Criaturas e Criadores

Frini Georgakopoulos

Resenhas - riaturas e Criadores - Histórias Para Dias De Terror

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Coisas de Mineira 08/03/2018

Em 2017 a Editora Record convidou os autores nacionais Raphael Draccon, Carolina Munhõz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes para criarem uma coletânea de contos inspirados em personagens clássicos da literatura de terror. Especialmente feito para o mês mês de outubro, nasceu o livro "Criaturas & Criadores - Histórias para Noites de Terror".

Cada autor ficou responsável por criar um história nova, mas como elementos que lembrassem seus personagens escolhidos, que foram: Frankenstein e Dr. Victor, Conde Drácula, Fantasma da Ópera e o Médico e o Monstro.

Dos quatro autores que participaram dessa coletânea eu só conhecia a escrita do Raphael Montes, já que li seu último livro "Jantar Secreto" para a Leitura Coletiva que tivemos no #ClubedolivroBH, então já esperava um conto bem sombrio e cheio de detalhes macabros. Não fiquei nada surpresa por gostar muito.

Neste meu primeiro contato com a Frini Georgakopoulos como escritora, posso dizer que de todos os contos foi o que eu mais gostei e mais me identifiquei. A personagem está passando por um momento bem complicado da vida, a perda do pai e as consequências do luto, e cada sentimento que ela mostrava me lembrava muito os momentos da minha vida em que enfrentei as mesma dificuldades.

O Raphael Draccon já me surpreendeu na primeira página com uma aula sobre o que acontece com o corpo humano depois da morte. O diálogo entre a jornalista e o Victor me prendeu e eu fiquei bastante curiosa, só achei que faltou um algo a mais para realmente ligar o conto à história original.

E por último Carolinha Munhoz, que foi o último conto que eu li, foi o que menos chamou minha atenção. Estava bem escrito e o tema foi bem interessante, mas não tanto quanto o dos outros autores. O personagem dela foi o Drácula.

"Criaturas & Criadores" tem uma edição muito linda em capa dura roxa, com as escritas e ilustrações em cobre metalizado, que dão um ar de livro fantasioso. Achei isso o máximo! Cada conto também possui sua própria capa interna personalizada, te dando o nome e a sinopse de cada. As páginas são amareladas e com um tamanho razoável de fonte, que poderia ser só um pouco maior, tornando a leitura bem confortável ao ponto de nem se notar as horas passando. Por tudo isso, podemos notar o cuidado que a editora teve com a edição.

Enfim, o livro foi muito bem trabalhado e seus contos, do início ao fim, nos fazem lembrar dos personagens tão clássicos, além de nos entusiasmar com as roupagens novas e bem feitas. Uma ótima ideia da editora, com um ótimo desenvolvimento, que teve uma curiosidade, o livro foi pensado para o Selo Galera da editora, porem os meninos não aguentaram e acabaram escrevendo contos muitos macabros para caber no selo infanto-juvenil da editora.

Por: Leh Pimenta
Site: http://www.coisasdemineira.com/2018/03/resenha-criaturas-e-criadores-historias.html

Dreeh Leal | @dreehleal 28/02/2018

Criaturas e Criadores - Vários autores
Criaturas e Criadores: histórias para dias de terror, é uma coletânea organizada pela Editora Record que apresenta releituras modernas de quatro contos clássicos do terror. Essas histórias são conhecidas do público graças as diversas adaptações e releituras que ganharam ao longo dos séculos. Suas versões nacionais ficam a cargo de Raphael Draccon (com Frankenstein), Carolina Munhóz (com Drácula), Frini Georgakopoulos (com Fantasma da Ópera) e Raphael Montes (com O médico e o monstro).

A Criatura, de Raphael Draccon - Elizabeth é uma repórter que está pronta para ganhar o mundo. Ela já está acostumada a publicar em seu canal no YouTube entrevistas que são verdadeiros furos de reportagem. Ela não se abala com os lugares que precisa visitar, nem que seja um barraco no meio da favela cercada por homens armados. Seu objetivo ali é claro: desvendar os mistérios do Dr. Victor, o responsável pela criação de um monstro que aterroriza até os soldados mais bem treinados do BOPE. Draccon possui vários livros publicados, mas não imagino que um deles me apresenta-se melhor o autor. Um conto com início, meio e fim, personagens bem definidos e uma contextualização extremamente instigante. Não acredito que seja apenas por ser carioca, mas consegui visualizar cada cena narrada.

Conde de Ville, de Carolina Munhóz - Elizabeth já furou todos os deadlines de seu editor. Não importa o que que ela faça, simplesmente não consegue finalizar o seu próximo conto de terror. Sua amiga, tentando lhe espairecer um pouco a cabeça, a leva até a nova e badalada boate da cidade. Com sua decoração gótica e um enorme mistério em torno do proprietário, tudo no lugar exala mistério. Alguns frequentadores nunca sequer conseguirem um vislumbre de V, mas que sorte a de Beth conhece-lo(a) em sua primeira visita. O conto de Munhóz é o único com vertente de fantasia, algo que eu não esperava. Gostei da construção da protagonista que tem inseguranças e é fora do padrão, mas suas escolhas não me agradaram. Com um desfecho confuso, esse foi o único conto que não me agradou.

