Wytches Scott Snyder
Jock
Clem Robins

Resenhas - Wytches

@vcdisselivros 14/05/2021

Terror e drama na medida certa
O COMEÇO

Após um escândalo envolvendo a filha, a família Rook se muda para Litchfield, pacata cidadezinha de New Hampshire.

O objetivo é começar do zero, esquecer a experiência horrível e o trauma vivido, mas algo sinistro vive na floresta, algo que observa Sailor, filha do casal, apenas esperando uma oportunidade para agir.

BRVXAS

As Brvxas (como o próprio autor cita) de Wytches são diferentes das que você conhece. Esqueça os chapéus fofinhos e os caldeirões, a aparência delas na HQ reflete o quanto elas são criaturas perversas e diabólicas, verdadeiros demônios.

Você pode até conseguir o que deseja com elas, mas esteja disposto a pagar um preço voraz e assustador.

COMPILADO

A edição publicada pela Darkside Books em 2017 reúne em um único volume as seis partes publicadas no exterior.

ARTE

As ilustrações são algo único, diferente de tudo o que já vi anteriormente e ao fim da HQ conferimos parte do processo de criação. O uso de cores fortes favorece o clima agressivo e sombrio, as primeiras aparições das brvxas causam verdadeiros arrepios, mas aos poucos o impacto fica de lado pois vamos nos acostumando com a aparição delas.

POR FIM

Wytches vai além do sobrenatural, ao final da HQ encontramos cartas do criador Scott Snyder, contando como seus medos e a vivência na cabana dos pais inspirou a obra. De certo modo você se identifica com os receios dele e quando percebe já está envolvido no clima atípico de Litchfield, bem como no drama da família Rook.

O desenvolvimento é progressivo e aos poucos vamos desvendando os mistérios que estão em torno dos plot twists. O desfecho pode ser considerado aberto, mas Snyder sugere que uma possível continuação está em construção, então tudo é possível.
Mariana 14/05/2021minha estante
Eita, eita. Gostei da resenha, rolou um medo e muita curiosidade!! ?

@vcdisselivros 14/05/2021minha estante
Faz bem nossa vibe dark ? kkkkk

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 04/06/2020

Digno de um ótimo filme de terror..
Que história incrível, que HQ maravilhosa, denso, cheio de mistério e terror, digno de cinema.

JAssica290 26/01/2024

"AIgo que os observa, esperando apenas por uma
oportunidade. Algo muito antigo... e voraz. Você ate
vai pode recomeçar conspiração precisar conseguir pode pagar secular ser O feitiços que bem preço. mais Pai envolve e a difícil filha sua vão quando família descobrir há em uma curso."
JJr. 27/03/2024minha estante
Comprei esta hq mas achava que era integral....

Cibele.Almeida 04/06/2020

Eu adorei!
Essa foi minha primeira HQ, escolhi uma darkside e de uma editora que eu gosto muito por confiar no trabalho e amar bruxas! Só que as bruxas aqui não são como a gente imagina, são criaturas realmente más e muito muito perversas caso você deixe elas se aproximarem. Gostei dos traços, da história e os textos que o autor escreveu no final são simplesmente maravilhosos.

Juliana.Rissardi 28/06/2020

Histórias de bruxas me fascinam.. Graphic Novels me fascinam... Foi uma boa mistura, ok. Masssss.... Os gráficos, design e a história pessoal de vida que inspirou o autor a escrever são melhores que o roteiro.
A proposta é boa, o Stephen King comentou que a HQ é fabulosa. Não sou ngm pra ir contra quem entende bem do assunto. Mas, não gostei da história, não casou nenhum sentimento que, conforme li nas sinopses, achei que iria causar.

Geórgea 02/09/2021

Wytches
A família Rooks, composta pelo pai, a mãe e a filha adolescente, decidiu mudar para a pequena cidade de Litchfield, no estado de New Hampshire. Esse lugar remoto apresenta uma pequena população e uma estranha floresta ao seu redor.

Após chegarem nesse lugar, os segredos que a família esconde parecem ter voltado para assombrar a todos. Quais poderiam ser esses segredos? O que está acontecendo entre os familiares e o resto da cidade?

Durante o passar dos dias, veremos uma força estranha e ancestral sair de dentro da floresta. Ao que tudo indica, os Rooks despertaram algo antigo e maligno nesse lugar. Será que você consegue adivinhar o que é?

Minha Opinião

Quando peguei essa graphic novel, pensei que teria mais do mesmo. O próprio título já entrega algo: teremos a figura das bruxas por aqui. No entanto, não pense que você encontrará uma mulher com as características que está acostumado. Aqui, a figura que nos é apresentada, parece vir de algo muito mais antigo e mau.

A trama começa em 1919, nos apresentando ação e mistério desde começo. Após uma cena chocante, somos transportados para o ano de 2014 e conhecemos a nossa família que será protagonista da história. Cada membro da família possui seus próprios segredos e demônios. O pai, que aos poucos revela seu passado, parece ser a cola que une todos os Rooks. Ele trabalha com ilustrações, algumas até aparecem nas entradas de capítulos, e viu na mudança para essa pequena cidade uma forma de recomeçar e fugir de antigos temores.

