Cidade dos Sonhos

Cidade dos Sonhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Cidade dos Sonhos

Isa Góes 20/12/2021

Além da fantasia, esse livro é um convite para a reflexão
Comecei a leitura esperando uma fantasia, mas já de início percebi o quão rico de reflexões e ideias pertinentes esse livro é. Por ser um universo mais abstrato, formado a partir da imaginação de crianças, o início pode ser confuso e até mesmo arrastado, mas esse livro tá longe de ser despretensioso ou infantil. Ele aborda desigualdade social, questões em torno da adoção, preconceitos, perdão, estigmas associados a maternidade e paternidade, política, violência, cidadania, entre outros assuntos que foram tratados de forma bem poética e leve no texto. O final é lindo e esclarece todas as questões que ficam confusas. Com certeza é uma leitura que vale a pena, além do mais, acho que um requisito para iniciar a leitura desse livro é estar de coração aberto para aprender muito. Uma leitura leve que me fez refletir muito. ??????

bookslynne 15/12/2021

O livro é repleto de ensinamentos e a história é muito boa, mas em certos momentos, para mim, não fluiu.

Layanna 12/04/2021

Eu me apaixonei
Esse livro é de uma delicadeza sem igual.
Nos faz uma crítica social tão grande, que chega a nos dar tapas na cara.
Fabiane soube como abordar o tema, e trazer a tona o problema de não aceitarmos as diferenças.
Leiam, esse livro é incrível!

sih.bartoletti 12/07/2022

Mais ou menos?
A ideia do livro é legal e tinha tudo pra ser envolvente, mas acho que se perde pelo caminho. No percurso, se torna um livro infantil, bobo e um pouco raso. Traz boas reflexões mas não se aprofunda em quase nada. A leitura acaba ficando cansativa e desinteressante.

Penso que pela ideia e contexto, a história poderia ser melhor aproveitada!!

Kalinca2 22/07/2023

Não dava nada nada por esse livro, mas quando comecei lê-lo fiquei tão fissurada na história que li em apenas um dia.

rscharlysson 23/03/2022

Nada é perfeito. Nem mesmo um sonho.
Uma cidade construída e moldada a partir de sonhos coletivos de crianças, a adoção é uma peça fundamental no funcionamento e manutenção do sistema. Porém, os adotados são os pais. A Cidade dos Sonhos tem tudo para ser perfeita, mas apenas na sua aparência. O sistema é falho, complexo, preconceituoso e marginalizador. Toby, o protagonista, percebe o quanto seu amado lar pode ser cruel, e juntamente com seus amigos ele inicia uma missão que tem como foco reconstruir sua cidade de uma maneira inclusiva, para que todos sejam tratados como cidadãos de maneira justa e respeitável.
É um livro que eu não tinha nenhuma expectativa e me surpreendeu bastante. A leitura de início parece ser boba, mas ao ter um olhar geral, é perceptível e incrível a maneira como a autora tratou de assuntos importantíssimos - adoção, homofobia, amor filial, amizade - de maneira leve, de ótimo entendimento e com uma excelente crítica social. Recomendo demais, principalmente, para sair de uma ressaca literária ou dar início no hábito de leitura.

Jardyane 11/01/2023

Incrível
A Fabiana Ribeiro merece muito conhecimento.Esse foi um dos primeiros livros que eu li dela e simplesmente foi uma leitura incrível, gostosa de ler, a leitura é fácil ,você compreende leitura, se flua muito rápido ,e quanto mais você ler, mais você quer saber o final dessa história, é completamente viciante. Ela é uma escritora maravilhosa merece muito conhecimento pelos seus trabalhos . E a crítica social que ela traz nesse livro é impressionante, ela Traz essa crítica com uma fácil compreensão, porém dá uma dor no coração por saber que isso acontece no mundo real, Com certeza eu lerei mais livros dessa escritora.

vitória 30/06/2021

SURPREENDENTE!!
Cara sinceramente por ser um livro barato, não conhecido, de edição econômica eu pensei que fosse ser ruim ou uma leitura ok, mas MANO eu me apaixonei no livro me trouxe ensinamentos para á vida que acho q jamais nenhum livro poderá me trazer, um livro tão lindo,tão meigo,de tão bom que é dá vontade de grita aaaaah.

dreamer 02/09/2021

Toby vive em uma cidade um pouco diferente em que filhos adotam pais. Só que nessa cidade a alguns rebeldes que desprezam a adoção. Alguns são pais que nunca foram adotados, e acabaram por receber o símbolo do sol no peito, e outros são órfãos revoltados que não concordam com a adoção.
Uma revolta estoura e Toby tem a missão de tentar apaziguar o povo da cidade e salvar sua nova família.
Para quem gosta de histórias fofas esse é o livro perfeito. Com um toque de crítica, ele te faz pensar em como a humanidade pode ser cruel com os inocentes e que almejam ter uma família e ser amado por ela.

Danda 15/05/2021

Bom livro.
Não me prendeu tanto der primeira, mas depois de algumas páginas eu consegui me concentrar melhor.

O livro me fez pensar em alguns assuntos que nele são citados, como o que a sociedade impõe sobre os cidadãos. É um livro de leitura rápida e, pelo menos para mim, de repensar coisas que acontecem no mundo.

Vick 15/05/2021

Essa história é incrível demais, cheia de lições para nos ensinar, ela é magicamente linda, amei ler de verdade, super hiper mega recomendo. E nunca deixe de sonhar! ?

bella_czm 13/02/2022

"Todos temos o bem e o mal dentro de nós"
Apesar de eu ter demorado MUITO pra concluir essa história (graças a ressaca literária) ela é bem gostosinha de ler.
O que mais gostei foi o espaço pra imaginação, tem muitos cenários espetaculares e muitos acontecimentos.
Apesar de ser bem fantasioso e até um pouco infantil ele aborda muitos assuntos e problemas reais, fazendo refletir nossos pontos de vista, decisões e crenças, achei tão incrível como tudo foi abordado.
"...E assim, sendo parte do errado e não lutando pelo certo, todos eram - somos - culpados."

ale 06/01/2022

demorei bastante tempo para terminar de lê-lo e confesso que estou com receio de ter uma ressaca literária. Não me deixou muito surpreendida

Débora Galter 25/07/2020

A vida é uma poesia perfeita
"Quando acaba a noite, com seu belo tapete de brilho salpicados, nasce o sol. Parece óbvio mas pode ser algo complicado de se compreender verdadeiramente.
Você já pensou sobre isso"? P.141
Marcelo.Oliveira 25/07/2020minha estante
belo título para resenha :)

Luiza.Andrade 18/07/2020

Sob o olhar de um órfão
Fabiane Ribeiro com sua escrita simples e leve, nos obriga a fazermos um tour interno e profundo. Afinal todos temos o bem e o mal dentro de nós, deixar a luz entrar é uma questão pessoal e individual.
Sob o olhar de uma criança órfão conseguimos ver como são singelos e simples seus sentimentos, sonhos e desejos diante de um mundo materialista. Muito boa leitura.