Por Trás da Máscara, de Frini Georgakopoulos - Cristine está realizando um sonho outrora construidos por ela e seu pai. Mas agora que ele nunca mais verá suas apresentações, a alegria de cantar morreu em seu peito. Ela chegou ao maior instituto de música do país, só que irá embora muito antes do previsto caso não volte a cantar como antes. Uma lenda diz que a voz perfeita conseguirá a ajuda do fantasma do professor mais exigente do instituto, basta cantar para ele em meio aos escombros de um teatro abandonado. Por mais estúpida que a ideia possa ser, Cris não tem muito mais a quem recorrer. Georgakopoulos escreveu o conto mais longo da antologia. Toda a construção, desde os personagens até o clímax, me agradou muitíssimo. Foi uma breve história, que surpreendeu e faz suspirar. Além de despertaram em mim a vontade de ler algo mais da autora e, principalmente, conhecer a história que o inspirou.

O Sorriso do Homem Mau, de Raphael Montes - Apesar de seu verdadeiro sonho estar na medicina, Pablo encontrou um nova paixão quando cursou odontologia. Hoje, um profissional respeitado, ele encara com felicidade sua rotina de marido, pai e dentista. Quando ele começa a criar hábitos estranhos, partes do seu dia são apagados de sua memória, como se nunca tivessem acontecido. O que ele faz nesses momentos é algo que ninguém se orgulharia. Montes presenteia os leitores com uma versão estendida de um de seus primeiros trabalhos, ao qual o público não tem mais acesso. O desenvolvimento da história arrepia e seu desfecho é surpreendentemente cruel. Ambas características que já associo ao autor.

Eu não classificaria as histórias contidas em Criaturas e Criadores como de terror, mas elas podem te causar um arrepio na espinha. Seu objetivo de modernizar histórias consagradas foi atingido com sucesso.

site: http://www.maisquelivros.com/2018/01/resenha-criaturas-e-criadores-varios.html

Geórgea 20/02/2018

Criaturas e Criadores
Quatro contos cheios de terror e suspense em um único livro. Aqui encontraremos A Criatura de Raphael Draccon que apresentará a lenda de um ser que dizem habitar uma favela do Brasil. Por isso, a repórter Elizabeth, munida de sua câmera e muita coragem, decide entrevistar o médico Victor, que reside nessa favela e que esclarecerá os fatos estranhos que circundam esse lugar. Porém, não se engane com as aparências, o final será mais revelador que tudo que você já viu por aí. Já em o Conde de Ville de Carolina Munhóz, teremos outra Elisabeth, mas aqui ela é uma jovem escritora de temas de terror, que está passando por crises de criatividade. O que ela não sabe é que sua vida mudará completamente ao conhecer Vlad, um estrangeiro dono de um casa noturna muito peculiar e que carrega um segredo há anos.

“Elizabeth suspirou, saindo do estado letárgico que a informação causara. Aquilo era ouro. Uma placa de ouro. Doente, deturpado, sórdido, bizarro com certeza, mas, ainda assim, para alguém como ela, que se dedicava a observar e relatar o que acontecia no mundo, aquilo era original. O tipo de notícia que ninguém havia ido tão fundo para descobrir.”

Em Por trás da máscara de Frini Georgakopoulos desbravaremos a história da cantora Christine Daaé. Que retorna para se apresentar na reinauguração do teatro Ópera localizado no campus onde ela estudou e que foi palco de diversos eventos intrigantes. O camarote número 5 tem grande relevância para a jovem que possui grandes segredos do seu passado. A figura de um “Anjo da Música” paira sobre essa trama que pode ser muito mais perigosa do que aparenta. E, finalmente, Raphael Montes nos presenteia com O sorriso do homem mau. Aqui a figura de um prisioneiro sofre nas mãos de seu algoz por 20 anos que são marcados diariamente na sua pele. Quem são eles e quais as condições que os levaram a esse derradeiro momento?

Nesse livro você descobrirá que até as criaturas têm sentimentos, que um amor pode sobreviver durante várias vidas, que o perigo pode estar escondido onde menos esperamos e que a vingança pode ser muito lenta e dolorosa. Esses quatro contos incríveis não deixarão você dormir e tenha certeza que todas as histórias presentes aqui são dignas de noites de terror!

Minha Opinião

Quatro histórias, de quatro autores brasileiros e recheadas de criaturas estranhas. Vocês não imaginam a minha felicidade ao constatar que, pela primeira vez, um livro de contos me deixou realmente apreensiva. E o melhor, é um livro com autores nacionais. É muito gratificante perceber a qualidade da escrita brasileira. Com uma capa dura linda, com cores vibrantes e com desenhos que acertaram o tema, adentramos em um mundo sobrenatural e sombrio. Onde criaturas que já são de conhecimento geral, ganham uma nova roupagem e histórias ainda mais pungentes. Aqui realmente temos histórias para noites de terror e se a sua noite não estava um terror, ela vai ficar.

O primeiro conto foi o que pensei que não seria tão bom quanto eu esperava. Pensava eu, do alto da minha ignorância, que essa seria apenas mais uma daquelas tramas que eu já estou cansada de ver. Mas a história vai evoluindo conforme as verdades vão saltando aos nossos olhos. Quando achamos que entendemos tudo, percebemos que não entendemos simplesmente nada. A narrativa é cheia de uma apreensão quase palpável no ar. Discussões são levantadas sobre moral, bem e mal, religião, ciência e política. Fica quase impossível escolher apenas um lado.

