Senhor das Sombras

Senhor das Sombras Cassandra Clare

Resenhas -

Karyne | @kayliteraria 31/12/2023

Tentando processar esse final? ?
Eu demorei séculos para ler esse livro mesmo que em comparação ao outro ele tenha mais cenas de lutas. Eu acabei com a sensação que apesar de ser um livro ENORME poderia facilmente ser reduzido a metade.
A resolução dos fatos ficaram para o final junto com toda cena de luta e parte triste? Mas Cassandra Clare é Cassandra Clare? ?? não da para largar esse universo

nari 02/04/2021minha estante
amg do céu coloca aviso de spoiler

Julia.Everton 03/04/2021minha estante
coloquei haha

Brenda.Mariana 08/01/2023

Vamos conversar sobre Senhor das sombras?
Desde a adolescência sou apaixonada pelos livros da Cassandra, os instrumentos mortais estão entre as minhas sagas favoritas. Entretanto, iniciei a leitura dessa trilogia no ano passado, iniciei por Dama da meia noite, mas não escrevi nada esperando conhecer mais os personagens e a história em si.

Bom, acho que eu vim para essa leitura com muita expectativa é talvez me decepcionei um pouco. O livro não é ruim, a história è muito boa, porém, é um livro muito grande, com partes onde não vi tanta necessidade, que poderia deixar o livro menor e com a leitura mais fluída.

Em alguns momentos foi uma leitura muito arrastada, melhorando apenas do meio para o final, contando ainda com partes que não havia muita necessidade, ao meu ver.

Estou indo para o terceiro livro sem grandes expectativas.

Espero que essa trilogia consiga me cativar assim como Instrumentos mortais.

PS: meu personagem preferido desse segundo livro, com certeza é o Ty e toda sua evolução do primeiro livro até aqui.

mbarollo 03/06/2022

Arrebatador!
Eu tinha me esquecido de como os livros da Cassandra Clare são densos, mas eu amei Senhor das Sombras - teve muita ação, descobertas, carinho e amor em cenas de tirar o fôlego!

Falando em amar, esse é um universo que eu amo demais e eu realmente acho que a Cassandra está se superando a cada volume que ela escreve. Neste em específico temos mais alguns vilumbres do Reino das Fadas e eu juro que é tudo tão bem descrito que é quase paupável… as sensações também – a imersão é garantida!

Todos os personagens dessa nova saga são incríveis pra mim e, desculpem, eu gosto infinitamente mais deles do que dos personagens de Instrumentos Mortais hahahaha Depois da Saga das Peças Infernais, essa é a minha preferida, e as duas estão super próximas no queridômetro, viu!

Amo o Julian e a Emma, os sentimentos deles e todos os problemas que eles enfrentam juntos mas meu coração pertence ao Mark. Sério, em todas as cenas que ele aparecia eu ficava encantada com a pureza dele e com o coração de ouro! Outro personagem que me surpreendeu e que eu amei companhar foi o Kit – amo a relação dele com o Ty!

Quanto à história, temos um ótimo enredo e que caminha para um rumo que parecia que se encerraria nesse livro, mas no final somos completamente surpreendidos! Os acontecimentos dos últimos capítulos são tão intensos e acabam tão abruptamente que não sobra espaço para indignação nem tristeza, você simplesmente já quer pegar o próximo volume e imendar nesse pra saber o que aconteceu!

Enfim, uma leitura maravilhosa.

site: https://fomedeleitura.wordpress.com/

Emanuely58 08/10/2020

A construção dos personagens se elevou muito, eu sofri com eles ;-; não creio nesse final gente, Cassandra não tem pena de nós? Pra que isso?? Não compreendo

tete 11/07/2022

dou: muito dinheiro pra Cassandra Clare
recebo: dor, tristeza e depressão

NUNCA MAIS VOU SORRIR TO MAL
Nana 07/01/2023minha estante
Isso me preocupa... Bastante kkkkkkk

lana!¡ 22/11/2021

cassandra clare pq vc é assim
gostei, soube trabalhar bem alguns personagens e trazer mais sobre eles sem parecer ser chato. bom, primeiramente quero ressaltar o quão injusto foi a cassandra ter dado tão poucos mimos pro mark, kieran e cristina sendo que eles literalmente carregaram uma parte desse livro, eu amo demais o julian e emma juro eles são meus tudo porém teve partes do drama entre eles que poderiam ser facilmente trocadas por algo que fizesse a trama ir pra frente mas ok, o desprazer que eu tive aqui foi apenas conhecer a zara dearborn, sua família e os centuriões (falando sério, que gente insuportável) e falando aqui novamente, se tem uma coisa que eu gosto na cassandra clare é a mania dela de jogar do nada casais que ninguém imaginaria??? e mesmo assim ficar interessante (queria muito falar mas é spoiler, quem leu sabe) mas em geral esse livro foi uma loucura, eu tive que reler várias partes pra entender por que quando a cassandra se empolga ela se empolga mesmo kk...

e o final tô preferindo não comentar pelo bem do restante da minha saúde mental, é isso.

