Criaturas e Criadores

Frini Georgakopoulos

Resenhas - riaturas e Criadores - Histórias Para Dias De Terror

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alastair 06/07/2020

O medo clássico em sua modernidade
Criaturas e Criadores é um livro de contos que apesar de trazer o terror como principal tópico, também envolve romance, drama e suspense. Em síntese, achei o livro interessante, com bons contos, mas só o conto do Raphael Montes realmente me prendeu e é claramente o destaque deste livro, talvez porque Montes já trabalhe com este gênero e saiba direcionar melhor estórias do mesmo.

Rebeca - @_meupaisdasmaravilhas 25/05/2020

Criaturas e Criadores - @_meupaisdasmaravilhas
#resenhameupaisdasmaravilhas
Livro: Criaturas e Criadores - Histórias para noites de terror
Autor(a): Raphael Draccon - @raphaeldraccon Frini Georgakopoulos - @frini_georga
Raphael Montes - @raphael_monte
Carolina Munhóz - @carolinamunhoz
Nota: 4 ⭐

Preciso exaltar essa edição perfeita da editora @galerarecord e esses autores nacionais maravilhosos!
Criaturas e Criadores é um livro de 4 clássicos do terror reinventados em forma de contos, cada um escrito por um dos autores.
Vou falar brevemente sobre cada um:
1. A Criaturas - Raphael Draccon:
Frankenstein vive em uma favela do Rio de Janeiro. Foi meu primeiro contato com o autor e eu amei o conto e a escrita.
2. Conde de Ville - Carolinha Munhóz:
Drácula é o misteriosos e sedutor dono de uma casa noturna super badalada!
Não conhecia a autora e amei a escrita dela. O conto é incrível, eu fiquei apaixonada! A história reúne suspense, terror e até romance de uma forma sensacional.
3. Por Trás da Máscara - Frini Georgakopoulos:
Um fantasma assombra o teatro de uma universidade de artes e ajuda as alunas a cantar.
Eu amei todos os contos, mas tenho que enaltecer o conto da @frini_georga, que conto perfeito, que autora maravilhosa, sem dúvidas é o meu favorito! Eu fiquei um tempão pensando nele depois de ler! Além disso, me deixou louca pra ler “O Fantasma da Ópera”. Só leiam!
4. O Sorriso do Homem Mau - Raphael Montes:
Um dentista e pai de família descobre que possui um lado extremamente sombrio e monstruoso.
Tenho alguns livros do autor pra ler, mas esse conto foi a primeira obra que eu li dele e não decepcionou! A história prende do início ao fim e deixa o leitor maluco pra saber o que vai acontecer! Depois de ler o conto já comprei “O Médico e o Monstro” e pretendo ler logo.
Enfim, todos os contos são muuuuito bons e o leitor consegue identificar facilmente de qual clássico é a releitura, o que pra mim foi ótimo porque fiquei com muita vontade de ler os que eu ainda não li!
Pra quem quer iniciar na leitura do gênero é um ótimo livro, eu super indico!

@jaliagoraesuavez 22/05/2020

NÃO FUNCIONOU
“Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos.”

Essa é a promessa desse livro que traz 4 contos de terror, mas não foi o que medo que senti no final da leitura, foi tédio. Tanto que levei uns 4 meses para terminas esse livro.

As leituras são arrastadas, as histórias não encantam e os contos, que deveriam ser rápidos e ágeis mais parecem o livro Guerra e Paz.

Raphael Montes foi o que menos decepcionou com o conto “O sorriso do homem mau”, a única história que efetivamente me despertou algum interesse. De resto, poderia ter passado sem.

Não gosto de falar mal de nenhum livro pois o que não funciona comigo pode funcionar com outra pessoa, né? Mas a minha experiência com esse aqui não foi nada positiva e não podia deixar de ser sincera! Espero que seja prazeroso para você!

#euli #livros #books #amoler #contos #Terror #contosdeterro #literaturanacional

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Reh Lopes Moura 15/03/2020

Recomendo
Releituras de clássicos do terror contadas de uma forma contemporânea. Boas histórias, recomendo.

Cláudia 07/03/2020

Gostei
Dois ótimos contos, dois razoáveis :)

RUDY 25/11/2019

ANÁLISE CRÍTICA E DOS AUTORES
Acredito que falar um pouco somo cada conto e autor, seja a melhor forma de analisar...
RAPHAEL DRACCON é conhecido por seus livros de fantasia e a trilogia mais conhecida do autor é DRAGÕES DE ÉTER e em seu conto A Criatura que compõe o livros, traz uma releitura modificada totalmente da original, um médico cientista, em entrevista para a uma jovem jornalista, promete contar todos os segredos envolvendo os acontecimentos inexplicáveis de uma operação da polícia em uma comunidade. O final traz uma reviravolta totalmente inesperada.

