Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Íris 10/03/2023

Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu.
É uma das narrações mais intensas que já li. A paixão, o amor e o desejo tão bem descritos que são nostálgicos. Tão cru, tão nu. Tão intenso que chega a ser sufocante.

É uma obra-prima. A reflexão sobre o tempo, sobre a vida, o diálogo do pai e do filho, a química dos amantes... Impossível não se apaixonar pelo livro. E a crise existencial logo após é inevitável.

Juan199 25/05/2024

"O verão em que aprendi a amar? Porque ele amava"
Autor(a): André Aciman
Faixa etária: +16
Idioma: Português
Música: Mistery of Love (Sufjan Stevens)

Todos os anos, a família Perlman tem a tradição de hospedar um escritor estrangeiro em sua villa paradisíaca na Itália durante as seis semanas de verão. Nada de incomum acontecera até 1983, ano em que o jovem Elio se apaixonou perdidamente pelo encantador e inalcançável americano Oliver, que lhe dista em idade por 7 anos.

Só tenho uma palavra para definir esse livro: PERFEIÇÃO. Passei recentemente pelo que foi, provavelmente, a mais longa ressaca literária que já enfrentei, e ?Me Chame Pelo Seu Nome? foi o meu salvador. Um romance curto, belo e repleto de profundidade.
O primeiro fator que me agradou imensamente foi a escrita. Sinceramente, acho que nunca li algo parecido. O autor traz um vocabulário extremamente rico, com descrições imersivas e períodos extensos que se emendam em detalhes e mais detalhes, mas ainda assim, gera uma leitura fluida e viciante. Cada parágrafo desse livro parece uma poesia?
Além disso, a história também é contada com maestria. Não só a narrativa consegue estabelecer um enredo que, a princípio, parece completamente impossível, como algo crível e realista, como também, desde o princípio, há pequenos indícios sobre o final dessa história. Inclusive, me surpreende muito saber que um tema complexo como a descoberta de sexualidade pôde ser abordado com tamanha excelência por um escritor heterossexual.
Os personagens são muito bem trabalhados e identificáveis, (o que é algo de se admirar, considerando que o livro se passa na Itália dos anos 80 kskks), em especial o Elio e o Oliver. A relação deles é linda e ao mesmo tempo tão triste, e vai progredindo com a história espetacularmente bem do começo ao fim. Vale ressaltar aqui que, apesar de ser um ?atrativo? do livro, o relacionamento dos dois não é necessariamente trabalhado como um romance (pelo menos não da forma como o romance costuma ser representado na mídia) justamente devido a esse estilo mais ?realista? escolhido pelo autor.
A contextualização do ambiente também é impecável, e me deixou com muita vontade de conhecer a Itália (não que isso seja exatamente um desafio ksksk)
Sobre os defeitos, me incomodaram muito as cenas de cunho sexual, que, em sua maioria, não eram necessárias (salvo uma sequência em específico). Não que tenha nada muito pesado, mas de vez em quando chegava a tornar a leitura meio travada. Além disso, um estereótipo bastante difundido na literatura queer é repetido aqui: o começo da relação é ?só pelo sexo?. Eu não só discordo com esse tipo de representação como também acho que é um desserviço tanto para os leitores LGBT+ mais novos como para os iniciantes na categoria.

Enfim! Apesar desses detalhes, essa é uma leitura que definitivamente vale a pena, e já ficou marcada no meu marcada no meu coração ?

OBS: Gentee, foram 2 meses sem escrever resenha, me desculpem aí se eu tô voltando meio enferrujado!
duda.1909 25/05/2024minha estante
tá perfeito, amg!!!! que resenha linda ??

