Tithe

Tithe Holly Black

Resenhas - Tithe

Lucia | @lucia_esta_lendo 14/04/2022

É uma boa história, mas o enredo poderia ter sido mais bem desenvolvido. As tramas políticas ficaram um pouco confusas e por ser um livro curto, achei que a leitura fica corrida.
Não senti química entre o casal principal e o romance é bem fraco. Mas entendo que este é um livro antigo e inicial no mundo do Povo do Ar.

Nathy 16/05/2022

Um vislumbre sombrio do reino das fadas, das criaturas que deviam ocupar nossos sonhos, mas ocupam nossos pesadelos.

Kaye vive uma vida nada normal para uma adolescente de dezesseis anos: largou a escola, anda por aí com a banda da sua mãe e faz o que bem entender. Depois de mais um problema que a mãe arranja, elas precisam voltar a morar com a avó em sua casa de infância. Mas a infância de Kaye também não era normal, ela via e brincava com seres encantados. Quando ela volta pra cidade, fica pensando se eles não eram só imaginários, mas tira suas dúvidas quando acaba tendo que salvar um deles no meio da floresta. Querendo saber mais sobre esse mundo misterioso, Kaye começa a se enfiar onde não foi chamada e descobrir que não é um lugar de sonhos e fantasias, mas de morte, enganação, segredos, sangue e poder. Quanto mais longe ela vai, mais em risco coloca a sua vida e daqueles que ela ama.

Foi uma surpresa poder voltar para o reino das fadas e descobrir novos lados que a autora traz. Esse livro é bem mais cru do que a trilogia de O Príncipe Cruel, já que foi escrito antes (2002), dá pra ver a autora ainda testando e entendendo os funcionamentos dos seres encantados.

Nesse livro as fadas são BEM mais cruéis e mostradas fazendo maldades sem rodeios. O que eu achei bem interessante e diferente.

A escrita é extremamente rápida, tendo umas partes um pouco confusas que me irritaram por passar por cima de algumas explicações. A pegada é total dos livros que eu lia quando era adolescente, sendo bem jovem dos anos 2000.

Como a proposta dessa série da Holly Black é trazer um conto diferente a cada livro, as personagens não são muito aprofundadas, mas tem bom desenvolvimento dos arcos da narrativa.

Eu estou MUITO ansiosa pra ler o segundo e descobrir mais um lado desse mundo mágico!

Indico de mais pra quem gosta dos livros dela, mas ir com a cabeça de que foi escrito bem antes dos sucessos mais recentes!

Atena0 15/05/2022

Amei
Como todos os outros livros da escritora, esse foi maravilhoso e mágico, a história se passa no mesmo universo do príncipe cruel, mas alguns anos antes. O romance entre os protagonista é lento e gratificante... eu simplesmente amei

Isadora 08/01/2023

QUE LIVRO SEM GRAÇA, SEM NEXO, PROTAGONISTA CHATA.
Esse livro tinha muito potencial porém foi decepção total, esperava muito mais e tempo perdido lendo.

Enzo 23/01/2024

Realmente um conto de fada moderno
Um livro incrível, minha primeira leitura boa desse ano. Todos os personagens são bem interessante e bons de acompanhar em poucos momentos a história fica enjoativa e parecendo sem rumo. Logo no começo do livro as coisas são apresentadas de maneira rápida e dinâmica, tudo muito bem explicado e tudo avança de maneira rápida.
A kaye é uma excelente protagonista, que mesmo quando sofre por alguma coisa, não é daquelas personagens que viram impotentes, ela age ao invés de ficar parada chorando, admirei muito isso, o único ponto ruim é em como certos momentos ela lida bem demais com tudo.
Roiben e Corny são ótimos apoios a Kaye, apesar de querer ter visto mais do Corny achei ele muito divertido e dinâmico, e em como ele foi realista quando se envolveu no mundo das fadas, achei muito bom como a sexualidade dele foi tratada de maneira muito natural na história.
Já o Roiben foi um espetáculo, acho muito interessante como ele sempre foi um escravo, quando ele era um servo totalmente devoto da rainha seelie e quando ele foi para outra corte, e como mesmo no futuro ainda tinham poder, até mesmo a Kaye e toda a dinâmica envolvendo seu nome, tô muito curioso pra ver ele nas continuações, pois sinto que ele ainda pode crescer mais como personagem.
Outros personagens secundário por mais que mínimas suas participação todos tiveram sua importância com toda a trama, isso foi algo que eu gostei muito, ninguém passava batido na história.
Acho que os únicos defeitos desse livro é como em alguns momentos ele trata tudo de maneira natural até demais e sendo muito "rápido". Mesmo o livro sendo curto ele teve uma história muito boa e grande