CAROLINA MUNHÓZ é jornalista e escritora e tem vários livros editados como: O REINO DAS VOZES QUE NÃO SE CALAM, POR UM TOQUE DE OURO, O MUNDO DAS VOES SILENCIOSAS, A SÉRIE O INVERNO DAS fadas e outros livros. É a releitura do Drácula e conta a história de uma jovem escritora de livros de terror que se vê instigada a descobrir os segredos do dono misterioso de uma nova boate gótica que abriu na cidade.

FRINI GEORGAKOPOULOS é curadora do Clube de Leitura no Rio de Janeiro e apaixonada pelo Halloween. Livro conhecido da autora é Sou Fã! E agora? (e tem resenha dele aqui no blog, se não estou enganada). É responsável pela releitura de O Fantasma da ópera e fala sobre uma jovem que foi incentivada por seu pai a seguir a carreira de cantora. Infelizmente, ele não vive o suficiente para ver sua filha entrar na universidade, mas ele promete a ela que o anjo da música a guiaria. Em meio ao desespero de perder a sua bolsa de estudos, a jovem se vê apelando para uma lenda que ronda o campus sobre um fantasma no antigo teatro. O que ela não esperava é que seu Anjo não é um fantasma...

RAPHAEL MONTES já é bem conhecido no universo do terror e tem vários livros chocantes: O VILAREJO (que tem resenha no blog), SUICÍDAS, JANTAR SECRETO e outros... E o conto dele encerra o livro sem ter pena do leitor, porque traz trechos de muito sangue, fortes, aterrorizantes e com terror psicológico característico de seus escritos, além de um final surpreendente. Releitura de O Médico e O Monstro.
Devo dizer que todos os contos são tenso, intensos e eletrizantes, cada um com suas características.
Os que mais gostei foram os contos da Frini e da Carolina, acredito que por ter um tantinho de romance, o que para mim é essencial, mas não se enganem, são contos de terror e horror.
Todos os contos trazem uma contextualição diferenciada dos contos originais, entretanto, poderão facilmente ser identificados em cada leitura.
Recomendo para quem gosta dos contos de terror e de releituras que trazem um efeito diferenciado dos originais.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/11/resenha-60-livro-criaturas-e-criadores.html
Michelle 25/10/2021minha estante
grandes nomes nacionais da nova geração

Angela Cunha 30/01/2022minha estante
Ah Rudy, como eu tenho vontade ler esse livro e nunca consigo comprar, seja pela lerdeza ou por não ter deixar ele salvo.
Só de ver o nome do Raphael e dos demais autores nacionais qua amamos, já dá para sentir o peso desse livro.
Eu amo sentir medo rs
Beijo

Gárgula 21/11/2019

Criaturas & Criadores, quatro histórias maravilhosas e arrepiantes
Um livro.
Quatro histórias.
Muita experiência junta.

Ao terminar de ler o livro Criaturas & Criadores, uma coletânea de quatro contos assinados por Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes, publicado pela Editora Record, me vi feliz demais pela experiência.

Cada um nos trouxe um personagem clássico do horror em uma nova roupagem. Cada história nos leva a visões atuais desses personagens em cenários tão diferentes entre si, mas com suas essências preservadas. Só tenha certeza que dessa essência o que existe é terrível.

Raphael Draccon nos coloca em um cenário típico carioca e bem complexo. Ali desenvolve sua criatura, igualmente densa, cheia de ódio. Sua história vem com um final surpreendente e de tirar o fôlego.

Carolina Munhóz nos leva ao ápice de uma história secular onde destinos teimam em se cruzar mostrando que mesmo os hábitos modernos ainda se rendem a elegância do arcaico. Sem dúvida, um clássico renovado de um jeito simples, direto e terrível.

Frini Georgakopoulos consegue nos mostrar o lado vil de uma relação abusiva de uma forma tão clara, utilizando o suspense ao mesmo tempo que a atenua com a loucura daquele relacionamento e seu amor sem limites, impossível e trágico. Muito difícil não se emocionar com a força desse horror.

Raphael Montes nos leva para os recantos sombrios de uma mente perdida, a qual encontra na sua contraparte o alívio da realidade opressora mesmo que tenha de cruzar qualquer limite. Um conto daqueles de deixar as entranhas do avesso quando percebemos que o mal encontra-se tão perto.

Muito talento reunido para nos assustar.
Quatro pérolas modernas no horror.
Um excelente livro a ser lido.

Comprei o meu. Faça o mesmo e me diga sua opinião.

Essa resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 19/11/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/11/19/criaturas-criadores-quatro-historias-maravilhosas-e-arrepiantes/

Cripta Da Leitura 24/10/2019

Para os 4 primeiros contos eu dou nota 3. Foram legais. Mas para o último conto, do Raphael Montes, eu dou 5. Foi um conto que me pegou desde o início e eu não queria mais largar o livro enquanto não terminasse.