“Os dedos anulares e indicadores entraram pelos olhos do agente, estourando os glóbulos e explodindo sangue. Não satisfeito, eles se agarraram como garras na lateral do rosto, puxando-os de uma única vez e lhe rasgando a lateral da face.”

O segundo conto basicamente seguia os moldes do primeiro. De cara percebi que havia matado a charada. Porém, não esperava, que o final me deixasse tão em dúvida sobre os acontecimentos que marcaram o desenrolar da trama. Uma mulher que ama um monstro, que é capaz de tudo por ele, inclusive selar um destino tão doloroso. Histórias clássicas de sempre, mas com um toque especial que faz toda a diferença. Afora isso, uma ligação entre os dois primeiros contos foi um prato cheio para mim que amo referências.

Todo o meu amor por esse terceiro conto. Que história surpreendente. Eu não conseguia dar uma pausa na minha leitura, de tanto que fiquei submersa nessa narrativa e quis muito continuar sabendo sobre a história da jovem Christine, entender onde ela esteve durante todos os anos que ficou distante de sua antiga faculdade. Encantadora e com grande talento, ela vai chamar a atenção de muitos, inclusive de uma figura misteriosa que poderá ser um grande perigo. Aqui teremos o levantamento de questionamentos como relacionamentos abusivos e aquele eterno debate: isso é amor ou doença?

O último conto possui toda uma significância para mim. Há muito tempo, várias pessoas, me indicam livros do autor Raphael Montes. Destaco que apenas por falta de tempo e oportunidade que ainda não li algo dele, pois sempre me interessei pelos comentários que li por aí. Esse conto foi uma grande surpresa pra mim. Ouso dizer que está entre os meus preferidos de todos os tempos. Até onde uma pessoa vai para se vingar? O que ela é capaz de fazer? Do sofrimento podemos criar um monstro, sim. E é isso que o autor nos prova, com um final que eu jamais imaginei. 7.305 dias confinado. Imagine se fosse você? Enquanto lia, me dava uma grande agonia e necessidade de saber o motivo dessa atrocidade. Pensava se isso fosse comigo. Fiquei bem perturbada e apreensiva durante todo o texto. E muito satisfeita com o final.

“A mente humana tem a péssima mania de viajar para lugares obscuros, precipícios perigosos onde conhecemos o pior de nós mesmos.”

Todos os contos são muito bem escritos e arrematados no final. Comecei essa leitura não estando muito animada, mas acabei superando todas as expectativas e fiquei muito satisfeita com o que encontrei. Levantei questionamentos internos, fiquei surpresa com relevações inesperadas, vibrei quando algum personagem superava um obstáculo, fiquei apreensiva quando nem tudo saia como o esperado e comemorei quando um deles encontrava a salvação ou até uma forma de cobrar as maldades que sofreram. As histórias são maravilhosas e os autores incríveis. Não deixe de conferir essa releitura de monstros que já são conhecidos, mas que aqui adquiriram novos detalhes. Todos possuem um lado mau? É isso que você vai descobrir aqui.

site: http://resenhandosonhos.com/criaturas-e-criadores-raphael-draccon-carolina-munhoz-frini-georgakopoulos-raphael-montes/#more-15178

Cheiro de Livro 19/02/2018

Criaturas e Criadores: Histórias Para Noites De Terror
Tentando ferrenhamente fazer todo o desafio de leitura que lançamos para 2018, já li uma peça de teatro (Eles Não Usam Black-Tie) e agora estou contando “Criaturas e Criadores: Histórias Para Noites De Terror” como um livro de terror. Lançado em outubro de 2017, mês de dia das bruxas, o livro é composto por quatro releituras de clássicos do terror, cada um escrito por um autor diferente. Raphael Draccon repensa Frankenstein, Carolina Munhóz Drácula, a nossa Frini Georgakopoulos O Fantasma da Ópera (claro!) e Raphael Montes O Médico e o Monstro.

Não sou das maiores fãs de releitura de histórias e ao mesmo tempo sou dessas que resiste até começar a ler e embarcar nas visões que são apresentadas. Em “Criaturas e Criadores” os quatro contos formam um todo regular. O primeiro texto é de Rafael Draccon e coloca o monstro de Vitor Frankenstein em um morro tomado pelo tráfico de drogas. O barato desse conto parece ser a carnificina criada pelo monstro, um homem cruel que tinha o apelido de Lobisomem. As cenas de morte não acrescentam a narrativa, apenas colocam carne e sangue nas páginas e fazem, o que eu considero a pior leitura do clássico de Mary Shelley, fazem da criatura uma representação do mal, o que não é no original. Vitor é o cientista louco e cego por suas ambições. Não é um conto que tenha me agradado muito.

O Vlad de Carolina Munhóz é tudo que conhecemos sobre Drácula mas dentro de uma roupagem mais moderna. A relação de Elizabeth e o Vlad está lá, a atmosfera gótica, os morcegos, as outras mulheres com pescoços mordidos e até Van Helsing. Não há nada de muito inovador nessa recontagem e o final (não se preocupe não vou dar spoiler) é meio apressado e com uma solução fácil. Tudo o que é narrado merecia ter sido mais desenvolvido.