belyyyyyyyyyy 13/05/2022

bom
? ?Tithe? é o primeiro volume da triologia ?Contos de Fadas Modernos? que, atualmente está sendo relançado pela @galerarecord , é uma fantasia que se passa antes dos acontecimentos da triologia de ?O Príncipe Cruel?. Essa história é diferente de tudo que já li escrito por Holly Black, admito ter ficado confusa nos primeiros capítulos, algo que eu não esperava, pois já li quatro livros do ?Povo do Ar? e já estava um pouco familiarizada esse universo, mas ao longo da leitura você passa a compreender melhor depois de entender os objetivos da história.
? Gostaria de dar um destaque para a abordagem folclórica das fadas a que a autora introduziu nesse livro, ela utilizou elementos muito perto daquele folclore verdadeiro e ficou simplesmente perfeito. Consegui matar a saudade do universo do ?Povo do Ar?.
? Também amei as passagens de vários livros no início de cada capítulo, sempre achei incríveis as referências literárias da Holly Black.
? Ler esse livro foi uma experiência muito agradável, com uma escrita satisfatória do início ao fim que me proporcionou inúmeros sentimentos.

Val 22/07/2023

3.5 Até hoje foi o livro que eu menos gostei da Holly Black e da galera das fadas. Gostei de saber um pouco mais das cortes fora de elflhame e da origem de personagens que conheci mais tarde.

@caixas_e_livros 29/11/2022

Tithe
?Tithe

??Era uma vez duas cortes inferiores, a luz e as trevas, a Seelie e a Unseelie, o Povo do ar e o Povo da Terra??

Muito antes de O Príncipe Cruel o Reino das Fadas já vivia envolto em guerras e intrigas e os seres mágicos já viviam em meio aos humanos, como já conhecemos esse universo criado pela Holly, sabemos que eles não são nada inofensivos.

Kaye tem 16 anos e não se encaixa, todos a acham esquisita e que sua imaginação é muito fértil, até mesmo mentirosa. Kaye sabe que tudo que vê é real. Uma noite após ajudar um estranho na floresta ela da início a uma cadeia de eventos que mesmo ela, nunca poderia ter imaginado.

??Tudo sempre fica mais fácil quando é visto como bem e mal, não é??

Tithe começou com um drama bem adolescente que não estava me prendendo, mas a escrita da Holly Black compensa tudo, então continuei e estava amando revisitar esse universo tão único que ela criou. Magia transborda a cada página virada.

Quando a história finalmente engata é extremamente empolgante, toda a intriga e as charadas que o livro traz.

??O que lhe pertence, mas os outros usam mais que você??

Duas Rainhas de duas cortes tem um tratado junto com o povo livre, e Tithe é o sacrifício que une esses povos. A partir dele que tudo começa a fazer sentido e fica eletrizante.

Embora tudo aconteça bem rápido, alguns pontos da história tiveram respostas muito vagas, o que me deixou um pouco incomodada.

Tithe traz a história de uma garota tentando encontrar seu lugar no mundo, de um Reino que está se desfazendo e de um Cavaleiro tentando relembrar quem realmente é.