@injoyce_ 26/08/2019

Criaturas e Criadores
4 contos sensacionais.
Não me decepcionei com nenhum. Só não compreendi de que clássico o Montes se inspirou, mais adorei do mesmo jeito.
Os contos são bem curtos, então é impossível dá um breve resumo.
Eu fiquei completamente apaixonada pelo 3° conto, que retrata sobre o fantasma da ópera, me deu muita nostaugia e vontade de ler o clássico.
Os contos são excelentes e o livro é muito lindo, eu desejava a muito tempo esse livro por conta de ter o meu escritor favorito entre os escritores, e estou completamente apaixonada, nenhum conto decepcionou, a única coisa decepcionante é que a tintura da capa do livro sai com facilidade.
E você já leu esses contos?
Qual gostou mais?

Nayra 22/03/2019

Nem tanto terror assim...
Me interessei pelo livro por ter como um dos escritores Raphael Draccon. Gosto muito da escrita e das histórias dele, e essa não foi diferente.
Os contos de Carolina Munhoz e Frini Georgakopoulos foram uma surpresa pra mim, visto que não conhecia a escrita delas.
Gostei bastante.
O livro num todo é de uma leitura que flui.
Pra mim, o ponto negativo foi o conto de Raphael Montes. Já é minha terceira leitura de obra dele, e o sentimento ao final é sempre o mesmo: grotesco. Pra mim é um autor que apela pro grotesco em uma tentativa de seduzir o leitor e fazer uma história memorável. Mas, particularmente, tem o efeito contrário. Termino as histórias dele sempre com um sentimento de asco.
Talvez, pela proposta do livro, poderia ter sido uma boa aposta o estilo dele. Mas para mim, não funcionou.

Apesar disso, indico a leitura. É fluida, e interessante ver essa "releitura" de algumas obras clássicas.

Soliguetti 08/11/2018

Deliciosamente horripilante
"Criaturas e Criadores - Histórias Para Dias de Terror" é um ótimo livro compilado pela editora Record com contos de quatro escritores brasileiros em ascensão: Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes. Aqui, eles são convidados a recriar velhos clássicos do terror em um ambientação moderna.

Primeiro temos o conto de Raphael Draccon, o mais fraco dentre os quatro, retratando um monstro à la Frankenstein criado na favela. As coisas começam a ficar complicadas quando o Bope decide invadir o local onde está o monstro, à procura do traficante que aparentemente o controla.

Carolina Munhóz vem em seguida com um delicioso trama em que Drácula se muda para uma cidade e decide ter sua própria boate. A personagem principal acaba se envolvendo com o vampiro e cedendo, meio que contra a sua vontade, a seus irresistíveis encantos.

A grande revelação vem com Frini Georgakopoulos, com o maior e melhor conto do livro, numa recriação de "O Fantasma da Ópera". Com personagens ótimos e empáticos, o leitor se delicia com a maneira quase poética com que Frini vai contando sua história. Os trechos de músicas modernas se encaixam perfeitamente com o enredo, criando uma ambientação impecável de romance e terror.

Por fim, fechando com chave de outro, Raphael Montes aparece com sua história como sempre macabra e sangrenta, em que somos levados àquele tradicional quartinho em que o personagem é trancado e torturado por seu algoz, tão comum em filmes de terror. Uma reviravolta surpreendente pode deixar o leitor sem fôlego nas últimas páginas.

O livro é uma prato cheio para os fãs de terror e também para os entusiastas de nossos escritores nacionais de ficção e fantasia. Tudo isso recheado com um trabalho lindíssimo de arte da Record. "Criaturas e Criadores" cumpre o que promete: traz histórias assombrosas para dias de terror, mas sempre com muita diversão.

Debyh 25/06/2018

Adoro contos, gosto de um terror então é um combo pra mim quando são os dois juntos como é a proposta deste livro. E devo dizer que por gostar tanto que já li um considerável número de contos de terror. Creio que, talvez, por ter mais experiência com este tipo de leitura, este livro em questão não me agradou muito.
Com personagens conhecidos de histórias clássicas, os quatro contos trazem versões novas das conhecidas criaturas e, como diz o título, juntamente com seus criadores. Uma pequena pitada de terror, e muitos eventos sobrenaturais aguardam nessas histórias.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/criaturas-criadores-draccon-montes-munhoz/

Marriete 28/04/2018

Criaturas e Criadores - Resenha Autores: Raphael Draccon / Carolina Munhóz / Frini Georgakopoulos / Raphael Montes Editora: Record ISBN: 9788501301499
Imagina ter quatro dos melhores autores nacionais da atualidade reunidos em um mesmo projeto. A ideia virou um fato quando a Editora Record reuniu Raphael Draccon, Carolina Munóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes para nos trazer clássicos maravilhosos em suas releituras. Temos O Fantasma da Ópera, Drácula, O Médico e o Monstro e Frankstein.

