A floresta sombria

Resenhas - A floresta sombria

bea666 29/04/2024

é eita atrás de vish
Simplesmente incrível(!!!)

é difícil comentar sobre, mas n vejo a hora de terminar td p fzr a resenha completa no meu blog

nesse livro a gnt tem de tudo e mais um pouco, sem nenhuma ponta solta (uma coisa q eu achei fantástica), qnd vc acha q ele esqueceu de comentar de X personagem, aparece uma referência/explicação sobre

ansiosa pra ler o último

xxxRFxxx 15/03/2022

Sequência arrasadora
O primeiro volume já tinha me dado uma rasteira, e quando percebi já estava cativo. Mas o segundo é infinitamente melhor. Você pensa em uma possibilidade de resolução da crise, mas Liu já a contemplou no livro, desenvolvendo-a com uma empolgação safada, só pra esfregar na sua cara que não daria certo. Não vou mentir, foi uma leitura angustiante, mas igualmente arrebatadora. Quase quatrocentas páginas que são galopadas num piscar de olhos. As referências trekkianas ao socialismo e asimovianas ao racionalismo estão aí, não existe uma grande digressão epistemológica ou social como outras obras contemporâneas de FC, mas é um arregaço. Começando agora a ler o volume final com a maior expectativa que os sófons permitem.

Filipe 15/05/2023

A genialidade de Cixin Liu é assombrosa, assim como a sua capacidade de pensar cenários ficcionais científicos e traduzir em uma linguagem acessível e prazerosa.

O segundo livro da trilogia dos três corpos consegue ser ainda melhor do que o primeiro, que já é ótimo. Estou ansioso pelo terceiro.

Mssamuca 13/10/2023

Como um livro que te faz se sentir burro pode ser tão viciante?
É ate difícil descrever as sensações que tenho lendo essa obra; Com o primeiro livro tive mais dificuldade, mas não significa que o segundo seja uma leitura tranquila também. Ele é sim mais viciante, com momentos que não queria parar de ler, mas fiquei um pouco aflito no começo por me sentir perdido na história.
Em suma, recomendo muito, mas sugiro um pouco de paciência.

Pinho 28/11/2020

Um dia o sol iluminará a floresta sombria
Não quero dar spoiler portanto, esse livro é perfeito e não entendo quando alguém faz resenha ruim. Os personagens são incríveis, a trama é maravilhosa além do final que surpreende.

Vale muito a pena, recomendo muito!

Renata_ Pandora 07/06/2023

A base para a Teoria da Floresta Escura é uma razão ecológica. O que acontece quando qualquer espécie começa a crescer, se multiplicar em um ambiente de recursos limitados? Sua prioridade é a própria sobrevivência. Mesmo que para isso seja necessário eliminar os rivais.

Uma galáxia tem recursos limitados. Uma floresta também. Isso nos leva a outro pensamento. Vamos ver o que nossos ancestrais fizeram na Terra. A espécie humana cresce, se multiplica, ocupa cada vez mais espaço e consome uma proporção cada vez maior de recursos da biosfera. Nos últimos 200 mil ou 300 mil anos exterminamos todos os outros hominídeos: Neanderthalensis, Homo Erectus, Florensienis, Denovosianos.

Também massacramos outros primatas. Nossos parentes mais próximos vivos ? os bonobos e chimpanzés ? estão à beira da extinção. As outras espécies selvagens mais inteligentes, como as de elefantes (o africano e o asiático) e as de cetáceos (baleias e golfinhos) também chegaram ao limite.

Mas existe uma outra lógica ecológica, pelo menos no ambiente da floresta: a interdependência. A floresta é uma teia de relações. Você pode não saber, mas depende do equilíbrio que até o seu rival ajuda a manter. Em parte por isso, os mesmo povos que eliminaram outras espécies na Terra também têm relações de respeito com algumas delas.
Povos tradicionais de hoje também.

Os esquimós do Alasca reverenciam e também caçam baleias, num ritmo que permitiu a sobrevivência das duas espécies por milhares de anos.

Estamos mudando. A sociedade moderna discute cada vez mais os direitos dos animais e a necessidade de existência de outras espécies em ambientes selvagens sem nossa interferência.

Ao mesmo tempo que provocamos uma das maiores ondas de extinção em massa também aprendemos que precisamos conviver com as outras espécies no planeta. Talvez isso nos ofereça uma esperança se algum dia encararmos nossos caçadores no espaço.

Eder.Machado 08/02/2021

Boa leitura
A história passa por alguns momentos de marasmo, chegando a ser um pouco cansativo. Mas o conjunto da obra até o seu final acabou sendo recompensador.
Esperando para iniciar a terceira parte da história...

Thomaz.Barros 13/03/2021

Aqui vivemos a expectativa do contato e os planos da humanidade para se defender. Será que dará certo?

Rafael 07/06/2021

Surpreendente!!
Livro surpreendentemente sensacional!! Vale a pena entender a teoria da Floresta Sombria e trazer para a nossa realidade (não muito diferente da história), recomendo demais a leitura!

Diego 26/07/2021

Uma bela sequência do O problema dos três corpos, um livro gostoso de ler com uma narrativa cativante que prende a atenção. A história possuí mistérios e reviravoltas gerando aquele gostinho de quero mais.

Lara 08/06/2023

Por essa nem o futuro esperava
Um dos melhores livros que eu já li. Até o último minuto foi emoção na Terra, emoção lá no espaço.
Imagina se isso acontecesse de verdade?? Cada palavra do livro fosse verdade.
Eu super recomendo, muito bom

JoAo366 04/05/2022

Sociedade sem humanidade
Se ainda não leu o primeiro volume dessa trilogia, sugiro fortemente que leia antes de continuar vendo essa resenha. (inclusive, tem resenha do primeiro por aqui também)

***

A saga pela humanidade na terra continua ameaçada e cada vez mais perto de um fim derradeiro nesse segundo volume.
A informação da ameaça já é de domínio público e a sociedade se vê dividida entre aqueles que ainda querem lutar pela humanidade no futuro e aqueles que resolveram deixar o problema para quem tiver vivendo no dia.
Só aí já podemos notar o egoísmo das pessoas e mostra bem o quanto estamos divididos e não enxergamos o mundo como lar da nossa espécie.

Muito problemas sociais são levantados aqui e de uma forma que se a história não fosse uma enorme ficção, as coisas certamente aconteceriam da forma que o autor coloca.
Além disso fala da inocência da espécie humana em querer encontrar vida em outros planetas enquanto ninguém lá fora é amigável.

Esse volume ficou um pouco arrastado, o autor tentou uma maneira diferente de escrever, bem contemplativa e poética, mas um saco. Por isso um pontinho a menos pra ele, mas ainda assim obrigatório para os fãs de uma boa ficção científica.