A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A origem da família, da propriedade privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

Matheus.Infante 26/10/2023

Sábio
O homem sabia das coisas. Ai liberal quer derrubar o Estado sendo que o Estado que protege esse fudido.

Thixgu 28/05/2022

Gostei
Talvez o fato de eu ter ido com tanta expectativa tenha deixado minha experiência com esse livro morna, mas ele foi bem interessante do começo ao fim, embora por algum motivo não tenha gostado tanto quanto eu imaginava. Mas dele eu consegui extrair algumas informações necessárias para algumas conclusões que tanto buscava.

luiza.caires0 12/12/2023

Muitoo interessante
apesar d ter demorado mto p terminar d ler, foi um livro mto interessante e enriquecedor, a leitura foi um pouco complicada e muitas vezes n entendi oq tava lendo. Mas, msm assim eu gostei, e achei mto útil, como sempre, Engels sempre menciona as fontes e explica muito bem.
o livro trabalha, como diz o título, a origem da família, da propriedade privada e do estado de forma muito bem trabalhada, mesmo com as dificuldades, eu consegui entender bem e é mto louco como tudo tá conectado e uma coisa vai desencadeando a outra, recomendo muitoo!!

raannys 20/01/2024

A origem do Engels (pra mim)
Preciso confessar que essa não foi uma leitura tão fácil, porque é sobre política, porque é sobre política de uns 2 séculos atrás, e porque é escrita na linguagem de 2 séculos atrás. Mas, ainda assim foi um livro MUITO bom de ser lido, me acrescentou demais na parte de sociologia e tenho certeza que vou citar muito ele nos meus próximos textos do curso, obg Engels você é um querido ?

prisciloca 27/12/2022

Incrível
Este livro me tirou vários questionamentos que eu tinha sobre o assunto, através deste livro tive uma mudança de ver o mundo enorme. Muito informativo e importante para a história.

Karla Borba 27/12/2022

Para sociólogos, historiadores, economistas e quem mais se interessar por entender como chegamos nesse ponto
Este clássico de Engels é um dos livros que fazem parte da bibliografia da minha monografia e para além das questões da vida adulta que me levaram a lê-lo, considero uma livro importante para quem tem interesse em entender algumas questão sobre como se desenhou a formação do Estado, da propriedade privada e da família e principalmente como isso tudo se interliga. Pois, infelizmente, temos uma visão parcial e muito segmentada sobre como estas estruturas se dão nos levando a criar concepções e aceitando versões que nos distanciam da construção histórica e sociológica sobre como vivemos.
Mas sim é um livro muito específico e pode ser bem cansativo. Também tenho a impressão que esta não é a melhor edição, pois a tradução torna a leitura ainda mais difícil, acredito que edições mais recentes serão melhores.

Aline.Dias 05/11/2023

Li pro tcc e foi uma ótima leitura, me abriu os olhos pra muitas coisas no âmbito do Direito de Família e sobre como o capitalismo moldou a família ao longo do tempo.
só não dei 5 estrelas porque o livro é bem machista e racista, sei que é um livro de seu tempo e que, à época, isso era normal, mas me causou muito incômodo lendo.

Junior 23/01/2023

O método nos remonta a origem.
Nessa obra, podemos ver o potencial do materialismo histórico. O processo de análise e as conclusões de Engels, utilizando os importantes trabalhos de Morgan e demais historiadores, nos mostram a relação dialética entre a tradição, a base material e os antagonismos presentes nas sociedades, desde as épocas mais primitivas até hoje, culminando na nossa atual civilização dividida e marcada pela luta de classes.

laura 29/01/2023

mt bom
engels tem uma escrita fluida, gostei bastante desse livro, mas confesso q em alguns momentos, tipo ele explicando como funcionava as relações parentescas nas famílias me deram um soninhokkkkkk, mas nada que incomodasse, o livro é mt bom pra entender justamente a origem da familia, da propriedade privada e do estado.

naju2n 31/08/2023

Taar
Bom concerta esse livro não pode ser usado como introdutório para entender esse mudança de molde na sociedade, o livro é muito bom em alguns capítulos, mas em outros é sufocante de tão complicado, a parte dos gens eu até agr n entendi vou te que com certeza ouvir um pod ou sla, porque é um livro que auxilia quem ja tem alguns conhecimentos básicos.... af

Amelie 06/02/2023

o conhecimento que esse livro transmite é fantástico. gostei muito das formas de família, da transição até a monogamia, e como isso foi essencial pra manutenção da propriedade privada. mas ele não é um livro instigante, por isso é um tanto demorado. tive alguns estranhamentos no livro, como o uso da palavra "Estado" em alguns momentos e também a classificação de povos em diferentes estágios, como "barbárie", "selvagem" e "civilização". mas é assim que se aprende, enfim.