Rinks 22/05/2021minha estante
Achei desnecessário a morte dela

Geo 22/05/2021minha estante
Mano sim. Ela era tão tão aaaaa. E o jeito como foi descrito, o Julian falando pra ela acordar, é destruídor

Rinks 22/05/2021minha estante
A parte do funeral dela quando o ty sobre naquelas madeiras lá Nossa cassandra acaba cmg

Geo 22/05/2021minha estante
Ainda não passou o funeral, mas tô já preparada pra ficar desidratada. Tô pensando se leio logo ou não o próximo

Rinks 23/05/2021minha estante
Aí mds desculpa zksksksk o 3 É O MELHOR ent recomendo ler logo

Gabriela Piva 09/09/2020

Senhor das Sombras, Os Artifícios das Trevas-Cassandra Clare
Senhor das Sombras é o segundo livro da trilogia Os Artifícios das Trevas escrito por Cassandra Clare e publicado aqui no Brasil pela editora Galera.

Emma, agora vingada pela morte de seus pais, se divide entre proteger ou amar Julian, seu parabatai. Porém, a autora não apenas foca na relação amorosa Emma/Julian, mas também em uma linda amizade que nasce entre Kit, Ty e Livvy.
Esse livro explora muito o universo das fadas, me surpreendendo e quebrando totalmente a minha ideia das fadas boazinhas e inofensivas.

Dando foco para outros personagens da trama, Cassandra expõe a vida e os problemas de cada um. Gostei da forma com que ela redigiu temas como sexualidade, gênero e autismo.

Se você ainda não leu essa trilogia, saiba que você está perdendo uma boa leitura. A quantidade de páginas pode assustar um pouco, mas juro, a narrativa é tão fluida que quando fui ver já estava na página 400 e não conseguia mais largar a história.

Natasha | @natpinheirox 22/05/2021

MEU. DEUS. QUE. FINAL. BRASEEEEL!!!
A leitura no geral foi um pouco arrastada em alguns momentos, eu senti dificuldade para dar continuidade e demorei um pouquinho pra ler, PORÉM (e um porém bem grande assim mesmo) quando eu peguei pra ler de verdade, eu fiquei totalmente presa à história. Mais uma vez a Cassandra conseguiu se superar e me surpreender! Eu fiquei encantada com a inclusão que ela trouxe, dessa vez, a transexualidade tratada em certo ponto do livro e fiquei CHOCADA com o final, muito chocada! Eu bem achando que tudo tava caminhando bem e que as coisas iam se acertar e vem só m*rda atrás de m*rda... Já quero começar o próximo livro pra ontem! hahaha :D
Só leiam LOGO de uma vez que não vão se arrepender!

Manela 14/10/2021

RESENHA- Senhor das Sombras
Sem sombra de dúvidas, os livros da Cassandra Clare vem progredindo cada vez mais, a começar pelo ritmo, que desde o início já é frenético e te faz entrar na estória, a princípio, muito rápido, embora no meio há ainda a típica enrolaceira chata.

A criação da expectativa é muito boa, a preparação para "o que pode acontecer depois do ato final do último livro?" é satisfatória e, por fim, um tanto surpreendente com o quão rápido a situação é resolvida para surgir uma pior e com outra maneira de lidar.

As baboseiras sem tamanho ainda estão aqui, como objetos que do nada podem proteger ou convocar todos, mas que não foi nem um pouco conveniência ela não ter usado o livro passado inteiro, fora que são mais multifuncionais que Bombril.

Um ponto que essa trilogia de livros está se destacando é a exploração do Reino das fadas, a construção de mundo é boa, realmente da pra se imaginar vendo um rio de sangue junto de florestas lindas e com festas brandas.

A diferença dos personagens e seus pontos de vista são bem claros, a construção é feita aos poucos, mas cada um é individual, com seus problemas e núcleos que precisam solucionar.

