Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

bruna 29/05/2021

"se não depois, quando?"
eu amei demais, a escrita do autor me fez sentir como se eu estivesse em B, foi como se eu passase o livro inteiro criando memórias nesse "paraíso" só para que no final eu sentisse essa sensação estranha de nostalgia sobre coisas que eu nunca realmente vivi. Essa leitura acabou comigo, mas também foi uma das melhores experiências que eu já tive, e sem contar com alguns "defeitos" da história (pedofilia cof cof autor problemático) vale super a pena ler.

ps: recomendo assistir o filme antes.
bruna 29/05/2021minha estante
obs: risco de lágrimas ;)

Victor.Lopes 05/05/2020

Eu acabei esse livro ou ele acabou comigo?
Nem depois de ler várias resenhas sobre o livro me deixou preparado para o que realmente essa leitura foi. Que escrita incrível! O livro é como um poema, uma carta de amor. Não tem como não se emocionar com a história de Elio e Oliver.

Não tenho mais palavras pra descrever isso tudo, apenas: leiam!
Gusttavoxx 05/05/2020minha estante
Estou muito ansioso para ler esse livro.

Victor.Lopes 05/05/2020minha estante
Gustavo, prepara os lenços rsrs

Caio.Vasconcelos 05/07/2020minha estante
Esse livro é demais! Um dos favoritos

Nath 13/02/2022

uma experiência avassaladora
Esse livro é um misto de emoções e por isso ele é ótimo, porque ao mesmo tempo em que ele é belo, é triste, é sensível, é real e é poético.

Andrus ( @andrus05 ) 02/04/2020

Me Chame pelo seu nome
Estilo de escrita perfeita desse autor. Que coisa linda a forma como ele contou essa história. Parecia um poema. Devo confessar que amei esse romance só que não gosto desses tipos de finais pois me deixam pensativo. Fiquei triste como terminou e vou precisar de vários dias para superar isso.
Sa.si 13/04/2020minha estante
O livro terminou assim por que ele ainda tem uma continuação

Romário 12/12/2023minha estante
Bem isso kk

miri.miri 05/07/2023

"Sustente meu olhar e me chame pelo seu nome"
É uma leitura essencial pra quem gostou do filme ou pra quem ficou confuso em certas cenas do filme. Algumas partes são bizarras, mas a atmosfera geral do livro é de desejo puro dito da forma mais poética possível... Em minha opinião a reta final teve alguns momentos anticlímax, mas aqui você vai encontrar coisas que o filme não mostrou!

Daniel 19/01/2018

Sobre Pêssegos
Este livro tem uma história bastante simples e linear. Não há grandes reviravoltas na trama, a não ser, é claro, no coração adolescente do protagonista narrador. E isso o livro retrata muito bem: aquele verão que muda a vida da pessoa, quando nos apaixonamos pela primeira vez. E dá-lhe sofrimento, dúvidas, insônias... e deleites.

O autor soube captar muito bem a atmosfera daquela passagem conturbada da adolescência para a vida adulta, aquele turbilhão de sensações (negação, reconhecimento, assimilação, aceitação). Soube também com precisão dosar a sensualidade e o erotismo sem parecer grosseiro ou piegas.

Agora, o que realmente me agradou neste livro foi a ausência de violência, homofobia, doença e morte, temas que sempre aparecem em livros com temática gay. É claro que estamos muito distantes de um mundo sem homofobia. É óbvio que a literatura e as artes de um modo geral também servem como denúncia... Alguns leitores até poderão achar que o cenário paradisíaco italiano e os pais do Elio, tão compreensivos, são idealizados demais... Mas achei muito reconfortante ver retratado este outro lado: uma história de amor, de amadurecimento, autoconhecimento. Como aquela nostalgia boa que sentimos de um verão inesquecível.

E sobre o filme, há algumas diferenças com o livro: as cenas de sexo são bem mais pudicas no filme; no filme não há a menina Vimini; no livro a estória continua décadas depois da despedida dos protagonistas. O roteiro bem amarrado, os atores escolhidos (apaixonantes), as lindas locações na Itália, a trilha sonora... Tudo torna um caso raro no qual podemos dizer que o filme é tão bom quanto o livro.
Menino Leitor 19/01/2018minha estante
eu adorei o filme

raphaeltf 19/01/2018minha estante
Muito obrigado pela sua resenha! Estou completamente ansioso para que o me chegue logo (deve acontece hoje, reze por mim kkk) e assim eu possa começar a ler. O filme então, nem se fala, acabei baixando em um torrent qualquer que achei na internet, porém não consegui assistir ainda, pois rola aquele sentimento de traição. Como se eu devesse esperar o fim do livro e o lançamento no cinema. Entende isso? Mas enfim. Obrigado realmente pela resenha, gostei bastante da sua opinião. Abraços.

Daniel 22/01/2018minha estante
Eu também saí encantado do cinema...
E quando ouvi Psychedelic Furs me deu vontade de dançar com eles rs

Douglas P Da Silva 24/01/2018minha estante
e maneira deliciosa, o livro consegue mensurar elementos que lhe dão leveza ? o frescor adolescente, o envolvente clima do verão italiano, a sensualidade dos corpos suados ao sol, a música pop dos anos 1980 ? e outros que representam toda a angústia do amadurecimento.

Thiago 14/02/2018minha estante
Adorei a resenha, obrigado.

