A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A origem da família, da propriedade privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

Osório 14/02/2021

"Do mesmo modo que o heterismo e a prostituição se aferraram aos calcanhares da monogamia, dali por diante a hipoteca se aferrou aos calcanhares da propriedade privada". Engels faz uma abordagem muito interessante correlacionando a família, o surgimento do Estado e da propriedade. Desde a família grupal até a família monogâmica, da terra que era do grupo no começo e a partir das sociedades "bárbaras"(como ele intitulava) onde surgiu a hipoteca. E a origem do Estado, que algumas sociedades passaram muito bem sem no começo e depois sua importância na regulação, vigiando e punindo. Como ele é um marxista, em todas as transições da sociedade, ele aborda a exploração entre as classes, entre oprimidos e opressores. Na escravidão da sociedade antiga, na servidão da Idade Média e o trabalho assalariado na época mais recente.

ciliane.ogg 06/03/2024

Um livro para ser lido com calma, sem pressa de terminá-lo. Trás uma maneira de ver a construção da família, da propriedade (como sofreu modificações no decorrer dos anos).
Senti falta da análise do mundo oriental. É discutido apenas o mundo ocidental.
É um livro denso, expressando as contradições de seu tempo, valioso até nos dias de hoje.

Darkzumo 29/09/2022

A história antes da história escrita
Uma aplicação do método materialista-histórico-dialético às descobertas de Lewis Morgan. Engels consegue fazer um paralelo entre a evolução dos modos de produção e a mudança da estrutura familiar, além do surgimento da propriedade privada e a criação do estado. É bem didático, mas em algumas partes maçante. Pretendo reler algum dia.

Iasmin 19/01/2021

Foi o meu segundo contato direto com Engels, depois do Manifesto Comunista, e muitas vezes foi difícil de entender alguns termos relacionados às organizações primevas e até essa discussão mais antropológica que o livro traz. Mas vale muito a pena o esforço e paciência em continuar a leitura, pois é um livro para estudo.

Achei incrível a exposição que ele traz sobre unidade familiar, monogamia, coletividade, divisão do trabalho, troca, mercadorias e formação do Estado. Percebi, lendo o posfácio, que o livro tem suas limitações e controvérsias ao se ater a uma abordagem evolucionista e também por conta da limitação que uma leitura sobre a formação do Estado apenas em Grécia e Atenas provoca. De qualquer forma, não tenho embasamento teórico para opinar sobre isso, mas são informações importantes para a tentativa de uma interpretação crítica do livro, e quem sabe um estímulo para estudar mais essas questões.

Recomendo a quem já tem familiaridade com outras leituras marxistas

Pablo 15/11/2017

Comunismo é uma merda!
Engels explica com base nos estudos dos antropólogos Lewis Henry Morgan e Bachofën uma teoria absurda sobre a família, incitando o anarquismo esquerdista, o comunismo, o incesto e outras teorias absurdas para conseguir implantar o comunismo.

O comunismo é uma merda.

Se eu soubesse antes que o comunismo/socialismo é baseado em teorias tão absurdas sobre a família, e a sociedade em geral, jamais teria apoiado este regime dos meus 18 aos 25 anos.

O comunismo é uma merda.

Sim, o comunismo apoia a poligamia, a poliandria e a destruição da família. Está claro neste livro. A única pergunta que eu gostaria de responder é: A quem interessa a destruição da sociedade?
NegrALANE 19/06/2018minha estante
Hahahaha bem engraçado. Pra começar eu duvido que você já tenha sido comunista. Por que? Simplesmente por que alguém que já foi comunista e após ler um livro é verificar incoerências iria argumentar contra tais incoerências e não usar as palavras baixas e sem qualquer argumentos de base que você está usando.
É muita ignorância de sua parte achar que alguém com um nível de leitura básico não captaria a sua tentativa de dealegitimar algo tão grande.
Segundo: você não deve ter concluído a leitura. Do contrário não afirmaria que Engels se baseou somente em Morgan é Bachofen.
Você pode muito bem criticar e eu mesma pretendo fazer uma crítica contundente a algumas coisas do livro, mas minimante, compreenda que crítica é ir além, daquilo que se está criticando.

Pablo 26/06/2018minha estante
Moça,

Obrigado pelo comentário.

E você pode citar as outras fontes que Engels estudou? Pode responder aqui mesmo ou mande uma MP que tenho interesse em conhecer mais.

Francisco 10/03/2019minha estante
Pode começar lendo este.

Jana 07/01/2021

Grande obra
Leitura essencial para entender a gênese da opressão e dominação masculina.

Diosul 26/02/2022

Esse livro é muito interessante para compreender a origem da família na sociedade capitalista. Várias reflexões interessantes

giu 26/02/2023

A mera corrida pela riqueza não será o destino final
"[...] Os interesses da sociedade são absolutamente prioritários em relação aos interesses individuais e ambos devem ser postos em uma relação justa e harmônica. A mera corrida pela riqueza não será o destino final da humanidade, [...]. O tempo que passou desde o início da civilização é apenas uma pequena fração da duração transcorrida da existência humana e apenas uma pequena fração das eras ainda por vir. A dissolução da sociedade ameaça ser o fim de uma corrida que tem como único fim e objetivo a riqueza; pois essa corrida contém os elementos de sua própria destruição. Democracia no governo, fraternidade na sociedade, igualdade de direitos, educação universal inaugurarão o próximo nível mais elevado para o qual a experiência, a inteligência e a ciência tendem sem cessar. Ele será um reavivamento ? só que em forma superior ? da liberdade, da igualdade e da fraternidade das antigas gentes.[...]"