Enfim, um livro necessário? Ainda não sei opinar sobre. Uma boa diversão? Sem dúvidas. Um livro cheio de pontos positivos que vem junto da evolução da autora, mas que ainda persiste em erros que servem para facilitar a sua vida, no quesito narrativa, simplesmente mediano, nada incrível ou extraordinário, só um bom passatempo

Dani 29/12/2021

...
Mais um de Cassandrinha. No geral gostei desse livro mas achei mais fraco que o primeiro.
Gostei muito da exploração do mundo das fadas, essas partes são muito interessantes e misteriosas.
Eu gosto muito dos personagens dessa trilogia. Também gostei dos obstáculos aqui, deixou a história interessante.

Emma e Julian eu gosto deles juntos, mas é parte que cansa pois fica muito repetitiva.
Cristina maior que carreiras apenas, fez tudo. Mark é o personagem favorito até agora.
Os acontecimentos do final são chocantes e já terminei com vontade de começar o próximo.

Apesar de eu ter gostado bastante, algas coisas me incomodaram muito deixando a história não tão legal assim.

Anna Eloisa 23/12/2020

Melhor que o primeiro
Tive medo de começar esse livro por causa do final do anterior, achei que seria uma sofrência só por causa do Julian e a Emma, mas não foi assim (não tanto, pelo menos), a Cassandra conseguiu equilibrar as coisas e tinha tantas coisas acontecendo que não se tornou uma leitura cansativa! Gostei desse livro mais do que do primeiro! Mas confesso que estou com medo de ler o próximo, tantas coisas aconteceram nesse final... Espero que a Cassandra me surpreenda novamente (de um jeito bom)!

perolaS2 15/09/2021

Espada Mortal
No exato momento que eu escrevo isso eu ainda não me recuperei do choque que foi ler a última página do livro. Sem condições, que crueldade. Como Cassandra foi capaz????
Esse é um daqueles livros que quando alguém citar o nome eu chorarei. Sério, a morte foi descrita de uma forma tao única, tão cheia de sentimentos, parecia que era alguém da minha família morrendo. Eu não tenho nem cabeça pra me estender aqui, eu só quero passar o resto do dia deitada e chorando muito
Tudo nesse livro foi tocante, em vários momentos eu chorei, ri e fiquei chocada com revelações. Nem acredito que vou finalizar essa trilogia. Eu levarei essa família pra sempre no meu coração, os filhos dos espinhos vivem em mim e Emma, Kit e Cristina que me arrancaram suspiros.
Agora vou mandar DM pra Cassie pra ela pagar minha terapia que isso não é justo!

Lilyan Sotnas 25/03/2021

Muitas paradas cardíacas!
Esse foi o livro que li mais devagar da Cassandra Clare, mas é porque a história foi chata e entendiante, LONGE DISSO, é só que não estava tão disposta na leitura.
Mas foi um livro muitooo bom!

Cassandra Clare entrega mais uma história de surtar os corações!

O primeiro livro achei que teve um foco maior no romance da Emma e no Julian, o que deixava os acontecimentos meio de lado, já nesse livro foi o contrário. Achei mais envolvido na parte dos conflitos da história, o romance apenas acontecendo ao redor invés de ser o centro de tudo. Pelo menos, foi essa minha percepção.

Um amor muito grande pelos personagens secundários da família Blackthorn! ? Ty, Livvy e o Kit Herondale formaram um trio inseparável! Pelo menos, era o que eu pensava antes de chegar a 98% da história e a autora escrever aquele plot twist horroroso! Odiei, odiei aquele final. Sei que Cassandra Clare adora causar desespero nos leitores, mas foi uma morte muito desnecessária. ??

Outro trio foi formado também, a Cristina, Mark e Kieran. Sensação de triângulo amoroso se desenvolvendo aí. Vai dar muita treta! Por mim, bem que poderiam formar um trisal. Haha ?

Esse livro trouxe muita participação dos antigos heróis da série anterior! Alec, Magnus, Jace e Clary, assim como também participações de Jem e Tessa da trilogia Peças Infernais. Também houve menções da nova trilogia da Cassandra Clare "As Últimas Horas", no qual há apenas dois lançamentos e um traduzido em PT-BR até agora.

Acho que quem não leu as outras séries do universo shadowhunters pode se sentir um pouco perdido. Eu me sentir perdida, mesmo tendo lido a trilogia Peças Infernais, o primeiro da trilogia As Últimas Horas e a série Os Instrumentos Mortais. Então aconselho ler esses antes de tentar começar essa trilogia!

É isso, leiam! Recomendo muito!