Isabella658 05/05/2022

Ótimo livro de entrada
O começo é meio apressado, mas fica naquela lentidão de desenvolvimento igual o começo de o canto mais escuro da floresta. Porém, antes da página 100 já começa a caminhar o plot central da história e, como sempre, é regado de fantasia e mistério. O que amo nesses livros da Holly Black é exatamente, o mistério que nos prende e nesse aqui não foi diferente.
Kaye sempre teve amigos fadas, mas nunca soube exatamente o que acontecia, até que um dia um encontro inesperado com um guerreiro muda tudo. E coloca mudança nisso, até a própria Kaye vira uma outra pessoa. O desenvolvimento dos personagens é interessante demais pra mim, sempre com um pouco daquilo de ?as aparências enganam?.
E pra quem já leu o povo do ar e o canto mais escuro da floresta, esse aqui é leitura obrigatória. Infelizmente li de trás pra frente, mas aqui ele explica muita coisa que fiquei em dúvida nos outros livros. Como, por exemplo, se a Jude envelheceria como um humano normal, o lance da troca de um bebê humano e uma fada e os conflitos entre as cortes. Sinto até que terei que ler os outros novamente, mas dessa vez na ordem correta, pra poder juntar as informações corretamente.
Sou grande fã da Holly Black e indico muuuito os livros dela. A única decepção aqui fica com como o primeiro e os 2 últimos capítulos pareceram corridos, sem explicar muita coisa do final. Além da edição em si da Galera Record que não gostei. Capa bonita, mas ruim de ler e o convite é um papel simples pouquinho grosso que um sulfite. A história, porém, fez valer a compra e fico muito feliz de ter lido finalmente

Karine 10/10/2022

Primeiro livro da Holly Black, o que faz sentido
Acabei lendo os livros da Holly Black (pelo menos os sobre fadas) na ordem inversa de publicação. O que fez com que tivesse ótimas experiências por primeiro e depois indo ladeira a abaixo com os livros mais antigos dela. Tithe me lembrou muito o Canto mais Escuro da Floresta em vários aspectos, o que não foi bom para mim, porque não gostei daquele livro também.
A escrita é muito confusa; é difícil de entender o que está acontecendo. O romance acontece do nada, sem desenvolvimento ou sentido nenhum; não consegui ligar pra nenhum personagem, muito menos os que morreram. O que gostei do livro foi a descoberta da protagonista sobre quem ela é de verdade, como isso muda a percepção do mundo em volta dela. O fato de ser um livro de 2002 e já ter representativade foi positivo também mas de resto é difícil de digerir.

Gabi 10/06/2023

Fadas, tristeza, depressão, muita ilusão e desgraça
Mais um livro da Holly Black que acabou com a minha (já pouca) paz de espírito. Eu sabia que o livro era de fadas e problemas de uma adolescente de 16 anos que descobre que (pasmem) ela na verdade é uma fada, que pertence ao mundo das fadas e faz parte de um plano muito maior e importante pra trama toda. Belê. Mas o jeito como tudo se desenrolou e o papel de cada personagem pra história, nossa MUITO BOM. Inclusive a vibe romance adolescente meio fofinho, meio fantasioso e meio rebelde, foi muito boa, eu adorei a dinâmica Roiben e Kaye, tudo sobre eles me fazia das risadinhas de felicidade ou silêncios de tensão.
Só não curti uma das mortes, achei meio fora do contexto pra trama. Mas nada que realmente prejudicasse a leitura, só achei meio nada a ver.

HannaBooks 13/05/2022

?????
????? "Ela amava a brutalidade serena do mar, amava a eletricidade que sentia com cada lufada de ar úmido e salgado."

Kaye sempre foi rotulada como diferente, ela via seres mágicos quando era criança. Para alguns isso era esquisitice, para outros, apenas fantasia de uma criança, amigos imaginários. Mas para Kaye, eles eram reais e tornavam sua vida melhor, mais divertida e encantadora.