O terceiro e maior conto é o da Frini e é uma reinterpretação de O Fantasma da Ópera. Uma jovem cantora, um mentor misterioso que a seduz, a sabotagem dos concorrentes. Tudo que fez de Fantasma um clássico está lá com uma modernizada bem interessante nos personagens e situações. O conto é um pouco longo e, talvez seja a minha verve de editora há sete anos dos textos da Frini, poderia ser um pouco mais enxuto, nada que comprometa o resultado. Dos quatro contos do livro é o mais redondinho deles.

O quarto e último conto é escrito por Raphael Montes e era um conto já existente que ele resolveu estender e isso transparece nas páginas. Montes é um ótimo contador de histórias e as cenas gráficas e violentas são bem melhor exploradas do que as do primeiro conto do livro. O problema aqui é que tem alguns elementos que não ficam bem encaixados no final, a ideia de que todos temos um lado bom e um ruim e que o ruim pode se apoderar de sua vida é ótimo e a reviravolta final surpreende, é verdade, só não faz muito sentido no contexto geral do conto.

No geral é uma boa leitura e algumas releituras interessantes, os contos ficam melhores se você conhece bem os clássicos em que eles foram baseados.

site: http://cheirodelivro.com/criaturas-e-criadores/

Diane Ramos 09/02/2018

CRIATURAS & CRIADORES ( Raphael Draccon,Carolina Munhóz,Frini Georgakopoulos,Raphael Montes)
Não sou muito de estipular metas literárias, pois, gosto de deixar as leituras fluírem normalmente, porém, costumo bolar alguns desafios e para esse ano de 2018 me propus experimentar gêneros a qual não estou habituada a ler, então, como já tinha Criaturas & Criadores em minha estante e sempre me recusei a lê-lo (sou medrosa demais e nunca leio nada de terror) achei que era a oportunidade perfeita! O livro é uma publicação da Editora Record e traz uma seleção de clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros - Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes - para noites de susto, terror e gritos.
O livro é dividido em quatro contos, sendo que cada um deles é baseado em algum clássico do terror. Em, A Criatura temos a história de uma youtuber que está entrevistando um médico bastante suspeito e, ao mesmo tempo, vamos acompanhando a jornada de policiais em mais um combate na favela, porém, esses policiais acabam tendo um desafio muito mais elaborado pela frente: enfrentar o Frankenstein!
Conde de Ville, traz a história de uma escritora que está numa fase ruim, onde não consegue escrever absolutamente nada! Numa noite sem nenhuma inspiração e sem ter o que fazer, ela decide acompanhar o seu namorado no seu primeiro dia de trabalho numa boate sombria e que vem dando o que falar sobre o misterioso dono da boate: nada mais nada menos que o Drácula!
Em, Por trás da máscara conhecemos a história de Christine, uma estudante de artes que após a morte do pai nunca mais conseguiu ter a mesma voz. Sendo repreendida pelo seu professor e correndo o risco de perder a sua bolsa para estudar música, Christine acaba pedindo ajuda a um fantasma do Teatro Opera para recuperar a sua voz.
E, por fim, temos O sorriso do homem mau, que nos apresenta o dentista Pablo, um homem comum que tem uma família normal e feliz, porém, ultimamente Pablo vem tendo um comportamento estranho e esquecendo coisas que ele mesmo fez. Quando o sobrinho Eric desaparece a vida da família vira um tormento e Pablo acaba descobrindo o seu lado mais monstruoso.

Criaturas & Criadores é composto por quatro contos: A Criatura (Raphael Draccon), Conde de Ville (Carolina Munhóz), Por trás da máscara (Frini Georgakopoulos) e O sorriso do homem mau (Raphael Montes). Conhecia esses autores somente pelo nome, nunca tinha lido nada deles, mas, confesso que fui surpreendida por todos eles! A narrativa permanece ao longo de todo o livro muito fluída, envolvente e um pouquinho (bem pouquinho) aterrorizante... Achei o terror inserido na obra bem leve e, por mais que o Raphael Montes tenha me assustado na última página, não senti medo em momento algum e considero uma escolha bastante inteligente para os iniciantes em leituras de terror.
Creio que todos já conheçam os personagens principais, então, não vou ficar detalhando muito a personalidade de cada um, porém, acho interessante ressaltar que todos eles, apesar de já serem muito conhecidos, receberam uma identidade nova, como foi o caso do Frankenstein que no conto é um chefe da favela! Em suma, fiquei admirada com a capacidade dos autores darem uma nova vida para esses personagens tão peculiares e achei muito original eles misturarem todo esse ambiente clássico com elementos contemporâneos e em cada conto percebemos o toque pessoal de cada autor, o que torna a obra ainda mais interessante.
Criaturas & Criadores foi uma leitura bastante agradável, estava bastante receosa quando comecei a ler, mas, com o passar das páginas me senti completamente envolvida e nem vi o tempo passar! Pelo pouco que eu li de cada autor deu pra perceber que eles são extremamente talentosos e, é claro, quero buscar novas leituras e conhecê-los melhor individualmente. A Editora Record caprichou na diagramação de Criaturas & Criadores e enche os olhos de qualquer leitor ao apresentar uma edição luxuosa de capa dura, com relevos em dourado e, internamente, cada introdução de capítulo é personalizado e cheio de detalhes, o que deixa tudo ainda mais lindo!
Enfim, recomendo Criaturas & Criadores para leitores que curtem releituras de clássicos e para aqueles que curtem leituras levemente aterrorizantes...