Layla.Ribeiro 30/06/2021

Livro com uma narrativa poética, bonita, porém tem o início um pouco arrastado que pode fazer o leitor querer desistir, porém o meio do livro em diante te envolve de uma maneira empolgante. Nunca mais verei um pêssego da mesma maneira. Recomendo se gosta de livros românticos.
AnaB. 01/07/2021minha estante
Esse livro estragou a experiência com pêssegos para 99% das pessoas kkkkkk

_theamboy 03/02/2022

É? vamos lá.
Olá sobrinhos. Tudo bom com vocês? ?

Finalmente eu terminei Me chame pelo seu nome e eu tenho as minhas considerações.

No livro você conhece Elio, um jovem italiano que vive em um paraíso. Durante o verão, sua família recebe, Oliver, um jovem filósofo, que foi convidado pelo pai de Elio para passar a temporada com eles. Durante a estadia de Oliver, Elio começa a sua descoberta e se encanta pelo jovem americano, que está trabalhando no manuscrito de Heráclito. Tendo uma antipatia e impaciência entre os dois quase palpável, a relação de ambos começam a ser estabelecidas nas 287 páginas do livro, que é dividido em quatro partes.

Sobrinhos, a partir de agora é uma opinião minha, tudo bem?

O livro é muito bem escrito, de uma forma poética e delicada sobre sentimentos, descobertas e até mesmo o primeiro amor. PORÉM, ha algumas particularidades beeem interessantes no livro. Temos a famosa cena do Damasco (sim, não é um pêssego, embora as frutas se pareçam muito!), que também é retratada no filme. Temos um foco excessivo do autor sobre pés e uma cena em específico que eu prefiro não comentar, mas que me deu crise de riso, mas era de nervoso! É perceptivo que não era algo do personagem, e sim, do autor. O livro não é ruim, torno a deixar isso bem claro para vocês, mas, eu, titia, não me senti tão conectada com a história. Torno a frisar que o livro não é ruim. Eu quem não me senti tão tocado com a história e talvez eu tenha criado muita expectativa sobre o livro. Tenho o interesse total em ler a continuação, Me encontre, até por que quer saber o que acontecerá com Oliver e Elio.

Nota: ???( três chazinhos! É uma história legal para os dias quentes de verão!)

Um super cheiroso sobrinhos e até logo! ?

rezendegio 09/05/2021

aí gente gostei bastante, achei meio maçante em alguns momentos mas faz parte da essência do livro

miguel 25/08/2022

uma abordagem poética e profunda do desejo
um dos livros mais belos que já li. sempre ouvi falar muito mal do livro por conta dos personagens e das cenas mais estranhas por parte do filme, mas no livro tudo é contextualizado para que faça sentido. cada ato e diálogo traz dentro de si um significado.

não foi apenas um amor de verão em 85. foi algo que elio sabia que levaria pelo resto da vida, não apenas o desejo de estar pele com pele com oliver, mas também o simples fato de ele encontrar felicidade em seus encontros.

o que mais me chama a atenção é a escrita do andré. que poesia linda e deliciosa de se ler!

enfim, 5 estrelas + favoritado.

p.s espero não me decepcionar com "me encontre"!!!

Tiripe 26/03/2021

Polêmico!
Polêmico mas amo a história. Tornou-se uma das minha favoritas. Elio é meu personagem preferido. Eu amo a ambientação. A escrita do autor é fluída, rica, intelectual, erudita. Amo o conteúdo cultural e intelectual das conversas. O filme foi muito bem adaptado e, em alguns momentos prefiro ele ao livro. A história é linda. Oliver me incomodou em demasiados pontos.

Mari.Vasconcelos 13/09/2023

Uma escrita poética e ao mesmo tempo direta; pena que fugiu a minha compreensão em alguns pontos. O romance entre Elio e Oliver parecia um pouco platônico, pelo menos no ponto de vista de Elio. Os dois tinham receio de ultrapassar o limite permitido e acabavam deixando subentendido até onde poderiam ir. Até que o arrebatamento se sobrepôs à cautela.
Mas, tenho a impressão de que a angústia, o medo espreitava o tempo todo; a vontade de se lançar de bungee jumping era sempre acometida, mas a possibilidade da queda era tão real, que era preferível não se exceder, e acabavam não experimentando a sensação de frio na espinha pelo medo da possibilidade de dar errado.

