ruim porque este livro precisava disso mesmo. Novos personagens são apresentados e outros que conhecíamos são perdidos na guerra.
Roran se vê novamente numa missão impossível a mando de Nasuada, da qual pela expectativa dela somente ele pode resolver e é o que ele faz. Na luta final contra o Rei maléfico ele tem grande importância também.
Nasuada por sua vez, sempre demonstrando ser uma grande líder e neste livro ela sofre por isso, mas novamente demonstra o quão forte e corajosa ela pode ser, contando também com a ajuda de um dos meus personagens favoritos: Murtagh. Ele se torna o conforto e alívio para ela ao mesmo tempo em que é o algoz de tudo que ela passa.
Conseguimos ver um pouco do ponto de vista de Murtagh aqui também, provando que a maior parte das coisas que ele e Thorn fazem não é por vontade própria e quando eles finalmente se libertam, conseguem se redimir ajudando Eragon, Saphira e Arya grandiosamente.
Enfim nos é apresentado o temível Rei Galbatorix que demonstrou ser exatamente o que ele é: um covarde, manipulador, mentiroso e com toda certeza, louco. Eragon não se sentia pronto para enfrentá-lo de jeito nenhum, mesmo depois de todas as provas que passou, de todo o treinamento árduo e com o apoio de sua amada dragão Saphira, Glaedr, Arya e muitos outros, ele ainda se sentia inseguro. Mas na luta final ele demonstrou o quanto havia evoluído, o quanto cresceu mentalmente e fisicamente e de uma maneira que me surpreendeu muito, ele finalmente consegue sair vitorioso. O que me deixou infeliz foi o fato do dragão Shruikan não poder ser liberto de sua loucura.
Com o Rei morto, as coisas precisam ser arrumadas. Eragon e Saphira são enviados a todos os cantos para conter rebeliões que não aceitam a nova Rainha e também ajuda a fortificar a defesa das cidades tomadas pelos Varden, ao mesmo tempo em procuram um lugar seguro para os dois e os futuros dragões, mas como esperado, não encontram e é aqui que a profecia se cumpre: eles têm que ir embora da Alagaesia. As despedidas me emocionaram muito, principalmente de Eragon dizendo adeus para sua família e para Arya e Fírnen.
Eu tinha esperança que alguma coisa mudaria, mas foi exatamente como a herbolária Angela previu, então vou ter esperança de que haja mais aventuras com Eragon e Saphira futuramente. Foi um final previsível, mas a história contada foi maravilhosa, viver essa aventura foi maravilhoso e fico triste e ao mesmo tempo feliz por ter terminado, mas que venham os próximos!! Haha! Eragon e Saphira estarão sempre em meu coração.

Andy 25/01/2013

Que as estrelas brilhem com fulgor em seu céu pelo resto de sua vida...
Por diversos momentos me imaginei sentindo o vento no rosto montado em um dragão, onde eu poderia ver o mundo inteiro e ser tão poderoso que apenas algumas palavras em um idioma desconhecido transformassem as coisas a minha volta... Ahh! Como é bom sonhar...

Esse livro me emocionou em alguns pontos, depois de quatro livros você acaba sentindo uma certa tristeza por saber que acabou; mas foi muito boa essa experiência.

Eu não acho Christopher Paolini melhor do que Tolkien, mas merece ser aplaudido pelo mundo que criou... Alagaësia me pareceu um lugar fantástico e através de suas palavras me proporcionaram momentos de muito prazer que com certeza não esquecerei tão cedo.