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Larissa 07/01/2018

Blog Por Livros Incríveis
Criaturas e Criadores é uma reunião de quatro contos que extraem o melhor de quatro grandes histórias do terror, trazendo versões contemporâneas e genuinamente brasileiras. O único dos autores que eu já havia lido era o Raphael Montes e por isso pouco esperava dos demais, mas me surpreendi muito e positivamente com todos que trouxeram releituras maravilhosas e cheias de originalidade, por isso decidi falar um pouco de cada conto e não do livro como um todo pra tentar dar um gostinho maior do que vocês podem esperar desse livro.

Raphael Draccon - A Criatura

Nesta releitura de Frankestein, o monstro está mais do que vivo e pode ser encontrado, embora você não fosse querer isso, em uma favela do Rio de Janeiro. Nessa história conhecemos Elizabeth, uma jornalista, repórter e youtuber que ganha a vida entrevistando criminosos e contando histórias que chocam. Dessa vez, sua missão é extrair de Victor, um médico cirurgião procurado pela polícia, a verdade sobre suas polêmicas experiências e opiniões sobre reviver os mortos e tudo isso acontece em um barraco na favela cercado de traficantes armados até os dentes... mas nada disso abala Elizabeth que só pensa em se tornar uma das maiores jornalistas do país.

Extremamente surpreendente, o conto de Draccon mistura perfeitamente o clássico com uma realidade muito comum, infelizmente, para grande parte da população do Rio de Janeiro, contextualizando de forma muito interessante e quase genial toda a história. Mesmo em poucas páginas ele conseguiu delinear perfeitamente os personagens, criando personalidades surpreendentes. Creio que foi a melhor forma de conhecer o autor, já consagrado, mas que eu ainda não tinha tido a oportunidade de ler.

Carolina Munhóz - Conde de Ville

Uma nova casa noturna é aberta na cidade. Seu nome logo vira sinônimo de sucesso e seu ar soturno atrai cada vez mais visitantes. Seu dono, o europeu Vlad, é uma figura enigmática e que desperta curiosidade e acaba mexendo com Elis, uma escritora de histórias sombrias que vê sua inspiração voltar após o conhecer. Mas seriam seus contos pura imaginação ou lembranças que ela sequer sabia ter vivido?

Baseado em Drácula, o conto de Carolina Munhóz traz uma personagem que combina...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/12/resenha-criaturas-e-criadores-raphael.html

Samira Oliveira 05/01/2018

O terror mais antigo pode estar mais perto do que você imagina
Criaturas & Criadores – Histórias para noites de terror, é editado pela Galera Record e reúne quatro contos de escritores nacionais; Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Geogakopoulos e Raphael Montes. Eu como escritora, levanto a bandeira dos livros nacionais, e assim que soube da publicação de Criaturas & Criadores tive certeza que ele seria incrível – porém ele superou meus anseios. Uma das histórias, a última, me fez ficar noites refletindo sobre o que ela representa, outra me fez reconhecer na personagem um pedaço de mim, já outros me fizeram questionar a profundida do humano e de sua mente. Uma obra que precisa estar na estante de todo bom amante de Edgar Alan Poe e de boa literatura. Obras que comprovam a mímeses literária, e no entanto, completamente renovada.

A CRIATURA
“Toda morte acontece por estágios” e a morte de tudo o que consideramos humano e sensível, também. Nesse conto Frankestein é criado para proteger bandidos perigosos da periferia do Rio de Janeiro. Adicione a esse horror, um médico em busca da imortalidade e uma youtuber jornalista que clama por glória e pelo elixir da fama. Ambos se envolvem perigosamente nessa história de criação, fidelidade e terror. O recurso da peripécia é vertiginosamente bem aproveitado e nos faz ter a sensação de estar lendo algo extremamente único e elaborado – e de fato estamos.

Escrito por Samira Oliveira, crítica literária e estudante de Letras na USP
Leia a resenha completa no link abaixo.

site: http://dezoitoemponto.com/2017/12/30/criaturas-criadores-o-terror-mais-antigo-pode-estar-mais-perto-do-que-voce-imagina/

Livroseliteratura 25/12/2017

Resenha do blog Livros & Literatura
Recebi o livro Criaturas & Criadores de cortesia do @grupoeditorialrecord.

Fiquei ENCANTADA com a edição, que é linda! Mas confesso que alimentei, erroneamente, a impressão de que o visual hipnotizante da edição luxuosa iria se sobrepor ao conteúdo da obra.

Quatro clássicos de terror são aqui reescritos por autores brasileiros em quatro contos surpreendentes.

Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes mantêm a essência original de (respectivamente) Frankenstein, Conde Drácula, O fantasma da ópera e (suponho, na minha infinita ignorância) O médico e o monstro.

A aura clássica vem acompanhada da contemporaneidade e do talento de cada autor que, com seu toque pessoal, nos envolve com um universo de embevecimento.