A mãe, que é cadeirante, representa seu papel, mas parece apagada pelo pai. Ele parece ter muito mais importância e afeto para transmitir. Já a filha, Sail, com quem mais teremos contato durante a jornada, é a clássica adolescente excluída e que sofre bullying. O diferente é que ela não está mais escondendo isso. Os seus pais sabem dos ataques e, após um fato aterrador, são transportados para essa bucólica cidade.

É interessante notar que no início pensamos que se trata de uma trama clássica. A cidade pequena, os habitantes que são mais arredios e a floresta estranha e aterrorizante que é cheia de história. No entanto, com a narrativa avançando, novos personagens aparecem e situações passadas voltam para assombrar aqueles que ficaram.

Além da trama bem escrita e elaborada, com amarras certinhas e um plot que eu JAMAIS esperava, temos todo o conjunto de criação da obra. As tirinhas feitas pelo pai aparecem, trechos de um diário da Sail completam a leitura e sentimos a narrativa sombria, rápida, frenética e constante. Ao fim, temos uma demonstração do amor em sua forma mais pura. Você acredita em bruxas? Venha conhecer um outro lado dessas figuras mitológicas.

site: https://resenhandosonhos.com/wytches-scott-snyder/

Ica 31/05/2020

Reviravolta...
Gostei de Wytches, enredo bom e final tipo Como Assim?? Uma boa leitura, recomendo.

Gu Vaz 14/02/2022

Muito repentino
Os traços são bem interessantes, meio plásticos, e a premissa também foi o que me atraiu. Porém, achei tudo um pouco deslocado, a história avança e não dá tempo de se apegar a quase nada. Apenas no fim a relação de pai e filha fica mais emocionante, apesar de não ser tão bem desenvolvida. Vale pela atmosfera suja e misteriosa que vai se desenrolando.

Estante da Leonina 24/10/2023

Fenomenal. Essa história é envolvente e muito macabra. Os traços super bem feitos para trazer uma atmosfera sinistra.

Gabriel Dias - @Done.em 03/10/2020

Wytches

Uma família se muda para fugir de uma tragédia, mas o que eles não poderiam imaginar é que a tragédia está perseguindo, mas acima de tudo estava instalada na família, de forma tenebrosa, nessa narrativa que vai além deste universo vamos acompanhar a busca de um pai para procurar sua filha.
⠀⠀⠀⠀
Na realidade, além da narrativa propor uma “maldição” que persegue essa família, estruturando um drama familiar que promete e entrega, temos um plot twist interessante, que mescla uma aventura com mitologia.
⠀⠀⠀⠀
Um dos aspectos que mais gostei da narrativa é como a busca não está necessariamente ligado ao lado físico, mas sim em como esses personagens buscam um conforto família, seja o problema do pai com álcool como a proposta da menina que não se encaixa socialmente, finalizando a mãe portadora de necessidades especiais, a Graphic Novel tem camadas interessantes para trabalhar, e flui deixando o leitor apreensivo para entender toda a proposta.
⠀⠀⠀⠀
Eu preciso confessar que essa busca pela garota, a proposta de ninguém “acreditar” nos personagens e a ideia de “outro lado” me fez lembram demais de Stranger Things, mas gosto do lado psicológico bem trabalhado que temos aqui.
⠀⠀⠀⠀
Uma das coisas que me incomodam é o traçado, bem escuro e demarcado, eu particularmente não gosto da proposta, por não entender completamente os cenários, as expressões dos personagens e principalmente as ações, com cenas escuras mas que traz a atmosfera da GN.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fechando o mês e abrindo o mês mais tenebroso do ano, Wytches é uma proposta interessante e que nos permite uma imersão em um universo paralelo e obscuro.

site: https://www.instagram.com/p/CFx37LAjw9z/

Susan.Appilt 21/06/2020

HQ de terror sobre bruxas
Como sempre, a Darkside está de parabéns por mais essa perfeição de HQ! A qualidade é ótima, as ilustrações são lindas e perturbadoras, é muito bem escrita e a história vai além do sobrenatural, mostrando que muitas vezes o terror na nossa vida é algo real e profundo, e faz pensar na coragem que se precisa ter pra enfrentar os nossos medos mais humanos.

Gorey 28/06/2020

Juras
Uma história de superação. De uma família em que o pai tinha problemas com álcool, a filha tinha ataques de ansiedade e a mãe sofreu um acidente de carro.
Cada um deles de certa forma superou esses problemas.
Ansiosa pela continuação.

Paola.Mackenzie 29/08/2020

Perfeita
Eu simplesmente amei a Graphic novel, como sempre a Darkside capricha nas publicações,fiquei envolvida do começo ao fim. Não imaginava qual o mistério rondava a família Rooks, resumindo foi uma leitura prazerosa.

Anne 02/06/2020

Terror encantador
Uma mistura de sentimentos invade seu peito ao se deparar com essa história, seja afeição aos personagens, seja o terror de alguns mistérios ou apenas raiva de algo ruim... Impressionante

Ângelo Von Clemente 19/08/2020

Ao que me consta, Wytches já tem umas seis edições, ou mais, até o presente momento, sendo que a Darkside publicou somente a primeira, e não parece ter uma previsão clara para o lançamento das demais... Me abstenho, nesse caso, de realizar um julgamento precipitado acerca do enredo de uma Graphic Novel que acabo de conhecer, e cujo desenvolvimento da história me parece que, pode sim vir a ser promissor.