A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A origem da família, da propriedade privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

laura 29/01/2023

mt bom
engels tem uma escrita fluida, gostei bastante desse livro, mas confesso q em alguns momentos, tipo ele explicando como funcionava as relações parentescas nas famílias me deram um soninhokkkkkk, mas nada que incomodasse, o livro é mt bom pra entender justamente a origem da familia, da propriedade privada e do estado.

Amelie 06/02/2023

o conhecimento que esse livro transmite é fantástico. gostei muito das formas de família, da transição até a monogamia, e como isso foi essencial pra manutenção da propriedade privada. mas ele não é um livro instigante, por isso é um tanto demorado. tive alguns estranhamentos no livro, como o uso da palavra "Estado" em alguns momentos e também a classificação de povos em diferentes estágios, como "barbárie", "selvagem" e "civilização". mas é assim que se aprende, enfim.

naju2n 31/08/2023

Taar
Bom concerta esse livro não pode ser usado como introdutório para entender esse mudança de molde na sociedade, o livro é muito bom em alguns capítulos, mas em outros é sufocante de tão complicado, a parte dos gens eu até agr n entendi vou te que com certeza ouvir um pod ou sla, porque é um livro que auxilia quem ja tem alguns conhecimentos básicos.... af

Christian.Pablo 25/01/2022

A história da humanidade é a história da luta de classes.
Provavelmente esse é um dos escritos mais famosos do Engels e com razão. O livro tem uma proposta de desenvolver uma tese onde ele liga a origem de 3 coisas que não parecem ter tanta conexão vistas do senso comum.
Porém Engels desenvolve muito bem as explicações sobre as diferentes formas de família ao longo da história, assim como traz também algumas questões importanteS que são a passagem do direito materno para o direito paterno, a emancipação da mulher nas questões referentes ao trabalho e a posição que o Estado toma na sociedade.
O último capítulo do livro resume bem todas as ideia que foram desenvolvidas ao longo só livro e tem uma conclusão excelente

Alguns pontos negativos acredito que seja a forma como algumas palavras e conceitos entram em repetição constante tornando parte da leitura um tanto cansativa, assim como falto o desenvolvimento no que diz respeito a escravidão que é citada ao longo do livro.

Hiarlly 06/12/2021

Você precisa ler esse livro!!!
Nesse livro, Engels consegue fazer a União de três coisas que na minha cabeça n estavam tão interligadas - a família, a propriedade privada e o Estado!! No momento em que ele traça toda a história da humanidade desde a poligamia ate as relações atuais, demonstra n só um pensamento bem interessante sobre como tais relações moldam a sociedade, porém explicita a forma que o Estado nasceu e se perpetua no meio disso tudo, como uma forma de reafirmação da classe dominante sobre a dominada. Sem dúvida uma das melhores leituras que já fiz!

Issão 24/01/2021

Mais Marx e Engels, menos zapzap e youtube
"E, ainda hoje, o produto domina o produtor; ainda hoje, a produção global da sociedade é regulada não por um plano pensado em conjunto, mas por leis cegas que se impõem pela força elementar, em último caso, nas tempestades das crises comerciais periódicas."

Engels debate as formas históricas geradas por cada momento e cada temporalidade da história humana de forma magistral, a demonstrar os movimentos da sociedade em torno de três instituições: a família, a propriedade privada e o estado.

As interligações não apenas entre essas instituições mas também entre suas mudanças ao longo da história é uma aula brilhante da aplicação do método de análise próprio ao marxismo.

Engels foi e continua sendo um gigante do pensamento, a quem devemos profunda referência.

Gioamaro 21/12/2020

Livro essencial para entender o modelo de sociedade que vivemos, as relações sociais e econômicas que norteiam o mundo.

Ingrid.Pardinho 12/12/2020

Que grande obra!
Traz um compilado de explicações socio-históricas sobre como surgiram as 3 principais estruturas que compõem a sociedade atual.

Lari Neves 31/05/2020

Excelente pra entender toda a construção da sociedade patriarcal capitalista atual. Quem gosta ou estuda sobre gênero, capitalismo, família, é uma leitura necessária.

Alineígena Alien 28/03/2020

Não é um livro fácil de ler, mas é muito interessante, principalmente em relação à análise da sociedade patriarcal. Mas considero importante não esquecer que Engels continua sendo homem, e ainda filho de sua época e de seu país. Isso ajuda no entendimento interseccional de lutas e movimentos que adotaram o olhar marxista.

alex santos 15/02/2014

Extraordinário!
Extraordinário! De forma didática, a origem da sociedade atual e da forma de exploração e exclusão que tão bem conhecemos.

Comunista e fanfiqueiro 26/10/2023

Nesse aqui, nós aprendemos que as fases do desenvolvimento humano acompanham diretamente os progressos obtidos na produção dos meios de existência. Um exemplo disso, é o fato de que a primeira propriedade privada criada pelo ser humano foi a do homem sobre a mulher. O que, por osmose, me levou a ter mais curiosidade sobre como a monogamia obteve cada vez mais influência sob as relações sociais desde os primeiros hominídeos. Assim, naturalmente, levando à origem da instituição "família".

Tendo em vista os tópicos gerais do livro, foi uma ótima experiência. Gostei bastante do conteúdo abordado.