Independente de se apreciar ou não o gênero, é inegável que cada leitor apreciará a escrita dessas estrelas brasileiras!

site: www.instagram.com/livroseliteratura

Driely Meira 01/12/2017

Não é bem terror, mas gostei
Criaturas & Criadores reúne quatro contos de quatro autores contemporâneos brasileiros, sendo que cada conto foi inspirado num certo clássico de terror; o primeiro, denominado A criatura, de Raphael Draccon, traz a história de uma jornalista/youtuber que está entrevistando um médico procurado pela polícia, e nessa entrevista ele revela como foi que um grupo da Polícia Especial encontrou com uma espécie de Frankestein numa favela do Rio de Janeiro.

De início eu não tinha gostado muito do conto, achei o começo um pouco fraco e as coisas só foram esquentar (e eu só fui ficar fissurada na história) lá pelo final. Mas não nego que é interessante a maneira como o autor colocou um personagem como Frankestein numa favela do Rio, e mais interessante ainda é o final, que me surpreendeu e me deixou de queixo caído. Foi uma história que me agradou num todo, mas não chega a ser minha favorita.

De um lado um homem fascinado com o fruto de sua própria ambição. Do outro, uma mulher aterrorizada pelo mesmo motivo. – página 46

No segundo conto, denominado Conde de Ville, conhecemos uma contista (Elisabeth) que está passando por um período difícil: ela não consegue encontrar inspiração para escrever seus contos sombrios. Ela acaba então acompanhando seu namorado, Jonathas, em seu primeiro dia de trabalho numa boate que está dando o que falar, mais pelo fato de ninguém saber quem é o dono (só o chamam de V) quanto por ser diferente. Junto com eles vai Lúcia, amiga de Elis.

A sinopse já dá a entender que o conto vai ser a respeito de um vampiro, então eu já li um pouco receosa porque imaginei mais ou menos como tudo poderia acontecer. Infelizmente, eu acertei os acontecimentos. V é o típico personagem misterioso que surge de repente e que consegue a atenção de todo mundo, e, claro, ele acaba encantado pela protagonista. Quantos livros já não possuem essa receita? Eu acabei não gostando de nenhum personagem, achei todos muito superficiais (mesmo sendo um conto, eu esperava personagens mais desenvolvidos e originais). A única coisa que me surpreendeu e me deixou com um sorrisinho foi o final, que é a única coisa que eu não posso contar...haha’

Estou mesmo prestes a bater na porta de um dos lugares mais sinistros que já vi. – página 78

Eu ainda não conhecia a história de O fantasma da Ópera, então não sabia bem o que esperar do conto da Frini Georgakopoulos, denominado Por trás da máscara, mas vendo que ele era maior do que os outros contos, imaginei que havia algo de especial nele. Temos aqui a jovem Christine, que estuda no Instituto de Artes e Literatura e que, após a morte do pai, não consegue reencontrar a si mesma ou sua voz. Quando recebe um ultimato de que pode perder tudo caso não melhore, ela acaba aceitando a sugestão de uma amiga para cantar no Teatro Ópera, abandonado desde que um incêndio ocorrera. Aparentemente, naquele teatro havia um fantasma que poderia ajuda-la, caso ele quisesse.

Obviamente, o fantasma acaba ajudando-a, mas pode ser que ele esteja apenas usando uma máscara para fingir ser algo que não é, e fragilizada do modo como está, Christine acaba não só caindo na lábia do tal fantasma, como também arrisca muito para querer viver um amor que ela nem mesmo tem certeza de que existe.

Não vou negar, a história é interessante; mas eu só fui ficar animada lá nas últimas páginas, quando as coisas realmente começam a acontecer e o meu desejo de estapear a Chris diminuiu um pouco. Mas só um pouco. Antes disso, foi quase um martírio ver a maneira como nossa protagonista agia perto do tal fantasma, e o pior é que, apesar de ser um conto, eu o achei cansativo. Não foi ruim, mas também não foi esplêndido.

Cantei para um fantasma, mas foi o Anjo da Música quem me ouviu. – página 118

Eu estava ansiosa para ler o último conto, mas quando vi que ele era o menor de todos (pouco mais de trinta páginas), fiquei um pouco receosa. Mas, como sempre, Raphael Montes me surpreendeu, e seu conto foi, de longe, o mais assustador (não a ponto de você morrer de medo ou ficar com medo de dormir à noite) e mais bem escrito de todos. De longe, o meu favorito.

Em O sorriso do homem mau, conhecemos Pablo, um dentista que tem um emprego que adora, uma esposa e filhas que ama, e uma vida com a qual sempre sonhou. Mas ele anda tendo dores de cabeça horríveis, e não bastasse isso, também anda fazendo coisas das quais se esquece depois. Quando seu sobrinho, Eric, desaparece, as coisas desandam ainda mais, e Pablo acaba percebendo que não é tão bom quanto sempre achou que fosse.

Não seja preguiçoso e faça as contas! Hoje faz vinte anos que estamos aqui juntos. Só eu e você, amorzinho. – página 212

Num geral, eu gostei do livro, apesar de que somente um conto conseguiu me envolver completamente. Achei que as quatro histórias são interessantes, mas três delas deixaram a desejar. Contudo, realmente espero que Raphael Montes decida transformar O sorriso do homem mau em livro...haha gostei da maneira como as coisas aconteceram, e seria ainda melhor se a história fosse maior e com mais acontecimentos.