Bernardo.Baethgen 08/06/2018minha estante
com certeza não é um amor de verão não. nem de longe!!!! o livro tem uma temática muito próxima de alexis, de yourcenar. mas in fact, a obra tem o mesmo desencanto à la schoppenhauer, expresso de forma sublime em tristan und isolde. a grande diferença é que em call me by your name, não há a tão esperada fusão de almas, manifesto destino na opera de richard wagner.elio é um garoto extemamente tímido, inocente; a maneira como ele se entrega a oliver é de uma pessoa muito simples, no fundo. gente mais fria, mais desconfiada, manteria uma distancia tecnica,principalmente, a partir do momento em que oliver se mostra arrogante a respeito da origem etimologica da palavra abricot. naquele momento eu realmente gelei. professor perlman foi muito cordial e calmo. só não concordei - digamos, muito - com a trilha sonora. melomano clínico, eu usaria wagner e cesar franck, faure e algumas obras para violão com o grande narciso yepes.

Bernardo.Baethgen 15/06/2018minha estante
o unico senao que ponho no filme é que algumas musicas poderiam ter sido incluidas como o libestod de tristan und isolde, que iria na direção da personagem do elio. ou ainda o maravilhoso e terrível concerto no. 1 para piano e orquestra de brahms, um concerto composto pelo grande compositora quando tinha a idade de elio. alias, a profundidade de elio é digna da que encontramos na musica de brahms

dudica. 18/01/2024

SOU INCAPAZ DE EXPLICAR O TANTO dE SENTIMENTOS QUE TIVE LENDO ISSO de verdade quero me matar na frente do autor alguem me ajuda
vale refeição 19/01/2024minha estante
me emociono com o coitado do pêssego, sofre tanto ?

Pâm 26/02/2022

Me Chame Pelo Seu Nome são palavras pesadas
Comecei a ler Me Chame Pelo seu Nome porque queria sentir dor. Posso dizer que encontrei o que queria. Para mim, esse livro foi um grande companheiro. Ouvi as confissões de Élio, tive empatia por sua dor e mentalmente formulei palavras de consolo que sabia no fundo serem parar mim. Mas não foi apenas afinidade. André Acimar tem uma escrita muito bonita, preservada com esmero pela tradução, além da ambientação perfeita, que combinou com esses últimos dias de férias de verão. A história tinha vida próprio e independente, mas me tocou de uma maneira profunda. Posso ter me tornado uma pessoa diferente após lê-lo, mais pessimista talvez; mas também alguém que vai aproveitar o momento.
Quanto ao título, merece menção: é perfeito.

Abner Henry 28/04/2021

Amei a vibe que esse livro me trouxe, toda a história do Elio e do Oliver e super gostosa de ler, tinha momentos do livro que parecia que eu estava nos lugares que eles passavam. E o final foi muito legal, e eu amei!

Elane.Medeiross 24/11/2021

Um bom livro LGBTQIA+, narrativa super poética, porém fiquei um pouco assustada com a obsessão do personagem narrador pelo seu objeto de desejo.
Fiquei bem triste no final pela contagem de anos que vão se passando e os relatos das evoluções dos personagens, pois o tempo, essa grandeza física que não podemos dominar, sempre me deixa pensativa e reflexiva sobre mim mesma.

Renata Almeida 07/07/2020

"Uma das histórias mais linda e cativante que já li."
Um romance que começou no verão em algum lugar na Itália em meados da década de 1980, dois jovens, Oliver, escritor americano de 24 anos, e Elio, estudante italiano de 17 anos, vivem uma paixão avassaladora e apesar do hiato de duas décadas, o romance de verão permanece na memória vívida e forte que o tempo não pode apagar.

lialarson 14/02/2024

"blessed be the mystery of love." (mystery of love by sufjan stevens)
Eu comprei esse livro num sebo aqui perto, mas não imaginei que eu fosse me apaixonar tanto por cada detalhe dele.
a leitura fluiu muito bem pra mim, consegui entender tudo (e fiz umas anotações traduzindo do italiano por português e, confesso: foi minha parte favorita de fazer essa leitura).

alguns dizem que a relação do elio e do oliver foi de amor, mas eu ouso dizer que o andré aciman escreveu de uma forma tão verdadeira que acho "amor" pouco para descrever.
a itália já é um cenário naturalmente apaixonante, por mais que eu não tenha visitado, passei por cada canto e sentimentos que elio e oliver passaram.

algo que quero comentar também é a qualidade da adaptação, o filme é muito fiel ao livro e isso me encantou muito, algumas falas são iguaizinhas as do roteiro.

quero ler mais livros que se passam na europa e tenham essa energia da simplicidade rica de sentimentos :)

Mariana113 08/08/2021

Já ouvi falar que o primeiro amor nunca acaba.
Essa frase parece perfeita para esse livro.
O Élio é todo inseguro e cheio de paranóias e neuroses. O Oliver só parece confiante.
O diálogo do Élio com o pai é um dos melhores do livro. Quem dera tivesse mais país assim.....

Tive que ficar com o Google tradutor aberto para traduzir algumas frases ?

Nicolly260 17/11/2021

O livro é escrito como uma carta ao passado, ''ele disse'', ''ele era'', você sente que foi tão real, você pensa que eles estão, agora, em Roma, conversando sobre conceitos pré-socráticos, tomando martíni, com mais 5 colegas jogados na cadeira, vendo o sol nascer. Sempre prezou por coisas simples, ''O que me entregou? O hesitar? O olhar? O choro? Não, seu rubor, seu rubor disse eu te amo com a mesma intensidade que sua boca falaria, num passado mais-que-perfeito. Leiam plmd.