Quatro clássicos inesquecíveis mais quatro mentes brilhantes, que resultado esperar? Uma obra de tom assustador, mas, claramente cativante.

Eu adorei a releitura de Frankstein! Uma criatura criada dentro de uma favela carioca e que detém um poder sobre humano capaz de não somente aterrorizar quem o encontra mas também inspira o respeito de quem sabe não poder vencê-lo. A mente de Raphael Draccon é poderosa e ele encontrou em mim uma nova fã!

Vlad, um vampiro charmoso e cheio de mistério também ganhou meu coração! Quem nunca desejou a imortalidade ao lado do ser amado?

Erik, um professor de música com um passado tenebroso, cujo talento em lapidar vozes o tornou famoso e discretamente procurado mesmo após sua morte.

Pablo, o dentista carismático que encantava as crianças também escondia um lado obscuro e completamente inaceitável.

Leitura rápida e viciante. Esse é facilmente um dos livros que mais apreciei este ano, até o momento.

#CriaturasECriadores#RaphaelDraccon#CarolinaMunhóz#FriniGeorgakopoulos#RaphaelMontes#AutoresNacionais#LiteraturaNacional#ReleituraDeClássicos#Clássicos#ClássicosDoTerror#Frankstein#OFantasmaDaÓpera#OMédicoEOMonstro#Drácula#AmoLer#Instabooks

garotadovlog 11/04/2018

RESENHA: Criaturas & Criadores (Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos, Raphael Montes)
Eai galera, como vocês estão? Tudo belezinha?
Hoje é dia de resenha e dessa vez trago a resenha de um livro que foi escrito para noites de sustos, gritos e claro, muito terror. "Criaturas & Criadores" é uma obra escrita por quatro autores, onde cada um aborda um tema diferente dentro do gênero de terror.

Raphael Draccon nos leva para uma das favelas do Rio de Janeiro, onde uma lenda de que um imenso monstro vive a assombrar não só alguns moradores como matou muitos policiais em uma invasão que faziam ao local. Com uma narrativa fluente, Raphael nos envolve no enredo da história com muita facilidade e finaliza o conto com maestria nos deixando de queixo caído!

Carolina Munhóz já nos leva para um local bem mais badalado. Conhecemos Elis, que é uma cronista no jornal da cidade com uma vida tranquila junto de seu namorado. Até que uma nova balada gótica é inaugurada e local de trabalho de seu namorado, logo a garota vai na inauguração e conhece "Vlad", um homem misterioso, porém, por quem ela sente uma enorme atração.
A autora nos puxa para dentro do universo em que a trama se passa nos fazendo amar e ao mesmo tempo odiar os personagens, ela soube contar de forma delicada um assunto bem macabro (digamos assim). Carol também nos pega de jeito quando desengata o romance e nos faz ficar dividida entre torcer ou não pelo casal. Incrivelmente bem escrito!

Frini nos leva para uma universidade de artes onde conhecemos "Christine", uma garota que acabou de perder o pai e está consumida pela tristeza. A garota então leva um ultimato de que se não se esforçar terá sua bolsa de estudos cedido para outro aluno, a amiga da garota a leva até um teatro desativado onde jaz a lenda de que se você cantar para o fantasma que lá habita, ele pode então ajuda-lá.
Eu nunca tinha lido e nem ouvido falar sobre essa autora e preciso dizer quão boa foi a minha surpresa ao ler seu conto. Sua narrativa é fluída e apesar da história ser um tanto complexa ela não nos cansa, muito pelo contrário. Só nos deixa mais curiosos para saber de fato como a autora irá encerrar o enredo sem deixar algumas pontas soltas. De longe foi um dos contos que eu mais gostei de ler dos quatro, imensamente criativo e muito bem construído e desenvolvido.

Agora falando sobre o queridissímo Raphael Montes, aqui ele nos traz a história de um dentista chamado Pablo e pai de família. O homem tem alguns lapsos de memórias e quando menos se espera ele se vê diante de uma situação horrível da qual jamais se imaginou ser capaz de cometer.
Foi um dos contos mais ardilosos e difícil de ser lido, Raphael não nos decepciona e nos conta a história com maestria, sua narrativa é rápida e direta, sem dar muitas voltas. O final é realmente de deixar qualquer um cheio de arrepios e pensando: 'será que eu realmente conheço as pessoas que me cercam todos os dias?'.

O livro é realmente muito bom e cumpre o que promete, levou uma classificação de 4.0 estrelas e super recomendo!
Beijos da Cah ♥

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2018/03/resenha-07-criaturas-criadores-raphael.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6