A editora está de parabéns pela edição incrivelmente linda dessa obra, não só pela capa roxa e dura com relevos em dourado, como também pela introdução de cada conto e pela diagramação interior em si. Ficou realmente muito linda! Criaturas e Criadores não é um livro que eu recomendaria para fãs de terror, justamente por não conter histórias assustadoras, mas para quem gosta de histórias inspiradas em clássicos, é uma boa.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Karini.Couto 29/11/2017

"TODA MORTE ACONTECE POR ESTÁGIOS"

Olá queridos, como estão?

Hoje venho falar de um livro que recebemos em parceria, mas de ação. Criaturas e Criadores - Histórias Para Duas De Terror onde temos quatro histórias escritas por Raphael Dracon - A Criatura, Conde de Ville - Carolina Munhóz, Por Trás da Máscara - Frini Georgakopoulos e O Sorriso do Homem Mau por Raphael Montes.

Vou começar dizendo que a edição é linda, capa dura, com letras brilhantes, a diagramação é simples, porém elegante! Eu gostei muito! E o cheirinho de livro novo? Hum! Adoro!

Vou falar primeiro do Dracon que é quem abre o livro com a história A Criatura - eu nunca li nada dele, então essa é minha primeira experiência e curti bastante.

Nessa história conheceremos Elizabeth, jornalista, repórter e youtube. E também Victor, um médico cirurgião procurado pela polícia, que durante uma entrevista com Elizabeth em um barraco cercado por narcotraficantes armados até os dentes fala sobre coisas da vida dele e de quem o patrocinou de certa forma, para ele ser quem é. Nessa entrevista conhecemos, por assim dizer, os estágios da morte.

1- temperatura, onde o corpo vai esfriando gradativamente a cada hora.

2- empalidecimento, onde com a circulação sanguínea interrompida causando esse efeito.

3- enrijecimento, onde sem a circulação sanguínea o corpo perde a capacidade de regular o cálcio contraindo músculos o que causa o enrijecimento que vemos no cadáver.

4- putrefação, onde todos os órgãos começam a apodrecer, traendo o "famoso" odor da morte.

Aparentemente, Elizabeth tem trinta anos, enquanto seu entrevistado, Victor tem cerca de cinquenta e aparentemente há uma certa química no ar. Ele é super racional e conta tudo com uma euforia perceptível de inteligência e destreza, mas isso parece que envolve Elizabeth em uma "nuvem" causando uma espécie de euforia. Apesar de estar cercada pela "podridão humana" em vários aspectos, também estava envolvida no conto de um homem inteligente e atraente. Parece que quanto mais há perigo, mas há interesse também, tornando tudo mais que interessante.

Para Elizabeth entrevistar criminosos é algo comum, ela é o tipo que se arrisca atrás do que ninguém tem coragem para "bombar" na internet e levar o que muitos não ousariam.

Uma das curiosidades iniciais era saber como um homem tão inteligente como Victor se envolveu naquele ambiente. A resposta? Simples e direta, ele era fruto daquele meio, nasceu ali e voltou para suas raízes, sendo o melhor amigo do chefe da favela Monte Branco. Afinal, foi seu amigo quem custeou todo seu estudo e pesquisas, e isso a deixa simplesmente boquiaberta.

"Aquilo era ouro. Uma placa de ouro. Doente, deturpado, sórdido, bizarro com certeza, mas, ainda assim, para alguém como ela, que se dedicava a observar e relatar o que acontecia no mundo, aquilo era original. O tipo de notícia que ninguém havia ido tão fundo para descobrir."

Mas seu amigo Henrique - O chefão, havia morrido!

A história é surpreendente e tem um contexto muito interessante com uma pegada que me lembra um clássico estrangeiro com um Q do nosso dia a dia.

Na segunda história - Conde de Ville por Carolina Munhóz - aqui temos uma casa noturna com um ar macabro e instigante onde tudo parece um tanto quanto surreal, mas te atrai para algo desconhecido e incerto, o dono do estabelecimento é enigmático e chegou a pouco tempo ao Brasil, seu nome? Vlad europeu e muito misterioso. Em paralelo a isso tem uma escritora com problemas de bloqueio que com a visita do Conde de Ville percebe que seu bloqueio se foi, tendo novamente inspiração para criar.. Mas será mesmo que tudo é um conto? Um ato criativo? Imaginação?

Cuidado! Seus esses contos podem ser mais reais do que se espera!

Na terceira história temos Frini nos agraciando com um conto que lembra um pouco "o fantasma da ópera" e nele somos apresentados, óbvio, a uma jovem talentosa que infelizmente após um acontecimento perde seu dom de cantar e com isso pondo toda sua vida em risco, pois sem conseguir cantar ela não terá mais direito a vaga que ocupa em uma conceituada instituição e no auge do desespero ela resolve aceitar "ajuda" de um fantasma .. Esse fantasma ajuda a jovem e tudo parece tão perfeito, mágico e maravilhoso - até não ser e se tornar a pior coisa, um horror! Um pesadelo desesperador! O Título é perfeito - Por Trás da Máscara! Frini mandou muito bem nessa história, sua pegada prende o leitor do começo ao fim!