Henrico.Iturriet 27/02/2023

Um conteúdo vasto
A cada momento que imagino uma resenha de uma obra do cânone marxista, revejo e repasso algumas obras passadas e disciplinas da faculdade que já consideram muitas das suas considerações datadas. Porém, que contém em sua análise pré-sociológica, uma importância sem igual para compreender a sociedade e a época em que foi escrita.

Revisitar Marx e Engels é como se aprofundar nas linhas da história que a máquina educacional repressiva e socializadora do Estado nos priva em aulas de 50 minutos supostamente neutras. Ao comentar a obra de Morgan, Engels adiciona algumas visões econômicas e relaciona sentidos e conceitos com acontecimentos históricos reais e delimita, no campo de estudo do seu método, as análises que valem mais a pena destacar.

Para qualquer estudioso da área, interpretar essa obra é difícil. Ela é bem escrita e comunicativa, porém, sua influência decai na formação da monogamia, do Estado, do acúmulo de excedente primário e da elaboração de órgãos de Estado dependentes do desenvolvimento dos modos de produção, da população e do direito de acumulação. Delega o papel da mulher como submissa após a invenção do patriarcado, e como ele é intrínseco a propriedade privada no que diz respeito ao direito paterno de herança, e acompanhado disso, tem a queda do direito da tribo. Ou seja, se individualiza famílias e privatiza a propriedade. Ao passo que esse processo ocorre, a monogamia se torna uma condição circunstancial da formação do Estado, já que é a partir das Leis e das invenções de normas a serem seguidas que a dialética dos costumes e da acumulação se chocam, sendo necessário o Estado para intermediar essas duas.

Seguindo-se, o trabalho escravo, os sistemas de dominação antigo, feudal e moderno sempre apresentam uma característica em comum: patriarcalismo, monogamia como relação de família que sustenta o direito paterno, o Estado como principal mediador das relações coletivas e dos meios de acúmulo privado (feito pelas classes dirigentes acompanhado pelas rendas, via de regra) e o direito como novo método repressivo, unido a polícia e o poder bélico.

Podemos, então, determinar a característica de sustento do estado em três instâncias: a subdivisão dos seus cidadãos por território (obrigação destituir a ideia de tribo e substituí-lo pelo direito a herança, facilita também a unidade de controle) com isso, direitos públicos são introduzidos e toda pessoa que se fixasse ali agora era imposta com deveres. O poder público se separa da população e da massa, ou seja, se consolida uma espécie de dominação/controle. E, por último, a necessidade de cobrar impostos para manter-se em pé, como uma entidade acima da sociedade, mas que, invariavelmente, depende dela.

Enfim, podemos falar sobre poligamia ou amor livre, a primeira obra marxista a discutir a submissão da mulher como culpa do capitalismo e do sistema patriarcal de organização de poder e dominação masculina, assim como rondar a suposta linearidade dos eventos e sua relação com o evolucionismo social. Contudo, finalizo em aberto a necessidade de estudar essa obra como um ?precisa ler? quando se levanta qualquer estudo da área da antropologia, da família e da economia doméstica e o seu desenvolvimento (particularmente, n foi uma das minhas leituras favoritas, mas entendo sua importância e não poderia passar pelo marxismo sem estudá-la).

Felipão 06/12/2012

"A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado", sem dúvidas, é uma das melhores obras de Friedrich Engels. Cita, de forma precisa, as características dos primeiros núcleos familiares que se formaram, consequentemente o conceito de propriedade privada, surgindo o Estado. É uma obra recomendada não só a estudantes das ciências humanas, mas para todas as pessoas interessadas em leituras, para que desmistifiquem sua visão a respeito da formação das instituições sociais.

Gorthaur 17/05/2021

Datado mas necessário
Era de se esperar que um livro com mais de cem anos que trata de assuntos sociais estivesse datado de certa forma, mas há diversas coisas que podem ser absorvidas.