Depois de uma situação estranha e inusitada, Kaye volta para a cidade que cresceu. Fica com a mãe na casa da avó. Ela reencontra uma amiga de infância, Janet, que ela mantinha contato por e-mail. Ao voltar para a cidade em que cresceu, Kaye se sente bem e está com esperança de reencontrar seus amigos.

Em seu primeiro encontro com Janet e alguns amigos dela, Kaye vislumbra um pouco daquela magia que foi perdida ao se mudar. Ela só não contava que encontraria uma fada em perigo. É assim que ela conhece Roiben. Kaye o ajuda, assim Roiben possui uma dívida com ela, que será paga na forma de três perguntas respondidas. Uma delas mudará o destino dos dois.

No decorrer do dias, Kaye sai com a amiga Janet e também reencontra as fadas de sua infância. Sem saber, Kaye acaba no meio de um jogo perigoso em que ela não faz ideia das regras. Descobre coisas sobre si mesma que jamais poderia prever e sua vida muda completamente.

?????"Afinal, quando se está num lugar escorregadio no que diz respeito à realidade, não dá para supor que as coisas seriam diretas a partir dali."

Kaye teve que amadurecer rápido demais, sua mãe vivia mudando de cidade e ela teve que largar a escola. Existe uma inversão de papéis, onde Kaye que cuida da mãe e toma para si certas responsabilidades.

Cronologicamente, Tithe vem antes da Trilogia do "Povo do Ar",que ganhou milhares de fãs, com um universo recheado de aventura e personagens bem intrigantes. No começo me senti um pouco confusa com a história, que não pareceria ter conexão. Demorei bastante para conseguir conectar as coisas que a princípio pareciam não fazer o menor sentido e só a partir da metade, a história realmente me fisgou.

?????"Coisas danificadas são sempre mais bonitas. É a falha que realça a beleza."

O mistério sobre o que poderia vir a seguir foi o que me deixou curiosa. Existe também migalhas de romance e me vi realmente shipando Kaye e Roiben. Um enemies to lovers + fantasia, sim eu amo! Não posso negar que o livro num todo é bem criativo, sem contar com as coisas aleatórias e sem sentido. Kaye é uma personagem forte e destemida que pensa no bem de todos.

?? O Segundo livro, que contará com outra personagem principal, já está em pre-venda! "Valente" será lançado em Julho e estou bem curiosa a respeito dessa história!

Cecy Jarske 29/05/2022

Uma leitura rápida e agradável...
"Tithe" é meu primeiro contato com a Holly Black e seu universo das fadas. Também é um livro que divide opiniões... meio 8 ou 80: ou você ama ou você odeia. E eu acabei ficando no meio termo. Não achei o livro ruim, mas também não morro de amores.

A edição é lindíssima; capa dura, desenhos a cada início de capítulo e letras inicias dos mesmo personalizadas. Eu fiquei encantada com todos esses detalhes, apesar de ser suspeita para falar pois amo livros cheios de "frufru" dentro dele! rs

Bom, o início da história é um pouco lento, mas depois que engata é sucesso! Kaye não me cativou, mas reconheço o seu desenvolvimento e amadurecimento durante a história. Roiben é um amorzinho, e quero guardá-lo em um potinho!!!

Lyly Shih Tzu 13/07/2022

É bem diferente de tcp
Honestamente dps de ter começado o canto mais escuro da floresta estava com medo de nao gostar desse livro, porem ao começar a ler o livro eu adorei a história é cativante e legal, deu uma experiência nova do reino das fadas. Gostei bastante

Mirela.Lucia 31/05/2022

O começo é meio estranho, não entendi direito oq tava acontecendo mas não decorrer do livro entendi mlr.
Já tinha lido o povo do ar e quando vi q iria lançar outro livro da holly de fadas comprei mesmo sem saber sobre oq era