Gabriel 03/11/2022

A origem da família, da propriedade privada e do Estado
"A origem da família, da propriedade privada e do Estado" é uma obra de autoria de Friederich Engels que trata da origem e das características das instituições que dão nome ao livro a partir de uma análise baseada ano materialismo dialético histórico.
Engels aponta para o fato de que as estruturas tendem a valorizar os consolidados modelos de família, propriedade e Estado, mas que tais modelos nem sempre existiriam em muitas sociedades. A partir disso, dá destaque às organizações familiares primitivas em que existia poligamia e valorização da mulher através da linhagem materna, que desaparece com o surgimento do direito paterno das sociedades patriarcais.
Ademais, o autor busca as causas históricas da propriedade privada associada ao surgimento do Estado nas organizações da antiguidade clássica (Grécia e Roma), que se utilizam da escravidão como forma de exploração da terra, unidade de valor produtivo e comercial.
Uma obra essencial para refletir sobre o surgimento de três dias mais importantes instituições das sociedades e perceber as relações de dominação e exploração nelas presentes.

Thales 10/04/2023

Emancipar...
?O grau de emancipação da mulher numa sociedade é o parâmetro natural pelo qual se mede a emancipação geral de um povo.? Charles Fourier.

Ainda que haja atualizações e avanços contraditórios na compreensão histórica; ainda é um texto necessário.
Materialismo histórico-dialético servido em dose bruta.

Julio.Cesar 18/10/2016

O que é a família se não uma cerca?
Nas tribos primitivas tudo era coletivo, a comida, o trabalho, os parceiros sexuais.
O que predominava era o direito materno. Sabia-se quem era a mãe, mas não o pai.
O homem participava da caça e pesca, enquanto a mulher cuidava da casa e da prole. Tanto o homem, quanto a mulher, ocupavam posições sociais iguais. Fazia-se para o todo, para o grupo. Chamava-se isso de comunismo primitivo.
O homem, que até então, ocupava-se da coleta de suprimentos, passou a domesticar os animais (vaca, cabra, etc), de modo a ter suprimentos permanetes.
Deste modo, conforme suas propriedades iam aumentando, o homem passou a ter uma posição mais importante que a da mulher.
Cria-se então, esta cerca, chamada de família, onde estão as propriedades do homem. Dentre elas a propria mulher, os filhos, o gado e logo depois os escravos.
A familia tornou-se necessária para que o homem tivesse certeza da consangüinidade de sua prole, para a qual pudesse deixar seu patrimônio quando morresse.
Foi então que se deu a queda do direiro materno e, no lugar, se estabeleceu o direito paterno.

mille 17/06/2021

Bem detalhado
Foi uma leitura arrastada pela quantidade de explicações e exemplos, apesar de ser um livro pequeno é muita informação pra absorver, mas gostei muito e pretendo reler pra ter certeza de que compreendi o que foi escrito

Paulo jaques 20/11/2014

Origem das instituições sociais e da propriedade privada.
Trata-se de uma obra fenomenal, ao meu ver, bastante reveladora em certos aspectos, com uma contribuição profunda, a cerca de uma análise, sociológica, histórica, antropológica e política que gira em torno da investigações e análises de Morgan sobre as primeiras instituições familiares que porventura propiciou o surgimento da propriedade privada e o estado por conseguinte.

Muito embora fora escrito por Engels, este livro é fruto de algumas anotações de Marx sobre a obra Sociedade Antiga, do inglês Morgan. O que não deixa de ser um grande legado de Engels, por também descrever partes de suas análises e as de seu companheiro alemão.

Doravante, esta obra se inicia com uma primeira compreensão a respeito dos estágios primitivos da sociedade humana. Divididas em estado Selvagem, Barbárie e Civilização. Por conseguinte em cada uma delas o autor faz subdivisões entre inferior, médio e superior. Cada fase compreendendo seus aspectos e caracteristica da sociedade primitiva.

Prosseguindo na leitura, o autor comenta em um capítulo a respeito da família, as suas primeiras formações. Família consanguínea (entra em destaque o matrimônio por grupos), Família Punaluana (Punalua = parente ou amante íntimo), família Sindiásmica ( muito parecida com a monogamia onde os homens praticam a poligamia, e as mulheres poliandria), por último a monogamia ( nesta ocorre o predomínio do casal - homem e mulher - como uma familia onde se espera uma fidelidade conjugal por parte da mulher, caso que não se aplica com relação ao homem. Durante todo esse período, ocorre a passagem do direito materno - presente nas primeira formações de grupos, onde prevalece a linhagem materna sobre a paterna - para a paterna - mais ou menos ocorrido entre o período da barbárie e a civilização.

Os próximos capítulo deter-se-ão a respeito das gens (grupos de familias que compartilhavam do mesmo nome) iroquesa, grega, romana, celtas, germanos, bem como a formação do estado presentes em Atenas (berço da formação do estado), Roma e com relação aos germanos. Toda a organização familiar gerou a formação de tribos e por conseguinte gerou lideres e confederações que amiúde propiciou a divisão de classes. O estado surgiu e imperou com a proteção da polícia e liderou no lugar das primevas formações gentílicas. Por fim, se concretiza o livro com um capítulo dedicado a barbárie e civilização.

Giovane 03/02/2022

A origem da familia, da propriedade privada e do estado
Livro sensacional, discorre passo a passo acerca da selvageria, barbárie chegando a civilização , a família sindiasmica até a "monogamia", a importância matriarcal até certo ponto da história, o valor da unidade enquanto comunidade de gens e tribos, até sua derrocada com o advento da propriedade privada e do Estado, transformando o homem em mercadoria, a constituição de riquezas e posses na mão de uma minoria em detrimento de outrem, livro muito complexo , difícil fazer um "resumo", sem dar spoiller, diante disso! Recomendo sua leitura e garanto quanto a Gama de informações adquiridas com a obra.