"Ao não planejar manter as coisas vivas, evitávamos a perspectiva de que elas poderiam morrer."

Rahrt 15/02/2021

"O tempo nos deixa sentimentais."
Me Chame Pelo Seu Nome é bem escrito, fluído, escrachado. É cru e intenso, como um adolescente que não entende bem o que se passa com suas sensações e sentimentos.
Elio não sabe como lidar com o que sente por Oliver, e descobrir é seu maior desafio.

"Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa... que desperdício!"
Camila.Pizzoni 16/02/2021minha estante
??

Gerson 19/07/2020

O livro começa meio lento, cansativo e deprimente, constituindo-se em uma espécie de voyeurismo entre um jovem saindo da adolescência e outro 7 anos mais velho.

Fica então aquele jogo de gato e rato, olhares furtivos, meias palavras e sofrimento sem fim do mais jovem pelo mais novo.

Da metade para o fim toda aquela coisa entediante começa a fazer sentido e o livro ao final constitui-se em em uma história de amor entre duas pessoas que vivem o presente com o claro sentimento de que aquilo não poderia ter futuro e, nem por isso se revela menos belo.

Brito 27/10/2020

Tocante, mas difícil
No geral é um livro bom, sem um grande enredo ou conflito que relata de forma muito singela um romance pelicular, porém tem partes muito cansativas e desnecessárias que nós fazem querer abandonar o livro. O filme retira os momentos mais cansativos então recomendo muito mais o filme do que o livro.
Lucas1429 18/12/2020minha estante
Concordo, caro colega. Eu estou com 78% lido e quase abandonando... Bem cansativo. Não desenrola! O filme é fluido, muito bom.

Marcelo217 05/12/2021

Pensamentos sinceros (demais)
Assisti ao filme há muito tempo e só agora ganhei os livros e tive a oportunidade de ler o primeiro. Confesso que fui fantasiando o que vi no filme, mas a experiência foi surpreendentemente melhor.

A primeira surpresa foi o fluxo de consciência e a sinceridade colocada nele. Demorei umas 100 páginas pra me acostumar com as obcenidades. Uma vez que me acostumei com os pensamentos do Elio, aí a leitura fluiu melhor.

Apesar do livro abranger um espaço muito maior do que o que existe no filme, foi de grande ajuda pra imaginar as cenas da história. Estranhei os personagens no livro suprimidos no filme, mas avaliando o conjunto, achei bem coerente.

Fiquei intrigado com a riqueza de detalhes nas descrições dos pensamentos do Elio. Tanto que supeito que o próprio o autor deva ter vivido tudo isso. É detalhado demais pra ser ficção ou o autor é bom demais na arte de se expressar. A história é boa, o livro é ok, eu não daria 5 estrelas se não fosse pelo final. As últimas 10 páginas me deixaram sem palavras! Palmas para o autor! Nem lembro a última vez que li um desfecho assim.

Poético, eufórico, eloquente e efusivo. Tudo em um livro só. A velha máxima-clichê de que o livro é, de fato, melhor que o filme.
Frankcimarks 05/12/2021minha estante
Já vi esse filme umas 3 ou 4 vezes. Amo.

Will 03/10/2020

Achei um pouco cansativo, talvez a falta de diálogo possa ter me causado essa sensação. É assustador como alguém se apaixone pelo o outro dessa maneira, chega a ser um "amor" obsessivo. E o final para mim só confirma que quem estava realmente amando era Elio, enquanto Oliver cedeu ao desejo e teve uma pequena paixão.
calie 03/10/2020minha estante
exatamente! você definiu minha opinião de maneira perfeita