Na quarta e última história - temos o já conhecido por mim Raphael Montes (eu curto muito tudo que já li dele) então O Sorriso Mau traz um dentista que vive muito bem e tem uma ótima vida! Sabe aquela pessoa que aparentemente tem tudo? Só que tem algo macabro e sinistro nele e nem ele mesmo parece perceber, talvez! Mas ainda assim tudo caminha maravilhoso! Mas quando uma tragédia acontece sua vida cai por terra e infelizmente ou felizmente ele precisará lidar com tudo que esconde até de si mesmo e o mais importante o que tudo isso trará para a vida perfeita!

Bom.. Não dá para eu detalhar cada conto aqui.. Posso dizer que me surpreendi muito com cada um deles, com a escrita de cada autor. Conhecia todos de nome, mas só havia lido livro de dois deles.

Eu curti todos, mas amei o Terceiro conto - da Frini e o último do Montes.

Grata surpresa essa leitura!

Ane Carol 14/11/2017

Criaturas e Criadores - Histórias Para Dias De Terror
O primeiro conto é escrito pelo Raphael Draccon (bem conhecido pela trilogia Dragões de Éter), e é intitulado A Criatura. Imagine como seria se o Frankenstein morasse em uma favela aqui do Brasil, onde o lugar é dominado por traficantes e recebe uma visita frequente do BOPE? E temos a revelação sobre a existência desse mostro através das câmeras de uma Youtuber em busca da sua placa de 1 milhão? Imaginou? Então esse é o plano de fundo em que a história se desenvolve e aos 45 do segundo tempo a trama traz uma reviravolta que que surpreende.

Se você assistiu a série True Blood deve estar familiarizado com a casa noturna Fangtasia administrada pelo sedutor vampiro Eric Northman. Com isso em mente vamos conhecer um pouco da história criada por Carolina Munhoz ( A Fada e O Inverno das Fadas). Conde De Ville traz a mesma pegada. Uma casa noturna com um ar trevoso ao mesmo tempo sexy, e para melhorar as coisas tem como dono Vlad um europeu recém chegado ao Brasil super misterioso.Do outro lado da da história temos uma contista que está com um prazo super apertado para a entrega do seu novo conto de terror, mas que está tendo um bloqueio criativo. Eis que uma visita a Conde De Ville surge como uma fonte de inspiração para sua história, porém o que ela entra por lá é muito mais que que apenas uma fonte de inspiração e descobre que algumas de suas piores história são na verdade baseada em fatos reais.

Aposto que você já ouviu falar em O Fantasma da Ópera, e é nessa história que esse conto escrito pela Frini Georgakopoulos se inspirou. Este é o conto mais longo do livro, com pouco mais de 100 páginas. Nele conhecemos uma jovem com um dom incrível da música e que sofreu uma grande perda que abalou sua capacidade de cantar. Correndo o risco de perder sua vaga em um dos Institutos mais conceituados da área, ela resolve seguir o conselho de uma amiga e tentar a sorte com um fantasma que tem a fama de ajudar jovens artistas desesperadas. Porém para a surpresa de nossa protagonista o Fantasma não é apenas uma lenda urbana e após ouvi-la cantar revolve vai ajuda-la. Porém essa ajuda vem com um preço e a realização de um sonho acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

Em O Sorriso do Homem Mau, escrito pelo Raphael Montes, temos como protagonista um dentista com uma vida aparentemente perfeita. Ele é um bom marido, bom pai, um profissional respeitado, exceto pelo fato de ele esconder um lado obscuro, um lado que até ele desconhece a existência (fãs de The Vampire Diaries que lembra do Alaric e seu alter ego?). Mas quando uma tragédia abala sua família e promissor dentista é obrigado a encarar seus segredos mais sombrios e lidar com a consequência deles.

A história começa do final e com o avançar da leitora vamos descobrindo o que aconteceu para chegar aquele situação. De todos os contos esse foi o que eu achei mais perturbador. Gente que final! Tenso!

Quanto aos contos o que mais gostei foi Por Trás da Máscara, a autora criou uma história que vai te conquistando aos poucos, há um romance que te incomoda no inicio, te faz torcer em alguns momentos e te destrói no final. Sem dúvidas esse foi o mais assustador para mim. Em segundo lugar fico com O Sorriso do Homem Mau, e como já disse esse foi o mais perturbado. Em terceiro escolho A Criatura com sua capacidade de me surpreender no final e por último Conde De Ville, esse conto na minha opinião foi o mais fraco, achei o inicio confuso como se fosse uma continuação do primeiro (a autora usa o nome da protagonista do primeiro conto, dando uma sensação de continuidade, para depois descobrirmos que não tem nenhuma relação a não ser se passar no mesma época do anterior), mas na verdade não é, a história não traz uma protagonista que te cativa nem algo inovador.

Para finalizar Criaturas e Criadores - Histórias Para Dias De Terror apesar de vender histórias de terror é um livro que pode ser lido perfeitamente por pessoas que não são fãs do gênero como eu. Pois ao meu ver o livro nos mostra que o que realmente dá medo, que aterroriza e assombra não são as criaturas sobrenaturais, mas sim a capacidade do seu humano de fazer o mal.

site: http://www.profanofeminino.com/2017/10/criaturas-e-criadores-historias-para.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6